Bubo Na Tchuto admitiu conspirar para a introdução de cocaína nos EUA

Contra-almirante José Américo Bubo Na Tchutu

Washington (GBissau, 4 de Junho de 2014) – O ex-chefe de estado-maior da marinha guineense, José Américo Bubo Na Tchuto, assumiu-se culpado de conspirar para a introdução cocaína nos Estados Unidos, através das redes de narcotráfico sul-americanas que operam na África Ocidental.

Esta era pois uma das acusações que impendia sobre aquele “barão da cocaína” guineense e pela qual incorria a condenação a pena de prisão perpetua.

Por Nelson Herbert, em Washington


Entretanto antecipando o julgamento do caso que deveria ter tido inicio na última segunda-feira num tribunal em Nova Iorque, a representação legal daquela alta patente das Forças Armadas guineenses (e na sequência de audiências ocorridas em Maio último) entendeu jogar a “toalha ao tapete”, abandonando por conseguinte a estratégia inicial de defesa .

Ao optar  pela colaboração plena de Bubo Na Tchuto, a defesa reforca assim a determinacao de Washington  na desmontagem da rede de narco-terrorismo oeste africana  de que aquele militar guineense era um dos cabecilhas. E com a  decisão , as autoridades judiciárias norte-americanas dão por encerrado o caso.

Diga-se um desfecho ao jeito da investigação criminal norte-americana e que implicará por certo a revelação de mais nomes, alguns dos quais membros do governo de transição cessante e da nomenclatura militar da Guiné-Bissau.

JOSÉ AMÉRICO BUBO NA TCHUTO

JOSÉ AMÉRICO BUBO NA TCHUTO

O “Guilty Plea” ou a Confissão de Culpa é um “expediente” comum no sistema judiciário norte-americano a que, frequentemente se recorre para casos do genero, envolvendo particularmente os “barroes da droga” , presas do emaranhado e implacavel “tentaculo” da justica norte americana.  (Ver caso Jesus Eduardo Valencia Arbelaez) .   Uma solucao alternativa  que normalmente resulta na atenuação das penas.

Entretanto, tanto Sabrina Shroff , a advogada de defesa de Na Tchuto (por mim contactada a propósito) como o procurador da justiça de Nova Iorque , Preet Bharara assim como a própria Agência Americana de Combate a Droga (DEA) declinaram comentar à imprensa os contornos do caso Bubo Na Tchuto…e a eventual implicação da “saída” encontrada, na pena a aplicar ao “barão da droga” guineense.

Recorde-se que Papis Djeme e Tchamy Yala declararam-se recentemente perante o tribunal do distrito sul de Nova Iorque, culpados de conspiração para a introdução de cocaína sul-americana nos Estados Unidos. Ambos eram antigos colaboradores do ex-chefe de Estado-Maior da Marinha da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto,

O acordo judicial e o seu consequente “encerramento” ocorre precisamente um anos depois da detenção de Bubo Na Tchuto na costa da Guiné-Bissau e na sequência de uma mega operação encoberta montada pela Agência de Combate à Droga dos Estados Unidos (DEA) e em vésperas de cessação de funções do governo de transição saído do golpe militar liderado por António Indjai.

Carregue no link para ler a notícia sobre o caso Jesus Eduardo Valencia Arbelaez

44 Responses to Bubo Na Tchuto admitiu conspirar para a introdução de cocaína nos EUA

  1. Olho de Hórus diz:

    Estás ferrado!

  2. Marcelo Aratum diz:

    Não consigo ver o desrespeito dos EUA sobre o Estado da GB. Guiné-Bissau não produz cocaína e muito menos Na Tchuto. Mas, infelizmente a justiça se procede dos mais fortes, e deu nisso. Sendo assim, todo o mundo aplaudiu inclusive os guineenses. Óbvio, dos guineenses, pode-se esperar de tudo. O aplauso cego sobre o sequestro deste antigo combatente da libertação do nosso país, simplesmente vai provocar inquietação e debate constante no país. Será que o novo governo vai ficar omisso a respeito? Lembrando que os americanos não sequestraram Na Tchuto por causa da desestabilização interna, até porque isso não lhes interessa, na verdade é exibir, como de sempre, as suas falaciosas forças acima dos fracos. Espero que praticam a mesma ação nos países, exceto os da África Negra, mas, na China, Irã, Brasil, ou seja, os países em que a sociedade não é posta na vulnerabilidade mental. Mas fazer o quê? Simplesmente engolir a seco.
    Marcelo Aratum

