José Mário Vaz (Jomav) eleito presidente da República da Guiné-Bissau

Bissau (GBissau, 20 de Maio de 2014) – O candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, José Mário Vaz, foi eleito Presidente da República da Guiné-Bissau, de acordo com os resultados provisórios anunciados esta terça-feira pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

De acordo com Augusto Mendes da CNE, José Mário Vaz obteve 61.9 por cento dos votos, na segunda volta das eleições presidenciais contra 38.1 por cento do seu adversário, o candidato independente Nuno Gomes Nabiam.

Com a eleição de José Mário Vaz, o PAIGC vence tanto as eleições, como as legislativas que tiveram lugar no último mês de Abril, quando elegeu 57, dos 102 deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Estas eleições marcam o final do período de transição na Guiné-Bissau, depois do golpe militar de 12 de Abril que surgiu na sequência das eleições presidenciais antecipadas de 2012, após o falecimento do então Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

Mas, a segunda volta que deveria colocar frente à frente Carlos Gomes Jr. do PAIGC e o recentemente falecido líder do PRS, Kumba Ialá, nunca chegou de acontecer, devido à rejeição dos resultados da primeira volta. O desentendimento e o clima de mal-estar consequente acabaram por resultar no golpe de estado de 12 de Abril.

Na altura, a classe militar guineense justificou o golpe de estado com a presença das tropas angolanas, através da missão que ficou a ser conhecida pela MISSANG.

Com os resultados anunciados hoje, as autoridades nacionais e a comunidade internacional esperam a conclusão do período de transição na Guiné-Bissau.

 

Resta saber se o candidato derrotado, Nuno Gomes Nabiam, vai reconhecer os resultados anunciados pela CNE.

Mas, ainda esta terça-feira, o Presidente da República promoveu encontros separados com os dois candidatos presidenciais para apelar o reconhecimento dos resultados eleitorais.

RESULTADOS PROVISÓRIOS DA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS:

Votos totais: 585.433
Votos Nulos: 7.654
Votos Brancos: 10.025
Votos para José Mário Vaz: 364.394 (61.9%)
Votos para Nuno Gomes Nabiam: 224.099 (38.1%)

30 Responses to José Mário Vaz (Jomav) eleito presidente da República da Guiné-Bissau

  1. Serifo Candé diz:

    Parabens JOMAV, para que Deus todo poderoso lhe acompanhe nesta batalha ardua de recosntruir o nosso país. Presidente, priorize a cultura de trabalho e a transparencia.
    As forças ocultas da droga e do crime organizado tudo farao para parar este processo de paz e desenvolvimeno, peço-lhe força e entendimento com o novo Primeiro Ministro.
    Que Deus abençoe a nossa querida terra. Espero poder sonhar e acordar deste sonho tao profundo de 40 anos de podriadao.

  2. N'Cak Morgado diz:

    Parabéns JOMAV. Que Deus lhe conceda Sabedoria nesta nobre função.

  3. Lénine diz:

    Parabens o POVO que soube ser responsavel de tudo e o resto é o trabalho para todos em especial a Juventude….

  4. Felepo diz:

    my congrats to you Jomav and I wish you the BEST.

  5. Felicidade !!! Bom trabalho. Sorte no palacio. Nao esquece dos os povos de guine Bissau.

  6. Felepo diz:

    NAO PODIA SER MELHOR! DOIS DESTACADOS CATEDRATICOS,E BONS FILHOS DA NOSSA GUINE..KUMA DEUS I LUNDJU MA I KA MAL MANDADU!FORCA JOMAV/DOMINGOS!

  7. PARABÉNS,QUE DEUS PAI TODO PODEROSO LHE AUMENTE SABEDORIA PARA MELHOR GUIAR O SEU POVO E TRABALHAR PARA O BEM DOS GUINEENSES.TUDO O QUE TENS OU SEJA QUE DEVES FAZER É LUTAR PARA QUE HAJA PROGRESSO NO PAÍS E FAZER O POVO SENTIR ORGULHO DE TER DEPOSITADO TODA A CONFIANÇA EM VOCÊ.

  8. Alexandre Garcia diz:

    Está de parabéns, o povo da Guiné-Bissau, que decidiu duma forma livre e transparente, desprezando todas as vãns tentativas de esgoaçar o processo com as intimidações no terreno. De agora para frente, não há quem votou contra ou quem votou a favor de um ou doutro candidato finalista, mas sim há guineenses. JOMAV passa a ser o presidente de todos os guineenses sem exceção. TRABALHO-TRANSPARÊNCIA-JUSTIÇA SOCIAL-IGUALDADE DE OPORTUNIDADES A TODOS-JUVENTUDE- CULTURA-DESPORTO-COMPETÊNCIA-VALORIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS-INFRAESTRUTURAÇÃO DO PAÍS (DE NORTE A SUL)-NOVAS TECNOLOGIAS,ETC..ETC, ENTRE OUTROS O QUE O POVO ESPERA DE VOCÊS – Vamos ser vigilantes e exigentes. Bem haja

  9. N'tori Palan diz:

    Kuma, n’ghulidura di lagartus nunca tudji canuas passa! N’tade!

    Tudu manera I manera son! Kil ku mainadu ba, el ki confirmadu! Dianti son…!

  10. boa sorte espero que tudo corra bem para que haja a paz na Guiné queremos ver país seguir um bom rumo isto é sonho de cada Guineense.

