Comunicado: Presidência da República reage à comunicacão do PM Domingos Simões Pereira

“O teor da referida comunicação [do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira] (…) mais do que demonstrar a existência de uma grave crise política, vem agravar ainda mais o já por si frágil clima de relacionamento entre os dois órgãos de soberania”.

A Presidência da República tomou conhecimento, com surpresa e estupefacção, da comunicação do senhor primeiro-ministro à nação, difundida ontem pelos órgãos da comunicação social, numa altura em que sua Excelência o Senhor Presidente da República procede a uma auscultação normal aos atores sociopolíticos sobre a atual situação política do país.

O teor da referida comunicação, descortes, calunioso e ofensivo para com o Chefe de Estado, mais do que demonstrar a existência de uma grave crise política, vem agravar ainda mais o já por si frágil clima de relacionamento entre os dois órgãos de soberania.

A Presidência da República lamenta profundamente que, numa altura em que o momento exige maior serenidade e ponderação na busca de soluções que melhor acautelem a imperiosa necessidade de preservação do clima de paz social, tenham surgindo vozes e posicionamentos no sentido de criar ruído e perturbar ainda mais este processo de extrema delicadeza.

A Presidência da República abstém-se, por ora, de comentar as declarações do Presidente da Assembleia Nacional Popular, na medida em que, nos termos dos estatutos dos deputados, ele é responsável pelas suas palavras no exercício das suas funções.

Sua Excelência o Senhor Presidente da República garante a todos os guineenses e a comunidade internacional de que, enquanto primeiro Magistrado da Nação, continua empenhado na procura de soluções, dentro de quadro e no limite das suas competências constitucionais, que melhor se adaptem à situação atual, no intuito de salvaguardar os superiores interesses das instituições da República.

Sua Excelência o Senhor Presidente da República convocou para hoje o Conselho de Estado, seu órgão constitucional de consulta, finda a qual anunciará ao país a sua decisão sobre a forma de ultrapassar a mencionada crise política.

A Presidência da República apela a todos os cidadãos a manterem a calma e a serenidade até estarem na posse de todas as informações para melhor poderem ajuizar.

 

Bissau, 07.08.2015

Fernando Mendonça, Conselheiro e Porta-voz

33 Responses to Comunicado: Presidência da República reage à comunicacão do PM Domingos Simões Pereira

  1. Ricardo diz:

    Este presidente é um Bandido, devia ser punido da mesma maneira que o Nino vieira, o povo ja esta cansado destas palhaçadas, este Senhor que se acha hoje dono de Bissau, nao sabe onde meter o nariz. é um palhaço e um homen sem escrupulos,este homensinho devia mais é ser expulso da guine. é um bandido e roubador, ele quer roubar, como ja fez nas finanças.

    • carlitos tcharles diz:

      Amado irmao Ricardo nao estou ca para vos dar a liçao de moral e nem a ética moral mas uma coisa é certa o presidente da Républica é o presidente da Républica deve ser respeitado, pois penso que ninguim quer para que o governo caia porque vai ser dificil para todos os seus filhos, por isso, devemos todos pedir para que haja um bom entendimento para as ambas partes.Em suma estamos num momento da construçao e cada um de nos deve ser o simbolo da uniao em prol do nosso amado pais. Que Deus abençoe a Guiné e os seus filhos!

  2. Elsa Kosta diz:

    os senhores acham que ainda o povo não percebe quem tem culpa , tenham santa paciência não merecemos, cada um trabalha na sua ária.o sr. Presidente esqueceu o que desse na campanha? (…) confiamos em ti espero que vai encontrar soluçâo para o povo .o sr. Presidente convidou a diaspora para voltar como podemos contribuir? como com a instabilidade? temos melhores cardiologista cá ninguém pensa em voltar, da pena os nossos quadro espalharem pelo mundo fora.Vou vos contar uma coisa que aconteceu comigo hoje no meu trabalho estava eu a almoçar chegou um senhor a falar comigo ele para mim és de onde ele começou a chamar os países da CPLP chamou todos menos a Guine Bissau eu a ele falta um país que o senhor não chamou ,e ele qual? respondeu a senhora que estava ao meu lado a almoçar Guine Bissau o senhor com a cara de exclamação o país do golpe de estado onde todos querem ser ministros mesmo não sabem trabalhar só pensam ser ministro, pensei pensei não responde eu não sou daquelas que levam desaforo para casa não responde porque o senhor tem razão pergunto me até quando vamos conseguir levantar a cabeça Sr. Presidente para dar uma resposta desse género sem dizer a mais eles tem razão um bem aja para o povo da Guine Bissau .

