Gâmbia oferece 12 viaturas à presidência da Guiné-Bissau

Bissau (ANGOP, 24 de Junho de 2014) – A Gâmbia ofereceu nesta terça-feira 12 viaturas à presidência da Guiné-Bissau em nome da “solidariedade pan-africana”, anunciou o ministro dos Transportes gambiano, Bala Ba, que entregou os carros em Bissau.

Os jipes chegaram à capital guineense no sábado para apoio logístico à cerimónia de posse de José Mário Vaz como Presidente da República, realizada na segunda-feira, mas por decisão do Presidente da Gâmbia, Yaya Jameh, vão ficar à disposição da presidência.

Bala Ba apontou Yaya Jameh como um defensor do ideal de uma África unida e “com este gesto mostra a sua solidariedade para com a Guiné-Bissau”, referiu, pedindo ao povo guineense que se una às autoridades do país.

Ao receber as viaturas, o Presidente guineense afirmou que os carros vão “colmatar algumas dificuldades” em termos da frota da presidência.

“A Gâmbia é um país irmão. Digam ao presidente Jameh que a Guiné-Bissau é seu país também”, observou José Mário Vaz, ao dirigir-se ao ministro gambiano.

O novo Presidente guineense prometeu fazer “tudo o que for possível” para ajudar a Gâmbia.

José Mário Vaz, que ainda não se mudou para o Palácio da Presidência, recebeu as 12 viaturas na sua residência, no bairro Chão de Papel.

 

9 Responses to Gâmbia oferece 12 viaturas à presidência da Guiné-Bissau

  1. Quenhima Sané diz:

    AL LUMBARA GAMBI MOLE .ALI BARKA IAIA JEME…
    MUITO OBRIGADO POVO
    DE GAMBIA.
    MUITO OBRIGADO.
    SR. PRESIDENTE
    IAIA JEME

  2. Salupeto Pena diz:

    ESMOLAS ESMOLAS ESMOLAS, QUE ESMOLAS DE POUCA VERGONHA……

  3. Peter lopes diz:

    Um ditador a oferecer viaturas…A mao que dá sempre em cima está!

  4. ha gente que por nao ter nada para falar criticam tdo o que mexe.nós tivemos um ditador durante quase duas decadas que nada construiu e temos coragem de chamar presidente de um país que temo tamanho da regiao de tombali e que esta na clase dos mais desemvolvidos e organizados da africa ocidental de ditador,que por livre vontade ofereceu viaturas que tanto nos faz falta.ha genta mal agradecido(malbecidos).só podiamos dizer obrigado(djarrama)yaya djameh.

  5. Calabeto Costa diz:

    O antropologo/ Sociologo Marcel Mauss tem argumentado no seu livro intitulado ” The Gift, p. 90-107″ que uma “oferta/ prenda” nunca pode ser livre.
    Ele adianta que a historia da humanidade està marcada de exemplos que indicam que a” oferta/ prenda” exige a reciprocidade, isto é a retribuicao.

    Ele salientou tres pontos da responsabilidadeno que concerne a “oferta/prenda”:

    1-dar algo a alguem/ou oferecer, significa o passo inicial necessario para para criar e manter relecionmamentos;
    2-Receber a oferta- dado que recusar receber a oferta significa a recusa da relacao;
    3-Devolver a oferta significa a demonstracao da sua honra e riqueza.

    Com isto gostaria de dizer que a oferta de 12 viaturas ao novo governo eleito da Guine-Bissau por parte do Presidente da Gambia insere-se no plano nr. 1 dos 3 pontos da responsabilidade de Marcel Mauss. Nesta fase inicial o novo governo deve dar prioridade as relacoes estrategicas baseadas em confianca mutua com os paises vizinhos porque partilhamos a mesma cultura e vivemos o mesmo problema quotidiano. E´esta a essencia da Diplomacia que o Governo de Jomav deve implementar na primeira fase.

  6. Olho de hórus diz:

    Os grandes bandidos e ditadores são alguns dos nossos patrícios que, depois de terminar o desastroso período de transição que eles obrigaram ao povo da Guiné-Bissau através de um golpe do estado, limparam tudo das estruturas do estado incluindo carros, deixando estado sem nada, agora gambia, em nome da solidariedade, ofereceu-nos 12 viaturas, ainda existe alguém a criticar.

  7. gaiquia diz:

    ola calabeto costa ,desculpa la eu como guinnees vc devem perceber muito bem que yahya djeme ele nao é alguem que vc pença.obrigado.

  8. serifo Barai diz:

    Guine pudi ba sim ofertas do gambianos. No ka pudi bata passanta no cabeca estes tipos de vergonhas…ate quando?
    Ami pessoalmente I vitima de instabilidade ki existe na guine desde… mas pede simolas ku toma ofertas qualquer maneira kana djudano. No mas kila… so pa no mara rabada…

  9. Ricardo diz:

    Pati me cata ndjutidu. Ma Guiné-Bissau tambe no dibdi passa dja e tipu di cussas. te Gambia tam anos tem cu ba ta ricibi se carro pa Presidencia? Não ami mpensa no dibdi patidu carru pa utru cussas i ca pa presidência. Es pa kistom di no segurança. aos um dia tecnologia automobilístico evolui dimas , i ca ta sibidu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.