Orgânica do Governo sugere 16 ministérios e 11 secretarias de estado – Exclusivo da GBissau

Bissau (GBissau, 28 de Junho de 2014) – EXCLUSIVO: O Governo do Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira terá 16 pastas ministeriais e 11 secretarias de estado, de acordo com um documento a que a GBissau.com teve acesso, em exclusivo.

Embora se já ainda possível algumas alterações da última hora, o novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau pretende apresentar a seguinte orgânica governativa, estando a sua preparação na fase final, revela uma fonte da GBissau.

Ministérios: 

  • Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (1)
  • Ministério da Defesa Nacional (2)
  • Ministério da Administração Interna (3)
  • Ministério da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares (4)
  • Ministério da Função Publica e Reforma Administrativa (5)
  • Ministério da Mulher, Família e Coesão Social (6)
  • Ministério da Educação (7)
  • Ministério da Justiça (8)
  • Ministério da Saúde (9)
  • Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (10)
  • Ministério das Obras Publicas, Construções e Infra-estruturas (11)
  • Ministério dos Recursos Naturais (12)
  • Ministério da Energia e da Industria (13)
  • Ministério da Economia e das Finanças (14)
  • Ministério do Comercio e do Artesanato (15)
  • Ministério das Pescas (16)

Secretarias de Estado: 

De acordo com a orgânica a ser apresentada por Domingos Simões Pereira, o novo governo guineense contará com 11 secretarias de estado.

  • Juventude, da Cultura e dos Desportos (1)
  • Ambiente e Turismo (2)
  • Transportes e das Comunicações (3)
  • Cooperação Internacional e das Comunidades (4)
  • Ordenamento e Administração do Território (5)
  • Combatentes da Liberdade da Pátria (6)
  • Ensino Superior e da Investigação Cientifica (7)
  • Gestão Hospitalar (8)
  • Tesouro e Assuntos Fiscais (9)
  • Orçamento e Assuntos Fiscais (10)
  • Plano e da Integração Regional (11)

 

Domingos Simões Pereira, Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira, Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

E ainda de acordo com o mesmo documento, sob o Gabinete do Primeiro-Ministro estarão as secretarias de estado da Juventude, da Cultura e dos Desportos (1), do Ambiente e Turismo (2) e dos Transportes e das Comunicações (3).

O anúncio do Governo guineense é esperado nos próximos dias.

O Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) conquistou a maioria absoluta nas eleições legislativas de 13 de Abril, estando a ocupar 57 dos 102 assentos da ANP.

A Guiné-Bissau viveu um período de transição política desde 12 de Abril de 2012, aquando do golpe militar.

 

 Actualização com a nota do Editor: De acordo com uma fonte com o conhecimento da matéria, contrariamente daquilo que foi publicado no documento — nas secretarias de estado 9 e 10 — pode tartar-se das seguintes secretarias de estado:

  • Orçamento e dos Assuntos Fiscais (9)
  • Tesouro (10)

E ainda de acordo com a mesma fonte, o Comité Central do PAIGC tinha aprovado duas secretarias que reportariam directamente ao Primeiro-ministro:

  • Secretaria de Estado das Florestas, do Turismo e do ambiente
  • Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Juventude

27 Responses to Orgânica do Governo sugere 16 ministérios e 11 secretarias de estado – Exclusivo da GBissau

  1. Pedro diz:

    Gestao hospitalar? Devem estar a brincar, so com ministerio de saude é suficiente .

  2. Cutubo Batcha diz:

    Para um pais tao pequeno de menos de 2 milhoes de habitantes hajo que devia haver menos pastas para nao dar muito peso ao Estado em termos de remuneraçao.

    • Sabura diz:

      Caro irmao, estou inteiramente de acordo contigo, para saber se um governo vai ser eficiente, é preciso ver o numero das suas pastas, para ver onde é que esta a prioridade do futuro governo… esta orgânica nao ha um sinal de positivo…. haver veremos.. viva à Guiné-Bissau

  3. pedro mota diz:

    Tudo bem Sr. primeiro ministro. E os nomes dos ministros à frente de cada ministério? Estes ainda andam escondidos, por alguma razão?
    Espero que seja pessoas de alta responsabilidade e com sentido de organização, respeito na praça pública, competente, trabalhador e que queira trabalhar e fazer-se trabalhar.
    Sr. primeiro ministro, boa governação.

  4. Antonio Gomes Brandão diz:

    Ficou tudo falado com um estilo trabalhista flexivel para a nossa realidade.Agora que Deus dé sabedoria e capacidade as pessoas que serão postas em desempenho dessas funções.