  11. upelu kituk diz:

    Meu irmao Jomav: aparti de hoje levas sobre os teus hombros o peso de uma naçao sofrida, de um povo aterrorizado, refen do seu proprio irmao, roubado e maltratado pelos seus mandatarios e politicos inecurpulosos. Cabe a ti mudar esse triste realidade. Em ti confiaram mais de 60% dos eleitores guineenses, e esperam nao serem difraudados. Cabe a ti mostrar ao mundo de què estas feito! mostrar a sua capacidade administrativa e reconciliador. a tarrefa mais difil que o povo espera que o sr Presidente resolva è a pilhagem dos nosssos recurso naturais….abate indiscriminada das nossas florestas em beneficios pessoais. Lhe agradecemos por fim a essa pratica

    DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE

  12. pirlo diz:

    Prabens mario pa deus dau sucesso na bu tarbadjo td mundo na espera bom tarbadjo k bu permiti

  13. helaija diz:

    parabens parabens jumav,

  14. formoso mendes diz:

    Parabéns ao povo guineense pela escolha certa do primeiro ministro e do presidente da República.espero que os dois vão conduzir o país à mudança democrática.

  15. Olho de Hórus diz:

    Parabéns a José Mário Vaz que também estendo a Domingos Simões Pereira. Que Deus vos proteja e acompanhe nesta árdua tarefa que vos espera. Dêem primeiro o pão, saúde e educação a filhos da Guiné-Bissau, por que sem estes três ítens, nada avança em qualquer país. Que Deus proteja guineenses e abençoe a Guiné-Bissau.

  16. Fernando Mendes diz:

    Parabens SANTO PADRE a vitoria é para quem merece.

  17. Bachir diz:

    parabens JOMAV.e um bom trabalho

  18. parabens,jomav que deus lhe abencoe a desenvolvimento da guine bissau ja esta na porta,que deus abencoe a guine bissau força .

  19. Estou a espera de comentário de muitos que devem ter o rabo entre as pernas.o povo escolheu a verdade, o desenvolvimento, a paz, futuro próspero.dizendo não aos traficantes, tribalistas,vendedores das nossas riquesas.estou a espera dos comentaristas idiotas que não sabiam o diziam(fidjus di mal,mal bencidos,) que pensavam k Guiné era dos ba………tas.

  20. pirlo diz:

    Parabens mas uma vez jomav agora ten q mostrar o povo que sr e capaz, de fazer a guine sonhar o mais alto. Juntamente com domingos, pq o povo gueneense prescissa de respeito a nivel internacional.

  21. Papa Sampa diz:

    Sr. Presidente, o nome que já chamava-lhe quando candidatou foi confirmado hoje: Presidente José Mário Vaz, e fui testemunho da sua competência, capacidade e sentido da responsabilidade com ambição de construir, para a Guiné volta a ter o prestígio a nível internacional, na base de unidade nacional, para bem de todos Guineenses. os meus parabéns e que Anjos do Mundo lhe proteja.

  22. Upa diz:

    Parabens JOMAV! pa DEUS djudau bu konsigui kumpri bu MANDATO ku tudo rigorozidadi te FIM! Komformi LEI DI KONSTITUISON impui…! Ombro a ombro ku mandatario ESTATAL, sim diskissi kuma povo ku pui bos la’.
    PAKA MENOSPREZA OPINION DI OPONENTIS. PABIA I IMPORTANTI RESPEITA PROPOSTA DI ADVERSARIO…! principio DEMOKRATICO I PA RISPITA.
    Abracos.

  23. Bacar Banjai diz:

    Quero aqui enaltecer a capacidade organizativa, competência, coragem e determinação do presidente da comissão nacional de eleições, Dr. Augusto Mendes, da forma determinante como soube resistir a pressão e assim duma forma patriótica enveredar-se pelo caminho da verdade, ao contrário dos seus antecessores.

    Os meus Parabéns para este grande Guineense.
    Os Meus parabéns ao Povo da GB, que mais uma vez mostrou ao mundo a sua maturidade politica, e a vontade de ver um dia as suas condições de vida melhoradas.

    Ao Engº Domingos S. Pereira e ao Jomav, espero que não defraudam as expectativas do Povo heróico da GB.

    Viva a GB

  24. joao bico crofingo diz:

    parabens jomav os guinenses ja incontraram com establidade de guiné bissau parabens domingos simoes pereira?

  25. Oides diz:

    Parabéns ao nosso Presidente Jomav, espero que seja desta que a Guiné Bissau posa ir para a frente.
    Força! E espero que se faça sentir o verdadeiro estado de direito respeitando a constituição e zelando pela união, paz e solidariedade entre todos nos os Guineenses.

  26. taharqa diz:

    SR PRESIDENTE JOSÉ MARIO VAZ QUE DEUS ESTEJA CONTIGO PARA CUMPRIR O SEU MANDATO ATÉ AO FIM E FAZER BOM TRABALHO JUNTAMENTE COM TEU IRMÃO DOMONGOS PEREIRA PARA DESENVOLVER A NOSSA TERRA CONSTRUINDO HOSPITAIS,ESCOLAS,ESTRADAS E AUTONOESTRADAS,AEROPORTOS,TRIBUNAIS E FAZER TUDO PARA TODO O FIDJU DE TCHON VOLTA PÁ GUINÉ PARA NÔ MAMA

  27. martinho balassim mendes diz:

    parabens jomav que deus te acompanha ate no fim dos teus mandatos, e nao se que os guinenses que se ponha enssima de todos e respeitar os comprimiso e trabalhos ,para todos mundo veias ?

  28. martinho balassim mendes diz:

    parabens jomav que deus te acompanha ate no fim dos teus mandatos, e nao se esquese que os guinenses que se ponha enssima de todos e respeitar os comprimiso e trabalhos ,para todos mundo veias ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.