Luto Nacional: Henrique Rosa será sepultado hoje

Bissau (GBissau.com, 21 de Maio de 2013) – O funeral do ex-chefe de Estado da República de transição da Guiné-Bissau terá lugar esta manhã, terça-feira, no cemitério municipal de Bissau.

O corpo de Henrique Rosa chegou na madrugada de segunda-feira a Bissau, estando em câmara ardente na sua residência.

De acordo com a estação da rádio, a Bombolom-FM, citando um comunicado da direção-geral  de Protocolo do Estado, os restos mortais do ex-Presidente de transição já não estarão em câmara ardente no Palácio Colinas de Boé, como era previsto. As autoridades de transição não citam as razões desta mudança no programa fúnebre.

Ainda de acordo com a Rádio Bombolom-FM, pelo facto de o malogrado nunca ter sido deputado da nação nem membro da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP) e não ter falecido em exercício das funções de Presidente da República, não podem os seus restos mortais estar em câmara ardente na ANP. Uma segunda opção passava pela realização da cerimónia no salão nobre do Ministério da Justiça, mas a família do malogrado recusou também essa possibilidade, adianta a Bombolom-FM.

Neste momento, os restos mortais de Henrique Pereira Rosa encontram-se na sua residência, no centro da cidade, de onde sairão para a Sê Catedral de Bissau para uma missa. E de lá seguirá o cortejo fúnebre para o Cemitério Municipal de Bissau.

Entretanto, o governo guineense, por intermédio do seu porta-voz, teria prometido há dias um funeral de Estado para Henrique Rosa, tendo decretado, no domingo, três dias de luto nacional.

Henrique Rosa morreu aos 66 anos, depois de vários meses internado no hospital de São João, no Porto.

2 Responses to Luto Nacional: Henrique Rosa será sepultado hoje

  1. fidju di tchon diz:

    para que Deus descanse a sua alma em paz. podemos considerar como um heroi nacional por o que ele ter feito durante a sua vida pela boa contribuicao para nacao guineense. esperitualmente ele era um religioso 100% e todos guineense devem resar e pedir Deus para que nasce outro Henrique Rosa e para quea sua obra ou conduta de vivencia se serva como exemplo pra todos

  2. Marcelino Fernandes diz:

    GLORIA FIDJU DI TCHON. PA BU ALMA DISKANSA NA PAZ. GOSSI NO SIGUI SI KONSIDJU. ASSIM, NO NA HONRA SI DESEJO. VIVA FIDJUS DI GUINE BISSAU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.