“O Governo está em perigo” – Presidente da ANP, Cipriano Cassamá

“Estou com muita pena de alguns dirigentes deste país. É uma vergonha. O Governo está em perigo e o povo da Guiné-Bissau tem que assumir as suas responsabilidades” – Cipriano Cassamá

 Bissau (Lusa, 5 de Agosto de 2015) – O presidente do prlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, disse hoje que “o Governo está em perigo”, depois de ter mantido uma reunião com o Presidente da República, José Mário Vaz.

“O que ouvi hoje de manhã, eu não concordo. Há possibilidade de dialogarmos. A queda do Governo não é uma solução para este país”, referiu perante os deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Na intervenção, Cassamá deixou críticas implícitas ao Presidente da República e à possibilidade de este demitir o Governo por dificuldades de relacionamento pessoal com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, tal como referido por fontes políticas e diplomáticas em Bissau.

“Estou com muita pena de alguns dirigentes deste país. É uma vergonha. O Governo está em perigo e o povo da Guiné-Bissau tem que assumir as suas responsabilidades”, sublinhou Cipriano Cassamá.

José Mário Vaz (esq.) e Domingos Simões Pereira (dir.)

José Mário Vaz (esq.) e Domingos Simões Pereira (dir.)

Com voz exaltada, o líder da ANP fez também um apelo para que os parlamentares defendam a estabilidade política conquistada com as eleições gerais de 2014.

“Os deputados da nação não podem ser coniventes com ninguém neste país. O que nós queremos é que haja paz e estabilidade para este povo”, concluiu.

A Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau aprovou a 25 de junho, por unanimidade, uma moção de confiança no Governo liderado por Domingos Simões Pereira.

Na mesma semana, o PAIGC aprovou também uma moção de apoio ao primeiro-ministro (e líder do partido) e sua equipa, apelando ao diálogo entre todos – algo que Simões Pereira disse que seria “mais fácil” depois do afastamento de dois dirigentes políticos.

Baciro Dja demitiu-se do cargo de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Abel Gomes abandonou o secretariado-nacional do PAIGC.

Mas José Mário Vaz mantém em cima da mesa a possibilidade de afastar o Executivo e, nesse sentido, iniciou, esta quarta-feira, uma série de audições, tal como previsto na Constituição, começando pelos partidos políticos sem representação parlamentar.

Uma fonte da Presidência guineense admitiu à Lusa a possibilidade de o chefe de Estado ouvir na quinta-feira os partidos com representação na Assembleia.

Antes de tomada de qualquer decisão de fundo, o Presidente, à luz da Constituição do país, é obrigado a auscultar as forças vivas, nomeadamente todos os partidos legalmente constituídos, bem como o Conselho de Estado.

O chefe de Estado foi ao Parlamento no início de julho para dirigir um discurso à nação em que desmentiu rumores sobre a possibilidade de demitir o Governo, prometendo apoiá-lo e defender a estabilidade no país – mas ao mesmo tempo deixando no ar a ideia de que prefere ver feita uma remodelação governamental.

Nas últimas semanas, várias figuras políticas e diplomáticas têm-se desdobrado em reuniões por se manter a possibilidade de Vaz derrubar o Executivo, na sequência de alegadas dificuldades de relacionamento com Domingos Simões Pereira.

O Chefe do Governo guineense, de acordo com uma nota de imprensa do seu gabinete, pretende encetar alguns encontros amanhã, quinta-feira com os partidos politicos e os membros da comunidade internacional. Logo após esses encontros, Simões Pereira fará uma comunicação à nação guineense. O teor dessa comunicação ainda é desconhecido no meio político e diplomático guineense, mas uma fonte próxima ao primeiro-ministro garantiu à GBissau não se tratar de um pedido de demissão. Aliás, nas palavras da mesma fonte, entretanto, não autorizada a falar sobre a matéria, “jamais seria um pedido de demissão” por parte de Domingos Simões Pereira.

**Com GBissau.com

55 Responses to “O Governo está em perigo” – Presidente da ANP, Cipriano Cassamá

  1. O povo Guineense não merece essas humiliaçães e sufrimentos de um grupinho que não sabe fazer e não sabe o que quer, tenham a pena das crianças que ja estão a sorrir de alegria de rumo a desenvolvimento que vocês querem parar…

  2. afaly lucinda ie andrade diz:

    agora é hora de vocês assumir a responsabilidade não é povos, porque vocês são fogo de instabilidade aquele País…

  3. joão correia diz:

    Que brincadeira de noticia é essa?

