Delfim da Silva condena críticas de ex-líder cabo-verdiano aos militares guineenses

Bissau (Angop, 17 de Setembro de 2013)  –  O ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de transição da Guiné-Bissau, Delfim da Silva, condenou terça-feira as acusações feitas pelo ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, às forças armadas guineenses.

Numa entrevista ao semanário português Expresso, Pedro Pires considerou que as Forças Armadas da Guiné-Bissau, 40 anos após a independência, transformaram-se em “instrumentos de tirania e delinquência”.

“Não gostei”, disse Delfim da Silva, questionado pela Lusa sobre o assunto.

O ministro de transição considera que Pedro Pires comparou os militares a “instrumentos de crime”, o que significa dizer “acabem com as forças armadas da Guiné-Bissau”.

“Tenho imenso respeito pelo comandante Pedro Pires, como chefe militar da libertação nacional, ex-primeiro-ministro e presidente de Cabo Verde”, mas “não posso concordar”, com tal ideia, referiu.

Delfim da Silva admite que haja “gente dentro e fora das forças armadas que pode cometer delitos”, mas não aceita uma generalização a toda a instituição militar.

O governante guineense acrescentou ainda que respeita “a moderação que Pedro Pires sempre teve”, pelo que “surpreende esta nota muito pouco moderada”.

O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros refere, no entanto, que as declarações não vão interferir nas relações entre os dois países.

Pedro Pires “é uma figura pública respeitada e respeitável, mas neste momento não representa Cabo Verde”, concluiu.

27 Responses to Delfim da Silva condena críticas de ex-líder cabo-verdiano aos militares guineenses

  1. Victorino Indeque diz:

    Este sempre sabe jogar( está a jogar agora e sempre vai financiar os programas radiofônicos)para poder continuar jogar( Que vida fácil!).

    • Djokas diz:

      Que os caboverdianos cuidem de Cabo Verde, não podem e nem devem comentar a situação guineense por sermos independente, cabo verde tem problemas sociais que nunca vamos ter apesar do seu nivel de desenvolvimento. sou contra golpe de estado mas a minha patria não troco com nada.

  2. Madou galé diz:

    Quem nao sabe jogar perde a o jogo, ent é persiso saber jogar muito bm:.

  3. Madou galé diz:

    Qualquer Guineense que gosta da sua patria nao gostaria de ouvir estes tipos de do senhor comandate pedro pires.l

    • GEBA diz:

      “Bardadi i ká malqueta”, já diziam os nossos mais velhos, não é por ser da Guiné (antes pelo contrário) que se deve defender o indefensávél! Devemos defender a verdade, sem nenhuma espécie de complexos!

  4. Malam Dindim Mané diz:

    Como guineense, gosto da minha pátria e não gostei de ouvir o que ouvi do Pedro Pires. Mas muito menos gosto de ouvir e de ver coisas dos que dão motivos a Pedro Pires e qualquer outro falarem mal da minha terra.

  5. duno di si distino diz:

    O Pedro Pires não legitimidade para falar da independência da Guiné, podia outrora, agora é Pedro Pires como tal, talvez foi motivado pelos micros mas não conseguiu controlar a emoção, tendo descarrilado duma inaceitável insurgindo contra a instituição dum Pais que não é parte.

    se for isso, é legitimo dizer que o habito de tirania e delinquência foi aprendida com os comandantes da luta de libertação nacional, porque na verdade o PAIGC sobreviveu assim, roubava aos nossos Pais os viveres e demais bens, a mando de quem, claro dos chefes.

  6. Ussumane Grifom Camará diz:

    Eu acho que na guiné confundimos tudo, quando alguém fala como cidadão e quando fala como GOVERNATE. DELFIN saudando Pedro Pires seria o mais ridículo e ser ridículo só é bom quando está a fazer FILME DE TEATRO portanto é bom que saibamos separar as coisas, separar o homem cidadão do homem do estado. ‘si não nô na bata djagassi kussas tudu nõ kaba’

  7. upelu kituk diz:

    Um interlocutor nos conflitos africanos, um homem respeitado e respeitavel deve guardar sempre respeito pela situaçao que atravessa o povo Irmao que è a GB.
    Pode ser certo que ha certos membros da FA a cometerem coisas indesejaveis, mas penso que nao è o momento que uma figura como P.P tenha que dar esse tipo de comentarios ou afirmaçoes. Penso que a diplocia tem regras e uma desas regras è a prudencia. As nosas F.A merecem respeito apesar de todos os erros que tenham cometido.
    Falo de erros, responsabilidade compartilhada com a classe politica nacional.

  8. Antonio diz:

    A ver se este homem algum dia tenha que trabalhar. As declaraçoes do Sr. Presidente Pedro Pires forma oportunas.

