PM deposto manifesta consternação pela morte de 24 pessoas em naufrágio

Carlos Gomes Júnior, ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Lisboa (AngolaPress) – O primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, manifestou, na última semana, a sua consternação e enviou condolências às famílias das vítimas do naufrágio de uma piroga ao largo de Bissau, que provocou a morte de 24 pessoas.

“Foi com profunda consternação e dor que o governo legítimo da República da Guiné-Bissau tomou conhecimento das mortes de, pelo menos, 24 cidadãos de entre os quais crianças, em consequência de um infeliz naufrágio ocorrido no largo de Bissau com uma piroga, deixando mais uma vez muitas famílias guineenses enlutadas”, diz a nota, divulgada pelo gabinete do ex-primeiro-ministro.

Carlos Gomes Júnior e o Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, foram afastados dos seus cargos no golpe de Estado de 12 de abril, organizado por militares.

O primeiro-ministro deposto reside actualmente em Lisboa.

11 Responses to PM deposto manifesta consternação pela morte de 24 pessoas em naufrágio

  1. Eng° FIDIDA diz:

    As tuas caracças de barcos nao conseguiram substituir pirogas, ja estao todos na doca a espera de serem reparados, com menos de um ano de aquisiçao, eis as consequencias de governaçao de irresponsabilidade

  2. Joe Bissil diz:

    Infelizmente o pobre governo “legitimo” da Guiné – Bssau, acordou só depois de uma semana da tragedia. Estavam a fazer o quê esse tempo todo? Gracas a Deus, que o Povo guineense conhece o seu governo. Legitimo assim como nao. Há um governo na Guiné – Bissau, mas nao é o de Cadogo Júnior. Este governo é dirigido por Rui Duarte, ponto final. Bem haja.JB

  3. MB diz:

    Esse diabo não tem vergonha! Em 2011 o seu governo corrupto comprou duas carcaças de barco e faz propoganda enganosa pelo mundo todo, anunciando alívio e desenvolvimento para as populações das Ilhas Bijagós e Chão Manjaco. Onde foram parar tais embarcações em menos de um ano? É melhor esse diabo calar-se.
    A oposição denunciou na altura que os barcos adquiridos pelo Governo de Carlos Gomes Júnior eram velhíssimos e que houve superfaturamento na compra dos mesmos, mas ninguém acreditava.

  4. Masta Free diz:

    Sinto muito pelas vidas que se foram nesse naufrágio, meus pêsames pelas famílias enlutadas… Só não entendo esse discurso do CGJ, que governo Legitimo? Guiné-Bissau não tem dois (2) governo, já temos os nossos governantes. Agora vê se cale essa boca seu trouxa e esquece que um dia passou no poder, estamos fartos dessas suas conversas.
    Querem falar do Golpe que já esquecemos ou dos seus sentimentos em relação ao naufrágio e das vidas perdidas? Eu acho que é falta de respeito aos Guineense e as famílias enlutadas…

  5. BQ diz:

    É melhor fechar … ai, pq vc é pior que esta tragedia que aconteceu!
    O Povo já não conta consigo, fique ai comendo bacalhau com os seus patrícios, Gugas traidores.

  6. Mamadu saliu Djalo diz:

    Devemos ter responsabilidade quando estamos a falar de um governo de uma nacao, primeiro ter no minimo conhecemento dos facto reais da governacao e dos minimos dos actos feitos num determinado periodo, e facil fazer criticas, falar sem conhecimento reais so pelo facto houvimos uma parte e a outra nao, hoje tudo mundo critica Carlos e seu governo mas nunca perderam um minuto nas suas vida diarias para fazer reflecao sobre o passado do Pais ao longo da sua independencia, ou mais recentes situacao de males do Pais,se fomos ver antes do Carlos, foi o senhor Dr. que tem conheceimentos em ciencias politicas e outras chamdo KUNBA, que fundou o Pais com sua governacao de trocas do primeiro em cada mes e um descontrlo total do Pais, toda do e gracas ao Sr.Dr. das ciencias, porque nao nao criticar ou pelos ter-nos a paciencia de procurrar houvir outra parte ou ate uma informacao mais justa para poder-nos fazer uma valiacao justa, sem insultos pessoais que nao degnifica a nossa nem forma de estar num mundo com mais respeito e democratico que nos queremos….Agradeco todo povo da Guine-Bissau, um ano cheio da esperancas e muita saude que a travessia do diserto ha-de chegar ao fim, devemos unir todos contra o mal e cntra a violencia de todas as formas, mas nunca esquecer os pilares da democracia que respeito, justicia e paz …..

  7. Joe Bissil diz:

    Ě muito interessante esta mesma argumentacao estupida dos apoiantes de CGJ. Sempre estao acusar ou a tirar desculpas da governacao do Dr. Kumba. Mas estes apaixonados do CGJ teem uma memoria curta. Há já mais de nove anos em que este Dr Yalá nao exerce mais nenhuma funcao governamental. O Dr. Yalá foi presidente apenas 3,5 anos. A Guiné – Bissau é independente há 39 anos.Será que este homem foi o maior culpado da desgraca da nossa terra? O CGJ é presidente do PAIGC estes últimos 10 anos e primeiro ministro de 2004 a 2005. Depois de 2008 a 2012. E ele fez o que é? Enriqueceu- se gratuitamente a custa do sacrificio do Povo guineense. Agora disse, que tem dinheiro para alimentar a sua fanilia até dezíma geracao. O que vai fazer a maioria da populacao que labuta cada dia para sobreviver? Tenhais vergonha e ao menos pelo Povo da Guiné. E deixai esta vangloria á volta daquele burro e malvado CADOGOCADUCO.Bem haja. JB

    • Joe Bissil,

      Eu não sou apoiante do CADOGO nem do KUMBA, e em termos de enrequecimento, tenho a percepção que ambos roubaram o que pertence ao povo da guiné-bissau, durante os anos em que estiveram no poder.

