Eleições 2014: Nuno Gomes Nabiam desiste da ideia da impugnação dos resultados eleitorais 

Bissau (GBissau, 22 de Maio de 2014) – EXCLUSIVO: Nuno Gomes Nabiam vai desistir da ideia da impugnação dos resultados eleitorais, avançou em exclusivo uma fonte da campanha do candidato independente. 

Entretanto, o Director Nacional da Campanha do candidato presidencial não comenta a informação obtida pela GBissau. Para Juliano Fernandes, “por questões do ofício, cabe ao candidato fazer quaisquer declarações desta natureza”. 
O anúncio de Gomes Nabiam é esperado esta tarde, numa conferência de imprensa a ter lugar às 17 horas, de acordo com uma fonte não autorizada a falar em nome da directoria da campanha. 

O candidato presidencial derrotado na segunda volta das eleicoes presidenciais estava reunido no princípio da tarde de quinta-feira com a cúpula do PAIGC, partido vencedor das legislativas, na sede da Assembleia Nacional Popular, em Bissau. 

Ontem, quarta-feira, Nabiam teve vários encontros com representantes dos organismos internacionais, nomeadamente José Ramos-Horta, Joaquim Chissano, entre outros. 

De acordo com os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) na passada terça-feira, o candidato do PAIGC, José Mário Vaz, venceu a segunda volta das eleições presidenciais com 61.9 por cento dos votos contra o seu adversário Nuno Gomes Nabiam que obteve 38.1 por cento. 

Mas, nos últimos dois dias, Nuno Gomes Nabiam tem recusado a aceitação dos resultados da CNE, tendo afirmado que os mesmos não correspondiam aos dados obtidos pela directoria da sua campanha.

28 Responses to Eleições 2014: Nuno Gomes Nabiam desiste da ideia da impugnação dos resultados eleitorais 

  1. Nada diz:

    Desta vez isso parece que veiu para ficar

  2. Para que Nunu parte para fora da Guine-Bissau, que vem aqui na criaçao de mas coisa que nao abonem em nada neste pais so pelo seu interesse pessoal; Ele esqueceu que ja vendeu um avião da GuineBissau, acabou com a clinica que estava para ajudar os guineense, acessoriou o gabinete de droga do Bobo na Tchuto, nestas eleiçoes foi ele que tem apoio do chefe de estado maior da Guine Bissau, porquê, para defender os seus interesse. Se nao foste a morte do General Nino Vieira, sera que o Nunu ia estar aqui na Guine-Bissau pergunto bem como o Povo da Guine-Bissau. E perciso pensar e repensar a Guine-Bissau, nao para pessoa que vao là para se enriquecerem mas sim para os que estarao la para pensar o pais e o seu povo

    Ele deve saber que neste poucos dis de governaàçao, ele comprou um grande campo de terreno nas zonas de safim, ainda fez a compra de um navio de pesca na Ukrania

    O quê que Nuno esta a pensar,; no dia das eleiçoes, houve no circulo electorial n°28, Distrito 53, Mesa N°1, o Militar votante naquela mesa, chamado tuninho, Coronel, ameacçando o presidente daquela mesa e dizendo perante todo povo presente, que eles militares irao provomer um Golpe de Estado, nao emperem nenguem a vencer as eleiçoes, mas , o que é certo, é que os militares vao fazer um Golpe de Estado. Este militar esta morado no Bairro do Quelele, na entrada de Gambiana

    • MB diz:

      Nhô Renato está louco?! Por que um cidadão teria que deixar o país pra viver no exterior? Já que tens certeza que ele fez isto e aquilo, por que não vais ao Ministério Público fazer denúncia? Só blá-blá-blá…

  3. geraldo suleimane camara diz:

    claramente devemos contestar as nossas opiniões relativamente de aquele que considerarmos é o acontrario da nossa realidade, mas aquilo que é incontestavel devemos deixar de estrumentar regeitar a verdade para não estragar o aquilo que mais necessitamos ao pelo contrario compromitir o nosso futuro e dos nossos filhos.

  4. Olho de Hórus diz:

    Este é o melhor caminho que devias seguir desde início.

  5. Gloria diz:

    QUE DEUS SEJA LOUVADO

  6. Carlos da Silva diz:

    Meu caro irmão Nuno,

    Desistir da sua vã ideia será a melhor decisão que vc podia tomar, caso contrario, esta apenas a prejudicar ainda mais a tua imagem. Quer sim, quer não o resultado ja esta. Portanto tem somente que colaborar para deminuir a tua penitência. Este é o conselho que eu possa dar, agora cabe vc decidir o que vc quer para si.

