Presidência da República pede calma à população guineense

  • Conselho de Estado esteve reunido esta sexta-feira
  • PR José Mário Vaz desloca-se ao Senegal de urgência

Bissau (GBissau, 7 de Agosto de 2015) – A Presidência da República da Guiné-Bissau emitiu, esta tarde de sexta-feira, um comunicado onde apela aos cidadãos guineenses “para se manterem calmos e serenos”.

O mesmo comunicado exorta a população para esperar “até estarem na posse de todas as informações sobre a crise”, antes de se ajuizarem sobre a mesma.

De acordo com a mesma nota, a Presidência da República informou que anunciará a sua decisão em como “ultrapassar” a presente crise, após uma reunião com o seu órgão consultivo, o Conselho de Estado. LER o comunicado: Presidência da República reage à comunicacão do PM Domingos Simões Pereira

O CE esteve reunido durante toda a tarde, mas o encontro parece ter sido inconclusivo devido à uma viagem de emergência de Mário Vaz para a vizinha Senegal. O Chefe de Estado guineense tem um encontro agendado com o seu homólogo senegalês, Macky Sall. O seu teor é ainda desconhecido, mas tratar-se-á certamente sobre a crise política e institucional guineense. Senegal tem-se desdobrado ultimamente na mediação da crise guineense, através de altos encontros entre as autoridades dos dois países.

Nos últimos dias, José Mário Vaz tem encetado vários encontros com a classe política guineense, assim como membros da comunidade internacional.

Ontem, quinta-feira, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira fez uma comunicação ao país, durante a qual explicou detalhadamente os seus pontos de discórdia com o Chefe de Estado. Simões Pereira fez saber que, para além da crise institucional, existe um plano para demitir o seu governo, que já está em exercício um pouco mais de um ano.

Também ontem à noite, cerca de uma centena de pessoas compareu na Praça dos Heróis Nacionais em frente do Palácio da República em solidariedade para com o actual governo. Também esta sexta-feira, várias outras centenas de pessoas encontram-se na mesma praça em protestos.

 

 

16 Responses to Presidência da República pede calma à população guineense

  1. Djalo diz:

    Bo burgunho Dja bo para futis ndade…fogo ke bo kata pensa nam

  2. E bom haja entendimento entre ambas das partes ,so dialgo que possamos resolver os nossos problemas acreditamos no PR e PM sao homens capazis de desenvolver o pais.
    Viva Presidente da republica Jose Mario Vaz.
    Viva primeiro ministro Domingos simaos pereira .
    unem para tornar Guine-bissau um pais rico do mundo.

  3. Suleimane Sissé diz:

    Na minha opinião como Guineense, o meu apelo é para ambas as partes, de sentarem e analizar a situação no nosso país, pondo as divergências pessoais de lado, pautar para o desenvolvimento sócio economico do país, considerando que país já não merece tantas intrigas pelo tudo que sofreu até hoje, por acima de tudo o interesse de nacional para um desenvolvimento eficaz e progressivo. VIVA GUINÉ, VIVA GUINÉ, VIVA GUINÉ!
    ABAIXO OPORTUNISTAS, ABAIXO GOLPISTAS, ABAIXO DITADORES.
    FORÇA GUINÉ MINHA PÁTRIA AMADA!

  4. Nito Albino correia diz:

    Estão a governar para servir o quê?
    Deixem a vontade do povo cumprir…

  5. Reco Mareco diz:

    Em primeiro lugar, Nhu Mendonça, não é Sr. Mas sim, SUA EXCELÊNCIA PRIMEIRO MINISTRO. Por favor, tenha vergonha na cara pelo menos uma vez na vida. A TUA competência e capacidade, só podia estar ao lado do Jomav e mais 12 Concelheiros sem noção e muito menos se rumo. Demitam-se, nada têm a acrescentar de positivo para o povo humilde da Guiné? Sempre trabalhaste na guiné. Ke ku fassi pá guintis odja? Só merda. Só cultura de muntrundade!