    • es mesmo super inteligente.kkkkkkkkkkkk

    • quesant diz:

      Marcelo,gostei muito da sua abordagem.
      infelizmente neste só impera a justiça dos mais fortes, porque só um “forte” pode violar o território suberano para prender o seu desafeto contrariamente ao que a lei prega. O triste de tudo é ver e ouvir os aplausos dos próprios guineenses pro esta acção Norte Americana.

      também não de se alarmar quanto a isso, pois, são simplesmente jumentos e cegos que nem sabem se posicionar pois, padecem preconceito e ignorância no seu nível mais alto. pensam pequeno e são alienados infelizmente.

  3. Lénine diz:

    Marcelino vai se lixar ok sabias muito bem o mal que este fenomino fazia a populaçao da Guiné ? e de resto estas a defender o indefensavel ou tas mitido nisso tb.

  4. Proff diz:

    Marcelino tu es muito engraçado vai a mrd .

  5. Sr Marcelinno desculpe la.qual antigo conbatente da liberdade da patria?a quantos anos tomamos a independencia?quantos anos tem o traficante BUBU?quantos anos tem o outro traficante antonio injai ha 40 anos?deveriam estar na zona libertada e isto nao lhes dá o direito de manchar o bom nome dos antigos combatentes da liberdade da patria.agora nao podemos a estar a defender estes malfeitores,traficantes,que vestem a farda que é a nossa bandeira,só pq estiveram na zona libertada.se predendem defender traficantes nao se refuziam nos antigos combatentes pq estes sim deram as suas vidas para que tu mesmo tenhas a liberdade de escreveres.antigos combatentes nao sao traficantes

    • buba djau diz:

      senhor marcelo na verdade tu nâo passas de uma inocente. deixe eu te esplicar, um cara tipo bubo mereço a que merece visto que nos ultimos tempos ele sâo uma das maior cumplice nas instablilidade do pais, venda de drogas, trafico de armas e assacinatos, torturas aos altos derigente do pais e o povo a viver numa miseria. e tu achas que isso è bom ou o povo guineense mereço isso e andas a dizer que a dentençÂo do bubo na tchuto todo mundo apludio e o povo guineese tambem. vai pra tua, mal informado.

  6. Sisto diz:

    ÔH SENHOR MARCELO TU FALAS MESMO ATOA

  7. from Badorra diz:

    estou plenamente de acordo com vc jose caliba sao mentirosos k andao nos enganar k sao combatentes da patria.para Marçalino meu se es 1 verdadeiro patriota nao devia defender estes cabrons k tanto fizer sofrer este povo.

  8. Quem comete o mal paga-se por ele…! Já deu o que deu ponto final.

    Que serva do exemplo à aqueles que ainda faltam por se apurar.

    Bo na bati arvores na djené bo pensa kuma abos ki dunus de terra, ma dia medunhu na djiga pa bos no dé ku bo na thora bo nhamé dintis. DEUS I GARANDI!!!!!!

  9. watchacatheu diz:

    TODOS PODEM ATE ESTAREM CERTOS.EU NUNCA APOIARIA UM TRAFICANTE SEJA ELE QUEM FOR. MAS PORQUE VOCES NÃO MENCIONAM OS NOMES DOS MAIORES TRAFICANTES DA GUINE-BISSAU/ NESTE CASO O ANTIGO PRIMEIRO MINISTRO CARLOS GOMES JUNIOR E O SEU AFILIADO JOSE ZAMORA INDUTA. OS QUAIS TRANSFORMARAM O HOTEL MAR AZUL DE QUINHAMEL COMO HOTEL NARCO-COCAÍNA, ATE OS PAPEIS DONOS DE HORTAS DE CAJU ERAM IMPEDIDOS DE ENTRAREM E PEGAREM OS SEUS CAJUS.
    SEUS HIPÓCRITAS, SEJAM HOMENS HONESTOS.. MAIS VALE MORRER COMO HOMEM COM A VERDADE NA BOCA PARA NÃO SER JULGADO POR DEUS DO QUE MORRER COMO FALSO, HIPÓCRITA, MENTIROSO E DEPOIS PASSAR PELO JULGAMENTO DE DEUS.
    REPENSEM
    ABRAÇO