  3. Jv tene razao diz:

    Penso que os titulares dos origaos da soberania,devem ser responsáveis maduras com sentido do estado,infelizmente a figuras que não intendem o qué o um homem de estado,pensam que quem fez papel de “gilos” mentirosos oportunistas. Aproveitando essa situação para ganhar fama, pensando que está a desempenhar um bom papel.nem sabe destinguir o bem e o mal.triste.És tan ki Presidente di ANP? I ka panha nin penso basofaria,o papel que o presidente da ANP desenpenhou é para insetívoro a guerra e violência.se fosse eu Marciano.eu irria contactar altas figuras do país para dialogar com o PR .afim ultrapassar o deferêndo entre eles com o PM.

  4. I ka panha pé, peço os guineenses a manterem calma conforme o comunicado da presidência da República,guardando decisão fina da sua excelência Sr.PR,e ter informação dos motivos que está na origem desta situação,

  5. Atitude do Presidente da ANP, Não é de um homem de estado,mas Sim de um oportunista,incitador de violência com finalidade de tirar proveito político,pq objectivo dele, ele quer que haja problema para afim assumir poder interinamente.intenção frustrada.peço a Deus todo poderoso para iluminar o Sr.PR.a tomar um decisão que vai ajudar o povo.mais nada.coragem sua excelência Presidente da República.

  6. Antonio Mendes Tavares diz:

    Devemos preocupar mas não de lamentar tendo em conta de que os dois homens que estão a mexer com a sobrevivência do povo martirizado, desgastado, cansado de sobressaltos serão responsabilizados dos seus actos. Apesar de troca de palavras atreves de órgãos de comunicação de um a outro, seria melhor ainda que prevalecesse dialogo franco e sincero.

  7. Musa Dabo diz:

    Muito cuidado a Guiné. Opovo esta cansado com os politocos guineenses.

  8. Ansumani Mane diz:

    Como sendo guinens de origem devmos tomar grande cuidado inconfedelismo no orgao de estado tou riferir de sua exel. Presidente ANp ele nao jogou papel de mediar cris entre presidencia e governo isto é instigar problema porque ta sonhar mas deus vai nos ajudar cuidado DSP com homen de parlamento nao bom sintido para guine bissau.

  9. Salimatu Baldé diz:

    Sinceramente é uma vergonha para todo o mundo, e mais ainda para povo Guineense.
    Que está a lutar no seu dia-à-dia para sua sobrevivência e na procura do seu pão de cada dia.
    E um grupo das pessoas confiantes a fazerem aquilo que querem e lhes apetecem.
    Nós estamos fartos.Tolerância ZERO.

  10. adlé mbondo diz:

    Não sei quando é iremos ter un estado uma nação e um povo experiente e maduro pra bem analisar uma situação ou un ato. Os quadros politicos mostraram mais uma vez o amadorismo politico e falta de responsabilidade.

  11. Carlos diz:

    Na verdade o povo está cansado, é necessário o dialogo para encontrar a solução para a crise.
    Se não o povo é que continua a ser massacrado.

  12. Carlos diz:

    Na verdade o povo está cansado, é necessário o dialogo para encontrar a solução para a crise.
    Se não o povo é que continua a ser massacrado.
    Em nenhuma parte do mundo acontece o que anda acontecer na Guiné-Bissau, agora é momento de trabalhar e não lutar para os interesses pessoais.

  13. Demar José Gomes da Silva diz:

    Vai cagar e vai cagar mesmo está sua cara feia aí.irresponsável quer derrubar governo para colocar seus amigos imundos einh ?????

    • Pró-democrata diz:

      Caro amigo, se tu és um guineense genuíno saiba medir as palavras, pois elas são como as balas se forem pronunciadas com arrogância e cinismo. E lembre, a democracia não se constitui com palavras indecentes nem com arrogância e cinismo.

  14. u balde diz:

    Devemos pautar pelo civismo, nao podemos admitir as pessoas a usar palavroes contra o presidente da republica,num mundo civilizado muitos teriam que responder a justica assim sendo e bom pautar pelo civismo e respeito.
    O presidente da Republica e o garante da nacao, a constituicao lhe da direito de desolver o parlamento, e criar um governo de iniciativa presidencial, o que acontece em muitos paises do mundo, o facto de desobidiencia do actual primeiro ministro ao presidente da republica e a refugiar-se no parlamento e estranho que so por si da direito a justificacao de nao coabitacao entre as duas primaturas, dai a razao para derrubar o governo, ate ai nao vejo problema nenhum porque o paigc pode escolher um outro primeiro ministro,
    Assim sendo nada de alarmes, acho que o nosso povo devia ser informada das leis da republica ( educacao civica) para nao servirem de interesses da ambicao polica dos nossos corruptos e mafiosos politicos.

