EUA vão capturar mais pessoas por causa da droga – Horta

Bissau (AngolaPress, 11 de Maio de 2013)   –  O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos Horta, considera que “mais cedo ou mais tarde” os Estados Unidos vão “capturar mais uma pessoa” relacionada com o tráfico de droga.

Questionado numa entrevista à rádio ONU, em Nova Iorque, sobre o problema do tráfico de droga na Guiné-Bissau, o responsável explicou que “ao permitir ou serem indiferentes que os gangs criminosos da Colômbia, da Bolívia e do Perú usem o seu território como um ponto de transição, mais cedo ou mais tarde, eles [os líderes locais] terão alguém – neste caso os americanos -, aterrando no seu território e entrando em acção” e por isso considerou que “é melhor que sejam as próprias autoridades guineenses a tomar esta atitude”.

Assim, Ramos Horta faz um apelo: “Indivíduos na Guiné-Bissau, no exército ou política, que estejam envolvidos, cessem todas as actividades e cooperem com as autoridades. Acabem com as drogas. Se eles estiveram envolvidos no passado, terminem com tudo completamente. Eu estou a avisar: mais cedo ou mais tarde, os americanos vão capturar mais uma pessoa” para encher “as cadeias de Manhattan”.

Na entrevista, o político timorense considera que os norte-americanos e os europeus têm razão em intervir localmente na questão do tráfico de droga porque este é “um problema sério” e argumenta que “quando você vê centenas de milhares de americanos a morrer por causa da droga, quando voce vê os cartéis de drogas infiltrando instituições e criando instabilidade, seja nos Estados Unidos ou na Europa, você não pode culpar os americanos ou os europeus por agirem”.

Ainda sobre este tema, Ramos Horta lembrou o exemplo da captura de Bin Laden para sustentar que os norte-americanos não devem ser subestimados: “Se eles foram capazes de capturar a Al-Qaeda nas cavernas do Yémen, no Afeganistão e no Paquistão, pegar alguém na Guiné-Bissau ou em qualquer lugar da África Ocidental é ‘piquenique’ para eles”.

No âmbito da sua actuação como representante de Ban Ki-moon no acompanhamento da situação na Guiné-Bissau, Ramos Horta defendeu um “governo inclusivo” e sublinhou a dificuldade do seu trabalho, exemplificando: “Os políticos da Guiné-Bissau, como em qualquer parte do mundo, gostam de poder, de privilégios e uma vez que você tem o poder político, você acha difícil ter que compartilhá-lo. As pessoas dizem uma coisa de manhã, outra à tarde e outra à noite. É difícil. Você tem que ser muito paciente e saber ouvir e não dar nada por garantido”.

16 Responses to EUA vão capturar mais pessoas por causa da droga – Horta

  1. Kankuram diz:

    Oiçam o Ramos Horta, quem te avisa teu amigo é!

  2. Tio kapadur diz:

    Olha os americanos estão a demorar com essas pessoas, deve já lhes tirar no seio dos Guineeses.

  3. burrundade na terra diz:

    pois os americanos devem fager isso mas rapido posivel porque ja estamos fartos deles

  4. Finhane Sum Santa diz:

    Quanto mais cedo os prenderem, melhor.

  5. Eng Fidida diz:

    Se na realidade a droga é motivo de apreensoes ou raptos, seja como for,é bem vindo para nós. O que nos preocupa é o facto o inegavel facto de que pela primeira vez os prisioneiros foram sendo identifcados pela suas identidades etnicas, quando é assim entende-se tratar-se de grosseira intromissao numa atitude de atrevimento e violaçao. Esperamos para perceber melhor, oxalá que nao seja esta ultima versao.

  6. N'tori Palan diz:

    Se, a cultura de uma determinada etnia e’ baseada na apropriacao de coisa alhetermia de forma violenta, isto e’ roubo; se a deterinada etnia se edentifica de ser a mais violenta de entre as demais; Se essa mesma etnia seja a que mais possui individuos perturbadores e desrespeitadores das instituicoes da republica por ser portadora de anarquismo na sua DNA baseada na tal horizontalizacao, tudo isso conjugado, cocluiremos que os criminosos nacionais, aqueles que deverao ser capturados pelos Americanos serao na maioria, individuos dessa etnia.

