PM recebe partidos políticos em audiências separadas na presença da comunidade internacional

Rui Duarte Barros, Primeiro-Ministro de Transição

Bissau (RádioDifusão Nacional-RDN, 29 de Agosto de 2013) –  O primeiro-ministro de transição recebeu quinta-feira, os partidos políticos em audiências separadas, na presença da comunidade internacional, para debater questões ligadas às eleições gerais previstas para Novembro.

Rui Duarte Barros avistou-se, primeiro, com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e, depois, com o Partido da renovação Social (PRS).

Duarte Barros recebeu também o Partido Republicano para a Independência e Desenvolvimento (PRID), assim como o Fórum de Partidos signatários da Carta e Acordo de transição política.

O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta presenciou as audiências, bem como o Representante Especial da União Africana, Ovídio Pequeno e da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO), Ansoumana Cissé.

Quarta-feira, o Governo criou em conselho de ministros uma comissão técnica para fazer uma apreciação preliminar do orçamento das eleições.

4 Responses to PM recebe partidos políticos em audiências separadas na presença da comunidade internacional

  1. Januario Jose Biague diz:

    Existem normais a que quer ou nao, o Pais deve cumprir, se consideramos o seculo XXI, as suas exigencias em todos os vertentes.

    Existem dois concursos lançados pelo Governo da Guine-Bissau com intuito ao recenseamento Biometrico, ha vencedor dos referidos concursos, onde que ficou o problema? O Presidente da Republica deve manter a sua equidistancia do papel do Governo, nao cobrir o ceu com as suas mãos, nenqguem pode defender uma empresa que nao preenchou requisitos para ganhar um concurso.

    A, em vez de atrazar o processo, ficando na criaçao de comissoes, isto nao abona em nada, devemos observar a situaçao do pais em vez dos bem pessoais.

    A Empresa PALMARES TECNOLOGIES, é vencedor de dois concurso, a mesma empresa recebeu a carta do primeiro ministro que lhe solicitou a deligenciar para assim promover acçoes em lobbing afim de conseguir financiamento para tal, a empresa cumpriu. a mesma empresa recebeu convite para efeito de assinatura de contrato para poder iniciar os trabalho, ao chegar em Dakar, recebeu uma outrac carta que suspendeu a sua chegada em Bissau por alegaçao de ordem superior. eu digo, a soluçao em todas soluçao que venham ser objecto da criaçao das comissões, é somente a presença do vencedor do concurso no Paìs que é PALMARES TECNOLOGIES, unica que pode nos determinar em quantos tempos que pode durar o sistema de recenseamento Biometrica no Pais, quais serião os tipos de equipamentos a serem utilizados e quais são as suas capacidades?
    O Interesse Nacional deve merecer atenção de todos os governantes em vez de ficarem em defesa dos seus proprios direitos.

    O primeiro ministro afinal nao soubemos qual é a sua competencia, porque nao esta a defender ou exercer o seu devere como chefe do Governo a que o processo lhe cabe, ficou somente a escutar o presidente da Republica enquanto que este usurpa as suas competencias, o Pais nao pode ficar neste escuta porque o Povo esta farto de tais personalidade que defendem somente as suas regalias.

    Para Ramos Hortas, o Vosso Pais nao podera fazer nada aqui na Guine-Bissau, a vossa tarefa nao vos cabe a impor soluçoes escuras para a Guine-Bissau, nunca vimos o recenseamento melhorado se nao a vossa proposta, soubemos que existem o Manual normal, Biometrica, Digital que é uma parte da biometria, se nao é, todo o resto é uma invensão. Soubemos que o PNUD sempre procura o seu fundo atraves de fundos de grande envergaduras para assim beneficiar dos 19% do mesmo, iston podia ser quanto o fundo de recenseamento pertença ao mesmo, mais quando o fundo pertence a outra organizaçao, nao vale a pena pertubar mas sim contribuir para o bem, consolidando assim a A Paz duradoura no Pais conquistada ao bom pare de Tempo atraves do ex-preisente da Republica Malam Bacai Sanha, estes caminhos merecem os seus seguimentos para assim tranquilizar este povo marginalizado;

    Unica soluçao para a Guine-Bissau, evitar as contestaçoes dos resultados electorais, os golpes de estados, as transiçoes no Pais, é avançar com o recenseamento biometrico, se nao, a Guine-Bissau voltara nas mesmas historias e, é o povo que sofre com isso.