  15. Teresa Gomes diz:

    Venho por este meio apelar aos chefes do governo guineenses para que eles cheguem a um consenso, este governo era a esperança dos guineenses mas agora o que surgiu, foi que os guineenses ficaram sem chão e eu estou a pedir em nome de Amílcar Cabral para que eles ganhem vergonha na cara …
    POR FAVOR!
    Nós os emigrantes estamos fartos de ver sempre problemas!!

  16. IVO VAZ diz:

    NAO E IDEAL DISSOLVER O PARLAMENTO.NEM DERROBAR O GOVER.

  17. Malam Gomes diz:

    Não há problemas sem soluções e nem ensináveis – Dialogo fraco e aberto com ponderação deve prevalecer. Para resolver qualquer problema temos que sentar na mesa. a força e a guerra não resolve nada. Se cada um assegurar as suas razões quem tem menos a força é que vai perder?!…
    Porque se esticarmos a corda até ao limite máximo parte na parte mais fraca, é por isso não vale pena irmos para esse caminho é muito perigoso.

    • Lambert mendes diz:

      nos guineenses temos a fé de que essa situaçào serà ultrapassada se deus quizer; mas, os responsàveis do pais devem unir so uma voz e basculharem todos ministros que entendem que realmente estào a cometer a corrupçào, tudo para fora…porque neste momento nào devia estarem os corruptos infiltrados na guvernaçào, para depois sujarem um bom nome do nosso PM da G.Bissau…na Guiné-Bissau jamais hàverà lugar de impunidade…obrigado meus irmàos da G. Bissau

  18. Nelson diz:

    Senhor recardo abo i pecadur ma burro cu n’ odja na nha vida abo bu cobi presidensia bu djumna buna papia patetiça burru pá.

  19. Vensam Gomes diz:

    O PR apela as calmas a população guinenses, por motivos incentivar. Ja muito tempo que o PR, fez o mandato da promolgação do governo de Domingos Simãos vindo de participaçãos de sertos individeos acussados das alegados corrupçãos pelo ministerio publico! Mais o Sr PG não o quise fazer. Todos guinéenses ouviram o ministerio publico apelarem os nomes das pessoas envolvidos no caso das corrupçãos das vendas das nossas infrastruturas quando participava nos antigos governos da corrupção! Mais como o Sr Domingos Simões tem a corragem de convida-los a participar nesse governo, sabendo que essas pessoas estam com mãos zujas e não ppodem participar no lenques governativa! Eu Hajo, O orgão mais supremo é a PR que tem capazidade legitima proponderar e promolgar as leis do estado. como bem sabem ele é que é o responsavel suprior de todas os orgãos das nossas sobrenias nacional. Ninguem pode exjonararou aucultar os mandatarios do Sr PR como sendo um orgão supremo de todos orgãos!

  20. Vensam Gomes diz:

    O PR apela as calmas a população guinenses, por motivos incentivar. Ja muito tempo que o PR, fez o mandato da promolgação do governo de Domingos Simãos vindo de participaçãos de sertos individeos acussados das alegados corrupçãos pelo ministerio publico! Mais o Sr PG não o quise fazer. Todos guinéenses ouviram o ministerio publico apelarem os nomes das pessoas envolvidos no caso das corrupçãos das vendas das nossas infrastruturas quando participava nos antigos governos da corrupção! Mais como o Sr Domingos Simões tem a corragem de convida-los a participar nesse governo, sabendo que essas pessoas estam com mãos zujas e não ppodem participar no lenques governativa! Eu Hajo, O orgão mais supremo é a PR que tem capazidade legitima proponderar e promolgar as leis do estado. como bem sabem ele é que é o responsavel suprior de todas os orgãos das nossas sobrenias nacional. Ninguem pode exjonararou aucultar os mandatarios do Sr PR como sendo um orgão supremo de todos orgãos!

