Guiné-Bissau: BREVES, 22 de Setembro de 2014

Governo exonera direcção da Câmara Municipal de Bissau

O ministro da Administração Interna exonerou António Artur Sanha e Marciano Indi das funções de presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), cargos que exerciam desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Um despacho assinado pelo ministro Botché Candé refere que a medida surge como uma necessidade para a restruturação do Ministério, obedecendo às exigências do atual governo, para responder aos desafios que se impõem na instituição.
Como substituto, provisoriamente, o ministro da Administração Interna indicou o secretário de Estado de Ordenamento do Território para assumir a direção da autarquia até à escolha de seu novo titular.

Bissaudigital.com

 

Empresa EAGB: Funcionários decretam greve de cinco dias

O comité sindical de base da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) decretou uma greve de cinco dias, com início previsto para o próximo dia 25 de Setembro.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento de 41 meses de salários em atraso.

O presidente do sindicato da empresa, José Carlos Baptista, disse que do caderno reivindicativo constam ainda assuntos como a regularização do pagamento da dívida para com o Instituto Nacional da Segurança Social, as quotas sindicais, o pagamento do fundo social dos trabalhadores, a implementação da reforma, a melhoria das condições de trabalho e a assistência médica e medicamentosa.

ANG

 

Reitor da Faculdade de Medicina de Bissau detido pela PJ

O reitor da Faculdade de Medicina de Bissau, Abulai Biai, foi detido na passada sexta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) devendo ser ouvido hoje pelo Juiz de instrução criminal para efeito de legalização de sua prisão preventiva.

Segundo o jornal “O Democrata”, que cita fonte da corporação, Abulai Biai é suspeito de corrupção e tráfico de influências no processo de seleção de estudantes e estaria ainda implicado na venda de vagas naquela instituição.

O jornal informa ainda que, em agosto de 2013, a PJ efetuou uma busca no gabinete do professor, e igualmente reitor da Faculdade de Medicina, com o intuito de encontrar elementos que comprovem indícios de corrupção e tráfico de influência no processo da seleção de candidatos ao curso de Medicina.

ANG

2 Responses to Guiné-Bissau: BREVES, 22 de Setembro de 2014

  1. Amisson quessanque diz:

    Sobre a exoneracao na CMB,:de nada adintara ,pois ,e a mesma cancao de sempre ,mas ,como disse e bem o proprio vice-presidente da camara ,a unica solucao para q a CMB (assim como todas as cidades e vilas do pais )funcionem sao as eleicoes autarquicas ! Quanta a EAGB,a sua solucao e simplesmente a sua privatizacao !

  2. N'tori Palan diz:

    Estou a dorar! Assim se constroe um pais de direito, respeitavel e justo!

    Abaixo a corrupcao!
    Abaixo aos corruptos!
    Abaixo ao tribalismo tambem!

    Viva a competencia!
    Viva a unidade nacional!
    Viva a justissa tambem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.