Nuno Gomes Nabiam vai contestar os resultados publicados pela CNE – fonte da campanha

Bissau (GBissau, 20 de Maio de 2014) – O candidato independente às eleições presidenciais na Guiné-Bissau pretende “impugnar os resultados provisórios” anunciados esta terça-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), revelou uma fonte da campanha de Nuno Gomes Nabiam.

De acordo com a mesma fonte, a campanha de Nuno Gomes Nabiam tinha previsto para hoje uma conferência de imprensa, mas entretanto adiada para amanhã, quarta-feira, pelas 11 horas, na sala de reuniões da UDIB.

Nuno Nabiam pretende anunciar durante esse encontro com os jornalistas, os próximos passos em termos da contestação dos resultados eleitorais junto à CNE e outros passos subsequentes, revelou a fonte da candidatura de Nabiam.

Hoje, em declarações à imprensa logo após a sua participação num encontro promovido pelo Presidente da Transição, Nuno Gomes Nabiam disse que os resultados provisórios da CNE, “não estavam em conformidade” com os dados que a sua campanha obteve das suas fontes junto às assembleias de voto.

Nuno Gomes Nabiam afirmou ainda ser o presidente-eleito da Guiné-Bissau.

Entretanto, de acordo com a CNE, José Mário Vaz, do PAIGC, obteve quase 62 por cento dos votos na segunda volta das presidenciais guineenses, realizada no domingo passado, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Mário Vaz contabilizou 364.394 dos votos expressos e Nuno Nabiam, candidato independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), 224.099, o que significa 38,1 por cento, revelou em conferência de imprensa o presidente da CNE, Augusto Mendes.

Com a eleição de José Mário Vaz — conforme anunciou a CNE — o PAIGC vence tanto as eleições, como as legislativas que tiveram lugar no último mês de Abril, quando elegeu 57, dos 102 deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Estas eleições marcam o final do período de transição na Guiné-Bissau, depois do golpe militar de 12 de Abril que surgiu na sequência das eleições presidenciais antecipadas de 2012, após o falecimento do então Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

Mas, a segunda volta que deveria colocar frente à frente Carlos Gomes Jr. do PAIGC e o recentemente falecido líder do PRS, Kumba Ialá, nunca chegou de acontecer, devido à rejeição dos resultados da primeira volta. O desentendimento e o clima de mal-estar consequente acabaram por resultar no golpe de estado de 12 de Abril.

Na altura, a classe militar guineense justificou o golpe de estado com a presença das tropas angolanas, através da missão que ficou a ser conhecida pela MISSANG.

Com os resultados anunciados hoje, as autoridades nacionais e a comunidade internacional esperam a conclusão do período de transição na Guiné-Bissau.

RESULTADOS PROVISÓRIOS DA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS:

Votos totais: 585.433

Votos Nulos: 7.654

Votos Brancos: 10.025

Votos para José Mário Vaz: 364.394

Votos para Nuno Gomes Nabiam: 224.099

 

26 Responses to Nuno Gomes Nabiam vai contestar os resultados publicados pela CNE – fonte da campanha

  1. Nduba diz:

    O homem está a delirar ou cheirou o pó que costumam traficar!,,

  2. Nduba diz:

    Desempara a loja, o povo quer trabalhar

  3. mariza diz:

    Estes ditos Srs. Drs.q são o cancro d Guiné Bissau, estão sempre a inventar algo pra ficarem agarrados ao poder.

  4. David diz:

    O pior duma democracia e’ permitir que quem perder eleicao seja o presidente ou primeiro ministro,porque coisas assim tera’ sempre graves consequencias na governacao,ou ate pode trazer guerras como sempre houve na guine.Se NUNO perder na verdae que reconheca os resultados e felicitar o JOMAV, mas se ganhar deve ser imediatamenta proclamado como presidente da GUINE-BISSAU, Queremos que a vontade do povo seja respeitada pq somos um povo e temos direito de fazer a nossa escolha e nao nos fraudes!!Neste caso de contestacao dos resultados o povo fica confuso, e’ de extrema urgencia que facam reclamacoes de uma forma pacifica como permite a lei e apurar as causas, e de imediato dizer quem e’ o verdadeiro ganhador da eleicao posteriormente o nosso presidente da republica!!

  5. Olho de Hórus diz:

    Nho Nuno, quem avisa amigo é; é melhor reconheceres a derrota. Me parece que até tens um futuro promissor na política, mas se começares assim, não vais a lado nenhum.