    Se assim tiver que ser, que seja, para que possamos ter socego e sermos respeitados como gente de bem!

  7. TINS diz:

    ENG FIDIDA TAS MAL NA FOTOGRAFIA, PORQUE SE OS FULAS VENDEM DROGA SAO ELES A SEREM IDENTIFICADOS, LAMENTAVELMENTE MAS, ESSA E A REALIDADE AGORA SE SAO DA SUA ETNIA E SO SOFRER E CHAMAR-LHES ATENCAO PORQUE OS AMERICANOS NAO BRINCAM, QUE BONITO NE.HE,HE, LOL

  8. IBM diz:

    outrora canta-se que ” ala chines na bim hoo”, mas agora é ério os ”Amerianos na bi hoo”

  9. GB residente em Portugal diz:

    Se na verdade as declarações transcritas foram por Sr. Ramos Hortas, muito sinceramente aquele Sr. deixou de ter condições para representar o Secretário Geral da Nações Unidas, na GB.
    Das duas, o Sr. Ramos Horta tem que escolher uma, se está a fazer politica na GB, ou se está a fazer a diplomacia. Se está a fazer a diplomacia na G.Bissau, então, conhce os trâmites da diplomacia. Apartir do momento que prestou estas declarações, deixou de ter condições para estar na GB. Então as autoridades da GB, só resta pedir-lhe que abondone a GB. Mas também temos tido Governos incompetentes, são incapazes de usarem a sua inteligengia para resolver os problemas do pais. O atual Ministro dos N. Estrangeiros, Dr. Faustino M’Balí é minifestamente incompetente, lamento estar a dize-lo, mas é o que se verifica no terreno.
    Nas circunstância em que foi preso um alto patente das nossas Forças Armadas, mesmo tratando-se de um criminoso, o Sr. Ministro dos N. Estrangeiros, Faustino M’Balí, não tem que solicitar encontro com o Sr. Secretário de Estado Norte Americano, para se debruçarem sobre o assunto?

  10. Decio Saldanha diz:

    Quando e que o Peixe Graudo ‘DJUKU’sera levado pela DEA para que se possa desvendar toda verdade sobre a carga mortifera que trazia o FAMOSO LAMUSTAR em prol da paz e sossego que tanto almejamos? So assim teria sentido esta delicada operaçao.

  11. Ndji Assanam Costa diz:

    A identidade etnica está na cabeça dos guineenses. Para os americanos a unica identidade é o NARCOTRAFICANTE.

  12. Malam Dindim Mané diz:

    A identidade etnica está na cabeça dos guineenses. Para oa americanos a unica identidade que caracteriza todos os procurados é de NARCOTRAFICANTE. E isso independe da cor, da religião, da nacionalidade e muito menos da etnia!…

  13. Decio Saldanha diz:

    Qando e que o peixe dimersal GRAUDO ‘DJUKU’sera tambem capturado pela DEA? O LAMUSTAR TRAZIA carga mortifera que nao e segredo para qualquer guineense e foi ele quem autorizou a libertaçao do mesmo segundo o seu entao Ministro da Defesa! So depois desta captura teremos a paz que todos nos alvejamos!

  14. Decio Saldanha diz:

    Quando è que serà capturado o Peixe Graudo ‘ DJUKU DAS GAROTAS’ para que saibamos de uma vez por todas do destino da carga que trazia o famoso Navio Lamustar?

  15. BARDADI diz:

    BARDADI NTORI BU PAPIA SABI

    • pansau diz:

      portugal podes investigar isso noa e probulema, podia ser un oferta pello governo Angolano.
      Mas Portugal devis investigar os seus proprio probulemas interna
      ECONOMIA I mais outro coisas. I faz massiva esforsso para retirar este GOVERNO INACEITAVEL na GUINE BISSAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.