    O primeiro ministro não tem que ter boa relação com o presidente. Cada um com a sua função. Infelizmente essa cena só acontece no país de corruptos,ignorantes…

    É altura de acabar com esta falsa democracia, fotocópia. como é possível o povo vota mas, apenas uma pessoa tem o poder de derrubar?Brincadeira…

    O povo escolhe e o povo demite, essa é a verdadeira democracia popular.

    A juventude tem agir contra os velhos, apegados a corrupção, se não o futuro de jovens e crianças continua sempre adiado.

    A reconciliação se faz com a verdade, portanto, pergunto:Aqueles políticos e altos dirigentes, quem não roubou o Estado da Guiné – Bissau?

    Mais uma vez, os traficantes, corruptos etc., querem adiar a país a favor dos seus benefícios sujos.

    É altura de repensar de devemos continuar a votar ou não.

    Não é para agradar ninguém, o que interessa é a Guiné-Bissau.

    JC

    • aguerra de antigo primeirp ministro Carlos Gomes Junior…..na ala do presidente da republica so existem pessoas de CADOGO…porque sao discontentes com DSP….se e para derrubar e o prorio presidente…porque na verdade foi por causa do DSP..que ele chegou ai….por isso ….cuidado com as mangas podres

  4. upelu kituk diz:

    É vergonhoso e triste ver um presidente a falar de uma coisa e actuar de outra forma. Aque beneficiaria com essa ideia de derrumbar o governo? s’o ele e os seus aliados. mas nao vai ser possivel porque o povo ja esta cansado de ver tantas porquerias desse intriguistas e fomentes de poder como é o caso de Baciro Dja
    O povo esta a esperar o seu decreto.
    Jomav é um tipo dificil de relacionar é um grunhom qua anda sempre com a cara de Limom ku malgueta …mas desta feita vai ser na sua presensa e so ele assumira as consequencia

  5. joaquim Mendonça diz:

    NHA DJINTES!
    O POVO GUINEENSE E O PARLAMENTO GUINEENSE SE SENTEM SATISFEITO COM O OPERADO DO GOVERNO DO DOMINGOS SIMOES PEREIRA.
    PODEMOS ATE ADMITIR QUE HA PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE AS DUAS FIGURAS (presidente e primeiro ministro) E ISSO PODE SER NORMAL. ESSES SENHORES ESTAO AI A TRABALHAR PARÀ A NACAO E NAO PORQUE UM DEVE SER SIMPATICO AO OUTRO.
    O PRIMEIRO MINISTRO DEVE GOVERNAR E SER DEIXADO GOVERNAR.
    OS MEMBROS DO GOVERNO COM PROBLEMAS ESTAVAM LIVRES DE DAR A DEMISSAO OU NAO E O MINISTERIO PUBLICO FEZ O SEU DEVER , PEDIU O LEVANTAMENTO DA IMUNIDADE JUSTAMENTE.
    TENHO A CERTEZA QUE O DOMINGOS SIMOES PEREIRA TEM A TERREFA DE GOVERNAR MAS NAO DE FAZER A JUSTIÇA…. AS PESSOAS MERECERAM O LEVANTAMENTO DA IMUNIDADE PORQUE ALGUMA COISA COMETERAM ENQUANTO MEMBROS DOS ANTIGOS GOVERNOS QUE NAO TEM A VER COM ESSE ATUAL GOVERNO.
    PRIMEIRO MINISTRO, SE NAO ESTOU EM ERRO, PRESENTOU AO PRESIDENTE A LISTA DE SUBSTITUIÇAO E ATE AGORA ESTE NAO RESPONDEU PORQUE QUER SER ELE A NUMEAR OS MINISTROS?!
    DESCULPA SR PRESIDENTE MAS EM TODA ESSA HISTORIA ESTUPIDA , POR UMA QUESTAO MORAL DEVERIA ESCLARECER MELHOR AO POVO QUE NAO MERESSE TODA ESSA TELEVOVELA.
    SE RECORDA OU SE INFORMA BEM PORQUE EM TODA A HISTORIA DA GOVERNAÇAO DA GUINE , NUNCA ESISTIU UM GOVERNO QUE DEU RESPOSTA QUANTO A ESTE ACTUAL GOVERNO. POVO ESTA CONTENTO.!
    HOJE LI A LISTA DO GOVERNO QUE QUER O PRESIDENTE E QUANTO A ISSO ESPERO QUE NAO SE SONHA A CONFIRMAR , CASO CONTRARIO , ENTAO O MINISTERIO PUBLICO TERIA DE ESCLARECER O CASO DA JUSTIÇA RELACIONADO COM O PRESIDENTE. NAO SO AOS ACTUAIS INDICIADOS MAS SIM A TODOS DO PASSADO.
    MUITA PENA PORQUE SE NOTA QUE O PRESIDENTE NAO DEVE ESTAR A SER SINCERO PORQUE PRETENDE ESCONDER ALGUMA COISA. A GENTE NAO E ESTUPIDA COMO SE PODE PENSAR.
    PORQUE O PRESIDENTE NAO PROMOVE DEBATE SOBRE ESSA QUESTAO DO PRESENTE?
    ELE TEM DE RESPEITAR A GENTE. EU SE ESTIVESSE NA GUINE IRIA PROMOVER UMA MANIFESTACAO QUE CONTESTA TODA ESSA FARSA DINAMICA DO PRESIDENTE E SEUS ACOLITOS.
    O PRESIDENTE SE ESTIVER CERTO DO QUE ESTA A TENTAR FAZER QUE O FAÇA RAPIDO CASO CONTRARIO POSSO ENTENDER MAIS UMA OUTRA VEZ QUE ELE MESMO NAO ESTA NA ALTURA DESEMPENHAR FUNÇAO DO PRESIDENTE .