  6. Olho de Hórus diz:

    Eu, dizendo verdade, não te conheço, por isso não te poço julgar; mas há um velho ditado que diz: diga-me com quem andas, te direi quem és. Nesta segunda ronde de eleições, depois de ver todos aqueles conhecidos bandidos da Guiné-Bissau irem apoiar-te, sei que depois de perderes, ias arranjar terceira via: golpe de estado…

  7. mariza diz:

    Pois penso q não existe qlq dúvida em relação a quem tenha ganho estas eleições pk o povo manifestou se ao irem massivamente as urnas, o q este exmo. Sr pretende é criar instabilidade como é habito na Guiné, quem ainda yem dúvidas so possp dizer para fazer apenas um pequeno exercicío mental, não é preciso mt.

    • Levis Jara diz:

      Concordo contigo Mariza. Ele quer criar instabilidade mas também quer aparecer. Espero que não encoste nos militar para dar golpe. O povo da Guiné-Bissau já sofreu muito e jamais tolerá mais um golpe assim como a comunidade internacional. Que reflita bem.

  8. Serifo Candé diz:

    Claro esta, Colombia, Mexico, os madereiros chineses, os barcos Russos e mais lacaios meteram muita pasta nas maos deste ignorante e agora querem resultados.
    Aceita os resultados, até nisto sao mediocres. Disto se trata, têm que começar a ter cultura de trabalho para viverem numa Guiné-Bissau de futuro.
    Vai-te trabalhar Nuno e deixa-nos organizar.

  9. Otniel Omar Martins diz:

    Ma nfala krh essis ka tene keh di fassi? Seh ka tene peh kontan na pidi nha mame pa da elis si bolanhas na Banbadinca peh bai labra…

  10. Levis Jara diz:

    Tenho pena deste Senhor Nuno. O povo da Guiné-Bissau não é parolo. O melhor que este homem deve fazer é reconhecer a derrota. Quem vai para votos deve estar preparado para vitória ou derrota. O senhor foi derrotado. Não tem hipótese.
    O senhor Nuno pensou que é com calúnias que povo ia votar nele. Enganou-se absolutamente. A melhor arma para o combate democrático não são as calúnias mas sim propostas concretas ou projectos para o pais.
    O teu padrinho e grande contestatário dos resultados morreu recentemente e pensamos que o mal acabou (contestação) mas afinal o veneno já estava espalhado. O povo da Guiné-Bissau e a comunidade internacional têm antídoto para este veneno. Poderás vir ganhar na próxima eleição mas deste ano perdestes. É um facto.

  11. Olho de Hórus diz:

    Levis Jara, podes ficar calmo, se ele começa a portar desta maneira, nunca ganhará eleições na Guiné-Bissau; a não ser por terceira via: golpe de estado. Se há coisa que Povo da Guiné-Bissau sabe é mostrar cartão amarelo e ou vermelho, nas urnas, aos imbecis.

  12. Olho de Hórus diz:

    Sei que se depender do teu amigo Fernando Vaz, irás recusar aceitar a derrota, mas na Guiné quem manda é o Dócil Povo Guineu através da arma mais eficaz: votos nas urnas.

  13. Mandindin Mané diz:

    TAL E QUAL KUMBA YALÁ!
    TAL MESTRE, TAL SEGUIDOR!

  14. adulai diz:

    meu caro amigo nuno, por favor reconhece a sua derota, a diferenca é muito, vc nao tinha hepotese… se es democrata de verdade, acede…e da parabens ao seu aversario… para bem estar do nosso pais,…sega de confusao..DEMOCRACIA signefica -PODER DO POVO, entao vamos respeitar a decisao do povo…..

  15. Marcos diz:

    Ja tamos farto dss Ramos Orta. Foi o autor dst falso resultado. Todos sabem q o Nuno e o vencedor dst eleicao.

    • Levis Jara diz:

      Senhor Marcos, o Nuno ganhou com quantos votos? A demos guineense decidiu e está decidido. A demos guineense não são Ramos Horta. Peço ao Senhor Nuno e aos seus apoiantes para que tenham juízos, humildade. Perdeu esta eleições mas poderá ganhar na próxima eleição.

  16. Isnaba diz:

    Nhemedur di caruz ntregadu mancara. ikumel i sinti sabi. dipus ki mbala na moleza, nhemedur di caruz kuma gossi i misti mancara ku mel pa i más sabi inda, pabia i ka misti volta kume caruz.

  17. mussa cande diz:

    o povo da guine ja mais suporta a estas tipos de coissas eleicoes a que ver vencidor e vencido por casso voce e que vencido nos nao ja mais quero instabilidade na guine povo ja escolhio os governante jomav e domingos. espera procima oportunidade nuno nao deixa veneno de kumba entra em voce.

