Começa hoje a 68ª sessão da Assembleia-geral da ONU em Nova Iorque

Interior da Sala das Conferências da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque

Nova Iorque/Viena (Serviço de Informação das Nações Unidas, 16 de setembro de 2013) – A Assembleia-Geral das Nações Unidas abre a sua 68ª sessão esta terça-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. No seguimento de uma semana de discussões de abertura, vão decorrer sucessivamente vários eventos de alto-nível.

Na segunda-feira, a 23 de setembro, a Assembleia-Geral vai acolher um encontro de Alto-Nível sobre pessoas portadoras de deficiência sob o tema “O caminho a seguir: uma agenda de desenvolvimento inclusiva sobre deficiência rumo a 2015 e para o futuro”. Especial atenção será dada à análise do progresso feito nos relevantes Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e noutras metas acordadas internacionalmente.

A presidir a esta 68ª sessão vai estar John W. Ashe, da Antígua e Barbuda, eleito no passado mês de junho.

O debate geral anual da Assembleia-geral, quando chefes de Estado e de Governo e outros funcionários de alto-nível nacionais se reúnem para apresentar a suas visão sobre os assuntos mundiais mais prementes, vai abrir na terça-feira, 24 de setembro, e decorre até terça-feira, 1 de outubro. À margem do debate de âmbito geral, a reunião inaugural do Fórum Político de Alto-Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Assembleia-Geral no seguimento dos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, vai ter lugar na terça-feira, 24 de Setembro, à tarde.
No dia seguinte, na quarta-feira, 25 de setembro, o Presidente da Assembleia-Geral vai convocar um evento especial para acompanhar os esforços feitos para alcançar os ODM no período pós-2015. Depois dessa semana, na quinta-feira, 26 de setembro, a Assembleia vai acolher outro Encontro de Alto-Nível, sobre o alcance do objetivo do desarmamento nuclear. No seguimento do encerramento do debate geral, a Assembleia vai convocar um diálogo de alto-nível sobre migração internacional e desenvolvimento na quinta-feira, 3 de outubro, e na sexta-feira, 4 de Outubro, com o objetivo de identificar as medidas para fortalecer os benefícios da migração internacional tanto para migrantes como para os países enquanto procuram reduzir as suas implicações negativas. Logo a seguir, na segunda-feira, dia 7 de outubro, e na terça-feira, dia 8, a Assembleia vai proceder a seu sexto diálogo de Alto-nível sobre Financiamento do Desenvolvimento.