VOA: SEC Idelfrides Manuel Gomes Fernandes com mandado de captura

  • Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau é acusado de emissão ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços

Bissau (Rádio Voz da América, 1 de Junho de 2015) – Na Guiné-Bissau, o secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, está em apuros com a justiça e pode vir a ser detido a qualquer momento.

Fontes seguras disseram à Voz da América que há mais de uma semana a Procuradoria Geral da República emitiu um mandado de detenção contra o titular da pasta das comunidades, sob acusação de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Segundo as mesmas fontes, o secretário de Estado chegou a ser abordado por oficiais de diligência, mas resistiu à prisão. Espera-se a qualquer momento uma reacção da Polícia Judiciária, que dirigiu a investigação ou do Ministério Público.

Recorde-se que meses atrás muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, cargo que já havia desempenhado também  no Governo de Carlos Gomes Júnior.

21 Responses to VOA: SEC Idelfrides Manuel Gomes Fernandes com mandado de captura

  1. proof diz:

    Éste sujeito é de aqueles que durante anos fizeram mal ao país ainda continuam dando-lhes oportunidade de acabar com país por amor de Deus prisão imediata.

  2. Ca se faz ca se paga.cada um k se responsablise dos seus actos.ja acabou o tempo(bu sibi ami ikin)

  3. DS diz:

    São omnipresentes tipo espirotos, presentes em todo o lugar e tempo, em todos os governos,tanto de transição como eleitos. Ninguém entende porque é que tem que ser sempre eles. Sao gente que vieram do nada, sem formação adequada nem competência exigida, ocupam sempre lugares de destaque, roubam nosso dinheiro, coisa pública etc… tudo fica na mesma, não sao presos nem julgados, intocaveisb, nasceram para governar independentemente da formacao, sao simplesmente donos de tudo isso.
    Enquanto estes tipos existem na nossa praca, não há nada para fazer, sao gente com grande capacidade de manipulacao, e invenção de intrigas e mentiras para garantir o pao apenas para eles.
    Pertencem à todos os partidos, regimes, amigos de Deus e do Diabo ao mesmo tempo.

  4. DS diz:

    São omnipresentes tipo espiritos, presentes em todo o lugar e tempo, em todos os governos,tanto de transição como eleitos. Ninguém entende porque é que tem que ser sempre eles. Sao gente que vieram do nada, sem formação adequada nem competência exigida, ocupam sempre lugares de destaque, roubam nosso dinheiro, coisa pública etc… tudo fica na mesma, não sao presos nem julgados, intocaveisb, nasceram para governar independentemente da formacao, sao simplesmente donos de tudo isso.
    Enquanto estes tipos existem na nossa praca, não há nada para fazer, sao gente com grande capacidade de manipulacao, e invenção de intrigas e mentiras para garantir o pao apenas para eles.
    Pertencem à todos os partidos, regimes, amigos de Deus e do Diabo ao mesmo tempo.

    • BISSAU BEDJO diz:

      Cidadão DS BU KABAL NAN FEP. IKATEM BARDADDI KI MAS ES KUBU FALA. MA NOBAI DIANTI KI CAMINHO.
      ORA KI DJUMBLUMANE TEM, DJINTIS TA BIM NA FALA TROPPA KI DANA TERRA.

      • N'tori Palan diz:

        Nhu Bissau Bedjo, nhu dissan tropas na koba ki esta nel! E dibi na pensa na prossimo macacada: si ka droga I maderas ou pis!E ka bali nim um dussilin! malandrus dimas…

        E’ realmente um caso inedito na nossa prassa, alguem do “Estado” a prestar contas com a justissa? Quero esparar pelo desfecho para ver ser sera desta que se rompera com habituais manobras de diversoes!

        Deus abensoa Guine-Bissau!

  5. Fidjuditerra diz:

    Sin justiça ikaten dezenvolvimentu

  6. Patricio Bernardo Djata diz:

    Li nada catem só pa captural i pa entrevistal se caliar i tem utrus raminhos cu sugundi bas.

  7. la justice doit faire son travail pour mettre fin à ce genre de pratique injurieux pour notre pays.

  8. Yannick diz:

    PRISAOOOOOOOOOOOOOOOO e sem luz e agua!

  9. Alexandre Gaecia diz:

    É um crime público e uma vergonha para o país. Os nossos documentos são vendidos aos estrangeiros, portanto, banalizados e desvalorizados mesmo estando na posse de quem os merece ter. Isto tira-nos algum mérito respeito, sobretudo, nós que estamos vivendo no estrangeiro ou viajando de um lado para o outro. São desde a Autorização de Residência, Bilhete de Identidade Passaporte, Cartas de Condução, Nacionalidade, que os estrangeiros adquirem a custa do dinheiro. Onde está o Estado? Onde está a soberania? Onde está a nossa identidade como um povo e um país? Mais e mais inquéritos sobre este e outros assuntos, sobre este e outros departamentos. Gatunos para cadeia e muito longe do aparelho administrativo. A terra está cheia de “barrigas de meia”,e não é por acaso que somos os mais pobres de todos os PALOP e com mais obesos/as.

  10. Nada e em posivel será a vez dele não somos nos a dizer o mal ao bem,será o trabalho da justiça ele de uma forma a outra terá de pagar pelo erro duralex sede les duala pena sena culpa deus proteje ele e a justiça faz o seu trabalho

  11. edson da silva diz:

    é tardaaaaa
    na fasi é tipo di kusas pa manha nome dinó país , bó dissa justiça fasi sé tarbadjo ninguin kasta riba di lei bandido si lugar ina cadeia simplismente.

