ONU e Brasil preparam formação de 1500 polícias e militares guineenses

Polícia da Ordem Pública da Guiné-Bissau | Foto Arquivo

Bissau (Angop, 27 de Fevereiro de 2014) – Um total de 1500 polícias e militares guineenses vão receber formação da Organização das Nações Unidas e do Brasil para melhorarem a segurança no país antes e durante as eleições gerais marcadas para 13 de Abril, revelou ao Conselho de Segurança o seu representante para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta.

Segundo Ramos-Horta, “um plano nacional para a segurança eleitoral está a ser implementado, numa operação suportada pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e contingente militar da CEDEAO, (ECOMIB), com a criação de estruturas de comando unificadas a ser dirigidas pela polícia”.

Neste contexto, 60 oficiais superiores da polícia e forças militares concluíram com sucesso a 14 de Fevereiro um treino no Instituto de Defesa Nacional suportado pelo UNIOGBIS.

Para além destes, “espera-se que cerca de 1500 polícias e militares nacionais sejam treinados nas próximas semanas, no âmbito de uma parceria entre o UNIOGBIS e o Brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.