  7. Isso seria melhor. Seria o caminho um passo positivo para a democratização do pais.
    Essa é a esperança de todos os guineenses.

  8. Isso é melhor para o nosso pais.

  9. mussa cande diz:

    no miste paz na terra

  10. SIND diz:

    A VERDADE ESTA NO POVO QUE VOTOU E QUE DESTA VEZ NAO DEIXOU DE SER ENGANADO COM UM SAQUINHO DE ARROZ PODRE,NUNO DEVE LEMBRAR QUE HAVIAM VARIOS CANDIDATOS, PARA O FINAL FORAM OS DOIS, SE ELE E INTELIGENTE DEVE SABER QUE SO UM GANHARA, ELE NAO PODE ENGANAR NINGUEM PORQUE EMITOU O NOSSO GLORIOSO AMILCAR CABRAL POR SUMBUIA, MAS POR MAS QUE O LOBO VERTE A PELE DE CABRA SEMPRE E LOBO, O QUE ELE TINHA QUE FAZER ERA USAR BARETE VERMELHO COMO AQUELE QUE O MESTRE DELE USAVA, O POVO ESCOLHEU EQUELE QUE UNE TODOS OS GUINEENSES E GANHOU EM TODO O PAIS, MAS TU SO GANHASTE EM CENTRO OIO E TOMBALI, MAS SABEMOS OS QUE LA HABITAM, OBRIGA NABIAM NUNO VC NUNCA SERA PRESIDENTE DA GUINE OU TALVES DO TOMBALI OU NHACRA, ADEUS

  11. zosky diz:

    Nao dou a culpa nenhuma ao senhoe Nuno Nabiam,deve ter muita pressao forte dos seus apoiantes oprtunistas politicos e golpistas como o Nhamadjo,Helder Vaz,Arregado Mantenqute,Nhu Afonso Te,e todos os golpistas.O senhor Nuno esta fabricando uma imagem negativa para o seu futuro na vida politica neste pais.Nao sei porque razao o Nuno se deixa de ser manipulado por estes bandidos.Estamos cansado,o povo esta cansado,vamos continuando assim até quando? O pais tem falta de tudo mas de tudo como sabemos, alias alguns vivem bem mas quantos vivem bem? Nao reconhece o senhor Nuno Nabiam durante a sua campanha de que respeitaria os resultados saidas das urnas! Pergunto ha fraudes nestas eleiçoes como explicou um responsavel golpista? Nao,nao ha fraudes mas sim ha inventonas porque o PRS nao é um partido que perde.O povo julgara este partido nas futuras eleiçoes e nao votar por eles o PRS nao quer a paz neste pais é um partido destruidor e deve ser enterrado definitivamente.Nao queria reagir despois desta segunda volta mas sinto muita vergonha para o Nuno N.

  12. KABU NGÚLI PEDRA SI BU SIBI KUMA BÚ KA TENE RABADA PA KOKOL.

  13. bado diz:

    o povo Guineense precisa dos patriotas. aceitat o resultado a melhor coisa para todos os guiguis

  14. Nunu Nabian diz:

    Guineense tdo ke bona fassi bo bata pensa na diaspra guineense bota matano ku vergonha pali fora pahh

  15. diogenes correia landim diz:

    NNNN (nunu na bian negadur d nada )suma bu muda d ideia d impugna resoltado d CNE , Deus ku sta ku pubis d Guine pabia si bu padrinho ka murri pa es ora fogo pega pa dja , mas no garandis ta fala djissilin ka ta kebra bu bedja dus bias .

  16. YALLA MSUMBA diz:

    GUINÉ NAO É DE FULAS,BIAFADAS,MANJACOS,MANDINGAS,NALUS,ETC,ETC.NEN QUANTOS BALANTAS.ABAIXOS OS TRIBALISTAS VIVA GUINÉ,VIVA NHA POVOS

  17. N'tori Palan diz:

    Guine-Bissau e’ tambem, um pais de bluff! Agitar e provocar a negociacao e lisonja ha muito que da de comer, enriquecer e viver a grande e a francesa! Dianti Son!

  18. mario imbana diz:

    Gostaria pedir ao candidato vencido que se desiste da sua intenção de avançar com processo de impugnação das eleições ocorridas no último fim- de- semana: Por simples razões para o bem do povo da Guinê Bissau, para que haja paz, estabilidade e segurança.
    Ainda ha muitas eleições pela frente para se ganhar! Não vejo importancia da impugnação! apesar de direito lhe assiste de reclamar e recorrer para tribunais exigir o seu direito violado. Entendo que essa “impugnação” não será procedente devido o sistema, para o bem de todos e do povo da Guinê Bissau, pedia lhe que desiste desta intenção. E, que deixe quem ganhar que governe.

