Declaração do porta-voz do Secretário-Geral sobre o Mali e a Guiné-Bissau

(GBissau.com) Nova Iorque – Na sequência dos esforços da ONU visando à reposição

Said Djinnit, Representante Especial do Secretário-Geral na África Ocidental

Said Djinnit, Representante Especial do Secretário-Geral na África Ocidental

total da ordem constitucional no Mali e na Guiné-Bissau, o Representante Especial do Secretário-Geral na África Ocidental, Said Djinnit, participará na reunião do Conselho de Segurança e Mediação da CEDEAO, a ter lugar dia 19 de Maio em Abidjan.

O diplomata da ONU disse ainda de que “pensamos que é essencial garantir que as decisões saídas dos processos de mediação no Mali e na Guiné-Bissau conduzam ao total e rápido regresso à ordem constitucional e enviem uma mensagem clara e baseada em princípios contra tomadas do poder por vias inconstitucionais”.

“Estamos a trabalhar com a CEDEAO para assegurar uma colaboração e coordenação estritas com a ONU e outros parceiros regionais e internacionais à medida que este processo avança”, disse Said Djinnit. De acordo com ele, “as Nações Unidas voltam a apelar ao respeito total dos princípios democráticos e que os militares nos dois países regressem às casernas, se abstenham de qualquer envolvimento na política e respeitem a autoridade civil e o estado de direito”.

O Secretário-Geral tem estado a consultar de forma alargada, directamente e através dos seus representantes especiais na África Ocidental e na Guiné – Bissau, para ajudar na resolução destas crises em conformidade com os referidos princípios da ONU.
Nova Iorque, 17 Maio 2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.