Eleições 2014: Nuno Nabiam não concorda com resultados eleitorais publicados pela CNE 

  • Conferência de Imprensa de Nuno Nabiam adiada para quinta-feira

Bissau (ANG, 21 de Maio de 2014) – A directoria de campanha de Nuno Gomes Nabiam, realizou  uma conferência de imprensa ontem, em que afirma que não  reconhece os resultados provisórios anunciados pela CNE, “porquanto não traduzem aquilo que foi a expressão da vontade popular, manifestada nas urnas”.
Num comunicado lido por Joaquim Baldé, do gabinete estratégico, a directoria  disse que irá proceder à impugnação dos resultados perante as instâncias competentes, nomeadamente a CNE e os Tribunais, porquanto “em muitas regiões do pais e mesas de voto, foram registadas fraudes graves que põem em causa a transparência e a justeza do processo e dos resultados eleitorais”.

Também o candidato presidencial independente, Nuno Gomes Nabian, afirmou ontem que os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não correspondem com os detêm a sua Directoria de Campanha.

Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com o Presidente de transição, em que também tomaram parte o vencedor, José Mário Vaz, as chefias militares e outras personalidades nacionais e internacionais, Nabian prometeu uma conferência de imprensa para as 11 horas de hoje, a qual ficou protelada para às 17 horas de quinta-feira, para anunciar a sua posição.

31 Responses to Eleições 2014: Nuno Nabiam não concorda com resultados eleitorais publicados pela CNE 

  1. Mamadu Sila diz:

    sinceramente era só o que nos faltava, devo dizer esses senhores que em democracia nem tudo vale, mais a verdade é que o povo que escolhe.
    Por isso não vale a pena tentar instigar instabilidade, pois antes da realização das segundas voltas o Sr e os seu apoiantes sabiam muitíssimo bem que não iam ter se quer 40% dos votos.
    A guine Bissau precisa de homens e políticos que honram as suas palavras.
    Afinal das contas ninguém perdeu estas eleições, pois, porque a guine esta acima de todos.
    vamos unir todos nós, sem cor partidária de mãos dadas levar o nosso pais para tão importantíssimo desenvolvimento.
    Vive Bissau.
    Mamadu Sila.

    • Levis Jara diz:

      Este senhor Nuno surpreendeu-me muito. Ele está a perder o tempo. Nunca mais votarei nele nas eleições que vier a concorrer. Tem sede do poder de uma forma desmesurada. Fez campanha baseada na calúnias pensando que ia ganhar algumas coisas com isso. O povo da Guiné é um povo sofredor mas digno. Deu mais prova da maturidade e fez a sua escolha.
      Guiné jamais continuará estagnada por causa da imaturidade, falta da humildade deste senhor.
      Eu tenho muito orgulho do povo da Guiné.

      • etiandro antonio sanca diz:

        Que na verdade a Guinea-Bissau vivia muitos anos sem estabilidade politica com sussecivos golpes e entimidaçoes politicas,peço me o candidato Nuno na Biam que respeita os resultados divulgados pela CNE,estamos em démocracia e em democracia o povo que decide,nem apoiantes e nem militares,abaixo os golpistas e vivaa paz .

      • Joaquin Wagna diz:

        Ó Sr Levis Jara gostaria q o Sr dava mais artigos a respeito do nosso vencedor das eleicoes PRESIDENCIAIS .JOAQUIN WAGNA

  2. Olho de Hórus diz:

    Não sei que vontade popular que o senhor Joaquim Baldé está a referir? Dos defuntos De falecidos tio e sogro do Nuno Na Biam no inferno? Porque os guineenses vivos nunca votarão em senhores. Quando vi o senhor Joaquim Baldé, fico arrepiado. Um senhor, cujo pais morreram em Ingoré, vivendo em Bissau, não teve juízo de ir ao funeral; estes tipos, sendo governantes, não terão piedade de ninguém.