  19. Caros colegas,informacao vossa,Nuno Nabiam finalmente aceitou os resultados eleitorais anunciados pela CNE,com isso a Guine-Bissau ja clramente tem um governo e presidente que vao dirigir os destinos de Guineenses nos proximos 4 e 5 anos respetivamente.

    Felicito os dois finalistas da segunda ronda das eleicoes-Jomav pela confianca depositada em si para assumir a mais alta funcao do estado-e para Nuno Nabiam pela sua coragem de agora reconhecer a derrota.

    Viva Guine!

    Sirajo Jalo

  20. Felepo diz:

    Lubu kuma expirmenta ka ta tchudjil curri…Nha ermon bu tenta ma tiru sei pa colatra..bu padrinhu {Antonio Indjai} kossa mas tira rabu! Campu kinti kel mal!!!!

  21. jus diz:

    vamos aplaudir ato de civismo democrata mente apresentado por parte pessoas de Nuno e apoio.
    todos nos conhecemos as historias de cada um dos candidatos, e se eu escolher ladrão é porque sou da mesma cúpula ou pretendo fazer parte…NO ABRI UDJÙ BÒ.
    todos nos somos da Guiné-Bissau, temos que viver a realidade e saber paziguar a situação,de novo PAIGC vamos ver o que vocês vão fazer e que não tinha feito durante 30 anos!
    será que vai ser desta vez mais pior a vingança?
    Masta tito tinha dito que quando PAIGC esta no poder os partidos políticos vão se sabotar e vice versa e PRS esta no poder os partidos políticos vão se sabotar e vice versa…JOMAV devolve dinheiro que angola nos deu????

    • Levis Jara diz:

      Caro Sr. Jus na Guiné-Bissau existe tribunais. Deixemos que este órgão atue em conformidade. Foi este órgão que autorizou a sua candidatura. Ora no estado de direito, uma pessoa é condenado depois do julgamento. Nós não devemos andar a condenar as pessoas na praça pública pondo em causa a atuação da entidade competente.
      Durante a campanha da eleição, o Sr. Nuno e os seu sequazes andaram com esta difamação. O povo não vai atrás da baixeza. O povo quer programa convincente. O povo da Guiné-Bissau de quem eu tenho muito orgulho, não parolo nem troglodita. É um povo que quer ver o sol – liberdade. Não há liberdade se não houver a verdadeira democracia.É no estado democrático que a justiça pode funcionar com total independência graças a separação dos poderes.
      Sr.Jus,eu não concordo com boatos de que JOMAV roubou milhões e Nuno vendeu avião, mandou cortar árvores milenares enviando contentores de maneira para China ou compra duvidosa de um barco de pesca ucraniano. Enquanto ninguém é julgado e condenado considero como sendo boatos. Quanto a devastação da floresta, se for a vida a verdade é um crime muito grave contra o ambiente. E isso vale centenas de milhões. Para terminar, queria dizer o seguinte: o nosso sentimentalismo não deve suprimir a nossa racionalidade. Deve haver equilíbrio.

  22. etiandro antonio sanca diz:

    Carros compatriotas,sempre que deviamos pautar pelo o diálogo e a paz que São os meios de encontrar soluções,desejo todos os cidadoes eleitores guinienses que votaram a força e coragem de que agiram duma forma possitiva para a escolha de um novo presidente,viva a paz,viva a democracia e viva a república da Guiné Bissau.

  23. Alto Mestre Chinês diz:

    Nuno pera n´kontau um istoria kurtu ku garandis di aonti conta kuma cibu ainda caminhu ku tchiu curva batadati bu lembra ribanta cintidu tras!!!!di fabur nha ermon sai na metadi di grupus golpista!pubis di guinè-bissaù misti paz na terra.

  24. viti diz:

    Sr.MB nada bo ka pudi so boka ki bo tene, deixem o TININHO /MILITAR DA MARINHA DE GUERRA em PAZ o seu dia ha-de chegar, nao ha nada no mundo que nqo tem o fim.esperemos com tranquilidade para vermos o que ira acontecer daqui para frente.
    O que eu sei so existe um unico Deus que e para todos, mas se ele TININHO achar de que ele e Deus, pronto que faca o que bem enteder,deixemos que a bola role.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.