  18. Serifo Candé diz:

    Estes lacaios deviam mais é ter vergonha na cara. Tudo isto sao manobras para que sejam atribuidos de relevancia na nova estrutura do país. Há que ter cuidado com estes brutos montes que só sabem matar. A ver vamos, a Comunidade Internacional deve por cobro a este sufrimento eterno do povo guineense.
    Se nao reconhecer a derrota, nao importa, o JOMAV pode ser quanto antes ser emposado como o novo Presidente da República.
    Quém junta com a podridao acaba fazendo de ridículo é o que aconteceu ao Nuno, estar rodeia de pessoas sem esperanças e forma de vida.

  19. sy diz:

    Nuno , Helder vaz, Nado mandiga, Mantengue e senhores do PRS (partido do ratos e santchus) a maioria do povo nao estao com voçes,na guiné a muitas coisas a fazer, ha bolanhas vazias, juntar pedras no djogoro e outros trabalhos para ajudar o povo, todo mundo sabe que o vosso trabalho nos proximos dias ou meses é derrubar a vontade expresa na urna pelo povo, mas estamos atento para repudiar qualquer actos de vandalismo ou mafioso da vossa parte a guiné vai ser construida na vossa presencia sim voçés. VIVA A DEMOCRACIA VIVA O POVO DA GUINÉ.

  20. viti diz:

    CUNTUM STAU NA ROSTO *nuno*BU PENSA I BANDE, Aquilo que aconteceu no passado nao volta e nem voltara acontecer na Guine-Bissau, se isso acontecer desta vez vamos todos sair nas ruas para mostrar-vos de que a forca e do povo e nao dos militares… LACAIOS…

  21. Gloria diz:

    Pera n’ri indaaaaaaa, anta abo nhu NUNO, kuma ku bu pudi pensa bu na ganha eleison na Guiné-Bissau??? Bu ka tene nin bon imagem…kil kakubas fasi tudu por tudu é tchigantau pa segundu volta ku 25% de votos kontra 41% di Jomav. Bu ta bin imagina kuma bu na ganha eleison???? kkkkkk. SI kontra bu ka sibi kuma ku bu na paga dividas di djintis ku bu pista dinheru pa kurrumpi povu, anta djubi manera. Pabia Guineenses, komunidade internacional é xta ku udju abertu wan. Nô kana pirmiti MAS nin koldadi di fiu manhas. Pabia nô kansa dja. Subrinhu mediku di kumba inventa un deklarason kuma KOUMBA fala pa I NTERADU DIPUS DI BU VITORIA NA PURMERU VOLTA KKKKKKKK. So mintida, i ka sibi kuma mintida tene pé kurtu. Purblema di JOMAV, i tarbadja nan pa si tera, kaba POVO odja ké ki fasi. Por exemplu: Kin ku funda pa mindjeris bata barri ruas di Bissau é pagado 2 000 FCFA pa dia i é tene diritu pa kumida? Kin ku ta paga ba salarios di funcionarios tudu 25 di kada mis? ETC tudu és kusas, JOMAV KU FASIL. Kila ku manda POVO vota nel. Kontan gora ké ku bu fasi pa Guiné-Bissau ku povu ODJA?

    • saído diz:

      Olhemos bem para nós guineenses onde há boa colheita sempre nos procura o lugar onde os porcos nadam..magina um país com 41 anos das suas independência continua sempre na mon dada ..pq que nos fazemos política ou eleição , democracia ,é melhor deixarem de gastar dinheiro que doado aos instituição internacional, com estes saldos não dada só assim, povos que pagam e eles estão sempre de bom , nas antigamente guineenses eram só letra …Ü…. Onde não houve citação das rasas , mas com fracos reitor (políticos) vai levando o país na nova colonização porque o dirigente não preocupa com a vida dos povos o seus problemas é riquezer , ódio vingança

  22. Alexandre Silvestre Alves Almafa diz:

    Nho Nuno voce ainda è novo na politica, ainda tens caminho cumprido para andar na vida sem entrar nos jogos dos politicos falsos ainda tem esperança muito na vida è melhor eceitar o resultados e dados da CNE dissem asssim uma história quem ti avisa è teu amigo è!!!” garandis ta fala sim kuma kusa ta parci ma ikata djuntu!!!.

  23. A reacção do Nabian face a derrota que sofreu nestas eleições em nada me surpreendeu, não fosse ele treinado pelo seu padrinho e “grande morto”, para seguir o caminho da contestação de resultados eleitorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.