  9. Mario luis diz:

    A Guiné é um caso perdido!
    Quando o próprio povo não faz “qualquer esforço” para se defende e acomoda-se aos sucessivos abusos por parte dos seus, não merece respeito de outros.
    Admira-me os guineenses que “defendem” a sua amada pátria e no entanto estão a quilómetros de distância sentados no conforto das suas casa de comando na mão a ver TV. Patético. Porque é que não voltam para ajudar a reconstruir o país? É fácil criticar quando alguém diz a verdade…

  10. boaventura biague diz:

    o comandante pedro pires é um homem culto calmo e sereno , portanto tudo o que ele fala e diz , é verdade . sendo ele um dos grandes comandantes da ex -força conjunta para a libertação da guiné-cabo verde .
    portanto nos guineenses que devemos deixar a brincadeira de lado e pusermos o respeita assim sendo , acredito eu que ninguém jamis nos nossos redores e no mundo ha de nos lesar com qualquer que for declaração ao nosso respeito. portanto eu me considero o pedro pires um homem reverente e que como ele existe pouco na africa. é bom que o os sr dito brigadeiro general e os seus comparsas devem ter vergonha na cara .
    para finalizar o daba naualna creio eu que quem não sabe mesmo o diz ou que faça é ele mesmo pelas suas declarações inoportuno que vem dando desde o golpe de estado no qual ele mesmo promoveu como sendo um homem sem escrúpulos , e oportunista .

  11. N'tori Palan diz:

    Eu simplismente nao compreendo a indignacao destes guineenses. Mas o que o Pedro disse e’ uma pura verdade! Ou alguem se lembra de algum crime, de entre tantos, que nao tenha tido participado um military (macho) na Guine-Bissau?

    Na minha opiniao, e’ devera ridiculo tentar branquear o real problema do pais. So vos posso recorder que o comandante P. Pires lutou como ninguem para a nossa dita indempendencia, portanto, nao se armem mais patrioticos que ele. Cabiche!

  12. kakavalor diz:

    vamos deixar de brincar de criança mimada , sem pirolito, e colocamos o respeito e responsabilidade visando bem da nossa pátria. devemos saber uma coisa foi muito bom o que pedro pires disse , apesar de alguns chefias não concordaram com ele mas na guiné na verdade não existe militar mas sim milicias que só servem do interesse dos seus tios que lhes colocaram a farda no corpo sem pelo menos conhecer a disciplina militar.
    esses golpistas governantes como o delfim que só preocupa com o seu bem o sr professor e comentarista puxa saco sem visão politico você esteve na guiné naquele dia em que Antonio injai deu aquele sow de comedia,se o sr é detentor da verdade em vez de se inquietar com declaração do pedro pires , porque não condenar as declaração do seu chefe de estado maior que falou de tom bárbaro de uma forma equivocada alegando que vai cortar aos pedaços com a catana o ibraima sow caso este não lhes pedir desculpas como o dono da guiné bissau, se o senhor é patriotista mesmo, ou corajoso faça isso e vais ver se esses merecem elogio em vez de lhes ser chamados de tiranos porque isso sim eles são mesmo. sr DELFIM DA SILVA POR FAVOR DEIXA DE NOS ENGANAR nós guineenses já estamos todos cientes do que se passa no nosso país vc não sabe nada bariga de fome.

  13. AMADO diz:

    Mais uma vez DUNO DI SI DISTINO,comcordo plenamente comtigo,é assim mesmo que sobrevive o PAIGC,desde sempre este partido conhesse somente,ROUBAR,DELINGUENCIA,ASSASSINATOS,INTRIGAS!!!
    UM VERDADEIRO FILHO DE UM PAìS,AQUELE QUE COMPROMETE E DEFENDE A SUA PATRIA,SEIJA QUAL FOR A CIRCUNTANCIA.
    NAO AQUELES FILHOS QUE ASSOSSIAM CONTRA O SEU PROPRIO PAìS.

    MANTENHA

    • donkouro Mballo diz:

      eh preciso comecarmos a retirar a nacionalidade aos “guineense da segunda classe” que so falam bem da guine quando os seus tios e pais estam no poder, mas quando a equaccao muda, mudam de cor e ja se identificam com os verdadeiros inimigos da Guine Bissau.
      Eh preciso ser patriota a 200% para merecer a cidadania guineenese. Guineense falosos ha muitos por ai, como a caso do “kinankoi ” AAS

  14. BABADINGA diz:

    Sim senhor,Muito obrigado!

  15. albinou mendy diz:

    los Cabo-Verdianos devem tener respeito para Guine-Bissaú .

