Guiné-Bissau: Comunicado do Conselho de Ministros do dia 2 de Julho de 2015

Bissau (GBissau, 5 de Julho de 2015) – O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau teve lugar na passada quinta-feira, 2 de Julho, sob à liderança do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

Nessa reunião magna do Governo foi apresentado o plano urbano “Novo Bissau” do arquitecto senegalês Pierre Goudiaby, sob à assistência do arquitecto nacional Natanael Lima.

LER: Comunicado do Conselho de Ministros do dia 2 de Julho de 2015

32 Responses to Guiné-Bissau: Comunicado do Conselho de Ministros do dia 2 de Julho de 2015

  1. tchetche mballo diz:

    gostei muito, ha um sensacao que me diz tamos indo bem.

  2. black diz:

    arquitectura é bonita e já um passo positivo de novo guiné e de os que trabalham para nova etapa

  3. Alfa Balde diz:

    Muito Bom isso Paigc de mama tako

  4. Amado embaló diz:

    Boa arquitectura. Gostei muito de facto

  5. Albino diz:

    É isso que o povo guineense quer ver, o trabalho, as infraestruturas, projetar o nosso país e mostrar ao mundo que somos capazes de transformar o nosso país entre os países mais bonito do mundo.
    Atenção: A imagem ainda está no computador, o que nós queremos que essa imagem seja transformado na realidade, pelo menos aproveitar 99% da imagem na realidade. Que Deus abençoe Guine-Bissau e o povo.

  6. márcio diz:

    Guiné Bissau está caminhando no seu passo lento e seguro em direção ao desenvolvimento, pois espero que este sonho seja concretizado, para que os seus filhos possam orgulhar de se.

  7. Jerson M. Gomes Té diz:

    Bravo gov de PAIGC, é urgente a sua execusão.

  8. ture baçiro diz:

    A g-bissau vai ser hong kong ou dubai de africa. Eu acredito os orgães de soberania vão mudar a imagen do país é só evitar a cofisão e fugir as probulema. Tudo vai mudando Deus abencoa g-bissau Amin

  9. ture baçiro diz:

    com esta equipa de governo a g-bissau vai estar na lista de cinco país mais dessinvolvido de africa. Boa continuacão

  10. vaz pereira diz:

    Se calhar era melhor começar por Hospitais, escolas, Saneamento e estradas em condições.

    • rybet braft diz:

      É,devião ser o primordial pensamento do nosso governo,esses são os principais motores de um país que quer desenvolver.

  11. INFALI BIAI diz:

    Eu gosto do meu tchon. por favor, nao entreguem o projecto para o AREZKI executar porque vai ser um lixo. voces merecem…

  12. nico diz:

    É tudo lindo se assim for mas não devem esquecer das outras cidades que hoje são fantasmas. O país não é só Bissau.

  13. etu diz:

    meu irmão INFALI BIAI, estamos no mesmo barco e, eu ainda prevejo o pior. entregar essa obra a um arquiteto senegalês!? porque não a um guineense? será q não temos arquitetos com competência? vão entregar biliões e biliões a um estrangeiro que com certeza vai trazer técnicos e engenheiros senegaleses e apenas dar picaretas aos guiguis para apenas cavar, trazer agua e fazer warga aos técnicos senegaleses. NÓ ABRI UDJU. MANTENHAS

  14. Gostei muito do projecto podemos resolver! !!!

  15. suleimane Balde diz:

    linda imagem! Mas o que me preocupo é, o porquê arquitecto senegalês e não guineense? sera que nos não temos arquitetos com competências para este efeito?

  16. VensamGomes diz:

    Eu estou de acordo com a realização do projeito. Neste momento é necessario à transformação radical da nossa cidade bissau béjo. Essa arquitetura não foi nada mal! Esta arquitetura vais trazer as turistas de propositos à visitar a nossa linda cidade!Com este projeto vai representar zona, mais turisticos nessa planeta. Temos que envestir numa coisa tão boa! Amanhã vamos recuperar mais do que aquilo que envistimos na contruição.
    No podemos andar sempre a poupar! Mais, em primeiro lugar investir, depois é que vais poupar. A nossa capital “Bissau” precisa nova carra, nova visão e nova arquitectura!

  17. diondino gomes diz:

    o projecto é muito bonito, mais falta a execução

  18. eugos diz:

    Assim estamos no um bom rumo ao futuro que o povo espera.

  19. abdulai djalo diz:

    Eu conheço muito bem o arquitecto PIERRE GOUDIABY,um dos melhores na costa ocidental da Africa, tenho a certesa de que se o governo fornecer o que for precisso brevemente a nossa cidade terra um novo look…

  20. gaiquia diz:

    ola irmao vamos deixar de falar arquiteto !seija senegales ,gambiano ,caboverdiano,etc.
    queremos a obra seja feita e transparente.sem corrupto dos irmaos.