  3. Kufu diz:

    Confesso que não imaginava que a candidatura de Nuno Gomes na Biam tinha um gabinete estratégico! Quem são as pessoas que integram esse gabinete? Seja quem forem deviam, por uma questão de honra, pedir desculpas ao Nuno e irem embora! Porque deviam saber que quando se traçam linhas estratégicas para a campanha eleitoral de um candidato deve se ter fundamentalmente em conta a promoção e a reinvenção da imagem positiva do mesmo durante o processo que vai desde a apresentação pública da candidatura ao dia em que faz a primeira declaração após o anuncio dos resultados. Permito-me explicar:
    1º Como é que um candidato como o Nuno na Biam que é um estreante absoluto na cena política nacional, almejando logo o mais alto cargo da magistratura guineense que já trás consigo a desvantagem de ser apadrinhado pelo antigo Presidente da República, o Dr. Kumba Yala (paz eterna a sua alma) e conotado com o actual CEMGFA, o Brigadero General António Injai, tem colada a sua imagem durante a segunda volta, apoiantes como o Nando Vaz, o Hélder Vaz, o Joaquim Baldé e, como se não bastasse, o Doka??!! Digam-me meus caros compatriotas, o nome desses concidadãos nossos retromencionados recorda-vos algo nobre e inspirador ao longo desses ultimos anos, senão ignomínia, derrotas sucessivas, frustração e pacovice?!
    2º Quando o prórpio Nuno na Biam, no palácio da República e perante os orgãos de informação, disse que os resultados anunciados pela CNE não batiam certo com os que a candidatura recebeu a partir de várias assembleias de voto, questionado, duas vezes, por um dos jornalistas presentes “quais os resultados que têm?”, ELE NÃO FOI CAPAZ DE CITAR UM ÚNICO!!!! Meu Deus, o que é isso?! Custava tirar um papel do bolso e mencionar alguns, tipo na mesa de voto X do Círculo Eleitoral Y, segundo os nossos delegados obtivemos 200 votos, mas a CNE anunciou que só conseguimos 150? É um pequeníssimo pormenor que podia conferir alguma credibilidade a sua intenção de contestar os resultados anunciados. Mas, nada! Não se admite que um gabinete estratégico n tenha pensado nisso, não se admite mesmo.
    Meu caro Nuno compreendo que não será nada fácil para si, sobretudo porque suponho ter compromissos a honrar perante os financiadores da sua campanha (Gastaram demasiado dinheiro e de forma ostensiva – um outro erro estratégico crasso!) mas aproveita mostrar que vale muito mais do que os guineenses imaginam e aceita aos resultados, póis a diferença não é de 1,2 3,4 ou 5%, mas de 24%.
    Parabéns pelo resultado alcançado e boa sorte.
    Um grande e fraterno abraço.
    P.S: lamento a extensão do texto é que não sou suficientemente inteligente para ser breve e simples.

    • amilcar ventura diz:

      Estou 100% de acordo contigo Mano Kufu.

    • Levis Jara diz:

      Kufu, concordo com tudo que o escreveu. Não foi extenso. Até hoje não sei quais foram os conteúdos credíveis do programa eleitoral do Nuno. O Nuno foi responsável pela sua própria derrota. Ao aceitar apoio do Nando Vaz (porta-disparates) e companhia limitada que tanto envergonhou o povo guineense; as calúnias como vimos no debate televisivo pensando que com isso ganharia alguma coisa mas enganou-se. Povo da Guiné confia na justiça.

  4. Malam Djalo diz:

    O HOmem que queres paz devia aceitar resultado para nao complicar a situassao , o povo guenenci ja exta cansado eles queria escansar senhor deves procurar corrassao de gello para nao perturbar os cidadao guinencis ta calmo.

  5. MB diz:

    Aceitar resultados mesmo que fraudulentas? A estabilidade passa por fraude nas eleições?

    • Naweik diz:

      O Nuno nunca podia ganhar porque começou a aldrabar as pessoas que é engenheiro,se ele Nuno não concluiu o liceu. Foi estudar para Rússia com 9º ano antigo 5º ano do liceu para fazer curso profissional, obteve a bolsa através da associação Guiné Bissau URSS. Ademais fez muitas falcatruas aqui nos EUA, mente, um homem sem palavra!

    • Levis Jara diz:

      Sr. MB,tu, Nuno e todos que estão a viver nesta ilusão, digam-nos onde é que está a falsidade. Digam-nos para o bem da nação quantos votos foram tirado ao Nuno? Vocês perderam o tempo nas calúnias durante a campanha dizendo que JOMAV roubou mas nunca falaram dos crimes ambientais cometido na Guiné (o corte das árvores, contentores de madeira para China), do avião vendido e por a compra do barco etc…
      MB, atitude de Nuno incentivado por seus maus conselheiros ditou o seu fim politico. Garanto-te que ele nunca ganhará nenhuma eleição. Não é por outra coisa; ele não tem ideias.

