Estado-Maior General das FARP apresenta quatro suspeitos acusados de assaltos à mão armada

Bissau (GBissau.com, 26 de Novembro de 2013) – O Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau fez hoje, terça-feira, uma apresentação pública de quatro pessoas que disse serem suspeitas de uso de armas, do fardamento militar e de uma viatura civil, mas com uma matrícula militar.

De acordo com o porta-voz das Forças Armadas guineenses, as pessoas em questão disfarçavam-se de militares para levarem a cabo assaltos à mão armada, na cidade de Bissau.

O brigadeiro-general Daba Naualna disse que os suspeitos foram presos uma operação lavada a cabo na noite da segunda-feira pela Guarda Nacional, no Bairro Militar.

Perante os elementos da comunicação social guineense, nas instalações do Estado-Maior, Daba Naualna, mostrou-se aliviado, depois de ter sido confirmadas, como dizem, as suspeitas iniciais das chefias militares guineenses. “Isto veio confirmar, de um certo modo, aquilo que o Estado-Maior General das Forças Armadas vem dizendo,” indicou Daba Naulna.

Uma das viaturas BMW apresentadas durante a conferência de imprensa

Uma das viaturas BMW apresentadas durante a conferência de imprensa

Para o porta-voz dos militares, nos últimos tempos tem havido “uma proliferação de armas e também de fardas”, fazendo com que “pessoas não autorizadas andarem fardadas e com armas, levando a cabo projectos ilícitos”.

Terão sido essas suspeitas que levaram a tomada de uma medida em que o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas António Indjai teria ordenado que todas as viaturas militares tivessem matrículas da instituição castrense.

Hoje, à frente dos jornalistas, estava uma viatura de modelo BMW que ostentava uma chapa de matrícula militar.

Tal como as chapas de matrículas, Daba Naualna também acredita que há ainda mais armas nas mãos dos civis que têm escapado o controlo dos militares, faz décadas.

“Há pessoas disfarçadas em militares, com armas militares a fazerem assaltos e depois de tudo acaba por ser da responsabilidade das forças armadas. As pessoas perguntam então como é que eles conseguem ter armas militares? A resposta é tão simples: desde a guerra de 7 de Junho que houve um descontrole de armamento. Não há controlo efectivo. Não é que não o queiramos fazer, mas as armas estão dispersas de tal maneira que hoje não se consegue com facilidade fazer-se a recolha total”, declarou o brigadeiro-general.

No ponto de vista de Daba Naualna, uma das soluções podia ser o caso de Moçambique: “disse há tempo que talvez seja necessário fazer aquilo que se fez em Moçambique, com o apoio financeiro das instituições internacionais que dariam dinheiro e em troca de armas. Compravam-se armas das mãos das pessoas que as detêm. Mas isto não está a acontecer e continuamos infelizmente nessa situação”, lamentou Naualna.

Uma das viaturas BMW apresentadas durante a conferência de imprensa

Uma das viaturas BMW apresentadas durante a conferência de imprensa

Para sublinhar a gravidade da situação, Daba Naualna disse que a detenção destes quatros suspeitos, cujos nomes ainda não foram revelados, “é apenas uma demonstração. Isto aqui pode ser a ponta de icebergue. A situação pode ainda ser pior”. Por outras palavras, realçou Naualna, “pode ser que muita gente tem armas, como tem acontecido de algum tempo à esta parte com assaltos e até espancamentos”, caucionando que suspeitos como estes têm cometido crimes que “fogem o controlo dos militares porque as pessoas que levam a cabo estes tipos de actos” podem não ser o que aparentam.

O porta-voz das FARP aproveitou a ocasião para distanciar os militares dos actos de natureza ilícita, tais como os assaltos à mão armada.

15 Responses to Estado-Maior General das FARP apresenta quatro suspeitos acusados de assaltos à mão armada

  1. já estamos cansado de tudo isso a populção da Guiné-Bissau precisa de ter À paz é triste lamentavel cada dia estámos a retrosseder para tras essa é a vergonha para a nossa sociedade, o povo da Guine é um povo simplis trabalhador mais ha muita gente que não quer ver o país num bom caminho . até quando issso vai terminar ?

  2. Iarés Mané diz:

    Grande trabalho!
    Mas o povo e a Comunidade querem mais trabalho das nossas forças armadas para levar a má imagem que se tem delas.

  3. Baié Susna diz:

    sua ex. General seria melhor apresentar nomes dos quatro (4)indevidos.

