Instituto Marítimo Portuário adquire embarcação para prestação de socorros no mar

Bissau (ANG, 7 de Agosto de 2014) – O Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau (IMP/GB), adquiriu recentemente uma piroga para os serviços de vigilância, fiscalização e socorro das pessoas em caso de acidentes marítimos.

Em entrevista exclusiva à ANG, o Capitão dos Portos da Guiné-Bissau disse que a referida embarcação, dotada de salva vidas, foi adquirida com meios financeiros próprios do Instituto cujo montante não revelou, “não obstante estarem a deparar-se com enormes carências”.

Mário Domingos Gomes acrescentou que a piroga vai ser usada nas missões de socorros das pessoas em casos de acidente marítimo ou naufrágio.

O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau referiu que está-se na época chuvosa, período muito complicado para a navegação marítima razão pela qual, delegados do Instituto Marítimo Portuário foram colocados em todos as localidades do pais onde as pirogas fazem carreiras de transporte de pessoas e cargas.

“A referida canoa vai nos ajudar no controlo das pirogas de passageiros que querem lançar-se ao mar sem autorização do Instituto Marítimo e Portuário”, disse.

Mário Gomes disse que o Instituto Marítimo Portuário trabalha em colaboração com a Guarda Nacional sempre que houver a necessidade de manter a Ordem Pública.

Domingos Gomes afirmou que, felizmente, no ano em curso ainda não se registou nenhum acidente marítimo, acrescentando que apenas aconteceram  pequenas avarias das embarcações.

Gomes criticou os sucessivos Governos por, segundo disse, “terem abandonado” os estaleiros naval da Guiné-Bissau que agora se encontra em avançado estado de degradação.

ANG/PFC/SG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.