  6. Madjo Seidi diz:

    Este o homem esta fazer perder o tempo a Guiné-Bissau que nesta fase do campeonato necessita da injecçao de coragem. Nao se pode perder tempo. Foram 2 anos de estupidez e de incompetencia. Provou-se que a ira do tribalismo imposto os guineenses por pessoas sem alma, o povo guineense duma forma civilizada saoube dizer nao a estes diabos.
    Hoje sao homens porque têm armas e para além da força e de assalto a norte nao têm alternativas de vida. Tudo farao para desestabilizar o país, mas Deus fara a sua justiça, irao todos para o inferno.

  7. O. M diz:

    O dito Nuno quer outra vez que os Militares façam o golpe de estado para poder ser chamado Presidente de transicao, senao ele quer que qualquer coisa como dinheiro ou um lugar no governo. isso nao terá mais lugar na Guiné. Viva a Guiné-Bissau e viva o JOMAV.

  8. Baldé diz:

    querem entimidar o povo mas uma vez!!! vamos la ver onde isso vai acabar,porque ja estamos custumado dos vossos delirios,em todo o caso no campo so tem um arbitro e essas revendicaçoes nao vao abutir em nada,alias nem vamos nos preocuparar porque apesar da recusa dos resultados nao dizeram que ganharam as eleiçoes pois que seria absurdo,acho que qurem dizer teem mais numero dos votantes do que o prononciado,isso é a democracia! So queria dar conselho ao Nuno e seus apoiantes,ele ainda é tao jovem e tem esperanças pela frente que se cuide com aqueles que estao ao seu lado porque teem diplomas de instabilizar a naçao e bater governos ” é misti susai tam”. O povo ja deu a sua decisao e CNE confirmou! Abaixo golpistas,viva GUIné!

  9. Nao sei que tipo de cara que o sr tem para dizer isso depois de ter declarado de que ía aceitar os resultados publiado. Agora nao tou a perceber que tipo de resultados referias. Se os resultados foram a favor,aceitaria referias nee? nem pensar porque isso nao vai acontecer.
    61.9% nao querem o sr como presidente, e até ainda há mais guineenses que nao estao a seu favor.
    TODAS AS COMUNIDADES INTENACIONAIS NAO ESTAO DE ACORDO COM A ATITUDE DO SR NABIAM,
    e isso é uma vergonha e da pena de ver uma vez mais a Guine com a mesma situçao.
    O problema é que, a maioria dos guineenses nao te querem de presidente da republica, nao é o presidente da CNE que nao te quer. Deves enteder isso muito bem claro, e nao ponha a vida dos outros em perigo.

    • Marcos Antonio diz:

      So vc e os burleiros q nao o queriam. Nem a sua mae vai aceitar estes resultados falsificados pelo fato de ter assinado o pacto de aceitar o resultado. Quem sao as comunidades internacionais de jogar acima dos guineenses? como podemos ter um presidente como Jomav? vc pensa q tamos na brincadeira… Somos nos a escolher presidente nao comunidade internacional.

      • O. M diz:

        So os segos e golpistas que podem rejeitar estes resultados, pois querem mais fazer golpes uma vez que estao a ser apoiados pelos militares. As pessoas que defendem os seus interesses particulares e interesses duma Guiné dividida. Se o Nuno tiver a prova que ganhou que lhe apresente.Batraquios do poço.O JOMAV é e será o teu Presidente

  10. GUIGUI diz:

    ACERTAR O PASSO COM O TEMPO:EXERCICIO DEMOCRATICO vs AGITAÇAO / PERTURBAÇAO

    A situação da crónica instabilidade e desconstrução acelerada das instituições de Estado
    que caracteriza o nosso país nesta quase duas décadas, pode ter introduzido no nosso meio
    posturas e quadros mentais anti -sociais e deveras nocivos, aos preceitos morais e cívicos
    elementares, designadamente o de saber estar, conviver em paz e em solidariedade, mas
    não deve ser usada como pretexto para facilmente pôr em causa as regras que estamos com
    muitos esforços ,construindo para o aprofundamento e consolidação da democracia.

