Decisão de retirar a Bissau estatuto de parceiro dos EUA é “forma de pressão necessária”

Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP

Bissau (AngolaPress, 21 de Dezembro de 2012) – O secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, considerou hoje (sexta-feira) que a decisão norte-americana de retirar à Guiné-Bissau o estatuto de parceiro comercial privilegiado é “uma forma de pressão” e está “em sintonia” com a posição da comunidade lusófona.

“Penso que é mais uma forma de pressão, para pressionar as autoridades – neste momento ilegítimas – da Guiné-Bissau para que possam cumprir as decisões das Nações Unidas e da União Africana (UA)”, disse Murade Murargy, que falava à Lusa por telefone.

Recordando que as Nações Unidas e a União Africana mantêm sanções contra o Governo de transição da Guiné-Bissau, apesar dos apelos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o responsável da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) insistiu que a decisão anunciada na quinta-feira pela Casa Branca “é uma forma de pressão que é necessária”.

“Os EUA estão em sintonia connosco”, acrescentou.

3 Responses to Decisão de retirar a Bissau estatuto de parceiro dos EUA é “forma de pressão necessária”

  1. Guineense diz:

    Esse sr. Nao diz verdade!
    Desde quando, Nesta crise que os estados unidos
    Esta em sintonia com a CPLP?
    As diferenças são bem vistas. Ao longo destes meses
    Enquanto a CPLP tenta a todo custo isolar o governo da trasicao.!
    Aposta no seu desgaste..! Uma inresponsablidade! Dado que isso pode resultar em mais violência..!
    Os estados unidos sempre optou pela via de dialgo!
    Tanto que reconheceu as autoridades da transição!
    A desqualificação da Guiné-Bissau e Mali e derivado ao simples comprimento, das clausulas deste acordo!
    Nao tem a mínima influencia da CPLP!
    Desgastado esta êh o CPLP, porque vê se que nao esta preparado e nem esta vocacionado para resolver este tipo de conflito.!
    Ou a incompetência dos seus lideres!!!

    • Mbana Sanca diz:

      Mbana Sanca,
      Ref. Resposta ao Guineense.
      Caro compatriota Guineense vim por este meio esclarecer a sua afirmacao que nao corresponde a realidade quanto ao reconhecimento do Governo da Transicao imposta pelo CEDEAO e com a cuplicidade do PRS e da sua alcoletra dos Militares. Quero que saibas que o Estados Unidos nunca pela tradicao reconheceram os Golpistas bem como o Governo resultante do Golpe de esatdo, esta tua afirmacao é incorrecta e disprovida da verdade, agradeceria que le-se mais sobre a politica do USA quanto a este assunto. Quanto a CPLP, trata-se de um parceiro importante para a Guine que quer sempre o bem da Guine porque sao Países irmaos que partilhamos certos valores comuns. Quero citar-lhe algumas observacoes, Com a crise que a Europa e America sao confrontados os destinos dos emigrantes Guineenses sao os Países da CPLP que resgistam no presente momento o Boom/crescimento Economico, esses países recebem Guineenses e dao trabalhos é caso que o nosso governo nao tem conseguido fazer. Nos Guineenses preferimos a morte do que ser confrontado com a verdade, temos orgulhos e vaidades que nao nos dignifica, temos que aprender com os outros que estao mais avancados e deixamos de actitudes mesquinhas, é so assim que o país vai acancar rumo ao desenvolvimento.
      Nha mantenha
      Mbana Sanca

      • VON BOCK -FED MARECHAL diz:

        Oh So Mbana, espera aí! Vc é emigrante???
        Só deve ser por isso. PARA MIM UM GUINEENSE CÁ NA GUINE VALE MAIS DO QUE QUALQUER… Esses País da CPLP na verdade não são irmãos da GUINÉ-BISSAU. Por que não enviaram uma única delegação para inteirar pelo menos da situação desde o primeiro momento? Por falta do Avião? Se o fizeram até podia haver retorno que nem 1º de Abril de 2010.Mas não estavam a vangloriar com uso de força, que venham. Essa amizade, ou esse laço de irmandade entre CPLP ou a PALOP se não é uma farsa é uma forma nova e civilizada de colonização. O NOJENTO DE CADOGO deu um tiro no proprio pé. Porque o rumo que o País tomava ninguém saberia onde iriamos parar. 1º e 2º de Março não é um GOLPE? O quê que a CPLP disse na altura? Se estás em Angola a trabalhar e ganhar o seu dinheiro, trabalha aí e fique calado, porque aqui tem pessoas que dão tudo pela Pátria sem receber nada.Ok?Todos os parceiros são importantes desde que haja respeito…Ok?
        Quém deles tem algo para nos ensinar???
        Angola que tu tanto admiras e rastejas nos seus pés,não tem nada para nos ensinar.Da DEMOCRACIA E LIBERDADE DE DIREITOS, não tem nada…! A corrupção,nepotismo,crimes, perseguição, pobreza… Um metro fora de Luanda já é pobreza absoluta.
        Tenham DIGNIDADE…GUINEENSES COMO TU É VERGONHA NACIONAL

        TENHO MAIS OBUZES PARA VOCÊS!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.