Senegal oferece ao país quantidade de produtos agrícolas que custaram 300 milhões de FCFA

Bissau (Rádio Difusão Nacional-RDN, 21 de Agosto de 2013) – Trata-se de um verdadeiro gesto de solidariedade no combate à insegurança alimentar na Guiné Bissau.  O Senegal, país vizinho, acaba de oferecer ao país quantidade de produtos agrícolas que custaram 300 milhões de FCFA.

Tudo composto de 100 toneladas de sementes de arroz, 255 toneladas de amendoim, 30 toneladas de feijão e mais de 1000 litros de insecticidas, alfaias e adubos, e foi entregue ao ministro do governo de transição guineense com a pasta da agricultura, Nicolau Santos, na povoação de Kolda, no Senegal .

O ministro senegalês da agricultura, Abdoulaye Baldé, afirmou no acto de entrega dos produtos tratar-se de uma resposta ao pedido formulado pelas autoridades nacionais nesse sentido, em consequência da crise alimentar que assola o país, decorrente da má campanha de comercialização da castanha de caju.

De acordo com a LUSA, é a segunda vez que o Senegal responde com ajuda agrícola de grande dimensão à Guiné-Bissau, depois de em 2005 ter encaminhado técnicos e meios de combate a uma praga de gafanhotos que havia afectou o país lusófono.

7 Responses to Senegal oferece ao país quantidade de produtos agrícolas que custaram 300 milhões de FCFA

  1. Agostinho Jesus diz:

    Toda a ajuda ultil é benvinda, este povo precisa, ajudem.

  2. O Guineense diz:

    Vizinho é sempre vizinho, portanto vamos aprender a ser cínicos, hipócritas, mas afaveis e respeitosos com eles, pois serão os primeiros a nos socorrerem e nós a eles. Obrigado vizinho

  3. Carlos diz:

    Que tamanha vergonha…? um país que é rico em tudo a pedir esmolas para o seu pavo. es i pa bo odja kuma golpe ka ta leba tera nim li ku fadim la.

  4. É pena. Alem de sermos ingratos , tambem não temos vergonha.
    Antes de ontem era o Senegal que nos queria arruinar e hoje vamos pedir que nos ajudem com sementes?
    Que pouca vergonha. depois ainda vamos avançar com os proximos pedidos a Rep de Angola porque eles são nossos irmaos e deve Cabo Verde “qui na mitini na n’outro?

  5. pansau Naisna diz:

    os corrupt politico GUIENSES nunca vais dispretar SENEGAL e un pais pobri como nosso eles nunca queria susesso de GUIENE BISSAU como guinienses sabemos de isso eles queren todos os guinienses para IMIGRAR a SENEGAL ou todo que nosso presisamos comprao em SENEGAL

  6. agostinho diz:

    lamento muito o facto de nossos os que duzem serem os empresaeios guinenses nao tem investido na produçao de arroz, so sabem comprar castanha de caju a uo prexo baixo para os agricultores para vender a 20 vezes mais caro no exterior por isso estamos nessas situaçoes, ate alguns guineenses pensam que isso e responsablidade exclusivamante do governo, mas isso e a responsablidade de todos nos. todos guinenses querem ser politicos ninguem deseja ser agricultor ou investidor de aquilo que nos pconsumimos, so sabem comprar no exterior para vender dentro porque e mais facil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.