    Vem isto a propósito de uma pretensa ʺimpugnaçãoʺ pela Candidatura de NGN, dos
    resultados eleitorais da 2a volta das Presidenciais, que se trama por ai (tao somente,
    porque os desejos que se confundiu com a realidade, numa profunda quimera, não se
    realizaram.) sem qualquer fundamento sério e credível ,pelo menos por enquanto ,não
    se apresentou nada , nadinha….

    Professo uma devoção sacramental pelas eleições livres, justas e transparentes,
    e não menos importante e que sejam pacíficas. Conseguimos isso ….e de que maneira!…

    Infelizmente , apòs rasgados elogios a que fomos alvos , vindos de todos os quadrantes
    e com grande orgulho de todos nós guineenses e nossos amigos, não é que subitamente
    ressuscita, o velho demónio que teima em perseguir –nos, o que em bom francês se chama
    ʺfauteur de troublesʺ, isto é a perturbação gratuita, apesar dos compromissos
    expressos, de respeito do veredito popular, selados por todos os candidatos
    e formações politicas concorrentes ao pleito eleitoral de 2014

    Considero ,face a esta situação, que um dos mais graves erros que se pode
    cometer no exercicio da vida publica e neste caso na politica, é o faltar a palavra.
    Não me refiro ao direito de reclamações por vias legais e democráticas, que assiste
    a todos. Refiro –me, apenas e só, a mentira deliberada ,chantagens, intrigas(trica-trica) encobertas de retoricas que afrontam a inteligência dos guineenses e visam transforma-los
    em meros instrumentos acéfalos, de interesses incofessos. Isso é verdadeiramente revoltante, senão insultante!

    Felizmente hoje, todos os guineenses ,sobretudo os nossos irmãos em Armas,(que hoje
    mais de que nunca, tudo farão para imortalizar, a historia e os atos que fizeram deles, uma
    grande instituição,as gloriosas Forcas Armadas Revolucionarias do Povo, ver Comunicado
    do Gabinete do CEMGFA,20/05/2014 ) estão mais avisados e em condições de compreender
    estes comportamentos e a minha grande satisfação, é que isso ficou claramente traduzido nos
    recentes resultados eleitorais, tanto nas legislativas como nas presidências. Fica aqui uma
    mensagem explicita: le temp des coups tordus est révolu ! Exerçamos todos o direito
    de discordar e de recurso para as instancias competentes, nos termos das leis da Republica. Repudiemos todos a conspiração e entorses aos valores republicanos.

    Viva a Unidade Nacional

    Por uma Guine-Bissau para Todos

    Rui LANDIM

  11. Zair Da Silva Djalo diz:

    Guine ah Guine!!
    A democracia e um sistema de fazer politica boa mas nem por isso a ideal. Os gregos souberam… Os que fazem vida politica sabem-na melhor do que nos que votamos das suas imperfeicoes e manipulacoes. Vamos relevant nosso nivel individualmente como cidadoes de deveres e depois de deveres para com a nossa familia, amigos, vizinhos, bairro, vila, cidade, destructor, regiao e país para que possamos contribuir honestamente para o bem comum. Quando fizermos este esforco com dedicacao e responsabilidade a Guine vai prosperar e tornar-se num lar para todos nos e aqueles que respeitarem a nossa sociedade e seus valores. Guine sera melhor pensada construida e governada por guineenseses que a respeitem e amem na sua diverdidade e edentidade. Tratemos todos como Irmaos!

  12. Olho de Hórus diz:

    Senhor MB, não percebo como é que senhores têm coragem de dizer que houve fraude! Quem organizou as eleições? Não foi vosso governo golpista de transição? Os senhores eram míopes quando PAIGC roubava?
    Sempre quando perdem inventam cada uma para enganar os incautos, mas nós os guineenses não somos sandeus para serem enganados. Querem continuar a traficar drogas, pescar ilegalmente nos nossos mares e devastar as nossas matas. É ou não é, sr.MB?

  13. calabeto costa diz:

    Para obtermos uma correcta imagem de um lider exige a compreensao da sua vida pessoal, o seu desenvolvimento politico e as experiencias do inicio da sua vida que moldam a sua auto-imagem, valores e motivacoes.