  6. Domingos Malam diz:

    Eu já havia dito muito antes, que esse Jomav, não garantiria estabilidade nenhuma. mas o povo votou, agora vamos em frente, djambadon tokado dja i anós tudo ku na badjal. Salve-se quem puder infelizmente é lamentável o mau comportamento desse Vaz mas Deus esta no comando.

  7. Meta mane diz:

    E’ muito triste e vergonhoso andarmos ser humilhados Por este tipo de governacao. Um presidente sem ponderacao , que nao sabe quais suas funcoes a exercer e nao se preocupa com o seu lugar a ser ameacado Por Cipriano Cassama.
    -Domingos Simoes, coitadinho! Viu atraicoado pelo proprio executivo e agora esta’ entre a parede e espada.
    Conclusao: presidente deveria ser mais tolerante e participativo na conducao do estado. Porque se realmente quissesse ajudar no caminho de bom bordo, deveria mostrar a solucao e nao o problema.
    O menino Simoes: cabe-lhe fazer profundas remodelacoes baseando-se na concordia nacional dos quadros guineenses fora do pais. Porque senao, vai-se afundar cada vez mais com essa equipa de ALI-BABA. Porque ladrao e ‘ sempre ladrao e quem ja passou na governacao mediocre passado, jamais conquistara a confianca do povo.
    Obrigado

  8. Mauricio Amin diz:

    Este noticia pegou me de surpresa, mas antes quero relembrar algumas temas de discirso do PR na ANP, os guineenses trabalham menos talvez isso seja motivo de se especularem muito, garantiu que não iria durbar governo, mais sim, colaborar com o executivo, e agora esta lenga lenga como se diz em Bissau, será o governo liderado por engenheiro DSP chegará fim do seu primeiro mandato? Senhor PR lembre em que buraco o pais se encontrava antes deste ultimo eleicao, lembre que o pais não tem condição financeira para realizar eleição depende de ajuda externa, senhor PR lembre o pais já passo da mesma situação com ex falecido PR Kumba yala, que absolveu parlamento alegando que ANP era fogo de obtenção e nunca conseguiu realizar eleição marcava e demarcava até que foi afastado por militares no poder, como cidadão apelo todos orgãos nacionais população guineense em geral principalmente os parlamentares a rever algumas cláusulas da constituição principalmente esta parte que dá ao PR o poder de drubar o governo, fazer com que os três poderes presidencial, judiciário e parlamento trabalhem em conjunto, da que para frente criar um lei que obriga os futuros candidatos a fazer exames psicológicos que comprova que o candidato esta apto a concorrer um cargo tao importante como do PR, ao meu ver oque esta acontecendo entre P R e PM são coisas comum que acontece em qualquer lugar do mundo, pricipalmete quando os dois nao são do mesmo partido, situação que no momento não esta acontecendo na GB os dois são do PAIGC.

  9. Musa Dabo diz:

    Ce système Présidentiel ou semi Présidentiel fait souffrir des pays en Afrique !!!!!! De la sagesse de la part des autorités bissau-guinéennes !!!!!!

