Eleições 2014: LGDH – Intimidação e de agressões fisicas

Liga Guineense dos Direitos Humanos - LGDH

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Direção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos acompanha com muita preocupação actos de intimidação e de agressões fisicas ocorridos ontem à noite, dia 17 de Maio de 2014  em Bissau e na cidade de Bafatá contra alguns dirigentes políticos do PAIGC, numa vã tentativa de instalar um clima de medo susceptivel de comprometer o processo eleitoral em curso.

De acordo com as informações recolhidas no terreno através das celulas de acompanhamento do processo de votação da LGDH, no quadro do projecto UE-PANNE, vários dirigentes politicos, entre os quais, o 3° Vice Presidente do PAIGC e 3 deputados recentemente eleitos foram ameaçados e alguns brutalmente espancados por um grupo de individuos armados. Ainda, segundo a mesma fonte, as vítimas dos espancamentos encontram-se neste momento sob fortes cuidados médicos, em consequência dos ferimentos graves contraídos.

Neste contexto a Direcção Nacional da LGDH reunida com caracter de urgência para analisar os factos acima discritos,  delibera os seguintes:

1-      Condenar sem reservas actos de agressões fisicas e ameaças de que foram vítimas os dirigentes do PAIGC, nomeadamente: Baciro Dja, Fofana QueitaEnfamara Sonco, Matilde Indeque, deputados da nação recentemente eleitos e Mamadu Boi Djaló, Danca Dundé, Negui Bangura, Bubacar Sani, José Rui, Cadidjatu Djaló, Filomena Danif e Paulo Alvarenga.

2-      Exigir das autoridades de segurança, em especial do Comando Conjunto para o Asseguramento do Processo Eleitoral a identificação e consequente responsabilização criminal deste grupo de malfeitores que visa acima de tudo, pôr em causa o sucesso do processo eleitoral;

3-      Apelar mais uma vez, às autoridades de segurança em colaboração com a CNE para reforçar as medidas de segurança nas assembleias de voto para garantir um desfecho pacífico do processo de votação, em particular no momento de apuramento dos resultados e transportes de urnas  para as respectivas Comissões Regionais de Eleições.

Feito em Bissau aos 18 dias do mês de Maio de 2014

Pela paz, justiça e direitos humanos

 

 

A DIRECÇAO NACIONAL

_____________________________

2 Responses to Eleições 2014: LGDH – Intimidação e de agressões fisicas

  1. Zosky diz:

    é isto a reconsiliaçao nacional? Os cidadaos sao sempre ameaças e mesmo espancados.Tenhamos coragem de acabar com este regime da ditadura militar.Qaundo seremos civilizados neste pais?

  2. Nanthoy diz:

    Espancamentos, perseguições, mortes, é só o que assistimos nestes últimos dois anos. Queira Deus, Nosso Senhor que isso MUDE!!!… A partir de hoje. E só tem um jeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.