Mesa Redonda: Guiné-Bissau com promessas de 1,5 mil milhões de dólares dos doadores

Bruxelas (GBissau, 25 de Março de 2015) – A Guiné-Bissau recebeu promessas financeiras num valor de 1,5 mil milhões de dólares por parte dos seus parceiros internacionais e doadores durante a mesa redonda que decorreu esta quarta-feira em Bruxelas.

De acordo com o comunicado final apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, participaram na Conferência de Bruxelas delegações de 70 países e instituições, incluindo Ministros dos Negócios Estrangeiros e Altos Representantes de instituições regionais e internacionais, bem como representantes da sociedade civil.

De acordo com Mário Lopes da Rosa, “com base nas prioridades identificadas pelas autoridades no seu ambicioso Plano Estratégico e Operacional para os próximo cinco anos, os parceiros decidiram dedicar mais de mil milhões de euros à Guiné-Bissau para atingir os seus objectivos e para conseguir melhorias tangíveis nas condições de vida do povo da Guiné-Bissau.”

OUVIR O COMUNICADO FINAL:

Eis algumas das promessas dos parceiros internacionais:

  • O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD): 300 milhões de euros
  • Banco Mundial (BM): 250 milhões de dólares (nos próximos 5 anos)
  • A União Europeia: 160 milhões de euros
  • Portugal: 40 milhões de euros
  • Timor Leste: 1.9 milhões de euros
  • Há ainda outras somas e promessas por quantificar

 OUVIR a última entrevista com primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, depois do Comunicado Final:

14 Responses to Mesa Redonda: Guiné-Bissau com promessas de 1,5 mil milhões de dólares dos doadores

  1. mamadu cambai diz:

    Boa noite boa trabalho para governo de Guiné Bissau para todo comunidade internacional todo de boa para esta povo.

  2. lamine fati diz:

    enhorabuena felicidades para todo y Genís gracias a Dios conseguimos lo que queremos todos.guines muy alegre

  3. MB diz:

    Só que não se trata de doação, como se tem propala, e sim crédito!

  4. parabéns e que agora resta a seriedade no uso deste fundo… e que todos guineense saibam com pensamentos positivos que visa cultivar uma nova mentalidade a nós. pois um País cresce só um uma mentalidade unida ao progresso da massacrada Mãe-guineense…

  5. Saturnino Babo diz:

    Timor Leste concede ajuda de acordo com suas possibilidades e como pais pequeno que e.

  6. Clemento António Ano Mendes diz:

    O dinheiro não é a única medida do desenvolvimento, mas a mentalidade é a outra. Temos tudo economicamente para dar o arranque, mas a mentalidade é o grande factor, o condutor. Por isso, este é o verdadeiro momento de Unidade, Luta e Progresso.

  7. JOM diz:

    Bravo! Le President de la Guinée Bissau et le chef du gouvernemment. Je vous félicite pour la réusite de cette excellente table ronde de Bruxelles. Je vous encourage de tenir la gérance de ce fond, pour s’en sortir notre Pays dans les crises. Je sais que Dieu Tout-Puissant vous acompagnera dans cette grande Vison: TERRA RANKA.

  8. Fatima Balde Hofstetter diz:

    O Governo está de parabéns! Guiné-Bissau esta de parabéns, espero que eles façam um bom usso deste empréstimo, porque um dia vamos ter que pagar essa devida.
    Espero com esse fundo obtido o governo vai abrir muitas infraestruturas assim dará muitos emprego aos jovens que é camada mais vulnerável da nossa sociedade.

  9. Aliu Baldé diz:

    O que me marcou nos apoios financeiros que a Guiné-Bissau foi prometida é a verba de 40 milhões que o Portugal prometeu desembolsar, se não estou em erro, é do mais importante valor que este país disponibilizou desde que reconheceu a Guiné-Bissau como país independente em 1974. Pois é o sinal de confiança em actuais autoridades guineenses. O MEU MUITO OBRIGADO à Portugal.

  10. Adulai Djalo diz:

    como guinese estou muito feliz com este emprestimo agora resta nos trabalhar para bem estar do pais.

  11. umaro diz:

    eu penço que todos os guinense estao muy feliz com os resultados que nos ou vemos hoje força guine

  12. visionário diz:

    Empréstimo ou Doação, pouco importam. a questão prende-se com a transparência, e mentalidade de MUDAR DE RUMO e sem querer fazer juízes de valor, desejo uma boa aplicação desse fundo de investimento, que espero sinceramente que possa criar as condições necessárias para que os Jovens Guineenses possam efectivamente sentir-se orgulhosos da Pátria Amada. Assim sendo, à todos os Guineenses e Governo Guineense em particular, desejo-te muita sorte e muita felicidade neste novo capítulo do nosso DESTINO. Mantenhas.

  13. Domingos Pam Nhaté diz:

    Um bom começo. Força DSP e muita coragem. Seja determinado e firme.

  14. visobes diz:

    Todos os Guineenses, Governo Guineense em particular tem por direito de dar sua modesta contribuicao para bem estar de todos filhos os filhos da Guine-Bissau.Hoje estamos felix porque sonho da mesa redonda foi uma realidade, mais depois de cinco ano se esse dinheiro nao foi aplicado bem vai ser muito complicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.