  10. Mamadu Cambai diz:

    Ola boa dia e muito pena que esta que ta na comunicação sócia sobre da inter o prosedente e o primeiro minestoro e muito triste para o povo de Guine BISSAU.todo de bom para vocês todos.

  11. alfusene baldé diz:

    oi lamento muito quando recebo as noticia desta, de se não entendem uns aos outros. mas espero que que deus esteja com nosco que deus nos a bençoe……… viva paz viva estabilidades responsabilidade é vossa.

  12. É de responsabilidade dos dirigentes políticos do Pais tentar pelo Desenvolvimento tão necessário que tem de favorecer à população. Têm de reger-se pelos Mandamientos da DEMOCRACIA. Demonstraram-nos que trabalhando em sintoniza são capazes inclusive de se ganhar a confiança dos países aos que Guiné Bissau e sua população interessam , tal como se comprovou na Mesa de Doadoras de Bruxelas.
    Mas a classe política também a de se dar conta que há muitas entidades, ONGD internacionais,… que também trabalhamos desde o âmbito da Cooperação para melhorar as condiciones d vida dos guineenses tentando superem tantas carências que condicionam sua vida, e é por isso, para conseguir este Projecto que nos move a nós pedimos Suprema Lealdade dos dirigentes com o povo de tal forma que não se deixem levar por interesses não gerais que têm de fazer crescer mas e mas a Guiné Bissau escapando de voltar ao ostracismo e ao abandono internacional vivido num passado recente e que tanto dano tem produzido à população.

    RESPONSABILIDADE, CORAGEM e ADIANTE.

    Bruno Durán
    Gerente de la ONGD “ Vasos Solidarios ”

  13. Alassana diz:

    É triste ver muitos comentário das pessoas julgando e condenando o presidente sem ouvir e sem saber qual é o problema e já começaram a dar razão ao primeiro ministro, é preciso saber da remodelação quais são pessoas que vão sair e quais são pessoas que vão fazer parte do governo, será que primeiro ministro tirou aqueles membros envolvido com a justiça? Eu acho que isso que as pessoas devia saber, antes de condenar é preciso saber de fundo o problema entre primeiro ministro e presidente

    • ticlos diz:

      Caro amigo, acho que o problema dos que estão envolvidos com a justiça, o presidente devia deixar o MP fazer o seu trabalho.se só isso que incomoda JOMAV, ele deveria demitir também. porque o povo ainda tem dúvidas sobre o seu processo, de 12 milhões. VERGONHA….VERGONHA…VERGONHA.

  14. Salupeto Pena diz:

    Sr Alassana, não nos preocupa saber quem sai quem entra, quem é lobo, cão ou gazela. O que precisamos neste momento é estabilidade, é o que exigimos, razão só o tempo compete dizer quem tem, agora quem está a perigar a estabilidade governativa é o Presidente, chamamos coisas pelos nomes, ontem eram os militares, fomos unanimes em dizer basta, até dizem os Balantas, apelidados de tudo, analfabetos, gentios e etc. hoje é o Sr. Presidente, o dito JOMAV, Presidente “Djambacus” Doutor, licenciado em economia, a exibir esta tamanha ignorância, falta de sentido de estado e desconhecimento total da politica, surpreendentemente a portar-se contra as expectativas que rodearam a sua eleição. Como assim? e vc Sr. Alassana continua a pensar que devemos ainda tentar quem tem razão entre PR e PM.

    Não há uma única que venha entrar quendo estamos a mostrar esta tamanha incapacidade, ou pensão que vamos conseguir contornar a comunidade internacional? com mentiras expostas a garrafa branca. Cuidem-se que esta Comunidade internacional não é Povo da Guiné-Bissau, que reiteradamente tem sido enganado pelo PAIGC, que simuladamente tem escondido contradições aparecendo em eleições como se tudo estava ultrapassado, quando ganha volta a mostrar que é composto de pessoas indisciplinadas, malcriadas ou mal tomadas, não sei como dizer, começam a fazer o que quiser, tornando-se régulos, fazendo e desfazendo. Fogo, isso faz nervos que nem dá viver cá pá…. Parem com isso, o povo está cansado destas “sacalatas” de políticos medíocres, basta, não queremos mais instabilidade aqui, que o JOMAV, saiba aqui não é Calequice, ele não pode se Presidente e “Djambacus”, ou fica no Palácio ou vai para a baloba continuar a sua Manjacaria.

