Veteranos do partido histórico criticam Internacional Socialista

PAIGCBissau, (Fonte: Lusa, 31 de Julho de 2012) – Os veteranos do PAIGC, partido histórico da Guiné-Bissau, criticaram, em carta aberta, a postura do Internacional Socialista ao convidar o primeiro-ministro do Governo deposto, Carlos Gomes Júnior, para a sua última reunião realizada em Cabo Verde.

A carta, assinada por veteranos do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), Manuel ‘Manecas’ dos Santos, Samba Lamine Mané e Armando Ramos, critica o facto de Carlos Gomes Júnior ter sido convidado para a reunião da Internacional Socialista.

“Lamentavelmente, a Internacional Socialista acolheu no seu seio como representante de um dos seus membros (PAIGC), o senhor Carlos Gomes Júnior que durante alguns anos encabeçou um regime despótico, tirânico, criminoso e sanguinário”, lê-se na carta aberta.

Os subscritores da carta aberta, todos antigos governantes, voltam a frisar o facto de, na sua opinião, o golpe de Estado que derrubou Carlos Gomes Júnior a 12 de abril passado, ter sido “um mal necessário” para a Guiné-Bissau.

“Na verdade, ninguém apoia golpes de Estado, mas quando ele põe termo a uma tal situação de nepotismo, corrupção desenfreada, e os militares, protagonistas do golpe, renunciam voluntariamente ao poder, a sociedade agradece”, dizem os subscritores da carta aberta dirigida à Internacional Socialista.

Para os veteranos do PAIGC, constituiu “um misto de deceção e revolta” o convite feito a Carlos Gomes Júnior para ser o representante do partido na reunião da Internacional Socialista.

Lembram aos responsáveis da organização socialista que o PAIGC foi o autor da luta armada “que libertou a Guiné-Bissau e Cabo Verde e consequentemente Portugal da opressão fascista de Salazar e Caetano”.

 

5 Responses to Veteranos do partido histórico criticam Internacional Socialista

  1. michel diz:

    É so pa ver ate onde chegou a frisao entre amigos e companheiros do mesmo partido isso nos disse bem claro k os politicos e dirigentes guineenses estao so para salvaguardar seus intreses pessoais nada mais k isso. nao nos enganemos BISSAU PIKININO.

  2. Josimo diz:

    I SOM PA LAMENTA, MAS SE PELO MENOS MANECAS DOS SANTOS E SAMBA LAMINE TIVESSE UM POUCO DE VERGONHA NA CARRA, NÃO TIVESSE ESCRITO ESTA CARTA, NEM DIZIA UMA PALAVRA, PORQUE CRESCEMOS E OUVIMOS A FALAR DE MANECAS DOS SANTOS E SAMBA LAMINE MANÉ. POR RAZÃO QUE TODOS NOS SABEMOS, QUE NEM É PRECISO FRISAR.
    SÃO DOIS GRANDES RESPONSAVEIS PELA PESSIMA SITUAÇÃO ECONOMICA DO PAÍS.

  3. idilia spencer diz:

    Meus amigos, na Guiné Bissau fala-se muito da reforma de Forças Armadas ou seja defesa e segurança mas, na minha modesta opinião acho que a primeira reforma deve ser feita dentro do próprio PAIGC com Veteranos de Guerra CACUBAS, Guiné não vai a frente em termos de $DESENVOLVIMENTO$ com pensamento retrógados de Veteranos de guerra já deram o que tinha para dar nunca pensaram no factor $Desenvolvimento de Guiné Bissau$ desde 1980 com Golpe de Estado aproveitaram privatizar todas as fabricas de pequenas industrias que o Governo de LUIZ CABRAL deixou, por fim não conseguiram fazer funcionar as referidas fabricas. Depois de fazer país falhar estão apoiar os golpista para fazer tudo contra o seu POVO e PARTIDO PAIGC vencedor das eleições nas URNAS os comportamentos do Veteranos é contra o POVO de Guiné, não contra o CADOGO porque DEUS quer o CADOGO, Povo quer o Cadogo senão, não venceria as 1ª volta das eleições para estar frente do POVO E DO PAIGC Partido libertador da Guiné Bissau, os veteranos quer vender a alguns paises de CEDEAO para Governar guiné Bissau, esquecendo da nossa subrania, HINO, Bandeira Nacional conquistado com SUOR e SANGUI dos combatentes da liberdade da PATRIA liderado por Amilcar Cabral.obrigada

  4. idilia spencer diz:

    Nenhum Veterano de guerra é jovem, devem conformar com a reforma Profunda no PAIGC. Guiné Bissau para DESENVOLVER de VERDADE precisa de capacidade Jovem intelectuais sub orientação dos +++ velhos experiente isto é,os têm experiências positivas. Os veteranos depois de deram toda as suas juventudes no PAIGC trouxeram Independência ao POVO da Guiné com as suas idades resolveram revoltar com o seu próprio partido PAIGC, tudo no jogo de interesses todos foram Ministros a muitos anos, querem continuar a serem Ministros depois de 38 anos de independência. Por favor vocês já viveram as vossas ÉPOCAS, deixem fazer renovações profundas no PAIGC para bem do país e do POVO, Lembra quando a PAIGC está com problemas internos tudo povo de Guiné fica complicado porque é partido do POVO com uma boa estruturas de BASE, PENSEM BEM PARA MELHOR DE TODOS OBRIGADA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.