  21. Timenty diz:

    O papel que o presidente da ANP está a desempenhar não me surpreende, ele sempre foi assim. Um perturbador, intriguista de Alto nível, também é bom recordar que é UM SEPARATISTA N°1.
    Sejamos sinceros, Um personagem deste tipo… é difícil que os três terminem os seus mandatos

  22. Aruna NHANCU diz:

    o pais presisa duma instituiçao forte e nao dum homem forte, por isso, o dialogo encontra-se no inicio e no fim d tudo,sem ele ,nao vale apena falar da democracia. tambem, nao era possivel q os vizinhos saibam o problema da familia porque frageliza todos os filhos da casa frente aos seus colegas.
    “o passado nos permite d comprender o present e projectar o futuro” assim, nao é possivel trocar os dirigentes como-se troca uma camisa, nao sao vocês que vao desenvolver a guiné! mas, é a geraçao seguinte o vosso papel hoje, é de orientar, legalisar, controla, projectar procurar um desenvolvimento duravel para geraçao futura, uma boa reconsilhaçao a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. EDU MOHAMMED DUCHER diz:

    é muito triste para povos guineenses

  24. mussa diz:

    hà quem disse uma vez neste espaço mesmo, que problema da guiné-bissau não é politico mas sim d’origem militar……gostaria que este pronucia sobre este assunto agora!!!! eu sempre responsabliso e responsablisara à jamais os nossos politicos pela situação em que o meu e seu paìs se encontra.sinceramente estamos fartos(pelomenos eu estou fartissimo destas intrigas dos libertadores……fogo chega…..)

  25. povos di Guiné suma PR fala pano tene calma,no pera pabia el ki soberano di pais no pera no obi no cunsa cumenta,no para papia keku noca sibi…si PR ku PM tene disintindimento no pera no sibi nunde ku erro tem no cunsa papia mas na base di educacao ku rispitu cano mostra di cuma no sta a favor di PM pabia elis tudu anos ku cudji elis pa e guvernanu,no para insulta PR pabia na tudu casu i pape di nacao i exige rispitu i dipus ica civilizacao…

  26. felisbela vaz diz:

    Vamos todos rezar com fé e acreditar sempre que os melhores dias virão..
    vamos fazer com o Rei David, que reinou sempre com Deus ao lado, e venceu sempre as batalhas, com uma fé forte inabalável…que Deus abençoe a Guiné Bissau…

  27. Sabula Combi diz:

    Eramos as criancas, lembro-me quando o meu pai dizia que o nosso pais um dia estaria bem.
    O meu pai ja faleceu ha 22 anos, ate agora o nosso pais nao se encontra estavel.
    Eu nunca imaginava que um dia a nossa geracao que ia conduzir o pais.portanto, como nao ha nada
    a fazer temos que conformar com isso. Uma coisa e certa, as pessoas estao cansadas sobretudo a populacao.

    Neste momento, deviamos ter acabado com todas as brincadeiras que foram feitas no passado.
    Este e momento de asumirmos as responsabilidades como sumiu o DSP.
    Para ja o nosso PR nao fez a minima idea de aquilo que fez ou nunca pensou que isto podia ter causado grave problema para o pais. E isso que Sr.PR devia ter pensado antes.Ele tinha que lembrar para estar onde esta, nao foi ali sem a votacao da massa popular por isso tinha que olhar para populacao.

    Com um bom senso, o nosso pais se construi a menos que 10 anos porque e pequeno.
    Se compararmos com alguns paises por exemplo Angola. Que vai levar por ai mais uns 20 anos e nos podemos levar 10 anos, isto com uma boa estabilidade, uma boa governacao e onestidade.

    Camarads irmoas, temos um bom pais para viver se encontrarmos uma uniao entre nos e consigueremos o rumo para o desenvolvemento. A unica coisa que nos falta agora e a estabilidade politica onde podemos conseguir as outras como economica e social. Importante e a uniao entre nos Guineense. Viva Guine-Bissau e o Povo Guieense.

  28. Frédarique Mendes diz:

    Ricardo tu es o mais estupido Guinéense que eu vi mentiroso, inresponsavel sem argumento. Si vermos tu es um dos que assassinos que pensam na matansa. Que nivel de estudo tens tu? Há os que nem merece exister no mundo como tu.

  29. ture baçiro diz:

    A gbisaau tem que afastar de problema nesse momento como o futuro todos países do mundo estão a trabalhar para o desinvolvemento nós ainda estamos a lutar para contra desinvolvimento. É bom ter solucão para não tem problema; que ter problema depois buscar solucão

  30. ture baçiro diz:

    Africa está mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.