  15. flavio diz:

    é triste mais se resolve, das duas maneira se o presidente derruba o governos os militares também tira o presidente o jogo acaba assim que os querem falta de vergonha do presidente basta.

  16. flavio diz:

    presidente basta já tomas farto de ti. com cara de acerio e és malandro. basta jomav

  17. Samuel Martins diz:

    Até quando que vamos chegar a unidade nacional, que Amilcal Cabral promovia, já chega o povo guineense não merece tudo isso, temos que ser responsável como Governante e pensando no futuro do nosso povo. Já chega irmãos vamos intender se, dialogo, irmandade, união.No pensa Amanhã

  18. Venopesil diz:

    Estou plenamente de acordo com a opinião realista do amigo Alassana. Antes de julgar e opinar sobre qualquer matéria, temos que saber, de facto, quem é culpado, e sem atribuir responsabilidade a qualquer um. Todos nós sabemos a principal causa que aí é a questão de remodelação do governo, quem fica e quem sai… Uma coisa é certa, Há muitos membros de governo que são indicados de corrupções pelo Ministério Público. Eu estou contra o derrube deste governo… mas atenção, derrubar um governo é um processo normal em qualquer democracia.
    Sejamos imparcial e analisemos esta matéria com cuidado, e sem defender A ou B.
    Bem haja

  19. Venopesil diz:

    Estou plenamente de acordo com a opinião realista do amigo Alassana. Antes de julgar e opinar sobre qualquer matéria, temos que saber, de facto, quem é culpado, e sem atribuir responsabilidade a qualquer um. Todos nós sabemos a principal causa que aí, é a questão de remodelação do governo, quer dizer, quem fica e quem sai… Uma coisa é certa, Há muitos membros de governo que estão indicados de corrupções pelo Ministério Público. Eu estou contra o derrube deste governo… mas atenção, derrubar um governo é um processo normal em qualquer democracia.
    Sejamos imparcial e analisemos esta matéria com cuidado, e sem defender A ou B.
    Bem haja

  20. flavio diz:

    justiça 12 milhão de dolar aonde esta dentro do bolso do presidente,mais madeiora dentro do bolso do edson mais dinheiro do marroco dentro de bolso do presidente mais bolsa de de estudo aos amigo do presidente os carro os amigo do presidente qui merda mais pagar os imposto nada fis so merda tchau presidente merda

  21. Bom,no meu caso eu acho de que diviamos inverter a nossa constituição, onde o Presidente da República e que elegê o Primeiro Ministro, só assim talvez evitará esses conflitos,e o que estamos a verificar é a falta as obediência por parte do … e assim também que ele deverá saber que o mandato é apenas 4 anos e nada mais,mas parece que ele esqueceu disso, e seria bom ele saber que amigos sempre serão amigos,mais …

  22. flavio diz:

    1 12 milhão de dólar jomav
    2 bolsa de estudo para Marrocos jomav
    3 dinheiro de Marrocos jomav
    4 madeira edson
    5 carros de Marrocos jomav
    o que queres mais só merda

  23. Timenty diz:

    Estamos fartos de este primeiro ministro.

  24. Venopesil diz:

    Basta Um 1 Ministro que anda a proteger os corruptos e mafiosos.

  25. fatima diz:

    Jomav guine sta na bu mom si gbissau entra na dificuldade I yabo e si gbissau sai na dificuldade yabo…povo de guine na sukutau.no miste paz tranquilidade sucego..

  26. Vi muitos comentários dizendo que o Presidente devia importar só com a sua função ou seu papel e que cada qual devia assumir a sua responsabilidades, mas só que a maioria não estão assumir,e ninguém é inocente nesse governo , e todos sabem o que fazer o que é preciso para o bem estar desse povo,essa Democracia esta a complicar a nossa constituiçã mais muito,no meu caso como o Dono da famílias não vou ficar de braços cruzados a esperar que o amigo ou filho deite fezes no prato ou pote e depois o a pergunta r quem fez isso e sabendo que é ali que todos bebemos vier a tomar decisão e todos já são maiores de 18 anos

  27. Max diz:

    Mas desde quando a demissão ou substituição de um governo significa instabilidade, ausência de paz????? Contem-me.

    • Salupeto Pena diz:

      Pede-se a Deus que não aconteça o que muitos apoiam e que os outros entendem não apoiar, mais uma vez instalada a contradição de ideias, claro que não podiam ser todos prós ou contras, mas a grande verdade é que substituir o governo é prematuro, não se diz que é impossível, repito com outra palavra, é muito cedo pensarmos nisso como alternativa as contradições instaladas em o PR e PM.

