Guiné-Bissau quer ajuda internacional para capturar narcotraficantes

Fernando Vaz, ministro da Presidência da Republica e da Comunicação Social e porta-voz do Governo da Guiné-Bissau

Luanda (Angop, 8 de Setembro de 2013) –  O Governo de transição da Guiné-Bissau quer ajuda internacional para capturar os traficantes de droga que operam no país, disse à agência Lusa o ministro de Estado e porta-voz, Fernando Vaz.

Aquele responsável falava na sequência de um apelo da Comissão de Combate às Drogas na África Ocidental, que pediu “determinação e vontade política” das autoridades de Bissau contra o tráfico e consumo de estupefacientes.

O apelo foi feito a 20 de Agosto, em Bissau, após três dias de visita ao país por uma comitiva liderada pelo antigo presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo, que dirige a comissão – designada de West Africa Commission on Drugs (WACD) e criada em Janeiro por Kofi Annan, antigo secretário-geral da Nações Unidas.

“As pessoas ou estão cegas ou não estão interessadas em ver” as demonstrações de “vontade política deste Governo de transição no combate à droga”, respondeu Fernando Vaz, numa reacção a questões colocadas pela agência Lusa.

Segundo referiu, o executivo guineense já pediu ajuda “à maior parte dos países evoluídos, que são os mercados finais do tráfico de droga”, para fiscalização dos céus e águas da Guiné-Bissau, mas não obteve “nenhuma resposta”.

Um dos momentos chave relacionado com este tema aconteceu a 04 de Abril, quando uma brigada de combate ao tráfico de droga dos Estados Unidos capturou Bubo Na Tchuto, antigo chefe da Marinha guineense.

 

5 Responses to Guiné-Bissau quer ajuda internacional para capturar narcotraficantes

  1. Melo fernandes da costa diz:

    A Gbissau deve pedir dois barcos de guerras novos en forma de
    credito para pagar pouco a pouco com sistema de vigilancia maritima
    i equipamentos, resolveria todo esse problema que temos sobre a
    vigilancia maritima. sobre a vigilancia aeria tambem podem falar com eles se solucionar tudo en forma de creditos.

  2. N'tori Palan diz:

    Caro Melo fernandes da costa, compreendo a sua preocupacao mas…, observe atentamente quem esta’ a solicitar apoio para combate ao narco e se os navios que referiu nao seriam instrumentos que faltavam para irem directo a Colombia e confins para transportar o produto!

    A Credibilidade e’ uma vertude o resto, e’ areia para os olhos…!

    Abrasso!

  3. GEBA diz:

    Que estúpidos, pensam que manipulam a Comunidade Internacional, Nando serias o primeiro a ir para a cadeia.

  4. O Sr nando vaz SaBe perfeitamente quem Sao Os traficantes.ele mesmo pq nao se entrega aos americanos? Se nao é traficante então que vá de férias para EUA para vermos se voltará ou não.na Guiné infelismente temos pessoas a traficar em nome do estado guineense.o dia do juiz final há de chegar.

  5. Carlos diz:

    O Sr. Nando Vaz quer meios para poder melhor traficar as drogas… Nao penses que podes manipular a Cominidade Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.