    • veiga diz:

      Nó ka pudi, ó mindjor bu ka pudi fasi hé acusason pa kil dus djintis, pabia si bu pididu bardade nundé ki bu tenel! Pabia di és koldadi kusa el ku manda manga de djintis matadu, watchacatcheu, dixa Natchut na kil kau i abó fika na di bó

    • Badio diz:

      Es mesmo idiota. Andavas a comer migalhas dos traficantes. Agora que o tei padrinho foi preso vais ter que trabalhar. Seu pulha

  10. carlos camara diz:

    A HIPOCRESIA É A PIOR DOÊNÇA QUE EXISTE NO SER HUMANO,SÓ O SR.MARCELO QUE NÃO VÊ O TRANSTORNO QUE ESTE NARCO-TRÁFICO TROUCE PARA O NOSSO PAÍS A GUINÉ-BISSAU PORTANTO PÁRA COM ESTA DEMAGOGIA.NINGUÉM ESTÁ A CIMA DA NOSSA TERRA, ESTE PAÍS A GUINÉ-BISSAU É UM PAÍS SAGRADO TODO E QUALQUER PESSOA QUE GOSÁSSE COM ELA PAGA CARO.A GUINÉ DEVE SER CHAMADO CÁ SE FAZ CÁ SE PAGA.

  11. Felepo diz:

    A Guine Bissau nao produz cocaina e nem tao pouco fabrica misseis terra-ar exportados para Colombia com o carimbo/assinatura dos chamados COMBATENTES DA LIBERDADE DA PATRIA ..Antonio Indjai&comp.O povo Guineense oonhece os verdadeiros COMBATENTES DA LIBERDADE DA PATRIA.

  12. Robbin Enzieh diz:

    Marcelo, parabéns por toda essa merda que falaste. Usou palavras “bonitas” para falar asneiras. Onde o Bubo foi combatente pela libertação da nossa pátria? O bubo não passa de um militar corrupto e de um ser humano sem escrúpulos. Viste a casa que ele construiu em Guine? Viste os carros que ele e a familia dele usavam e ainda usam? Pois reflita suas ideias malucas antes de falar bobagens. Por mim o Buba pegaria prisão perpetua sim ou melhor, pena de morte. Nós Guineense não merecemos pessoas que como o Bubo, essas cuja ideia de que Guine eh deles e nele podem fazer o que bem entendem.

    Veja lá… Na próxima vez não ponhas sua vulnerabilidade mental em evidencia. Disfarce-se um pouco seu idiota.

  13. Mandindin Mané diz:

    WATCHACATCHEU – TU É UM TÍPICO GUINEENSES DE RUA, DE JORNAL DI TABANCA… FOMENTADOR DE INTRIGAS, BOATOS SEM RESPONSABILIDADES. SE TENS PROVA DO ENVOLVIMENTO DE CADOGO E OUTROS NO TRÁFICO, PORQUE NÃO PASSAS ESTAS PROVAS PARA OS AMERICANOS. ELES VÃO TE AGRADECER E TALVEZ VÃO ATÉ TE ARRANJAR UM LABAREMO…. E POR OUTRO LADO ESTARÁS PRESTANDO UM BOM SERVIÇO PARA A GUINÉ, AJUDANDO A LIMPAR A SUJEIRA QUE É O TRÁFICO E OS TRAFICANTES. FICAR ACUSANDO SEM TER PROVA É CRIME. MAS PARECE QUE NÃO TENS PROVA DE NADA E ESTÁS COM DOR NO PEITO DE BUBO SER PRESO, TALVEZ PORQUE ELE TE SUSTENTAVA. AGUENTA QUE ELE NÃO TERÁ UMA VIDA FÁCIL NAS PRISÕES DA AMERICA E PELO MENOS ESTA NÃO CONTINUARÁ A MANCHAR O NOME DOS VERDADEIROS COMBATENTES DE LIBERDADE DA PÁTRIA.