  4. Bubacar Balde diz:

    a situação na guine bissau são custumavel mas os militaris deve deisar toda brincadeira de mão gusto e deisar a leisão funsionar comforme deve ser,so por-que a data de leisão ja ta marcada é por isso que elis ja comesarem todas viras voltas,elis pode virar mil voltas mas desta véz nada não pode sair érado em bissau.

  5. Tio kapadur diz:

    Mas precisamos de saber quem são! não basta dizer que foram apresentados esses suspeitos queremos vê-los e saber quem na realidade são uma vez que é uma apresentação pública.
    mas que tipo de brincadeira estão os militares guineenses a fazer? Pensam que como não pensam também todos nós somos da mesma forma?
    Já chega de enganar-se depois pensam que estão enganar o povo, mas a ver vamos há sempre que chegar um dia.

  6. Anónimo diz:

    Daba Naualna, vai enganar os que não estão a ver porque nós estamos aqui juntinho de ti. A apreciar as vossas invenções.

    • Riso Cabesa di Banculé - RCB diz:

      Maldito, que nebulosidade mental será esta, por estarmos aqui juntinhos percebemos que só aqueles que adoraram é que as suas palavras não caem em balaios furados, mesmo sendo inventonas para acabar com vossos progenitores, por favor corrijam a vossa postura e deixem de chorar pelo leite derramado,

  7. eu pensó que a instrucçao que recebem os militares na Guine é para satisfazerem as suas necesidades e dos mais altos. Também temos que recordar o sangue dramado nas bolanhas e nas colinas, ja si deposito no subsolo convertio em agua, é preciso arranjar uma boa maquina para filtrar-o e consumir prefectamente.

  8. Domingos Chuda diz:

    Sr. Porta de estado maior, porque é que nao apresentaram os que mataram o empresario CHINÉS?

    aqueles tambem sao falços segurança, militares ou gurardas nacionais?
    Os que foram Roubar o comerciante em Bairro Militar sO TAMBEM FALÇOS MILITARES?

    APROVEITO PARA INFORMAR O SEGUINTE, FICA SABENDO QUE NA CAMADA DOS INTELECTUAIS JA NAO TENS RESPEITO E NEM MERECE CONFIANÇA.
    PODES CONTINUAR A ENGANAR OS ANALFABETOS QUE ESTAO A VOLTA DE TI

  9. José Rocha diz:

    Hahahahahahahahah: Esses fulanos enganan quem? Na radio ouvi o dignissimo porta-vpz dizer que os assaltantes iriam ser entregues a justiça mas que a viatura foi log declarada perdida a favor da FA. Isso é puro banditismo,pois num estado de direito são os tribunais que fazem a justiça, incluindo a determinação da perda de bens. As provas são produzidas perante o juiz e em juizo, não em nenhum quartel. Dizem que esse senhor está a doutora-se em direito? Em que universidade? Ou será no direito de fazer o que quizer?

  10. Mauricio Amin diz:

    Se estes criminosos foram presa seria uma boa trabalho das nossas forças armadas, mas, não basta dizer que há pessoas que praticam assaltos com carros clonados, seria melhor apresentar os nomes e imagens de estes pessoas, talvez assim era mais fácil conquistar a confianças dos Guineenses.

  11. Olho de Hórus diz:

    Olhe, Daba Na Wualna, não basta de brincadeira com o Povo da Guiné-Bissau? Desde mata que sabemos que o PAIGC e Seus melícias quando acusam uma pessoa, não lhe dão oportunidade de defender-se nem de ser ouvido a sua versão de factos. Mas aqueles eram leigos na matéria! Mas agora, o senhor, que se gaba ser doutorado em direito, como podes portar assim? Sei que Kumba Ialá também, nas décadas de 80 e 90, se proclamava em doutor, mas ser doutor é usar a nossa inteligência para o bem do próximo, pelo contrário não vale a pena.

  12. ornelho joão nadeam diz:

    é com vem vender a Guiné Bissau á Senegal,Nigeria ou Costa de Marfim,prá podemos aleviar dos sentimento penosos, dos próprios filhos da terra.
    Treste que alguns julgarão que guié é ponta ou quintal de goveia, por caso a maior humilhação dum individuo é encontrar amigo fiel ” NA CARMUÇA KUBU MINDJER NA BÚ CAMA OU DENHERO DE FERRA KUBUDA BU MINDJER E NA TCHAMIL NA BARA QUISSE RAPAZ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.