Queda do Governo “não passa de especulações” – PR José Mário Vaz 

Bissau (GBissau, 3 de Julho de 2015) – O Presidente da República da Guiné-Bissau dirigiu, esta sexta-feira, uma mensagem à nação, num discurso proferido na Assembleia Nacional Popular (ANP).

José Mário Vaz começou por falar da necessidade de viabilizar o país, garantindo não querer ver cair o actual Governo e que “tudo não passa de especulações”.

Para o Chefe de Estado guineense, “as especulações, os rumores e as insinuações existem porque se trabalha muito pouco no país”. Mas, Mário Vaz reafirmou a sua intenção de fazer tudo para “desbloquear o país”, tendo exortado o Governo para “continuar a trabalhar”.

José Mário Vaz lembrou aos deputados e à nação dos seus esforços em “mudar a imagem do país”. A intenção do Presidente da República é, nas suas palavras, “continuar a mobilizar financiamentos para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

Nesta ordem de ideias, Mário Vaz disse nunca ter constituído “um motivo de bloqueio para o governo” e para o cumprimento da justiça, no seio da sociedade guineense.

Houve também momentos de frontalidade durante a intervenção do Chefe de Estado. Por exemplo, no ponto de vista de Mário Vaz, “a necessidade de visibilidade política” interna e internacional terá sido um factor que tem “minado as relações entre os órgãos da soberania”.

Desde que entrou em funções, um pouco mais de um ano, o Presidente da República tem tecido várias críticas à governação, à justiça e à sociedade guineense em geral. Esta sexta-feira, na ANP, José Mário Vaz disse não compreender a razão porquê muitas pessoas se mostram “incomodadas” face às suas “interrogações” quanto ao desempenho do actual governo.

No final da sua intervenção, o Chefe de Estado guineense reiterou o seu slogan de “mais mãos na lama”, mas desta vez, com um pormenor: tirar as mãos dos “bolsos”, numa clara alusão à corrupção e à preguiça. “Não conheço nenhum país do mundo” onde se pode alcançar uma economia sustentável “tendo uma função pública que trabalhe apenas por quatro ou cinco horas”, denunciou, mais uma vez, o Presidente da República da Guiné-Bissau.

A intervenção de Mário Vaz, numa sessão especial do parlamento guineense, aconteceu numa altura em que se fala de muitas divergências institucionais entre os três mais importantes órgãos da soberania nacional: a Presidência da Republica, a Primatura e a ANP.

Muitos analistas guineenses e a imprensa nacional acreditavam na iminência da caída do Governo liderado por Domingos Simões Pereira, numa altura em que este completa seu primeiro ano no poder.

Em consequência disso tudo, nos últimos dias tem-se registado várias iniciativas e “movimentos” que visam apaziguar as tais “tensões” entre José Mário Vaz, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, e o líder do parlamento guineense Cipriano Cassama. Aliás, na última semana, os órgãos do PAIGC, o partido no poder, assim como a ANP aprovaram moções de apoio ao Governo de Domingos Simões Pereira.

Para além dos deputados da nação e das chefias militares, estiveram também presentes na ANP vários representantes do corpo diplomático acreditados em Bissau, assim como das instituições internacionais acreditadas na Guiné-Bissau.

LER: Discurso do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, na sessão especial da ANP – 3 de Julho de 2015

 

22 Responses to Queda do Governo “não passa de especulações” – PR José Mário Vaz 

  1. Max diz:

    Nenhuma novidade no discurso! “Mãos na lama”, enquanto ele nada faz a não ser “muntrundadi” com conselheiros e amigos, estudando possibilidades de derrubar governo e as consequências do ato. Ele e seus capangas, todos sem moral, falam de arguidos e corrupção neste governo, quando o próprio JOMAV é arguido num processo que envolve mais de 12 milhões de dólares!

    • edu diz:

      Espero que não tas a dizer a verdade. Este presidente esta a enfrentar enormes desafios e ele está sempre a tentar ultrapassar los da melhor forma possível. Dejeso para o sr. Presidente boa sorte e sucesso para o país.

    • r diz:

      Monsieur, retourne à ta court de récréation immature

    • r diz:

      Monsieur, retourne à ta court de récréation immature MAX

    • BISSAU BEDJO diz:

      COMPATRIOTA MAX
      O POVO DA GUINE FOI INFORMADO TIMTIM POR TINTIM SOBRE O PROCESSO DOS 12 MILHOES.
      OS 12 MILHOES FORAM O CAVALO DE BATALHA DE QUASE TODOS OS ADVERSARIOS DO JOMAV NA CAMPANHA ELEITORAL.
      MESMO ASSIM, CONHECENDO O RIGOR A DISCIIPLINA QUE CARATERIZA O JOMAV, O POVO DA GUINE-BISSAU RENOVOU CONFIANCA NELE, DANDO-LHE UMA VITORIA FOLGADA.

