Mesa Redonda: Cerimónia de Abertura

Foram 10 horas de manhã (horas locais), quando terminou a Cerimónia de Abertura.

Depois do pronunciamento das Boas Vindas, em nome da União Europeia, pelo Sr. Neven Mimiça, discursou o Presidente da República da Guiné-Bissau, Sr. José Mário Vaz. Na sua alocução, pediu a todas as delegações presentes que aceitassem os melhores cumprimentos do Povo da Guiné, agradeceu o gesto de solidariedade do Presidente do Senegal, Macky Sall por marcar presença na sessão de abertura.

Caracterizando a atual situação económica do país, disse “Como nação, temos a consciência de que só chegaremos com sucesso a algum lado, se soubermos para onde queremos ir… gostaríamos de ver o nosso país nos próximos anos, ou seja, saber onde estamos hoje, que meios dispomos e que apoios precisamos dos nossos parceiros.” Referindo, que “apesar de vontade e determinação assumidas internamente, o apoio da comunidade internacional é indispensável, tendo em conta as dificuldades e os presentes desequilíbrios do país” de que está confiante do “apoio da comunidade internacional na mobilização efetiva dos recursos financeiros necessários à implementação da referida estratégia…”.

 

 

Ao terminar referiu-se a decisão do levantamento das sanções impostas a Guiné-Bissau pelo acordo de Cotonou.

O Presidente do Senegal, Macky Sall ao falar pôs o acento tónico numa nova Guiné-Bissau que necessita da confiança de todos, que preciso de solidariedade e apoios internacionais para se desenvolver.

O representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Jefferey Felman, Sub-Secretário-Geral e Chefe para o Departamento da Política Externa das Nações Unidas (UN Department of Political Affairs) leu a mensagem de Ban Ki-moon, afirmando o efectivo apoio daquela instituição internacional a Guiné-Bissau

Bruxelas, 25 de Março de 2015

Carlos Vaz

/Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Comunicação e Informação/

7 Responses to Mesa Redonda: Cerimónia de Abertura

  1. Lénine Semedo diz:

    Viva a Guiné Bissau os pessimistas que vao morrer hoje sera um super sucesso esta table round

  2. Iarés diz:

    Viva!
    Finalmente os melhores de que Amilcar Cabral sonhara estão prestes a começar.
    Mas tudo será edificado com a união de todos nós, sem execeção de cor partidária, religião e situação social.
    A dupla JOMAV e DSP estão de parabéns.

  3. Mamadu Seide diz:

    viva Guine Bissau viva o povo da Guine é desta vis que vamos acreditar de que vai ter a paz na nossa querida pátria e Deus vai nos ajudar que tudo core bem na Burchelas obrigado comunidade internacional

  4. JUSTOINO DE BARROS diz:

    Viva Guine Bissau, viva Guine Bissau. Bem estar no momento de comprencao aos todos Guinensse unidas.
    O povo Guinensse merece paz e tranquilidade.
    Viva o Presidente Dr:MARIO VAZ
    Viva o Primeiro ministro Dr: DOMINGOS SIMAOES PEREIR e todos os seu companheiro que estao a dirigir o pais, voces estao de parabens. Obrigado ao todos. Que Deus bensoa todos Guinensse e a Guine Bissau.

  5. Lourenço da Costa diz:

    Este descurso do Sr. Presidente da Repùblica da Guiné-Bissau é concreta, objectiva e de esperança. Que Deus ajude essa mesa redonda alcançar o previsto e que ajude os representantes legais de Guiné-Bissau pensarem no futuro do seu povo humilde na otica de implementaçäo do que for alcançado. Que Deus abençoie esta iniciativa e que näo haja mais rebilhäo!

  6. alexandre diz:

    Viva povo glorioso da Guine-Bissau, ha muito tempo acreditei que um dia aparecerao dirigentes com vontade de construir Guine! por isso nunca me surprende por sei que ha de chegar o dia em que Deus enviara estas pessoas que a guine espera ja aos seculos. TERRA DI UM MINDJER KU PADINU ANOS TDO,, AGORA I RESTA NO RAPADA KILIS KU TA BIM PA DANA,,PA NO FASI ELIS SUMA DJINTIS KU CASTA DRTU,,, ALGUIM PAPIA BU DJINGUIL SON,, proseguindo com as sua delineadas missoes a cumprir. O TEMPO JULGARA TDO , VOLTANDO A HISTORIA DE DESENVOLVIMETO DE QUALQUER ESTADO PASSOU DAS DEFICIEIS FASES QUE A GUINE BISSAU PASSOU OU MELHOR SE ECONTRA , AGORA RESTA PROSPERAR COM NOSSOS AMBICIOSOS PLANOS ESTRATEGICOS E OPERACIONAIS. BM HAJA pa tdo mindjeris di Guine-Bissau!!!!

  7. Nito Bernardo Vieira diz:

    MESA REDONDA DE FICARÁ GRAVADA NA HISTÓRIA DA GUINÉ BISSAU ONDE O PAÍS INTEIRO SE MOBILIZOU EM TORNO DE GOVERNO CHEFIADO PELO PRIMEIRO MINISTRO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA CHEFIADO PELO SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU JOSÉ MÁRIO VAZ( ZECA UPA CAIÓ ).
    GUINÉ BISSAU ESTÁ DE PARABÉNS ISSO PARA MOSTRAR O MUNDO QUE ESTAMOS UNIDO RUMO A DESENVOLVIMENTO.
    PARABÉNS GUINÉ BISSAU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.