      Se calhar o KUMBA roubou( porque é segundo uso e constume da comunidade a que pertence) mais do que o CADOGO, porque ele era um pobrezinho falido que andava a deambular pelas ruas da cidade de Bissau, que nem tinha condiçõees económicas para se deslocar fora de Bissau que fara para o estrangeiro.

      O Kumba deslumbrado com o que roubou ao povo, passou a viajar contantemente fixando a sua residência em Marrocos, só vinha a guiné-bissau por altura de eleições e para desestabilizar o país.

      Perde as eleições e recusa sistemáticamente reconhecer os resultados aliás, ele desde as primeiras eleições em 1994, que sempre começa por contestar os resultados para depois os aceitar a troco de dinheiro.

      Acontece que voltou ao país falido para se fixar, mas com a autocondição de ser presidente da república, mesmo se para isso recorrer aos militares que lhe são próximos para usurpar o poder, através do golpe de estado de 12 de Abril de 2012.

      O CADOGO roubou mas nunca se ausentou do país, não contestou nenhumas eleições.

      Os dois devem deixar a vida política, já serviram o país, e cada um regressar à sua atividade profissional pois, antes o KUMBA era professor e o era empresário!!!!

  8. BQ diz:

    Devemos ter responsabilidade quando estamos a falar de um governo de uma nacao, primeiro ter no minimo conhecemento dos facto reais da governacao e dos minimos dos actos feitos num determinado periodo, e facil fazer criticas, falar sem conhecimento reais so pelo facto houvimos uma parte e a outra não.

    MEU IRMÃO SALIU, NINGUÉM INSULTA O CADOGO, COMO ELE FAZIA COM O NINO, NÓS O CHAMAMOS PELO SEU NOME, O CARACTERIZAMOS PELO ADJECTIVO QUE MERECE. NÓS NÃO OUVIMOS E NEM TOMAMOS PARTIDOS QUANDO CRITICAMOS O CGJ, MAS PENSAMOS COM RAZÃO E FACTOS REIAIS QUE PROVAM QUE O CGJ FOI O PIOR PRIMEIRO-MINISTRO QUE PAÍS TEVE. SALIU, SE QUISER UMA PROVA DENTRE MILHARES DE PROVA, TE CONVIDO PARA ANALISAR O ESPANCAMENTO DE FRANCISCO JOSÉ FADUL. É BOM SER MAIS RACIONAL E CIDADÃO!

    hoje tudo mundo critica Carlos e seu governo mas nunca perderam um minuto nas suas vida diarias para fazer reflecao sobre o passado do Pais ao longo da sua independencia, ou mais recentes situacao de males do Pais,se fomos ver antes do Carlos, foi o senhor Dr. que tem conheceimentos em ciencias politicas e outras chamdo KUNBA, que fundou o Pais com sua governacao de trocas do primeiro em cada mes e um descontrlo total do Pais, toda do e gracas ao Sr.Dr. das ciencias, porque nao nao criticar ou pelos ter-nos a paciencia de procurrar houvir outra parte ou ate uma informacao mais justa para poder-nos fazer uma valiacao justa, sem insultos pessoais que nao degnifica a nossa nem forma de estar num mundo com mais respeito e democratico que nos queremos….

    IRMÃO, A NOSSA GERAÇÃO PRECISA DE TER CABEÇA-BEM FEITA E NÃO BEM-CHEIA, DEVEMOS PENSAR PROGRESSIVAMENTE E NÃO DE FORMA RETROACTIVA, NOS QUEREMOS UM ESTADISTA DIGNO, NACIONALISTA, PATRIÓTICO, QUE FAZ O DESENVOLVIMENTO, NÃO AQUELE QUE VENDE A SOBERANIA E LEVA O POVO PARA UMA POBREZA INVERNAL. NÃO QUERIA JULGAR A PAIXÃO QUE TENS PELO CGJ, MAS TE PEÇO A PENSAR COM SUA PRÓPRIA CABEÇA….

    Agradeco todo povo da Guine-Bissau, um ano cheio da esperancas e muita saude que a travessia do diserto ha-de chegar ao fim, devemos unir todos contra o mal e cntra a violencia de todas as formas, mas nunca esquecer os pilares da democracia que respeito, justicia e paz

    MANTENHA!

  9. leonildo diz:

    ele manifestou a solidariedade com as familiares de vitimas o mais caricatos de tudo são aqueles que tiraran algumas peças do naviu que foi conprado pelo seu governo alegando do que o motor não presta e o cadogo anda a vangoardar que pena.

  10. N'tori Palan diz:

    Estou cada vez mais decepcionado com a mentalidade de muitos concidadoes guineenses. Podemos gostar ou nao de Carlos Gomes Jr, do Kumba Yala, ou do Dahaba Na Wagna, do Antonio N’djai, mas nunca por em causa a vontade da maioria dos guineenses, ou seja, deveria ser imperial e sagrada vontade popular. Se o Povo na sua maioria preferir que um ladrao, um assassino ou um santo lhe representasse e lh governasse essa vontade, tem que ser respeitada por todos e nunca se deva aplaudir uma accao subversiva violenta que anule essa vontade que nao esteja consagrada na nossa constituicao!

    Em breve trecho: Eleicoes, sim! Golpes nunca! Justica sim, impunidade jamais! Ou querem bonecos para me fazer entender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.