  14. SINCERAMENTE HA PESSOAS QUE NAO SABEM O QUE ESCREVEM.ESTE SENHOR WATCHACATCHEU QUE NEM SABE O QUE SIGNIFICA WATCHACATCHEU EM BOM CRIOLO DE CACHEU DA SILVA FALA SEM TER NOCAO DO QUE DIZ.CHAMAR O CADOGO DE TRAFICANTE E ZAMORA INDUTA DEVE SER A PIOR BAIXARIA QUE UM SER HUMANO PODE ACEITAR:O CADOGO PODE SER O QUE MUITOS LHE ACUSAM COMO O ZAMORA MAS EU DESAFIO ESTE CAMARADA QUE APRESENTE ALGUM RELATORIO DE INVESTIGACAO JUDICIARIA ONDE CONSTA OS SEUS NOMES NO QUE REFERE AO TRAFICO DE DROGAS.PARA ESCREVER ESTAS ACUSACOES É PRECISO MUITA RESPONSABLIDADE E TER ACERTEZA DO QUE ESTA A ESCREVER.MAS MUITA GENTE FAZ COMENTARIOS SEM SABER O QUE ESTAO A ESCREVER.ISTO CHAMA-SE PESSOAS INOCENTES(INCULTAS,IGNRANTES)PQ SE ASSIM FOSSE O CADOGO NUNCA IRIA SER RECEBIDO NA CASA BRANCA PELO OBAMA:O OBAMA NUNCA RECEBE UMA PESSOA SEM QUE QUE A SUA VIDA SEJA VASCULADA AOS PROMENORES.ISTO É SÓ PARA TI FAZER SABER QUE NAO SABES O QUE DIZES.LEIA MAIS E PENSE UM POUCO ANTES DE ESCREVER TONTARIAS

  15. Felepo diz:

    Exatamente nha ermon Madindin Mane! Nao podemos deixar um grupo de Narco-Heads desvalorizar os sacrificios dos nossos VERDADEIROS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PATRIA!O Bubo esta’ cooperando com a justica Americana {DEA}oferecendo a lista dos piores Baroes das Drogas que ainda andam nas nossas pracas de Bissau! O tempo dira’!

  16. yano diz:

    OLHA PALHAÇO MARCELBUDA GUINE I KA DI BU PAPE NIN DI CONJUNTURAS DE BANDIDUS KI KA COMBATENTI DI NÓ TERRA COMBAT I DJINTI KI DÁ PRÓPI OBRIDO PABIA BU BURU DÉÉÉÉÉKKKKKKKKKKK.

  17. Mauricio Amin diz:

    E triste o que aconteceu com Almirante Bubu Na Tchuta, mas e preciso acabar com impunidade. ninguém de nós aceita que outro pessoa de outro lado arremesse sujeira em sua casa, foi oque aconteceu com os Americanos, se a justiça da GB não tem capacidade de acabar com aquela barbaridade nós os fazemos, form lá prenderam Bubu, ponto final.possivelmente Cocaína que Ele ajudo introduzir nos Estados Unidos estragou vida de muitas gentes principalmente os mais vulneráveis Crianças. peço A desculpa a quem se sente ofendido com a minha mensagem, mas Este e um bom exemplo para que GB segue. Lembrando que ninguém esta em cima da lei!!!!!!!!!

  18. John diz:

    Tudo a maneira americana, atenuação da pena, mas em troca o José Américo entregou os amigos do negócio a DEA….

  19. Olho de Hórus diz:

    —-Olhe, deixem de mascarar com o nome de Antigos Combatentes para continuar a fazer guineenses comer o pão que diabo amassou. Penso que os verdadeiros Antigos Combatentes é que são culpados, porque deixaram muitos bandidos, aproveitando da desordem do PAIGC e que igualmente contaminou o país, por não terem bases de dados das pessoas que efectivamente participaram na luta de libertação, para se auto intitularem de antigos combatentes. Eu sou médico, no dia em que descobrir um médico falso (charlatão), vou denuncia-lo, porque não quero que a imagem dos médicos sejam manchadas. Cabe aos verdadeiros Antigos Combatentes denunciar antigos combatentes falsos. Há antigos combatentes que até parece que começaram a lutar dos úteros das suas mães!—-

    • N'tori Palan diz:

      – A maioria deles, dos poucos ainda em vida, nao sabem ler nem escrever e vivem na mais complete miseria! Como podem absterem-se da luta pela sobrevivencia para se empenharem na denuncia dos falsos combatentes?

