Guiné-Bissau: Eleições marcadas para o dia 24 de Novembro de 2013

Decreto Presidencial Nº 07/13 

Considerando a nova conjuntura fruto da Revisão da Acordo Político e do Pacto de Transição, Resolução n.1/PL/ANP/2013, que permitiram a remodelação do Governo de Transição, tornando-o ainda mais inclusivo.

Atendendo ainda que a dinâmica do processo de Transição impõe como horizonte as eleições gerais no País de modo a permitir o pronunciamento e escolha directa do povo guineense dos seus representantes nos órgãos de soberania.

Da auscultação aos diferentes partidos políticas, forças vivas da Nação e da colaboração activa da comunidade internacional sobre a data das próximas eleições, entende o Presidente da República de Transição estarem reunidas os pressupostos objectivos e legais que possibilitem com segurança a marcação da data das eleições Presidenciais e Legislativas.

Tendo em conta as garantias técnicas dadas pela Comissão Nacional de Eleições em corno estão reunidas todas as condições para a realização das eleições previstas para o segundo semestre do corrente ano.

Assim, ouvido o Governo, os partidos políticos e a Comissão Nacional de Eleições, o Presidente da República de Transição, decreta, nos termos da alínea f) do artigo 68º e do artigo 70º, ambos da Constituição da República conjugado com o no 3 do Artigo 1º da Resolução No 1/PL/ANP12013 (Pacto de Transição).

ARTIGO 1 
É fixado o dia 24 do mês de Novembro do ano em curso para a realização das Eleições Presidenciais e Legislativas.

 

ARTIGO 2 
Este Decreto Presidencial entra imediatamente em vigor.
Bissau, 28 de Junho de 2013.

Publique-se.

O Presidente da República de Transição 
Manuel Serifo Nhamajo 

Decreto Presidencial – Realização das Eleições Presidenciais e Legislativas – parte 1

Decreto Presidencial – Realização das Eleições Presidenciais e Legislativas – parte 2

 

12 Responses to Guiné-Bissau: Eleições marcadas para o dia 24 de Novembro de 2013

  1. Abdul Carimo Seidi diz:

    A Guine ficou literalmente dividido em dois grupos:
    OS OTIMISTAS que acreditam que ha solucao para os problemas do pais e
    OS PESSIMISTAS que encontram um problema em cada solucao apresentada!
    Uns pensam que pode ser dificil mas possivel, os outros atiram logo a toalha para o chao!
    Eu acredito que “YES WE CAN”!!!

  2. Malam Dindim Mané diz:

    Mãos às obras,
    PA KA ÉS ELEISSOM BIM MAINA

  3. Manuel Gonçalves Mane diz:

    Boa notiçia assim o povo escolhe o seu representante legal para conduzir os distinos do pais com mais responsabilidade e honestidade força povo da Guine .

  4. nb diz:

    QUE BOM ……..

  5. arafam diz:

    Boas noticias vamos pedir o Allah que nos acude

  6. A Guine-Bissau esta de parabens,porque nos ultimos meses registaram-se grandes avancos neste processo e transicao,se nao vejamos,1-A remodelacao governamental,2-A eleicao do president da CNE e por ultimo,3-A marcacao da data para as eleicoes gerais(Presidencias e Legislativas)que vai um ponto final da situacao transicional que o pais tem vivido desde o golpe de estado 12 de Abril 2012.

    Estou profundamente satisfeito e esperancoso na realizacao das eleicoes.

    Obrigado Irmaoes|

  7. malamsambu diz:

    nao so eleiçoes que vai resolver problema do nosso pais e com reconsiliaçao nas forças armadas, nas partidos puliticos e nas socedade civil.
    assim possamos findar com bom eleiçao na guine Bissau.

  8. esperamos que desta vez seja do bom, eleicoes sem uso de dinheiro sujo, comprando a conciencia do nosso coitado povo, os candidatos devem apresentar os seus programas e convencer as pessoas numa linguagem clara sem rodeios, daquilo que pensam e querem fazer para o pais e o bem estar comum so assim esta e qualquer eleicao pode e deve ser livre e transparente; mas comprando zincos, sacos de arroz e motas chinesas para colher votos; no dia seguinte das eleicoes havera mais problemas porque os votantes vam arrepender se assim que darem conta de ue foram enganados!!!!
    Facamos politica com ideologias e programas serios de governacao e nao com dinheiro, a nossa guine vai transformar num paraiso dentro de embreve!
    “yo ALLAH walu hen”
    WA AL SALLAM.
    AMEN

  9. Eduardo gomes diz:

    ola guiguis e com muita alegria q recebi esta noticia da realizaçao das eleiçoes presidenciais livres e transparentes, ja é um bom sinal mas uma coisa somos convidados a fazer, respeitar a vontade expressa pelo povo, porque nao faz sentido cada espaço de dois anos fazer eleiçoes duma vez q sabemos q ainda nao conhecemos o veridito sentido da democracia.Uma coisa notei durante esta semana q hoje termina que é a visita de presidente norte Americano ao senegal e do melhor jogador do mundo Leo messi. Pergunto-me porque q nao podemos ser visitados pelas figuras deste tipo?

    • tchetche Mballo diz:

      Nhaermon son terra ki tene istablidade ki pudi visitado pa bom djintis enquanto anos no mata utro no na dah golpe tras de utro nunca no cana tene um presente suma es ricibi um presidente de E.U.A essi i ka primero bis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.