PAIGC com margem para governar sem grandes compromissos 

Sede do PAIGC em Bissau

Bissau (PNN, 22 de Abril de 2014) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) tem margem de manobra para governar nos próximos quatro anos sem grandes compromissos, de acordo com alguns analistas políticos guineenses.

Segundo os resultados provisórios publicados no último fim-de-semana pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) ao nível da diáspora, este partido vencedor das eleições legislativas de 13 de abril, já contabiliza 57 deputados para Assembleia Nacional Popular (ANP).

Ao todo, o PAIGC obteve 5.290 votos válidos ao nível do Círculo Eleitoral 22, África, e 4.274 votos válidos ao nível do Circulo Eleitoral 23, Europa, elegendo assim os dois deputados destes dois círculos.
O Partido da Renovação Social (PRS) teve 1.250 votos no Círculo África e 213 votos válidos no Círculo da Europa, que é o número 23.

No que respeita à votação das eleições Presidenciais, o candidato do PAIGC, José Mário Vaz, obteve 2.992 votos no círculo África e 2.311 no Círculo da Europa, contra o seu adversário directo Paulo Gomes, candidato independente, que superou JOMAV com 2.376 votos na Europa e 2.331 no Círculo de África.

O outro candidato, o independente Nuno Nabiam, contabilizou 1.155 votos no Círculo de África e 224 no Círculo da Europa.

6 Responses to PAIGC com margem para governar sem grandes compromissos 

  1. Bardade pa Conta diz:

    Eu acho que é bom sejemos honesto sobre o aquilo que o PAIGC representa para Guiné-Bissau, governar sozinho sem grandes compromissos, eu em particular defendo com toda sinceridade, todos Guneenses aqui em Bissau ou que vivem em Bissau, sabem o que esta passar nos ultimos dias no sede do PAIGC e não podemos continuar aceitar PAIGC este tipo de comportamento e depois dizem não PAIGC se ajuntam para conquista de poder e depois criam situações que complicam a vida dos Guineenses, pela mor de Deus não pode continuar. Resultados de Congresso de Cacheu estão sendo cobrado, quem sera o futuro Presidente de ANP? DSP aceitou um acordo que sabe em primeira mão que vai ser muito dificil concretizar.

  2. Bardade pa Conta diz:

    Eu acho que o problema não é podem ou não governar sem grande compromissos e até porque esta foi a minha posição sempre que as responsabilidade politica entre o PRS e PAIGC, devem ser separados, cada um responda pelo os seus actos. Agora o que se passa no sede do PAIGC nestes dias, monstra mais uma vez que o intussiasmos dos Guineenses pode em qualquer momentos frustrar com o futuro governo do PAIGC, pena!!!!

    • cecilia diz:

      o problema dos guineenses e oportunismo politico, com margem de manobra ou nao o PAIGC, e caracterizado sempre por um partido com grandes problemas extruturais provinientes de varias ordens, se nao vejamos, com 67 deputados tiveram grandes dificuldades em governar, por falta de humildade e visao politica,por neupotismo e clientelismo, portanto se comecarem de novo com mesquinhices de querer tudo e mais alguma coisa, as expectativas serao de novo defraldadas, grandesa nao significa nada, saber fazer e que mostra a grandeza das coisas. deixem o eng. domingos simoes perreira pensar a guine no seu todo e nao a moda do secretariado onde cozinham e servem mal,a comida fica sempre para um grupinho de pessoas, o descuido de encher a barriga e esquecer dos que lhes rodeiam, a certa altura a barriga esvazia-se e os que estao de volta comecam a rir, por isso muito cuidado…conselho de um amigo baseando se nos erros do passado