  5. DEMBA diz:

    Que DEUS abencoe a GUINE BISSAU…

  6. vensam gomes diz:

    Sientissimas irmãos da Guiné Bissau, fiquei tão emtulssiamado do novo lenque governamental, que tomeram posse dentro de embreve, para realizar as suas dignas sabodorias! Apesar de tudo não for sublinhados os nomes das pessoas, como, encargos dos seus ministerios. Apelos todos os Guinénsses de se congratizarem sobre à essas nomeações posta pelo o novo primeiro éléito. A nomeação foi tão boa e tranparentes em termo geral; apessar, houve nomiação do secretario dos combatentes e da liberdade da patria. Essa pasta deveria ser ocupada por um individuo que conhece bem a realidade do pais! O pais não presiça nesta altura tantos ministerios e também secretarios de estados à servir o pais! Eu apladi muito à esse novo governo de ter criar ou nomear poucas pastas, para governar o pais!
    O Domingos Smões é o homem de culto de tradição que começou desde principio quando ele era jovem a defender a dignidade dos direitis da cidadonias e ética da todas as cuminidades Guinénnsses entre as aspaz. Hoje em dia ninguem tinha imazionado ele vai recender à esse lugar como primeiro ministro. Mas Eu estou muito confiante nesse nome; se os guinénnsses prestar-lhe atenções à forma que ele quer levar o pais a um caminho certo! Porque é o hmem muito copitente, intimo, doce e inteligente desde ele. E ele tem esse micanismo de levar o pais a onde queremos sem quasquer dificuldade ou misquinha!Devemos estar muito atento e de acompanhar-lhe na governança. Porque o pais presiça dos homens capzes e com talento de trazer boas coisas. Que nos imponha refletir-se bem no nos futuro das flores da guiné Bissau. Porque, bem sabem que o nosso lider e fundador[ Amilcar Cabral]da nossa patria, tinha dito que, as crianças da Guiné são flores da nossa luta da libertação e são frutos da paz e de establidade!
    Bem haja um lider como esse! Não quero houvir mais tirros e nem, enquata mais os conflintos vindo por parte das nossas forças armadas; no ambito de criar ambições, birrogracia e abuços do puder absuluto.

    • Tudo o que acabaste de dizer perde a sua credibilidade e seriedade diante da forma como escreveste. A sério, o teu pc não tem correcção automática?
      Agora falando da tua ideia: o que é que nomear ministros e secretários tem a ver com transparência? Não sabes que isso é feito para responder às promessas eleitorais. E que é que Domingos Simões ser “íntimo(?) e doce” tem a ver com a sua capacidade de gerir (atenção que não estou a pôr em questão a sua capacidade gestão)? E o que é que disse Amílcar Cabral sobre as crianças tem a ver com essa história toda?

  7. mussa cande diz:

    estou de acordo com o sr pr.ministro

  8. johannes Mooij diz:

    algumas ministerios pode ser junto e tambem tanto gente aumento os custos, ou tinha pormessas para comprir e oferecer lugares no governo?

  9. ina sane diz:

    agora para me e persiso ter confianca nos nossos liders recen numiados dar lhes tempo para reflitirem bem porque eles conhecem a realidade da nossa terra eles sabem muito e bem agora e persiso de trabalhar com cabeça nao e por coraçao.para me pesso todos nos os guineeses uma concordia nascional.com ajuda de todos sertesa vamos reconstruir a nossa patria amada.

  10. Nito Bernardo Vieira diz:

    Muitos parabéns Sr. Primeiro Ministro Domingos Simões Pereira
    Uma das pastas que me deixou satisfeito é secretárias de estados.

  11. João Maria de Pina diz:

    Fiquei muito satisfeito com os ministérios! Quando a comida é pouca, deve haver qualidade para assim poder compensar o organismo. Muitas felicidades e espero bem que as pastas corresponderão aos respectivos titulares. O 1º Ministro já corresponde!!!!!!!!!!!!!!

  12. SUCA diz:

    Sinceramente, nem começaram a governar já começam a fazer c…das. Espero que seja erro do jornal, não do novo governo, vejam estas secretarias de estado:
    • Tesouro e Assuntos Fiscais (9)
    • Orçamento e Assuntos Fiscais (10)
    ENTÃO QUEM VAI TER A PASTA DE ASSUNTOS FISCAIS??? Não importa quem esta lá, o PAIGC me cheira a m…e ganharam, vamos os aturar nos próximos 5 anos.

