Academia Ubuntu, Guiné-Bissau

A Academia Ubuntu Guiné-Bissau é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, ativos em organizações da sociedade civil, com o objetivo que possam vir a desenvolver projetos de empreendedorismo social ao serviço da comunidade.

Trata-se de um programa formativo de intervenção estruturado em dois eixos, o primeiro centrado no desenvolvimento de competências de liderança dos jovens participantes e nos seus projetos de vida, e o segundo na capacitação para a elaboração e implementação de projetos de empreendedorismo social.

Seguindo uma metodologia de educação não-formal, a Academia proporcionará aos participantes, pelo menos 15 seminários temáticos (com a duração de um dia e dois fins-de-semana residenciais), em regime semanal.

Numa primeira fase, os seminários estarão focados na liderança e nos projetos de vida dos participantes e, na fase seguinte, na elaboração de projetos de empreendedorismo social (os participantes organizar-se-ão em pequenos grupos) que coloquem em prática o espírito Ubuntu.

Os seminários sobre liderança abordarão líderes de referência com uma visão Ubuntu, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Aung San Suu Kyi e Amílcar Cabral, e factos históricos/relevantes como as Comissões Verdade e Reconciliação.

Num outro registo, serão abordados temas como gestão de projetos, comunicação, negociação/mediação, gestão financeira, entre outros. Filmes, workshops, conferências e visitas, serão utilizadas como ferramentas.

A Academia encerrará cada uma destas fases com duas conferências, abertas ao público. A primeira para apresentação das “Vidas Ubuntu” e a segunda para apresentação dos projetos desenvolvidos.

Para mais informações, carregue no seguinte link: Academia Ubuntu, Guiné-Bissau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.