  3. Ossorolo Kapalo Cá diz:

    Eu gostari de ser curto e claro! Todos nós sabemos que o paigc sempre governou a Guiné-Bissau. Dos quase 40 anos de independência, este partido governou cerca de 36. E agora pergunto aos meus compatriotas: de que benefiaciamos? Ou seja, de que beneficiou o nosso país? Antes pelo contrário, nós todos sabemos que o país regrediu muitos e muitos anos. Isto quer dizer que o paigc não conseguiu cumprir a mínima parte do seu programa maior (o desenvolvimento do país). É uma vergonha ouvir as pessoas dizerem “tempo de tuba i era ba má mindjor”, o que por sinal é uma grande verdade. E ainda pergunto aos meus caros compatriotas, será que ainda merecemos ser governados pelo paigc. Finalmente o que quer provar paigc? Nós os guineenses teremos que deixar de ser hipócritos para conosco mesmo para que a verdade seja imposta. Na minha opinião o paigc é um partido amaldiçoado pela traição que cometeu contra o povo guineense. Fizeram tudo ao contrário: Fuzelaram até entre eles, roubaram, provocaram uma degradação social sem conta e nem medida, destruíram a nossa economia, banalizaram a justiça… enfim… que mais lhes restam destruir? Acredito que os votos alcançados pelo paigc advêm da camada mais ignorante e cega do nosso país. Não por ser pessimista mas acredito que, por ser o paigc um partido amaldiçoado por tanto mal, sofrimento e desgraça que causou ao seu próprio povo, o nosso país continuará na miséria enquanto o paigc estiver à testa daquilo. É muita pena mesmo.
    Agora mais do que nunca o paigc não está em condições de governar o país por ser um partido totalmente dividido não só pelas convicções políticas mas também pela etnicidade e religiosidade. É um autêntico barril de pólvora. E isto é o reflexo do que se verifica neste momento mesmo dentro da sua própria sede principal. Para mim a alternativa seria um partido mais jovem e renovado, cujos membros observaram durante mais de três décadas todos os actos inconcebíveis do paigc. BASTA!
    – Que alguém conteste se algo estiver errado do que disse do paigc.

    Muito obrigado
    Ossorolo Kapalo Cá

  4. Vensam Gomes diz:

    Solisitos à todos guinéennsses que mantem a essa postura de confianças ao partido vencidor nas élésões presidenciais e lésgilativas! Não é necéssario afirmar pelas manobras ditas pelos comentadores politicos sem a basse alargada do conhecimento profundo, de ditas causas que levou o partido PAIGC à essa margem de manobra de governar o pais sozinhos. O PAIGC tém tantas bagagens para arancar à essa governanças sem quaisquer tipo de manobra que imponha o pais em altos ricos invalaveis dita e sonhadas pelos cumentadores politicos guinéennses ou os partidos politicos vencidos nos curtinios! Chegou à hora de todos guinéennses postarem nesse partido politico; porque não é pela primeira vez que esse partido politico se manifestou alargamente a suas digna vontade de levar à Guiné Bissau ao caminho mais prospera para todos os guinéennses, sem quaisquer desconfianças pelos seus homoligos politicos residente no pais, assim como no estrangueiro! Sejamos todos confortes nessa politica. Essa governaça ia nos trazer um aligo muito importante e enficasse. Pondo do meu ponto de vista, se bem que não haja intropiçãos de qualquer força armada guinéennses; digamos como sendo grandes obstaculos para o desenvolvimento desse pais irmão!
    Soblinho da minha honra, o ex-primeiro ministro o senhor Carlos Gomes na sua dita governança por curto tempo, chegou de realizar muitas coisas na vida. Tendo em conta das vistas de alguns guinéennses que não querem reconhecer o dito trabalho que o nosso irmão Carlos Gomes Cadogo realizou!
    Ele modou à vista da nossa cidade de Bissau; alargou as estradas em duas ou tres fassas em cada sentido ate o europorto internacional. Contruiu o monimento do nosso Lider, fudador e reajustador da nossa independencia.
    Carros irmãos é nécessarios que séjmos todos dignos e de dar os nossos preconseitos de dizer à verdade ao trabalhador incansavel [ Carlos Gomes junior].
    Chegou à hora de unidade nascional pelos nossos préconseitos como sendo irmãos do qual vai permitir-nos ter uma alligo força digna para arancar à esse deficuldade!
    Aposto com esse partido de governar sozinho o pais. Esse ambito permite realizar as coisas tão inesperadamente pelos Guinéennses!

  5. Jose Monteiro diz:

    O que queria salientar é para que o novo governo,seja total da responssabilidade do P.A.I.G.C. Porque foi o unico partido guineense até o momento que conssseguiu unir todos os guineeses.Foi melhor partido que ja governou a Guiné-Bissau até hoje. O
    P.A.I.G.C de hoje tem que ser modernizado;com novas ambições.É preciso pensar guiné-Bissau 1, 2 , 3 ,4 ,5 vezes….Não há nenhuma outra força politica capaz de melhorar a nossa Guiné.É só P.A.I.G.C o pode fazer.Para terminar gotaria de pedir á todos: familia P.A.I.G.C..CONCENSSO ENTRE TODOS.Os Guineenses devolveram -nos a comfiaça… UNIDADE E PROGRESSO…VENCEREMOS….VIVA P.A.I.G.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.