  13. Manuel Goncalves Mane diz:

    Sou guineensse espero que o sr primeiro minestro escolhe as pessoas com sentido do estado e responsáveis . Com amor a guine .

  14. jota diz:

    Discordo consigo,Caro Cutubo Batcha, veja o país irmão cabo verde, não tem mais que meio milhão de pessoas, não tem os problemas que temos hoje e tem um governo de 22 pastas se não estou em erro.

    Precisamos ter essas pastas e outras, que me parecem essênciais. No entanto, me parece que juntar as Finanças e a Economia nesta fase não faça qualquer sentido.

    Poderia ser “Ministério da Economia e Comércio”, O artesanato poderia ficar numa das Secretarias do Ministério da Cultura.

  15. Infa diz:

    Sr.Premeiro ministro:

    Eu,nunca tinha feito comentario duma politica, nunca tinha acompanhado a situacao politica do meu pais,mas agora estou faze-lo: 1.) O pais esta a ser oriantado pela
    minha geracao gente competente sobretudo
    o premeiro ministro.
    2.)Apartir de agora, estamos a ser controlados pelo mundo fora Como e do conhecimento do premeiro.

    Depois da apresentacao do governo,ja tens a chave na para
    comecar a conduzir. Eu pelo menos ,tenho muita confianca em si, porque serio,inteligente,ambicioso,lutador e humilde.Eu para dizer tudo isso sei a tua personalidade.

    Tenho plena certeza que nao sera uma descepcao para o nosso povo e o nosso pais.Tambem queria salientar que es
    responsavel isto que e fundamental para um ser humano.
    Sei que governar nao e facil tambem nao e para todos mas
    es uma pessoa indicada porque renue todas as condicoes por isso ganhaste com a maioria abosoluta.

    Contudo isso, pelo meu ponto de vista ou analise, vi que sao muitas pessoas para alem dos menistros e secretariados.Isto mais tarde vai causar problemas em termos da economia do pais porque so o salario daquela toda e uma fortuna que podia ter sido posto nas outras coisas.

    Para finalizar,desejo-lhe uma boa sorte durante esses cinco anos que esta na sua caminhada.

  16. A concepção de uma Orgânica de um Governo não me parece nada fácil, por integrar na sua génese, questões políticas e técnicas, bem como a percepção da abrangência dos domínios que carecem de uma intervenção na configuração do modelo de governação. Todas as orgânicas são boas em função dessa percepção pelo PM. É desta forma que, ao ler a actual orgânica, parece-me haver duplicação nas designações de duas secretarias de Estado:Tesouro e Assuntos Fiscais (9)
    Orçamento e Assuntos Fiscais (10). Estas duas Secretarias de Estado estão configuradas para assumirem os ASSUNTOS FISCAIS. Terão conteúdos diferentes ou se tratou de um descuido? A área do Emprego e Formação Profissional que é a grande bandeira de todos os países, principalmente como o nosso, teria sido bom que houvesse pelo menos uma Secretaria do Estado do Emprego e Formação Profissional. Eventualmente poderá ficar saturada num dos Ministérios ou Secretaria de Estado. Mas isso não lhe confereria a visibilidade necessária e operante, que se exige num quadro de promoção do emprego jovem. A RGB é um País com mais de 70% de Jovens entre os 15 e 35 anos (dados do INE – GB), com um número significativos activos sem qualificação inicial, contínua e alguns com necessidade de reconversão profissional.É minha opinião e mais não direi.

  17. Saico Balde diz:

    Dando a minha opiniao, sim concordo c/estrutura organica do governo,embora haja ministerios que deveria
    haver fusao: Ministério
    de presidencia de concelho ministros e asuntos parlamentares e Ministério de saude tem
    que assumir gestao hospitalar
    secretaria de ESTADO
    orcamento tesouro e asuntos fiscais, em vez
    de dois secret/ESTADO
    Sr DSP, deve reduzir
    custos,e dar mais trabalho
    aos MINISTROS.
    boa sorte

  18. Djarga diz:

    Que Deus te adjude que tudo passe bem e o minimo que a populacao esta a esperar…Que Deus abencoe todos os Guinienses eh Que Deus abencoe a Guine-Bissau.

