Eleições 2014: 21 candidatos às presidenciais e 22 partidos às legislativas

Bandeira da Guiné-Bissau
  • São 22 partidos concorrentes às legislativas e 21 candidatos às presidenciais

Por Seco Baldé Vieira, em Bissau

Bissau (GBissau, 5 de Março de 2014) – Terminou hoje, 5 do mês em curso, o prazo limite para a entrega de candidaturas às eleições legislativas e presidenciais de 13 de Abril.

Este prazo limite tinha sido estabelecido por um decreto assinado pelo Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo.

No total são 21 candidatos às presidenciais e 22 partidos às legislativas.

Nas  presidenciais desfilam 10 candidatos suportados ou apoiados pelos partidos e 9 independentes.

Candidatos às Presidenciais:

  1. Abel Incada (Partido da Renovacao Social, PRS)
  2. Afonso Té (Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento, PRID)
  3. Aladje Djino (Independente)
  4. Antonieta Rosa Gomes (Fórum Cívico Guineense Social Democracia, FCG-SD
  5. Arregado Mantenque Té (Partido dos Trabalhadores, PT)
  6. Cirilo Augusto Rodrigues de Oliveira (Partido Socialista, PS)
  7. Domingos Quadé (Independente)
  8. Empossa Ié (Centro Democrático, CD)
  9. Faustino Fudut Imbali (Manifesto do Povo, MP)
  10. Fernando Jorge D’Almada (Independente)
  11. Hélder Vaz Lopes (Resistência da Guiné-Bissau, RGB)
  12. Iaia Djaló (Partido da Nova Democracia, PND)
  13. Ibraima Djaló (Congresso Nacional Africano, CNA)
  14. Ibraima Sori Djaló (Partido da Reconciliação Nacional, PRN)
  15. Jorge Malú (Independente)
  16. José Mário Vaz (Partido Africano da Independencia da Guine e Cabo Verde, PAIGC)
  17. Lassana Na Brama (Independente)
  18. Luís Nancassa (Independente)
  19. Nuno Gomes Na Biam (Independente)
  20. Paulo Gomes (Independente)
  21. Tcherno Djaló (Independente)

 

Legislativas:

  1. Centro Democrático, CD
  2. Congresso Nacional Africano, CNA
  3. Fórum Cívico Guineense Social Democracia, FCG-SD
  4. Frente Democrática Social, FDC
  5. Liga Guineense de Protecção Ecológica, LIPE
  6. Manifesto do Povo, MP
  7. Movimento Democrático Guineense, MDG
  8. Movimento Patriótico, MP
  9. Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC
  10. Partido da Convergência Democrática, PCD
  11. Partido Democrático para o Desenvolvimento, PDD
  12. Partido Democrático para o Desenvolvimento e Cidadania, PADEC
  13. Partido da Nova Democracia, PND
  14. Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento, PRID
  15. Partido da Reconciliação Nacional, PRN
  16. Partido da Renovação Social, PRS
  17. Partido Social Democrático, PSD
  18. Partido Socialista da Guiné-Bissau, PSGB
  19. Partido dos Trabalhadores, PT
  20. Partido Unido Social Democracia. PUSD
  21. União para a Mudança, UM
  22. União Patriótica Guineense, UPG

13 Responses to Eleições 2014: 21 candidatos às presidenciais e 22 partidos às legislativas

  1. Zosky diz:

    A republica popular da China nao teria sido governado se fosse a Guiné Bissau. M’bé,credo.Boa sorte a todos para o futuro do pais.Desejo um bom entendimento entre candidatos e que o melhor GANHA. Viva a Guiné Bissau e viva ao povo sofridor de 40 anos da independencia !!!!…

  2. Luciano Nantampole diz:

    Democracia e mais democracia..será que o exercício de cidadania passa necessariamente pela candidatura a presidência da republica? 18 pré-candidatos? mas afinal quantos somos na Pátria de Cabral?
    Estamos perante a banalização da instituição Presidência da Republica e em particular Presidente da Republica que por sinal deveria ser a figura de maior referencia nacional!
    O que Guiné-Bissau precisa é a união de todos! por isso, devemos deixar de lado as manobras de diversão e concentramos no essencial: paz, desenvolvimento e bem-estar do nosso povo.
    Melhores dias virão para o Nosso Povo/Pátria.

  3. Tio Kapadur diz:

    Será que todos têm perfil de um presidente da Republica ou estão a banalizar o país e o próprio cargo do PR?
    Os que nem conseguem se governar também querem ser PR?
    Que vergonha os Doutores estão nos causar?
    Possssaaaa!!!!!!!!! é muita pena ter ditos “políticos e governantes” sem caracter.

  4. Lénine diz:

    Irmaos é com muita dor e magoa que estamos a assistir este carnaval de candidatos uns nem SEDE tem quanto mais algo,mas é preciso pensar na Cauçao assim vamos ver quem tem dinheiro para seguir em frente………..