      NAO COMPREENDO DONDE VEM TANTO ODIO, TANTA INVEJA COMO SE AS PROVAS FORAM REUNIDAS QUE O JOMAV Ë O RESPONSAVEL DO DESVIO DE 12 MILHOES?

      COMO Ë QUE UM INTELECTUAL PODE DESCER A PONTO DE VIVER OBSECADO POR COISAS QUE NAO TËM LUGAR A CURTO MËDIO E LONGO PRAZO?
      SEJAMOS CORAJOSOS DE ENFRENTAR A REALIDADE EM NOME DO POVO DA GUINE-BISSAU.
      TUDO TEM O SEU DIA, POUCO A POUCO A JUSTICA GANHA O SEU LUGAR, E TODO PROCESSO SERA JULGADO E POVO VIVERA PARA VER QUEM Ë QUEM.

      COMPATRIOTA MAX, O SENHOR QUER DIZER QUE DESCONHECE QUEM ERA O PRIMEIRO MINISTRO QUANDO ESSE DINHEIRO DESAPARECEU? QUEM Ë QUE NAO CONHECE AQUELE HOMEM.
      ROGO A DEUS LONGA VIDA PARA TI MAX, ATË O DIA DO JULGAMENTO SOBRE OS 12 MILHOES.

  2. Frédarique Mendes diz:

    Obrigabo jomav por exortar o governo que continue o seu trabalho, mas a função pública claro que é, era não sei como dizer, o premeiro ministro devia saber que as despesas São superior de que as receitas, vivemos tudo disso, quantas vezes os documentos que não foram assinado porque o director viajou, tem serimónia não só o ministro viajou, pergunto se é possivel na função pública, sem faltas nem atraso durante um ano ?Quantas vezes na comité de estado as mulheres na fileras pra resestar filhos ate pode não consiguir (bai bu bim amanha home sai ou chef sai, na punta ermons el ki tem pa perano na si gabinete ou anós ki tem pa peral na si gabinete?) N’ta para li inda. Trabalha pouco recebi mais. Obrigado.

  3. Domas diz:

    Acompanhamos com muita atenção o discurso de Sua Excia. Presidente de Republica, zelando pelo bom entendimento e desbloquear o Pais….isso já e um bom sinal.

    Na Guiné-Bissau, há maus filhos FUTICERUS, invejosos,que nem se quer podem organizar seus CONCO, insultam os outros, falta de FINDI CADERA, pessoas com ma fé, Desgraçados, só pensam em si. mau fidjos.. DEUS ABENCOE Guine-Bissau.

  4. Gomes Leonardo diz:

    E AGORA COMPETE AO NOSSO MATCHO NACIONAL TOMAR AS MEDIDAS QUE SE IMPÕEM LEMBRANDO QUE “A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENCA”!

  5. Albino diz:

    Max, cala tua boca! Tu deve ser uns dos aqueles corruptos que só pensa na disgrasa do país.

  6. francelino Francisco Mendes diz:

    se um pai pedir disculpa ou reconcelhacao ao filho ,nao que ele é cobarde mas ele quer mas é que ele quer progresso ,

  7. Albino diz:

    PR, acredito que maioria do povo guineense está contigo para combater a corrupção e tirar aqueles político analfabetos preguiçoso vagabundos que só sabe roubar e mais nada!
    Poxa não é possível que os medicamentos oferecidos pelo presidente do Maroco para tratamentos dos pacientes no hospital guineense é colocado à venda. Isso se chama dês-humano! À polícia tem que está em cima desses caras colocá-los na cadeia.

  8. Albino diz:

    75% Dos guineenses não gostam ser chamado atenção, não obedece ninguém nem o superior dele, mal educados e malandros só gosta de roubar, trabalhar que é bom nada, muito preguiçosos só fala de governo vai cair ou não, não tem criatividades não sabe de nada só sabe falar mão de PR. JOMAV estamos contigo, a vagabundagem vai acabar, continua assim JOMAV.

  9. Guigui diz:

    O que todos nós como Guineenses que somos!, Do que precissamos neste momento e um bom senso no seio da camada governativa!

  10. pedro gomes diz:

    Sr primeiro-ministro,qual vai ser o seguinte passo agora como político muito atrativo que o Sr é? porquê que o Sr é tao passivo com as circonstacias tao relevantes do inicio da sua carreira política(corrupçao entre outros…)

  11. Edilson ayune Batista diz:

    bem dito Jomav , guineenses ñ gosta de trabalhar , so fofoca

  12. Timenty diz:

    DSP ganhou o congresso de cacheu na base de NEGOCIATAS. Formou o governo na base de NEGOCIATAS.
    E quando é assim, o que podem os guineenses esperar deste governo?