  12. Calido Mango diz:

    As pessoas como este homem ainda existem na Guiné, tomara que seja um inicio bom com transparência porque o país precisa fazer afirmar a sua justiça, ninguem devia estar em cima da lei, a Guiné-Bissau não é propriedade privada de ninguem.

  13. oustas diz:

    Antes de insultar ou condenar alguem temos que saber julgalo,e devemos respeita-lo. Na veradade na guine ninguem é santo. Mas na minha opiniao o Idelfrides nao mrce esses insultos,e nem uma prisao homens como IDel sao muito importante no desenvolvimento de um pais,sao influentes e inteligentes. E se na veradade ele estiver incluido em todo isso,que ele devolve o dinheiro e continua a exercer a sua funçao. Obrigado

    • SENHOR OUSTAS, VOCE POR ACASO SABE O QUE E COMPETENCIA E INTELIGENCIA?
      SABE DESTINGUIR ESSAS DUAS CARACTERISTISCAS DA MALANDRICE E TRAPASSA? CONHECE O IDELFRIDES COMO ESTUDANTE, SABE COMO OBTINHA AS NOTAS? POR FAVOR PROCURE ANTES DE DEFENDER UMA PESSOA DESSA QUE FOI DADO MAIS OPORTUNIDADES NA GUINE E, QUE SEMPRE APLICOU A MALANDRICE E TRAPASSA. VALE APENA CONTUNUAR COM UMA PESSOA DESSA NATUREZA QUE AJUADA A DESTRUIR O PAIS QUE NUNCA TEVE AS PERNAS PARA ANDAR?, SABES POR ACASO PORQUE E QUE O IDELFRIDES NAO CONCLUIU O ESTUDO NA RUSSIA?….NAO-LHE DEFENDE ASSIM COM UNHAS E DENTES, ELE E UM GRANDE BANDIDO, ALIAS, ELE E UM DAQUELES BANDIDOS QUE TEMOS NA GUINE E QUE ESTE GOVERNO VAI DESMASCARAR POUCO A POUCO. ESTA GUINE VAI FICAR BOA SE ESTES TIPOS FOREM AFASTADOS DE LUGARES CHAVES DO PAIS. OLHA O GOVERNO PRECISA DA NOSSA COLABORACAO PARA AJUSTAR A NOSSA GUINE!!!

    • Anonymus diz:

      Oustas, aquilo que acabaste de escrever é pior de aquilo que o Idelfrides Manuel Gomes Fernandes fez.
      – “E se na veradade ele estiver incluido em todo isso,que ele devolve o dinheiro e continua a exercer a sua funçao”.

      Em que país estamos?
      Aqueles que se especializaram em roubar este Estado, continuam por aqui. São tirados daqui e colocados além. É fartar, vilanagem! Gente que nunca teve nada na vida, de repente entra para o Estado e começa a exibir sinais de riqueza tais, que uma pessoa fica de queixo caído. Enfim, nós os guineenses escolhemos a mediocridade. A pirâmide está invertida. O País precisa de ORDEM!!!

  14. Canape diz:

    Por favor voces nao sabem fazer outra coisa a nao ser sulgar os outros. estao a caluniar o Idelfridessem que tenham prova alguma. Antes de mais para o Idelfrides ser condenado devera ser levado ao julgamento se e que ele cometeu algum crime, so o tribunal e que tera poderes de o condenar nao um Ze ninguem achando que comeu e se sentiu enfartado, vai encher a sua boca para insultar. Fidju di Guine ka bala nin um centavu, tanto maldadi ku fassidu na Guine, te aos justica ka ta fassidu, ma pabia ku tribunal tem na Guine? Si alguim iara bo lebal tribunal pa i julgado si tene kulpa i ta condenado,i ka pa bata sinta ba ta papia boka sabi na kantus, pa bata koba bo kumpanher. Tu reu ta consideradu inocenti tementi i ka julgado i condenadu. Bo bata para, Mangadel di bos ku na papia sim bo pudi sedu pior di Idelfrides. I ka ku koba mal ku no na kumpu nop terra. Bo prova ke ku bo na papia, si prova tem ami n’sta di acordo pa i apresentado la na tribunal, li ku bardadio sta nel.

    • u balde diz:

      A decisao e de louvar por parte das nossas autoridades, porque mao ha maior
      exemplo do que mandar prender,pessoas que fazem parte do elenco governativa do pais, isso demonstra a funcionalidade da justica.
      Mais temos que ter cuidado de culpabilizar alguem que ainda nao foi julgado. todo o cidadao e inocente ate que a justica prove o contrario, por conseguinte, o ministerio publico so da mandato de prisao preventiva, com altos indicios da culpabilidade.

  15. Felix Diouf diz:

    Caros compatriotas! A detenção do Secretário de Estado é algo inédito no nosso País. Vamos todos ter a calma, e deixar que a justiça siga os trâmites legais. Uma coisa é certa, sou indouto nas coisas judiciais. Uma coisa aprendi que não devemos julgar ninguém na praça pública. Se ele for inocente ou culpado isso diz respeito aos juízes. Vamos deixá-los fazerem o seu trabalho. No nosso ditado se costuma dizer: ki pu pasa i kapliu, má kil ku na bin sinta bu peral pabia tudu manera ki i tarda i ten ku tchiga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.