  5. zosky diz:

    O presidente que sera eleito tera muito que fazer muitos problemas a resolver. Neste momento ninguem sai nas ruas a manifestar reclamando os seus salarios,todo o mundo esta calado,estamos com medo de espancamentos dos homens do Antonio Indjai.O dito presidente Serifo Nhamadjo devia resolver todos os problemas acumulados sobretudo dos salarios em atraso antes de ir embora.Mais uma vez desejo uma boa sorte a todos e que o melhor ganha.

  6. magnata guigui diz:

    ate agora nao consigo comprender a nossa realidade com esses sucessivos problemas no pais que vem mais de parte dos politicos
    influentes. os militares como sabemos todos que os militares guineenses nao tem bom condiçao de vida tanto dentro das casernas e a maioria deles sao analfabetos.esses politicos que querem realizar os seus sonhos nao sonho de povo guineense porque com a instabilidade no pais o povo nao tem beneficio somente sufrimantos sucessivos mas estes grupos de politicos andam a enrequecer.tenha paciencia em criolo “figa kanhota” ja chega.
    estamos a aproximar a um momento muito importante que e a eleiçoes gerais de 13/04/2014 no pais, peço todos politicos que priorizam mais o interrese do povo do que um grupinho dos mesmos politicos. para que esta ma historia do nosso pais se transforma em paz e estabelidade e um desenvolvimento duravel como todo povo do mundo porque merecemos somos bom povo.viva a nossa patria e viva todos paises amigos de guine bissau desejo boa sorte a todo povo guineense.obg.

  7. Anónimo diz:

    Muitos destes candidatos , quer para legislativas quer para presidenciais, só concorrem para depois reclamarem lugares por terem apoiado candidato/partido “A” ou “B”, garantindo assim o futuro emprego.Muitos destes candidatos sabem que nem um tostão valem.

  8. Proff diz:

    nem a R.P. CHINA que e pais com maior número da populacao nunca teve candidatos como a nossa terra .
    que vergonha temos mais candidatos que os proprios votantes se e assim tao facil vou ligar para meu avo na vila para ir candidatar se calhar pode consiguir qualquer coisa .
    tenham vergonha na cara .

  9. mario imbana diz:

    Esta disputa de tantos partidos e dos candidatos às eleições gerais marcada para 13 de abril de 2014, vem mostrar impenho e vontade de uma mundança na nossa sociedade.
    Merecem os meus aplausos, desde de ja que apresentam um bom projeto para GuinéBissau. A concorrência é boa quando tem boas ideias.
    Ao meu ver, gostaria de ver uma unidade no seio destes partidos e candidatos para próximo vencedor formar um governo da unidade nacional, including todos os partidos e os independentes. O próximo presidente da repúblca, colaborante e dialogante institucionalmente com o
    próximo primeiro-ministro, independentemente da filiação partidária para o bem da Guiné Bissau! Com poucas experiences a minha na politica terei muitas dúvidas se
    um partido será capaz de suportar o peso da legislatura até ao fim dos quatros anos com esta situação economic, political e social. O próximo governo terá trabalho muito complicado para tentar pôr em ordem ás nossas finances public, é preciso o estado de graça certo periodo de arrumara casa. Bom, desejo ganhe o partido e presidente com melhor projeto!

  10. Bom dia! A guiné-bissau pricisa de novas conciencias para guvernar, que não é aqueles pessoas com conciencias de quando asumi o poder a fim de fazer aquele que ele quizer, todos issos posivel na terra de Cabral, onde justiça passa ser para os mais menor. A culturas de matchudades é também que sempres violas as sociedades guineeses…Com sintidos acontrarios da minha ideias, porque deixei me com boca aberto de formas como uma brincadeiras a nação. Mas só um pregunta, porque é que não hàs coligação das novas conciencias que erras uma esperanças que todas os guinéses esperavas, será que ao este geração que podo dar iniciativas da esta terra cançaste de cabral…. Haver vamos a guiné-bissau…

  11. Dauda Sanó diz:

    Democracia e mais democracia..será que o exercício de cidadania.
    Paz e a Estabilidade para a Guiné Bissau todos nós tem o direto e o dever como Guineense. muito obrigado a todos viva Guiné Bissau viva a democracia Guineense

  12. cesar diz:

    Um País com pouco mais de 1.600.000 de habitantes a ter 21 candidatos às eleições presidenciais e 22 para as legislativas! Meu Deus, aqui temos uma divisão e uma autêntica avarícia do poder. O que verá depois quando todos presumam ter ganho e ter sido sonegados?
    Forza mio “fratello” EMPOSSÁ IÉ. Hai sempre lottato in ogni elezione. Magari questa volta serà diversa. Che Dio ti aiuti! Abbraccio! Cesare

  13. El MAMUSBA diz:

    Prefiro os ganfahotos a invadir bissau.do qeu esta invacao dos candidatos a supremo tribunal. E muito lamentavel a frustracao dos candidatos pare se que eles esqueciam dos seus lambes da corenhada afogado. Bao sorte a todos menores da guine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.