    Precisamos tambem de ter uma atencao especial para poder entender os efeitos e os modelos que ele herdou dos seus mentores. Dr. Ashley Weinberg,Senior Professor em Psicologia em Salford Universidade,( Psychology of Politicians( 2012; Cambridge University Press)admite que politicos devem ser constantemente seleccionados para um exame da saude psicologica que garante se “estao em boa posicao para tomar decisoes que concerne o interesse nacional de um Estado.” Pois esse mètodo atè podia resolver o impasse politico que a Guinè -Bissau tem vivido atè o presente.

    A analise da personalidade do lider,o grupo do leadership e politicos devem ser estudadas e examinadas sem esquecer as suas capacidades cognitiva e flexibilidade para adaptar-se a mudanca social. Caso eles nao preencham esses requesitos a unica alternativa pode ser a proibicao do acesso ao- Corredor do Poder -na Guine-Bissau-

  14. Nuno diz:

    Olha o Sr Nabiam se querias ser presidente da republica para servir o povo e defender interesses comuns nao vale a pena ficar a negando o resultado e perdendo o tempo, em vez de perdertdo este tempinho comace com os seus projectos de desenvolvimento assim o povo sabera que es o homens trabalhador, assim mostra que queria ser presidente pra tonar rico na nome dos guiguis, que Deus tira esta mentalidade na povo Guiné-Bissau. ermons no pensa nano Guiné-Bissau no para pensa na bai rico nano estado, tarbadja na estado significa sirve povo, nao servi bu kabeça,

  15. Lénine diz:

    Este MB é um analfabeto acho eu,porque so defende coisas erradas querem continuar a roubar o povo? nao ja chega ok….

  16. Amadú Baldé diz:

    É verdade muita gente tem um orgulho de um ladrão como JOMAV que é muito claro, mas na verdade há muitos analfabetos, com provas do desvio feito por este homem, agora vamos ….

    • Sr amadù balde a maior satisfaçao de um inteligente è de se fazer de ignorante perante um ignorante que pensa que inteligente.para teres coragem de chamar JOMAV que è presidente de Todos guineenses de ladrao e de ignorantes todas pessoas que nele confiam. (Ate bu padiduris bu tchoma di burro) falta de cultura e respeito.alguma vez ja fizeste algo na tua vida para guine bissau?

  17. claudinho claujoca diz:

    irmãos, agora é a hora de trabalhar, e não de ver irmão como um adversario politico, o importante agora é a nossa GUINÉ…
    Todos juntos para um GUINÉ MELHOR, isso faz sentido…

    • Levis Jara diz:

      Sr Claudinho, na politica houve, há e haverá sempre adversários. O confronto de ideias diferentes provoca transformação. Ora o adversário politico não é inimigo. É isso que devemos interiorizar.

  18. Memória diz:

    Kkkkkkkkk…. AMPUS, SR KAFU, ou seja bravo!! Ficaste corto até.

  19. vensam Gomes diz:

    Solisito aos guinénnses ao meu ponto da vista sobre o candidato derotado nas éléções presidenciais da guiné bissau que decorreu no domingo passado. Cadidato derotado tinha recusado exclusivamente os resultados da segunda volta. Porque ele tinha derotado o seu adiversario; por isso não eceitou convencional os resultados devulgados pela CNN. Nhabiam confundiu muito os seus preconseitos com a realidade objectiva dos guinéennesses. De modo a criar as intentonas especclutavas de confianças que ele tinha guardado na basse alargadas nas forças armadas e nos quarteis do pais!
    Infelizimente ele esqueceu que o pais mundou o rumo dos ditadores aos pascificos. Gomes Nhabiam esqueceu que ele é um homem desconhecido politicamente pelos guinéenneses. os votos que ele adiriu nem por menos chegava ai!

  20. Papa Sampa diz:

    Sr. Eng. Nuno Nabiam, pressentimento de um candidato muitas vezes engana o dono, porquê porque muitos dos que estão a bater palmas a sua frente, não todos que vão VOTAR em si, mas sim estão só para saber do teu projecto se credível, caso contrário, teria só 20% dos 100% que estão a sua frente. por isso se a contabilidade é feito por Directorias da cada Campanha, ninguém perdia. Como nunca fui conhecido políticamente na Guiné, é afastar e preparar para próxima Candidatura, não deixa-se queimar pelos outros.olha para sua postura e a dignidade, és novo e com honestidade: mais 5,10,15 anos chegará lá, sem acusações infundadas e acreditemos na justiça diz a Democracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.