Parlamento levanta imunidade de deputado investigado pela justiça

Sede da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau

Bissau, 30 jul (Lusa) – A Assembleia Nacional Popular (ANP) decidiu levantar a imunidade parlamentar ao deputado José Dias, do PAIGC, para que possa responder perante a justiça num processo-crime financeiro, disse à Lusa fonte da ANP.

A decisão foi tomada por votação secreta e decorreu na última noite após debate que se prolongou por 14 horas.

No final, 56 deputados pronunciaram-se a favor do levantamento da imunidade a José Dias, 33 votaram contra e três abstiveram-se.

O caso em análise foi o primeiro de um conjunto de quatro deputados sob investigação para os quais a justiça guineense pediu levantamento de imunidade, sendo que a ANP vai hoje continuar a discutir os restantes processos.

Antes da votação, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, defendeu o levantamento de imunidade parlamentar aos deputados investigados pela justiça por alegados crimes que terão praticado.

Cipriano Cassamá já disse que é a favor do levantamento da imunidade a todos os deputados chamados pela justiça, destacando, citamos: “todos em conjunto, temos que mudar a imagem desta casa. Esta legislatura não pode ser igual às outras, por isso, o meu mandato vai responder, sem dúvida, ao pedido de levantamento” de imunidade.

6 Responses to Parlamento levanta imunidade de deputado investigado pela justiça

  1. se assim fôr, mais um passo positivo

  2. mario carempul diz:

    Sendo assim, e uma demostracao de que ninguem esta acima da lei;

  3. parece que este senhor agora percebeu!!!

  4. Felisberto Baptista diz:

    Gostei muito de ver se realmente, é verdade que as consciências nacional está- a funcionar positiva.

  5. Fode Taracunande diz:

    ão todos guineenses,na luz da verdade que lei os proteja.

  6. Nka Nporta diz:

    Estão atrás do crime econômico. Sim estou de acordo! Os crimes do passado recente; mortes do Presidente Nino Vieira, Tagme na Wai, Hélder Proença, Baciro Dabo… Desvio de 12 milhões de Angola, crimes de devastação das nossas matas… Estão atrás dos deputados pra atingir o governo de DSP. Desvios do FUNPI, Câmara Comércio, dos desvios feito pelo amigo do Braima Câmara, Fidelis Forbs (De) quando era DG do Desporto. Ampus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.