      Se é normal derrubar o Governo, com vem dizendo os prós, gostaria que os argumentos políticos sejam credíveis e convincentes, não apenas dizer por dificuldade de relacionamento, porque claramente o Presidente faz pressão para forçar a cabidela dos seus acólitos no próximo governo caso houvesse remodelação, o PM não torce um milímetro, é razão para isso? pergunto. Não há nada que precisa ser julgado com tem opinado alguns, segundo deveríamos procurar a verdade para depois posicionarmos, neste contexto quem nos vai trazer a justificação, é PR ou PM. Não havendo possibilidades de os confrontar e ainda na impossibilidade de sacar uma única palavra na boca de um deles, então melhor tornar remota e hipótese de julgar e dizer que é verdade está do lado PR ou PM.

      Deixemos disso irmãos, nós o povo, temos é que exigir o nosso direito a estabilidade, e, esta palavra constitui slogans de campanha de quase todos os candidatos, ainda está fresca na nossa mente, foi apenas um ano passado, que nos dizem dupla DSP/JOMAV, e, muito cedo tornou tenso o relacionamento que prevê um caos que pode mergulhar em nova instabilidade. Quando é que esta palavra será retirada do nosso dicionário?

      Estamos de olhos apontados ao palácio esperando tudo o que la vier, enquanto povo que vota, que deve ser tratado humanamente, vamos dar uma resposta adequada ao comportamento de quem estiver a manietar a situação comprometendo a nossa tranquilidade. Este povo não merece este prémio Sr JOMAV, por mais que algo esteja a encaminhar mal, queremos que seja tratado num fórum próprio e não assim deste jeito.

  28. Clemento António Ano Mendes diz:

    A eleição do JOMAV à presidência da república da Guiné-Bissau foi um “CAVALO DE TROIA” para o povo guineense.

  29. Reco Mareco diz:

    Alassana, bai cossa. Presidente alguma vez pode dar lições de moral? Com que carga de água impõe um Ministério do Plano e o Ministro seria alguém da confiança dele?
    -Jomav tem mãos no Procurador da República
    -Sim Sr, todos os bandidos têm que responder, bravo.: os 12 milhões, Prédios da casa escada, antigo instalações do jardim Nhima Sanha agora sede da Orabank, caso dos 74 Sírios, Nando Vaz 40 milhões, deu um jeep doado para o governo ao acólito Baciro Dja, recusou ir a Tite no dia 30 de janeiro, virou as costas ao Hino nacional, recusou ir a inauguração da Praça de Pindjiguiti…
    Nem vale a pena…

  30. Mamadou diz:

    Todo povo da Guine Bissau devemos sair e março no frente de palácio de presidencial
    Fazendo manifestos contra a sua decisão nosso noa estamos acordo com queda desta governo
    Queremos saber que mal faz o primeiro ministro explico-nos direitamente para o povo da Guiné Bissau noa pare. CDAO
    Or qualquer organização
    Foi nosso que votamos não é CDAO

  31. filomeno diz:

    todo o mundo esta a falar mas uma coisa é certa, penso nao é por nada que o Presidente da republica fui a ANP e ele discusou muito bem e todo o mundo estava bem clarificado.
    Pergunto: sera que o Presidente da Republica nunca dialoga com o primeiro Ministro? sera que queremos a Paz na Guine-Bissau? sera que estamos pronto para uma justiça sà neste nosso País? Sera que neste momento o Governo do Domingos esta firme? Quantos governantes estao acusados no Ministerio Publico? Porque nao preferir uma remodolaçao Governamental? sera que os acusados nao devem se apresentar na Justiça? ate quando que queremos ter a Justiça no País?

    Penso a obdencia deve permanecer entre as dois pessoas e os velhos do PAIGC devem conduzir o presidente do PAIGC para assim aceitar que se os seus membros sao acusados de corupção, porque nao responder na justiça?

  32. GomesNhaca diz:

    Segundo a constituição da República da Guiné-Bissau, o Presidente da República tem o poder e pleno direito de dissolver o governo, quando este for infestado por corruptos, incompetentes, desertores da verdade e falsos políticos.
    Filhos da Guiné, Dissolver não é sinónimo da instabilidade, antes pelo contrário remédio para curar o mal que se agiganta ao olhar de todos.É hora de deixarmos de adiar a verdade que esta Nação tanto precisa para se desenvolver.