  2. Nancassa Mendoza diz:

    Mr biague
    Merci merci merci
    J ai tirer la sonnette d alarme sur cet état des fait mais personne n’a compris l
    Nos politiciens à Bissau joie avec la population
    Le Punud jous avec l état de la Guinée Bissau et en complicité avec le président intérimaire
    Qui n’a jamais voulu supporter le fait que la société OMNIA que son conseiller DJIBRIL BALDE à présenter ai échouer à l app d offre
    Le président manuel serifu namadjo à dit que aucune société ne viendra faire du biométrie à Bissau
    Et ceci en complicité avec Mr Armande un de ces conseiller et Éric Silva conseiller diplomatique de le président de la républica
    Tout Bissau sait que palmarès à gagner l app d offre mais person comprend pas poli c est Punud qui fait budget da élection alors que Cedeao cherche l argent maintenant avec président de côté d’ivoire pour élection n’a Bissau
    Primero ministre à peur de président de notre paic pour prendre décision dans tout problème à Bissau
    La population doit savoir pourquoi président et primero ministre veux pas la paix à Bissau c est chacun son intérêt pas intérêt de Bissau qui intéresse président et primero ministre

  3. Bardade pa Conta diz:

    Efectivement il y a des situtions tellement confus à Bissau parce que tout simplement Monsieur le President en train de jouer avec les Bissao Guneens, comment peut on imaginer la situation peril comme cela et le Pays est pris otage?

    qui ses gents n’oubli pas qu’on est à Bissau!

  4. duno di si distino diz:

    Nao sei dizer se de facto haverá eleições na data prevista, isto é 24 de Novembro próximo, isto porque até aqui não ha acçoes que demonstram o pragmatismo e a vontade de cumprir com a data, antes pelo contrario agem-se para comprometer a data senão vejamos: o autodenominado Fórum dos Partidos Políticos, tem vindo a meter-se em coisas e exigir cumprimentos o que claramente falta de vontade politica, compreenderam que que a oportunidade é a primeira e a ultima, portanto deve ser aproveitada no máximo.

    O dito Fórum sem nexo, só agora lembrou de Concurso Publico para os Presidentes das CREs, esqueceu-se que o Concurso é um processo, uma matéria regulamentada que se de facto houver que utilizar esta via para o recrutamento dos citados presidentes, exige tempo, o que significa que vamos perder minimamente 30 dias uteis para isso, isto é, menos todo o Setembro mais alguns dias de Outubro, já agora temos o tempo mais apertado em termos do cumprimento dos prazos.

    Ademais a Lei diz Concurso Publico para o Recrutamento dos Presidentes das CRE,certo, a mesma Lei diz: Os Presidentes das CRE tem um mandato de 4 anos, de 2012 para cá quantos anos são,Senhor Alípio é melhor continuar a Lei para descobrir mais, e por favor não aplique as formulas de Matemática de Boé para favorecer a sua reivindicação, estamos claros de que vocês não querem eleições, pois só tem a ganhar com isso. disgusto de galinha el ku casabi di manhoty.

    Se me responder Senhor Manhoty, eu digo mais, porque a galinha, o Povo, está cansado e farto dos vossos caprichos políticos e isso poderá contribuir para a vossa derrota na urna e não venham a dizer pois, que foram os presidentes das CREs que vos derrotaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.