PRT Manuel Serifo Nhamajo regressa de Nova Iorque

Bissau (Gabinete de Imprensa da Presidência da República, 2 de Outubro de 2013) – Manuel Serifo Nhamajo regressou à Bissau na passada quarta-feira 2 de Outubro, depois de ter tomado parte na sexagésima oitava sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Presidente da República de Transição da Guiné-Bissau discursou no dia 26 de Setembro perante o Mundo, tendo exprimido as verdadeiras aspirações da Nação guineense.

À chegada à Bissau, Serifo Nhamajo disse aos jornalistas que cumpriu uma missão “de repor aquilo que falhou no ano passado, fazendo com que a Guiné-Bissau fosse ouvida nos patamares mais altos de uma Assembleia Mundial”.

Este dado importante, somado aos contatos bilaterais mantidos à margem com algumas figuras de proa, Serifo Nhamajo considera que a missão foi positiva e por isso mesmo estar encorajado “com a solidariedade demonstrada a nosso favor. Resta agora fazermos o nosso trabalho de casa, o que consistirá em continuar a empreender esforços exigidos à todos os guineenses, para que a Comunidade Internacional continue a acreditar e apoiar para que as eleições tenham lugar”.

Sobre a manutenção da data de 24 de Novembro para a realização das próximas eleições gerais, Serifo Nhamajo continua a dizer ao seu jeito peculiar que até ao lavar do cesto ainda é vindima, embora “saibamos que existem dificuldades enormes, havendo que enfrentar a realidade e tentar fazer o máximo, para que se tivermos que mudar, teremos que marcar uma data o mais próximo possível”.

Respondendo à uma questão sobre as últimas declarações do CEMGFA que demonstrou não estar satisfeito com o empenho do atual Governo, Serifo Nhamajo disse que o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas terá falado como um cidadão, porque não acredita que “exista um guineense que esteja satisfeito com a situação em que se encontra o país”, para depois acautelar “agora também não acho ser este o momento ideal de atirarmos pedras a uns e outros”.

Serifo Nhamajo disse aguardar por um relatório do Primeiro-ministro Rui Duarte Barros sobre o assunto, para depois analisar e poder situar-me do real contexto em que essas declarações foram proferidas.

One Response to PRT Manuel Serifo Nhamajo regressa de Nova Iorque

  1. Augusto Bandjaque diz:

    Como Guineense, estou muito satisfeito de ver por esta ves representada a Autoridade da Guine-Bissau na sexta gessima oitava Assembleia Geral das Naçoes Unidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.