  19. Bacar Sanhá diz:

    Na minha perspectiva modesta e humilde opinião o novo Governo deverá reduzir Ministérios,ou seja,fundir os muitos Ministérios que temos vindo a ter de 1980 a esta parte.
    Perante a situação vigente e do actual conjuntura sócio-económico Nacional e Internacional, acho que a República da Guiné-Bissau,neste momento conturbado e excepcional precisa de 15 Ministérios/Ministros e 13 Secretarias/Secretários de Estado a saber:
    1-Ministro da Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.
    2-Ministério dos Negócios Estrangeiros;(Ministro do Estado).
    3-Ministério das Finanças e da Administração Pública que engloba Função Pública e Reforma Administrativa e Modernização do Estado(Ministro do Estado).
    4-Ministério da Administração Interna.
    5-Ministério da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria.
    6-Ministério da Justiça.
    7-Ministério da Educação,Ensino Superior,Inovação e Tecnologia.
    8-Ministério da Saúde,Higiene e Assuntos Sociais.
    9-Ministério dos Transportes,Obras Públicas e Telecomunicações.
    10-Agricultura,Pesca e Desenvolvimento Durável.
    11-Ministério da Cultura.
    12-Ministério do Ambiente.
    13-Ministério dos Recursos Naturais,Energia e Indústria.
    14-Ministério da Economia.
    15-Ministério da Família,Mulher,Criança e Luta Contra a Pobreza

    Secretarias de Estado:
    1-Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
    2-Secretaria de Estado das Comunidades.
    3-Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros-que engloba Juventude e Desporto.
    4-Secretaria de Estado da Segurança.
    5-Secretaria de Estado da Administração Interna e Poder Local.
    6-Secretaria de Estado do Ambiente.
    7-Secretaria de Estado da Educação,Ensino Superior,Inovação e Tecnologia.
    8-Secretaria de Estado da Saúde e Assuntos Sociais.
    9-Secretaria de Estado do Ambiente.
    10-Secretaria de Estado do Tesouro.
    11-Secretaria de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais.
    12-Secretaria de Estado.
    13-Secretaria de Estado das Pescas,Turismo e Comércio.

  20. Bardade pa conta diz:

    Eu acho que estrutura esta muito bom e também é só adapta-la a nossa realidade.
    Boa sorte PM

  21. Altche diz:

    Deixemos tranquilo o novo PM para que ele possa implementar o seu Projeto de governnacao durante os proximos 4 anos. Depois faremos o julgamento em 2018.

  22. Bidanmatcha Hopffer diz:

    Prosperidade já entrou, porque Deus abençou a nossa GB.Sinto-me convensido. A paz já está a soprar e desenvolvimento começa entrar com as dinámica de modesto Honestidade de PR e PM com o GVN de 25 (16+11), na verdade o homem de 25 volta, até para criar o GVN considiu com 25 elementos governativa. Viva GB viva Guineense! Terra ranca Dja son diante nhu JOMAV ku nhu DOMINGOS.

  23. Antonio diz:

    Ilustres na minha modesta opinião, julgo que o problema não e o numero de ministério e ou de secretaria de estado, o problema e incutir na mente do guineense a cultura de trabalho, como o único elemento capaz de gerar riqueza. Sou da opinião que temos de produzir mais, mas também sei que os meios são parcos, por isso, há necessidade de fazer tudo de forma extra-ordenaria, para que os mais novos possam ter melhor vida.

    Bem hajam a todos, os melhores dias virão com certeza!

    António Nanfade

  24. Tenho a esperaça no primeiro ministro e no seu elenco pra que Deus esteja sempre ao lado deles, conserteza que a Guiné-Bissau vai arancar rumo ao desenvolvimento!

  25. Como sempre, ministérios e secretarias a mais. Com tantas pastas repetitivas quero ver o que vai acontecer quando os ministos e secretários começarem a aentrar em conflito por partilharem competências, por exemplo: Ministério da Educação,Ensino Superior,Inovação e Tecnologia vs Secretaria de Estado da Educação,Ensino Superior,Inovação e Tecnologia . Ou, Secretaria de Estado das Pescas,Turismo e Comércio, Secretaria de Estado do Ambiente, Secretaria de Estado das Pescas,Turismo e Comércio vs. Agricultura,Pesca e Desenvolvimento Durável(?).
    Ministério da Cultura. Ministério do Ambiente.

    Só espero que saibam mesmo o que estão a fazer com tanta repetição de pastas. No entanto, vou louvar-lhe a iniciativa de serem inventivos, pois é sinal de progresso, são tão “a frente” que largaram o conito de desenvolvimento sustentável para desenvolvimento durável (wtf).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.