Eleições 2014: PAIGC denuncia espancamentos e tentativa de “forjar resultados” das eleições

Bissau (GBissau, 18 de Dezembro de 2014) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou, este domingo, em comunicado uma alegada tentativa de “forjar os resultados” da segunda volta das presidenciais.

As alegações foram apresentadas pelo próprio presidente do partido e e futuro primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, numa conferência de imprensa na sede do PAIGC em Bissau.

“Há rumores de uma intenção deliberada em limitar a circulação das pessoas através de uma espécie de recolher obrigatório não decretado e assim facilitar intenções obscuras a favor de forjar resultados e alterar as escolhas feitas pelo povo”, lê-se no comunicado.

Domingos Simões Pereira explicou falou dos actos de intimidação, ameaça, perseguição e agressões aos dirigentes do PAIGC, partido vencedor das legislativas.

O PAIGC apela à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e respetivos órgãos regionais (CREs), às forças de ordem, à comunidade internacional e aos parceiros do país, no sentido de reforçarem a vigilância nas assembleias do voto.

VER O COMUNICADO AQUI.

Comunicado do PAIGC - Eleições 2014 - 2.ª Volta

Comunicado do PAIGC – Eleições 2014 – 2.ª Volta

14 Responses to Eleições 2014: PAIGC denuncia espancamentos e tentativa de “forjar resultados” das eleições

  1. MB diz:

    Grande mentira! Estão desesperados. Quem mandou-vos escolher um ladrão pra se candidatar?

    • FT diz:

      PAIGC o povo esta com voces, esses corruptos e desgraçados que estao no país nao vao se safar, ainda vao se dar mal… Pensem que a Guiné vai continuar assim tdo tempo na vossa mao? Estao enganados, por mais tarde que seja um dia vamos ultrapassar essa fase,esperança é a ultima que morre.

    • Sr MB podes esperar para assistir a Vitória de quem chamas de ladrão.esse Sr será o seu presidente e presidente de todos guineenses.doía a quem doer.a maioria dos guineenses escolheram dois bons filhos do país que os conduzirá a bom porto.a nossa maior alegria se concretizou ontem.viva o presidente de todos guineenses.

  2. rami diz:

    on dis, par l’instruction né la grandeur des nations.je souhaite tout simplement que le Bissau sache qu’il y’a du travail à faire. pensé à nos enfants, nos jeunes qui ne pense qu’à migré, vous les politiques, soyez d’accord et vous verrez de vous mémé que le Bissau guinéen a toujours été un vaillant homme, travailleurs, respectueux.nos enfants c’est le future de notre guinée Bissau.merci

  3. Udé diz:

    Devemos resistir as tentativas que poem em causa o exercicio democrático. O povo vai fazer/ fez escolha que a convém. no entanto, o proximo “líder” que ali saiu deve trabalhar para todos e convencer os que estavam do outro campo de que ele é a pessoa indicada por isso a maioria o escolheu e trabalhar para o bem de todos sem excepção.

  4. Lénine diz:

    MB vocé tem curta memoria os bandos que vos apoiam Nado Mandinga e a cocaina desaparecida no tesouro publico o Helver Vaz incopetente dito politico o Nando dodoty analfabeto de raiz que os podem comparar com os de PAIGC o JOMAV serà o vosso presi seus BURROS ao quadrados e devastadores da floresta e Mar……………….

    • Malam Djalo diz:

      Somus da partido africano do indipendencia da G.E Guio de Cabuverde max e uma coi sa nao responde o que nao sei nada a falar, Ladrao max agorra e o presidente do nosso povo viva Jomav e viva PAIGC ,DEICHE OS QUE NAO QUERRO PAS PARA NOSSA PATRIA GUE NOS ESTAMOS A ESPERAR jose mario vaz home certo para nossa terra sou criansa tou a esperar o meu futoro para continuar estudar obrigado povo guinensi eu esperro que vai ter paz com Jomav eo DUmingos viva corrssao unido.

  5. zosky diz:

    Que vai se rebentar quem quizer por enquanto ninguém ganhou o que ganhou é a democracia e temos que aprender de respeitar a decisao desse povo digno que tanto sofriu desde a nossa independencia. Viva aos dois candidatos.Todos nos somos guineenses e que seja o Nuno ou o Jomav é para todos os guineenses. Kim qui dé pa ibai rebenta. Aqui na Guiné conhecemos os ladroes que operam sempre a noite misteriosamente fazendo dormir todo o mundo para poder roubar. sao esses os ladroes ok!!!!!!!!??? a seguir

    • MB diz:

      O gajo roubou milhões de dólares, e não conhecemos outro ladrão que roubou algo comparável a vultosas somas que ele roubou…

    • Maninho Biague diz:

      Essa palavrão, diz que diz abona não construa sempre danifica. Funcionários, estudantes e outros instituições, sabem o que querem da Guiné. Deixam essas palavras e pensamos juntos na reconstruição de País que afunda já 40 anos.

  6. zosky diz:

    O Ditador Antonio Intchale roubou mais que ningem neste pais assassinou muitas pessoas mandou espancar os cidadoes neste pais sem contar trafico de drogas foi o mesmo ditador quem revelou o rubo mas nunca sera julgado e nunca sera chamado um dia pela justiça deste pais muitos crimes de sangue nao é nada por algus que comentam neste blog, bo para bo.O vosso regime tem que acabar um dia tarde que seja, estamos fartos dos terroristas chamados militares.

  7. Guigui diz:

    Mais este tal de MB sera que ele tem noção da responsabilidade das acusações e se o tiver o porque não apresentou as provas????

  8. Zosky diz:

    VIVA O NOVO PRESIDENTE VIVA O SENHOR NUNO NABIAM E ASSIM A DEMOCRACIA E TEMOS QUE APRENDER DE ACEITAR A DECISAO DO POVO NAO QUEREMOS A VIOLENCIA DOS NOSSOS TERRORISTAS DE 25 DE ABRIL ESPERO QUE ESTE NOVO GOVERNO FAçA UM APELO AO REGRESSO DO SENHOR ZAMORA N’DUTA PARA FAZER RESPEITAR AS NOSSAS FRONTEIRAS OS NOSSOS MARES E AS NOSSAS FLORESTAS VIVA JOMAV,VIVA NUNO NABIAM VOS DESEJO UMA LONGA VIDA E UMA BOA CONTINUACAO PARA O BEM ESTAR DO NOSSO POVO VIVA A GUINE BISSAU VIVA O PAIGC E VIVA O PRS. ZOSKY….. KIM QUI DE PA IBAI REBENTA. OBRIGADO.

  9. denilson barreto diz:

    agora falta saber quantos os golpistas dexarem no cofre do estados depois acabar com a pasta do sangue-chefe de estados maior
    e nao convidar mais ,mais nunca os antigos que passarem nos antigos governacao,e por somentes os recerm formado e por ultimo julgar os golpistas ,e desfazer dos cedeao qui nunca ajuda guine para avansar ,por ultimo prender NTONI NDJAI i entregar os americanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.