  20. Antonio da costa diz:

    Mas eu nao entendo certas pessoas ainda com as mentalidades monotonas opurtunistas intereceiras aproveitadoras e falcas.Infelismente temos algo em comun q e a nossa Guine Bissau,
    Senhoras/Senhores por mim nem se o Bubo fosse Amilcar Cabral o maior e melhor lutador de todos do palop ou seja o Ex Presidente Nino Viera e venha a cometer essas suicidas das drogas que foram cometidas na guine que pague por ela , embora a justice daquele pais e zero mas sempre contamos com a justice devino ,mesmo k fosse o meu Pai por bem daquele Pais terei a mesma optica de ver o caso.
    Peco os guineenses que olhem para a guine acima de tudo deixem interece de lado e parem com as acusacoes infundadas que nunca tem o autor , e so ( n’hgobi,e fala,etc. ). Temos que parar com isso que as pessoas falam aquilo que tenham a certeza .
    Vamos continuar a lutar tds nos somos filho da guine.

  21. Olho de hórus diz:

    Cooperar com justiça americana, significa botar boca na trombone; quer dizer fornecer nomes dos amigos de …; o Bubo está sujo de lama, se sacudir corpo, muita gente vai ficar suja na Guiné-Bissau e não só. Mas é bom americanos levar estes imbecis, assim os guineenses ficam com sonos tranquilos sem pesadelos. Nas prisões americanas os mais fortes têm tendência em usar cu dos mais fracos!

  22. Peter lopes diz:

    Este espaço deixa de ter o sabor que merece ter, o de troca de ideias e de aprendizagem com as opiniões dos outros. Em resumo, a complementaridade! Infelizmente passou a ser uma tribuna de insultos e de indecência por excelência. é triste constatar que muitos dos nossos compatriotas perderam a noçao do RESPEITO para com os outros. Quem tem realmente argumentos nao precisa de recorrer ao insulto para justificar a sua posiçao. A ausência de capacidade de abordagem, de falta de informações sobre determinados assuntos, é que leva pessoas a incurtarem o caminho com base em insultos. Sobre a aprensao do Bubo cada guineense tem a sua opiniao e cada um de nós tem o direito de opinar mas nao com insultos. Tenhamos a civilidade de aprender a discutir sem insultar. A agressao nao é só física, tambem é verbal. E uma língua que promove só insultos contribui para ódio, vingança e instabilidade.
    Obrigado

    • Levis Jara diz:

      Boa tarde Sr. Peter, concordo com o que acabou de escrever. Já notei disso com alguma inquietação.
      Há muitos juízes neste espaço que julgam e condenam ou no mínimo fomentam e espalham boatos. Há tendência de pormos quase toda gente na moleirinha.
      Quanto ao Bubo, só queria dizer que ele é um ser humano como qualquer um nós, vulnerável para cometer erros. Os nossos erros não anulam o bem que praticámos. O bem e o mal praticado fazem parte da história de todos nós.
      Não devemos branquear o seu papel de Bubo na luta de libertação e se realmente estava metido no negócio de droga, seria bom esperássemos pelo fim do julgamento.
      Portanto, pessoalmente não posso nem devo afirmar categoricamente que Bubo cometeu crimes de que é acusado porque provas. Só sei que foi preso, acusado e confessado. Espero pelo o seu julgamento. Uma pessoa só é condenado ou absolvida depois do julgamento.
      Se durante o julgamento o ministério público apresentar provas convincentes, espero que seja duramente condenado. Esperemos com paciência.
      E se tiver alguns cúmplices, que os denuncie para que a limpeza seja total.

      A droga é um cancro que deve ser combatido sem tréguas. Ela atrai pessoas sem escrúpulos,gananciosos e criminosos.Põe em causa a paz social, a saúde mental e física.

  23. Carlos Martins diz:

    Embora seja seja português e professor aposentado, tenho a Guine no coração,vivo com alegria os momentos bons e sofro com os momentos maus. Este caso do narcotráfico é um momento muito mau e o povo guineense,esse maravilhoso povo, não merece o que esses traficantes lhe estão fazendo. Com a ânsia do lucro desmedido, lançam famílias inteiras para a miséria e para a doença sem se importarem, a não ser com o seu próprio bem estar. Se são antigos combatentes ou não, não podem, nem devem, ser julgados por isso, mas a coberto dessa situação não podem fazer o que lhes apetece, quando o que lhes apetece, é muito mau para toda a gente. Faço votos para que os infractores sejam exemplarmente castigados, se possível, pelas autoridades guineenses e que não seja preciso que a justiça venha de fora, embora justiça seja sempre justiça, venha ela de onde vier.