  13. BISSAU BEDJO diz:

    JA DISSE NO MEU COMENTARIO ANTERIOR E VOU REPETIR:
    O PAIGC ARREPENDER-SE-A DE TER ESCOLHIDO JOMAV, PORQUE JOMAV NAO VAI PACTUAR-SE NAS PILHAGENS E NO APADRINHAMENTO DE CORRUPTOS.

    QUEM NAO PODE TRABALHAR SEM ROUBAR, ENTAO QUE PROCURE UM OUTRO EMPREGO!

  14. gaiquia diz:

    e assim o meu irmao BISSAU BEDJO agora nao ha sapo fora bariga grande
    temos trabalhar para geracao futuras .

  15. ture baçiro diz:

    governar africano dá muito trabalho.
    Porque não sobémos o qué que nos querrémos. Tudo bem.eu acho que se temos a justíssa não deveríamos preocupado sobre ésta situação até que vamos chegar neste ponto de se faltarem respeito nos comentários isto vai atrasar o pais no ambito de desinvolvimento do nosso pais. Temos que tomar ensemplo de países desinvolvído quando um presidente comete vai ser julgado depois de acabar o seu mandato isto tudo é para evitar crissis político e economico de um país. Este é o principo da democracia porque a g-bissau não conhece a domocracia.então isto doi muito mas devemos ter a paciência porque tambem com a tencão muito alto não vamos conciguir resolver nada de milhor. totos nós góstamos de nosso país não é ? então a paciencia para todos guineenses. Beijo para voceis amo guineenses e guineensas. Deus abencoe g-bissau Amin

  16. Marinho diz:

    A mensagem do PR dirigida ontem à Naçâo Guineense, como comentei no outro Blog, ontem, é tão clara e esclarecedora, e faz com que o povo da Guiné-Bissau soltasse o fôlego retenido durante estes dias de tenção política que agitou todas as nossas sociedades, motivada por boatos ou, quizá também, por alguém que, por deconfiança, se julgou à sí mesmo, fazendo-se creer que não estava a fazer as coisas como as deviam, e que o mundo lhe poderia “cair” em cima em qualquer momento.

    A mensagem devolveu o povo a tranquilidade que tanto precisa, mas também, foi recomendada uma meditação profunda ao executivo, na pessoa do seu chefe, através de um “dardo”: “tempo é de ação e não de palavras”. Assim como para os nossos digníssimos Deputados da Nação.

    O PR se deu conta de que o PM burlou-se dos membros do Comité Central do PAIGC e, premeditadamente, utilizou os parlamentares para, efetivamente, completar a sua jogada. Diria eu, se me permitão, estratégia. É incompreensível o voto UNÂNIME de uma moção de confiança total ao Executivo que, um dia ou uns dias depois, este, na pessoa do seu chefe, aparecer públicamente anunciando que vai remodelar o Governo.

    A pergunta é: porquê remodelar se está tudo “ok”, segundo os nossos “Ilustres Deputados”?
    Ou será que, sem pertender ofender, o fizeram de propósito (eles Deputados), velando assim os seus interesses, pensando que o Governo ia desabar e/ou que dessolveria o Parlamento, o PR?

    ”NÔ PÁRA BRINKADERA DE MAU GUSTO NA GUINÉ, PABIA I TERA KU NÔ DJUNTA”
    VIVA GUINÉ E QUE REINE A PAZ!!

  17. joão correia diz:

    Caros compatriotas

    O povo vota, escolhe mas não tem o poder de demitir. Isso é a democracia individual, é preciso lutar para mudar essa brincadeira porque desta forma, implica que o povo não serve para nada.Como é possível, apenas uma pessoa tem o poder de demitir? Está é que deve ser a luta de momento.

    Do resto, é ter a calma e paciência porque o país não pode recuperar os anos perdidos em meses e nem em 10 anos.

    Vamos esperar pela justiça, por enquanto ninguém foi julgado e condenado, o presidente e o primeiro ministro não podem fazê-lo.

    Sabemos que a gente com indícios de corrupção tanto na presidência da república como no governo, função pública, falta a confirmação da justiça. Caso não, todos têm os mesmos direitos.

    Abraços e que optemos pelo diálogo e respeito pelas diferenças
    JC

  18. Meta mane diz:

    O Jomav(PR), que nao venha agora com demagogias, porque o ” feitico virou-se contra o feiticeiro”.
    Ele e’ o pior dos presidentes que jamais desfilaram no tapete vermelho do palacio. Presidente que nao se pactua com PM, e’tambem capaz de deixar a nacao afundar-se sem arbitrar como a lei da constituicao rege. O PR e’ que deveria depor o seu cargo, pq nao sabe das suas funcoes.
    E o substutoto dele e’ o Cipriano Cassama, porque esse e’ que esta fazer o seu papel.
    Desculpam se feri a sensibilidade de alguem, mas pensem bem sobre este homem e no que ele ainda vai aprontar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.