  21. Moisés augusto Badô diz:

    Sinto muito esperancado de este plano urbano sera feita em breve, estou pronto para viver nessa nova guiné!!!!!!!

  22. FFF diz:

    Fico estupefacto ao ler os comentários desta figura, suleimane Balde. O conhecimento não tem nacionalidade e muito menos barreiras, o Sr. prefere mostrar quão inferior é perante aos europeus em vez de preferir um discurso lógico e racional. Preferindo, um branco em relação ao um negro sem pensar se realmente, o negro, tem ou não competência para desempenhar uma determinada tarefa, que ignorância! O que devia te preocupar era se projecto envolveu a comunidade guineense no pensar e no desenhar, se o povo se revê neste projecto, e por fim se dignifica o povo e a cultura guineense. Este pontos, sim merecem uma profunda reflexão.

  23. Albertino sanca diz:

    Deixa o arquitecto senegales executar o projecto e não nacional para criar uma mesa de coruptos é melhor estrangeiro. Um barco no bom porto força guine bissau

  24. osvaldir diz:

    Muito boa tarde aos meus compatriotas…
    Acabei de ver a imagem que o governo apresentou na sua reunião semanal das quinta feiras.
    Para mim o essencial é socializar o projeto com a sociedade civil, Assembleia Nacional, à Presidência. Será que nessa fase em que estamos da para avançar com projeto desse tamanho. Acho que ainda não está no momento de implementar um projeto dessa envergadura.
    Muita coisa ainda precisa de ser feita, saneamento base, eletricidade, transportes público terrestre e aéreo e marítimo, cominação(internet) educação para todos etc…
    As regiões ainda estão, na fase de zero a nível de desenvolvimento. Os bairros da capital precisam de requalificação e acessibilidade. espaços público, jardins, praças, campos de futebol etc…
    O projeto ora apresentado tem custos muito elevado, quem serão os investidores ? como é que será atribuídos as parcelas de terreno ? trata-se dum espaço para habitação, comercio, governação, faltam palavras para acompanhar o projeto…..A ideia ora apresentada, está vaga, será que está a ser utilizado para campanha ou para ser executado? Caso for para ser executado devia ser acompanhado com informações que possam orientar um cidadão comum a pronunciar sobre o mesmo.
    Se me lembro foi o ditador da Guiné Equatorial que apresentou um projeto desse tipo, que foi projetado por um arquiteto senegalês e está a ser executado por causa do dinheiro de petróleo. Em vez de investir nos recursos humanos investiu nas infraestruturas, que a população nativos não terão acesso logo é uma exclusão clara dos nativos. O dinheiro do petróleo sempre foi mal distribuída naquele pais irmão. Voltando para o nosso caso o dinheiro para executar esse projeto vem de onde?
    Se o salário que se paga no pais é uma miséria. Como é que podemos falar de combate a corrupção se os funcionários são mal pagos. Sugeria que o governo preocupasse com coisas elementares a nossa alcance e não sonhar tão alto, o que nos levará a entregar o ouro aos bandidos. as nossas riquezas os recursos naturais num preço de bananas, caso concreto da areia de Varela, fosfatos de Farim e mais …….
    Fico aqui até a próxima oportunidade……
    Osvaldir da Guiné…

  25. melo fernandes da Costa diz:

    Logo comparamos com Bissau colonial

  26. o país precissa de uma mudança tatal no aparelho de estado ter ministros que vai exercer as funções que os povos vao gostare não falar com toda snobismo e n~qo fazer nada e criar emprego jovem.

  27. o país precissa de uma mudança tatal no aparelho de estado ter ministros que vão exercer as funções que os povos vao gostare não falar com toda snobismo e não fazer nada e criar emprego jovem.

  28. adulai jalo diz:

    temos que ser forte no ambito da nova bissau

  29. Lamine fati diz:

    Hola pa todo guiness boa notícia pra guine este que queremos pa tera ranaka i mejor

  30. sanha iala diz:

    Depis ver a imagem gostei tanto, tenho ansiedade de viver nesta nova cidade.

  31. Nita francisco Gomes diz:

    Que bênção!!! Oxalá o lema: Guiné ranca, seja uma realidade. A esperança gestada vida inteira pelo povo guineenses, acredito eu que está nascendo aos poucos e bem nítida nos fatos concretos.Vamos com coragem, paciência, compreensão, participação construir a Guiné que todos nós esperamos e merecemos ter.os senhores responsáveis do governo, parabéns e contem com nosso apoio e preces… Eu sou cidadã guineense amo minha pátria e dela me orgulho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.