    A verdade não mata, cura
    A verdade não dói, adoça a dor
    A verdade não mente, dita a razão
    Verdade vendida, Nação adiada.

    “Fidjus di guiné ôssa mintida
    ê mêdi bardadi”
    Eis alguns dos versos que simples homem do povo cantarolava pelos becos sem vida do velho Bissau, que hoje chora para crescer.

    Nô dibi di ôssa bardadi
    Nô mêdi mintida
    Pa limpa larma di nô terra ku kansadja tchora,
    Ôbi dimi n’ôbi dibô, pa nô Guiné retoma si lugar na bajduessa di Nações.

  33. martinho sanha diz:

    JOMAV O SINHOR presidente vc tem que tem colobracao com membro de governo pais è nossa dessa sinhor Domingo simao preira a conduzir opais

  34. Timenty diz:

    Oh! Cipriano Cassamá, quando você fala é pra lhe sepultar.
    VOCÊ É O MAIOR CÂNCER DA GUINÉ BISSAU. FIA

  35. joão correia diz:

    É necessário por fim a esta falsa democracia. Não é possível, o povo vota, mas é o presidente quem demite. Isso não devemos admitir, basta. O nosso sistema democrático precisa ser repensado para acabar de uma vez com os “grupinhos” de A, B e de C.

    Cuidado, ao lado do José Vaz estão apenas os traficantes, ladrões do povo,
    malandros (comerciantes políticos e traficantes, intriguistas etc.).

  36. Demba balde diz:

    E uma vorgonha de ter um pr com o vosso o povo ja ta na de fazer diferenca ate nu drmar muita sangue se for perciso so para defender esse coitado nacao de sufrimento

  37. Demba balde diz:

    E uma vorgonha de ter um pr como o vosso o povo ja ta na hora de fazer diferenca ate nu drmar muita sangue se for perciso so para defender esse coitado nacao de sufrimento

  38. Venopesil diz:

    Óh, meu caro João Correia, com certeza tu não percebes bem do nosso sistema eleitoral. O presidente da república é eleito por sufrágio universal, directo e secreto dos cidadãos, é o sistema maioritário de duas voltas. Isto quer dizer, que povo vota directamente no presidente da República, a contrário do sistema de representação proporcional, que o povo vota no partido e não no primeiro ministro, e este é escolhido directamente pelo o seu partido (neste caso, o responsabilidade é mais do partido).
    Não confundas as coisas!

  39. Venopesil diz:

    Venopesil
    08/06/2015
    Óh, meu caro João Correia, com certeza tu não percebes bem do nosso sistema eleitoral. O presidente da república é eleito por sufrágio universal, directo e secreto dos cidadãos, é o sistema maioritário de duas voltas. Isto quer dizer, que o povo vota directamente no presidente da República, a contrário do sistema de representação proporcional, que o povo vota no partido e não no primeiro ministro, e este é escolhido directamente pelo o seu partido (neste caso, a responsabilidade é mais do partido).
    Não confundas as coisas!

    • ticlos diz:

      Óh meu caro venopesil;esplicaste muito bem o sistema.Mas,para sermos sinceros mesmo, sabemos todos nós que quem apanhou boleia foi o JOMAV.
      1º porque, todo mundo já sabia quem iria ser 1º ministro caso o PAIGC vencesse as eleições.

      2º O carisma que o DSP tinha e continua a esbanjar, levou com que todos nós votassemos no PAIGC.

      3º percebe-se da superioridade política que o DSP possui em relação ao JOMAV.

  40. Fode Taracunande diz:

    A instabilidade era apontado aos MILITARES, agora o segredo veio a cima. São os chamados Politicos que provocam a instabilidade.
    Domingos Simoes Pereira, nao te dimita; se GATUNO provocar o derrube do Governo ele mesmo vai para Pecixe subir Palmeiras.

  41. Timenty diz:

    O mais triste é ver como o povo está ser enganado, má aonde está a INSTABILIDADES que tanto se menciona aqui? Só porque o DSP vai ser substituído?Não é de estranhar que Guiné Bissau esteja como está.
    Porque a nossa sociedade todavia é infantil. O dia que a nossa sociedade torna se madura avançaremos.

  42. Carlos Alberto diz:

    caro timenty desculpa mais o senhor e simplesmente um psicopata

  43. joão correia diz:

    Ola!
    Andam a confundir as pessoas com fotocópias de leis e sistemas. Tudo isso foi criado pelo homem, meu caro sem nome,mas o homem é que tem que mudar tudo, levando em consideração a nossa realidade. Vamos ter que parar de copiar coisas que não combinam com a nossa realidade, região e país.

