Recenseamento Eleitoral: Período de reclamações começa hoje

Bissau (GBissau, 18 de Fevereiro de 2014) – O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) deu por início, hoje, o chamado “período de atendimento às reclamações” dos potenciais eleitorais guineenses.

Com uma duração de 15 dias, durante este período os eleitores poderão reivindicar a correcção dos erros mais elementares, tais como nomes mal-escritos e outras omissões.

A lei eleitoral prevê que durante este período sejam também atendidos os eleitores que estiveram ausentes do país durante o período de recenseamento eleitoral, assim como de pessoas que se encontram internadas.

De acordo com o director do GTAPE, para se recensearem neste período, as pessoas em causa terão que apresentar as suas devidas documentações, nomeadamente vistos de saída e de entrada ou declarações medicas, conforme cada caso. Cristiano Nabitam disse que o período de atendimento às reclamações irá decorrer tanto no território nacional, como nos países da diáspora onde os eleitores guineenses foram recenseados.

Para Cristiano Nabitam, este processo de recenseamento eleitoral “teve um bom êxito em comparação aos anos anteriores” apesar de todas as dificuldades registadas.

De acordo com os últimos dados provisórios divulgados pelo governo de transição, já foram recenseadas mais de 841.591 a nível nacional e 19.960 na diáspora, o que corresponde a 91% de potenciais eleitores.

O GTAPE pretende divulgar a lista definitiva dos recenseados após este período de atendimento às reclamações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.