  6. José Said diz:

    Que pouca vergonha! É o tal vício de uso da (força) e do (poder) que herdaram. Nunca vão aprender que os problemas se resolvem conversando! Uso da força do poder não ajuda em nada só destrói. Deixar o governo trabalhar que estão num bom caminho. Vamos pensar Guiné

  7. djibril diz:

    no meu ponto de vista como guineense,este caso emuito facil de resolver.e so esperar a reacao do pr,pois saberemos decisao a tomar q nao passara seguramente de destituicao do proprio do cargo de presidente da republica.ja estamos farto de ter este tipo de presidente q nem dialogar sabe.nao esquecas q estamos na guine,onde tudo pode acontecer,tempos atraz falamos dos militares,ora q estes ja sabem o q fazer,mas muito sinceramente eu nao consigo imaginar o pensamento dos guineenses,nas eleicoes passadas havia um candidato muito bem preparado pra ser chefe de estado,e vcs foram votar neste rapaz q pensa a guine e o seu quintal.se estivesse na guine diria palavras mas azedadas possiveis pra todos guineenses mesmo.esta crise de merda tem q por termo rapidamente,si nao ficarei ao lado dos militares num possivel tomada de poder.dai deixarei de ser guigui uma vez por todas.sacanasssssss

  8. Domingos Malam diz:

    JOMAV djubi burgunho dja di tanto ke nome di Guine Bissau na falado pali fora. Alias ika nome di Guine ma sin i nome di dirigentes de Guine ku ka sibi ke ki é dibidi fasi. Na bardadi kabu ngananu, pabia ika tem nin un krise ku pudi pui governo derubado kila ika bardadi. Algun Interess bu tene ma nona bin sibil. sóki nona tchomau antenson: dissa governo en pas kil bu nteress noka preocupa ku kila. burgunho, burgunho, burgunho, ika ten ninguin kuna fasi mas diki Domingos kabu ngana bu cabeça kuma anós ku bu misti ngana. Kal krise? tem passença booo. kal krise?nundé krise? só na bu lado ki iten krise pabia buna provoca tchiu dimas. burgunho dja. buna fasi suma bu Amigo CADOGA? No ka precisa. tchau, tachau jomav burgunho.

  9. sy diz:

    JOMAFIOSO, UM GRANDE MAFIOSO, CONTRABANDISTA DE TITULOS FALSO COM OS DESPACHANTES. DEMITA E VAI PARA CALEQUISE A RONEAR IRAM SEU INDISNA DJINTIS DE MATO I DE MATO SON.NAO MERECE NEM ATENDER NO BALCAO DA TUA PROPRIA EMPREZA, CARANGUDO,RUNHO,ANTIPATICO E INVEJOSO VIVA DSP ABAIXO JOMAFIOSO.

  10. Poirrot diz:

    O Presidente da Guiné Bissau prestaria um grande servico aoPAIS deixando o GOVERNO fazer o seu trabalho.
    Se ele tem mais informacões que divulgue para que o povo fique a saber.

  11. Amadu jop diz:

    Allahu Akubar Allahu Akubar senhor nosso nus ajude! Encontrar o solucao Allahu Akubar Allhu Akubar os povos da Guine estao precupado com o cresi politico Deus o todo poderoso ja est na hora e mumento que todos os Guineen Temen em Deus unico para erger as maos para Ceu

  12. Antonio VAZ diz:

    Com estas expressões odiosas nem parecem guinéenses!
    Ja fizeram o vosso julgamento, pelos vistos, não precisam das informações suplementares. Ainda bem que o Premeiro Ministro não considera estes vossos comentarios como uma grande manifestação de apoio e uma grande razão para não dialogar porque sabe perfeitamente de que, se algo estiver errado, o Presidente da Républica tomara as suas decisões e não havera golpe de Estado.

    A Guiné vencera, que Deus vos abençoe!

  13. Abdulai Sila diz:

    Eu não estou de acordo para derubar este governo de domingos Simão Pereira por que não tem a razão de derrubar o governo concreto

  14. Patriota diz:

    A democracia vence..

  15. DOMINGOS MALAM diz:

    DESCULPEM PESSOAL MAS SEJA O QUE FOR EU NÃO CONFIO E NEM CONFIAREI JAMAIS EM JOMAV. ELE TEM PROCESSO NO TRIBUNAL QUE ELE NÃO ESCLARECEU, MAS HOJE ELE CHAMA OUTROS DE CORRUPTOS, PARA MIM CORRUPTO É O PRÓPRIO JOMAV. SE FOSSE EU NÃO ME CANDIDATARIA AS ELEIÇÕES SEM ANTES LIMPAR A MINHA IMAGEM, MAS ELE TEM CARA DE PAU. UM CARA DE PAU QUE NÃO TEM VERGONHA DE CHAMAR A PALAVRA CORRUPTO.O QUE É QUE ELE VAI DIZER AO POVO QUE O POVO JA NÃO ENTENDEU. JOMAV ACHA QUE O POVO É BURRO OU LOUCOS P-ORQUE LOUCO ACHA QUE QUALQUER PESSOA É LOUCA, É ISSO. TUDO QUE ELE ESTA A TENTAR MONTAR HOJE PARA FALAR É TUDO FALSO, MENTIRA. QUE ELE SE ENGANE A SI MESMO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.