    Queira ou não, os golpistas e cobardes não vão vencer. Não se pode continuar a viver com quedas de governos, golpes de Estado para dar lugar aos mafiosos.

    Força Guiné Bissau.

  44. Salvador Na Quidum diz:

    os jovens estão farto desse tipo de egoísmo,inecreditavel ao povo guineense,ditadura não queremos ir a escola PR deve pensar 60 vezes depois de pensar em este vergonhoso tanqui de lixo,chegou o momento de assumir as vosas responsablidades corectas no fenomino psiquico porq, isso não faz sentido para quem tem cerebro para refletir…
    Obrigado!!!

  45. Samuca diz:

    Mas kuma ku povu ta kudji na urna i ta bin ten un alguin ku ta pati? tudu bias i asim, kredu fega kanhota. Na Guine jintis ta vota pa rostu, agora si no vota na PAIGC i ka partidu en si ku no vota nel, mad si bin ten ku patidu tb naaaaaaa kin ku patil ten ku kai tb deh. Bo sainu na rostu puliticus nfaru. No pensa ba i tropas, gosi no udju yabri

  46. Max diz:

    Queda de governo é normal, ainda de impostores! JOMAV, vai rápido! Nenhuma palha vai se mexer.

  47. COITADE DI JOMAV SO NA BU BRINCADERA DE BATI GOVERNO BU PIRDI TUDU RISPITU KU POVO DAU!!! ANTA NHU DUMINGO I BU RAPAZINHO DI MANDADU PA FASI KE KU BU MISTI? SENHOR JOMAV BU RAPAZINHOS I KILIS KI BU TENE NA PRESIDENCIA!!! DOMINGOS I RAPAZINHO DI POVO, POVO PUL LA I SI POVO KU NA TIRAL OK. OBRIGADU NHU IMPERADOR KKKKKKKKKK.

  48. saliu Balde pasp diz:

    Bom Dia para todo o Mundo.Eu Saliu Bafata Sou Guineense como todos .Tenho plena serteja que os nossos governantes nao estao ajudar o Pais.para ser Presidente,Ministro ,sectetario Deputado .nao e concurso que fazemos .Estao la para defender entresse Do bem Do Pais. Mas nao defendem o vosso entresse pessoais.weglasse luga e luga de entresse Ca da um que la c segar no Top esquesse oseu povo .espero que lembram o que andavam a falar nas campanhas .nos os Guineense queremos transparencia SEM medo de perder o tasso.quem sabe nao tem coragem desculpa volta para casa.nos nao queremos guerra mas queremos aqueles que sabem falar verdade SEM pensar que de dizer verdade vou perder o meu posto.asi nunca mas poderemos construir esse nosso Pais. coragem temos que ter .todo quem esta no governo tem que pensar naquele lugar nao e profisao tens que trabalhar para o Pais nao par sua familiares. o povo Guineense nao merece o que esta Passar na Guine Bissau.Estao dizer todos emigrantes podem voltar com Essa clina de desentendineto como podemos voltar .nos e que ficamos a sofrer com colegas .Mosabique Angolanos Saotomeses

  49. saliu Balde pasp diz:

    Bom Dia para todo o Mundo.Eu Saliu Bafata Sou Guineense como todos .Tenho plena serteja que os nossos governantes nao estao ajudar o Pais.para ser Presidente,Ministro ,sectetario Deputado .nao e concurso que fazemos .Estao la para defender entresse Do bem Do Pais. Mas nao defendem o vosso entresse pessoais.weglasse luga e luga de entresse Ca da um que la c segar no Top esquesse oseu povo .espero que lembram o que andavam a falar nas campanhas .nos os Guineense queremos transparencia SEM medo de perder o tasso.quem sabe nao tem coragem desculpa volta para casa.nos nao queremos guerra mas queremos aqueles que sabem falar verdade SEM pensar que de dizer verdade vou perder o meu posto.asi nunca mas poderemos construir esse nosso Pais. coragem temos que ter .todo quem esta no governo tem que pensar naquele lugar nao e profisao tens que trabalhar para o Pais nao par sua familiares. o povo Guineense nao merece o que esta Passar na Guine Bissau.Estao dizer todos emigrantes podem voltar com Essa clina de desentendineto como podemos voltar .nos e que ficamos a sofrer com colegas .Mosambique Angolanos Santomeses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.