Governo guineense rubrica o plano prioritário do fundo para a consolidação da paz com UNIOGBIS

Bissau (Gabinete do primeiro-ministro, 30 de Julho de 2015) – Esta quinta-feira, dia 30 de julho de 2015, teve lugar na Sala de Reuniões do Gabinete do Primeiro-ministro, no Palácio do Governo, a assinatura do Plano Prioritário do Fundo para a Consolidação da Paz entre o Governo e as Nações Unidas.

Trata-se de um Plano elaborado pelo Comité Executivo do Fundo para a Consolidação da Paz, cujo  período de execução vai ser estabelecido, entre as prioridades definidas pelo Governo da Guiné-Bissau e as Nações Unidas.

Em declaração à imprensa o Senhor Miguel Trovoada explicou: “Há uma verba que foi contemplada e tratou-se de agora de definir quais são as prioridades. Essas prioridades: existe a questão do diálogo para a reconciliação nacional;… da reforma do sector da defesa e segurança; …. da reforma da justiça; e … também do envolvimento das mulheres e jovens no processo do desenvolvimento económico e social do país. São essas áreas prioritárias… que vão ser aprovadas pela comissão e para entrada em vigor da execução”.

 A cerimónia foi co-presidida pelo Chefe do Governo, Sua Excelência, Senhor Domingos Simões Pereira e pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sua Excelência, Senhor Miguel Trovoada. Sendo testemunhada por parte do Executivo, pelo Secretário de Estado da Integração Regional, Senhor Degol Mendes e pelo Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Senhor Olívio Pereira. E, da parte da Nações Unidas pela Coordenadora Residente do Sistema das UNO, Senhora Maria do Vale Ribeiro e pelo Representante da CEDEAO, Senhor Ansumane Ceesay.

 

Bissau, 30 de julho de 2015

O Gabinete da Comunicação e Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.