    • donkouro Mballo diz:

      se nao fossem os valorosos combatentes Guineense no mato, onde eh que o SR PP poderia ser um General e comandante? quantos cabo verdianos moreram no campo de batalha para a causa da independicia? eles eram meninos bonitos de cabral, preferia manda los estudar para mostrar os europeus que o povo Guineense “eh bonito” por issso so mandava mulatos estudar….. e hoje nos chamam de todos os nomes por decobrirmos os seu plano real que era de correr com os tugas e apoderarem da Guine!!!!!

  16. albinou mendy diz:

    salari de antigos combatentes guineses deveria ser repartido com governo de cabo-verde,pagando metade y Guine otra metade .porque estes combatentes derao su vida para duas patrias

  17. Micas Biai diz:

    Está na hora dos guineenses se entenderem, chega de discussões desnecessárias e confusões por todo o lado, pois estamos na véspera dos 40 anos e nada mudou até agora, aliás, se mudar é pela negativa. Basta!

  18. Tchetche Mballo diz:

    Reflectem quem sao os que mataram general nino vieira como? Com quais materias? Quem mataram tagme? Como? Com quais materias? BO PARA CONTA MINTIDA NO MILITARES I LIMARIAS

  19. edro pires combatente inglório se é que tinhas alguma glória na luta armada que custou sangue juventude e suor destes homens das quais contraímos devidas impagaveis que o senhor rotula de deliquentes e traficantes como se os cabo verdianos fossem santos e paladinos de moral no que concerne a tráfico de drogas,finalmente caíu a mascara que escondia o verdadeiro face do senhor inglório combatente instigador pedro pires.Instigador sim, porque o senhor era dos que queriam separar os irmãos da arma que ecolodiu com o golpe 80.

  20. pansau Naisna diz:

    este militares nao merece eles-nos atrasso o nosso pais sao limarias atraidors do pais

  21. COMANDANTE PEDRO PIRES TEM A LEGITIMIDADE DE EXPRESSAR O SEU MAL ESTAR PERANTE OS SEUS CAMARADAS. NINGUÊM O POSSA RETIRAR ESTE DIREITO, PORQUE O CONQUISTOU COM DIGNIDADE E HONRA, COLOU A MÃO NA “FERIDA” NÃO POR MALDADE. NÃO HÁ FUTURO NA GUINÉ-BISSAU POR ENQUANTO CONTINUAMOS DEFENDER DITADORES CEGOS, QUE PENSAM EXCLUSIVAMENTE NOS SEUS INTERESSES E A MAIORIA DA POPULAÇÃO A VIVER NA TOTAL POBREZA, IGNORÂNCIA, FOME, ETC. SE AS FERIDAS PODIAM SER SARADAS COM PALAVRAS, É UMA BENÇÃO PARA MIM, É MENOS SOFRIMENTO, É MENOS PERDA DE VIDA, DEFENDER A NOSSA DIGNIDADE, A NOSSA EXCLUSIVIDADE. QUÊM É QUÊM DIANTE DESTA FERIDA MEDONHA? SÓ QUEM DEFENDE O SEU TAÇO, TAPA OS SEUS OLHOS ENQUANTO O PAÍS ARASTA PARA O ABISMO. «A VERDADE VOS LIBERTARÁ» VIVA GUINÉ-BISSAU INDIPENDENTE E LIVRE DA “FERIDA”.

  22. kWAME KEITA diz:

    Ó seu nabo, Pedro Pires é “homi garandi”! Bô na na compara ku bosta di Pires. Anós di Guiné é só malandrus. NU na gosta di tarbadja e só confuson. Guiné ca tem cura e ca na bá caminho nunca. Respeta kel homi más garandi di Africa Ocidental. Ok?

  23. kakavalor diz:

    olha que vergonha existe guineenses que não sabe o que diz , dizendo que é preciso ser patriota 200% kkkkkkk não existe . vamos pensar como intelectual um verdadeiro patriotista é quele que consegue enxergar a verdade , ninguem é obrigado a defender um bando de analfabetos e inescrupulosos , poxa vida a falta de capacidade de alguns dito guineense é lamentável e exorbitante , existe as pessoas que não sabem nada em vez de se preocupar com as suas escritas ou as literaturas antes de expressar
    não existe no mundo um estado democrático de direto em que a opinião publica é censurada , o pragmatismo politico nunca mudou ora meus irmãos por favor quem não abra o seu olho é melhor não dizer nada sobre o seu país desse tom , dizendo que um verdadeiro patriota deve defender um classe de golpistas que levam sempre o seu país aos caos . a guiné esta na queda para transformar numa nova liberia , por favor quem não conhece parametros de um bom cidadão é melhor se omitisse .que vergonha um jovem deve ter um visão de utopia e não de retrocesso rumo a seculo xv vamos abrir olhos e mudarmos a nossa mentalidade, tristeza profunda ver um pessoa defendendo golpistas no pleno seculo XXI que pena dessas pessoas sem moral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.