  24. Pedro Wangna diz:

    O estados unidos de america está colocando pedados em si mesmo.
    O contra almirante Bubu natchuto nao é cultivador das drogas….
    se os americanos querem ser pessoas sem pecado no mundo devem atacar a colombia e julga-las pela inplantaçao das drogas….

  25. Domingos mafavisse diz:

    o trafeco de droga deve ser combatida a parti daonde sair essas drogas que faz as pessoas k meta nesse nogocio sujo

  26. zosky diz:

    Para quem quizer saber sobre o trafico de drogas ha documentarios a ver,aqui vai: youtube COCAINE WAR EPO3 SOUS L’EAU, descubrindo sucessivamente outros episodios bem intéressantes.- Sobre o caso do senhor Bubo mesmo que houve o trafico de drogas o problema era outro,havia uma guerra interna entre o Bubo e o senhor Antonio Indjai para o posto de general das forças armadas e foi assim que havia tentativas de golpes militares na guiné de seis em seis meses agora pergunto sao estes os libertadores do nosso pais? Que respeito podemos reservar a estes dois homens? Como poderiamos chama-los? Por fim quem sofria das consequencias destes dois homens? Penso que somos nos os guineenses e mais ninguem. Obrigado guine bissau.com

  27. zosky diz:

    A reportagem mais completa é esta: CARTELS DE DROGUE AU MEXIQUE/REPORTAGE CHOC COMPLET

  28. BARDADI diz:

    Nha ermon informe-se: Existe uma cooperacao bi-lateral entre Colombia/USA. Uma cooperacao secular que envolve o COMBATE de trafico de drogas, Seguranca,Comercio etc etc. Ninguem esta’ dizendo que os USA e’ um Paraiso!Posso ate’dizer que nos USA o $$$$ fala e a Merda anda por esses caminhos! Finalmente todos os Guineenses sabem que a Guine -Bissau nao cultiva drogas e nem tao pouco fabrica MISSEIS TERRA-AR encontrados nas maos dos COLOMBIANOS vindos da Guine-Bissau.

  29. zosky diz:

    Obrigado meu irmao,sabemos todos que ninguém cultiva esse produto na guiné mas com golpes militares sucessivas de seis em seis meses o pais esta abandonado e a comunidade internacional nos esqueceu completamente, os nossos governantes e alguns dos nossos militares para se enriquecer tem que entrar neste comercio. Tudo isto nao é bom para a Guiné. Djarama.

  30. JahR diz:

    Muitas das pessoas que aqui estao, tao a falar a toa, a falsa informacao que ai esta ninguem comenta ..
    Desde quando Bubu e barao de droga? foi mais um trampolin de passagem para os estados unidos, usufruindo a forca da marinha, tinha facildades de transporte.
    e podem ter a certeza que de uma vez implicados os americanos nisso, nao estao a procura de chefes de estado guineenses e sim de reais baroes de drgoga.
    Fica a dica.
    Pensem bem e a DEA nao e PM guineense!

  31. JahR diz:

    Open your eyes my people
    Muitos inteligentes poucos espertos, e tudo distração .. Esperem o desenrolar da situação ..

  32. adetenção de bubo servirá de exemplo para o país começar contolar zonas insolar do territorio nacional, do meu ponto de vista vi que esta detnção é uma fraude lenta por parte do EUA em colobração com CABO-VERDE, por que a guiné não se fabrica a cocoiana tudo vem de fora principalmente america de latina, culpado nessa materia são os fabrigantes e não otirizador.

    • Badio diz:

      Nabaman, vê se logo. O atrasado mental que tu és. É bom que comoces a trabalhar porque o teu padrinho vai passar muito tempo na pildra

    • Badio diz:

      Naboman és um triste.volta para o teu buraco e enterra te. És tao servilista que preferias estar ao lado do teu dono. Vai trabalhar, a boa vida acabou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.