“Pubis, plitikus, Parlamento ku” — Krónicas di Mussá Baldé

Mussá Baldé, Jornalista

E porque as obras agora são uma míngua, algures em Lisboa numa empresa de aluguer de viaturas, onde o Mamadu é vigilante:

Mamadu: Patron dá-me folga um bocadinho quero fazer uma chomada lá para Guiné. Pode ser? Dexa-me ligar para meu primo Manel em Bissau ele sabe tudo. Aló primo, sou eu o primo Mamadu, aqui em Lisboa de Portugal, que tá passando mas na kil terra la? Diz-me primo que a gente está aqui muito satiado desdi aonti ki não consigue durmir diritu.

Primo de Bissau: Primo kussas sta difícil di ntindi li na é ladu. Políticos kana ntindi ku kumpanher. Kilis di partido garandi, di PAI, kampu kinti primo. Abós lá bo kapli.

Nô Kriol: Krónicas di Mussá Baldé

Nô Kriol: Krónicas di Mussá Baldé

Primo de Lisboa: Kal kaplir primo. A gente está deste lado mas com o corson na mon. A gente não sabe se deve ribar para terra ou se deve ficar inda li. Mas já sabes aqui já não há tarbalho, Segurança Social tambi aperta com a gente para estudar ou arramjar tarbalho, se não eles cortam o subsídio de desemprego.

Mas o quê que ta contecendo mais la. O Presidente quer batir o Governo, mas porquê?

Enton eles não son do mesmo Partido, PAIGC?

Eles não podem falar, conversar, tchomar os garandes do partido, para falar?

[E sem deixar o Primo de Bissau responder]

Primo de Lisboa: Oh Meu Deus, enton Guiné assim está mal. Mal nan. Eu que pensava que Terra Ranka que é agora que vou lá meter Mon na Lama!

Primo de Bissau: Calma Mamadu. U sibi dja i kuma i politica. Li no kustuma dja, no kinguiti dja.

 

Primo de Lisboa: Kal kinguiti, como é que se diz isso em português propi, kal costumar kansera. Os pliticos lá criam confuson na terra depois a gente, nós, migrantes é que pagamos, porque mandamos dinher para lá para sustentar família que não tem tarbalho, não tem nada!

Primo de Bissau: Primo kalma, djintis na kombessa. Deputados nhemé mankoni pa Presidente, Presidente tchoma partidos tudo um son um son pa obi elis, ma i ka fala inda si na bati ou i kana bati Governo. No ka sibi inda. Ma kampu kinti dé.

 

Primo de LIbsoa: Olha primo a Guiné não podia mandar tchomar a Troika para meter ordi la na terra?

Primo de Bissau: Primo nta Troika i di CEDEAO?

Epa primo Troika i mambo di brancos li no na rosolvi é parada na no manera, tchonhgnalmente. Ki ku irans fala kila ku no na fassi. Primo kalma. Kussa na sibidu gossi.

 

No meio da conversa aparece o chefe de Mamadu.

Chefe de Mamadu: Oh Mamadu já chega de conversa fiada sobre aquela tua terra que nunca mais se endireita. Olha o trabalho.

Mamadu vira-se para o chefe e diz-lhe:

Mamadu: Oh chefe assa mesmo que a minha terra nunca mais vai panhar rumo, como outros terras, tipo Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra?

Chefe de Mamadu: Oh Mamadu já que ultimamente noto que fazes telefonemas todos os dias lá para tua terra, pergunta lá aos teus primos se o Governo não quererá alguém que lhe construa uma prisão de Alta Segurança, assim toda jeitosa, à maneira, e num bom preço….

Mamadu: É nha patron também só quer fazer negócio com Africa e ainda fala que a gente é corrupto!

 

**Kuma si dus amigos kumbida nghutru pa bai guerria na quarti si um son fitcha porta kil utru ta iabri janela paki um son delis pudi bim misti sai na kil kuarti di guerria.

Mantenhas

Prince Olonko

 

6 Responses to “Pubis, plitikus, Parlamento ku” — Krónicas di Mussá Baldé

  1. Agradeço a sua alerta – “Corda sintidu” Mussa.

  2. mailton balde diz:

    guine é um estado falhado

  3. antonio marques(toni) diz:

    Ninguim i ka ninguim sim alguim.n,misti fala anôs ku cudji, anôs tan ku tem tira(povo) assim qui democraçia

  4. Joe Bissil diz:

    Eu também gostaria de saber, porque o senhor Presidente da República quer derrubar o Governo ? SÓ por causa de animosidade pessoal ? Onde está o Povo Guineense em tudo isso ? Onde está o Estado da Guiné -Bissau em tudo isso ? Que se demitam os dois imediatamente. É chefe deles é que está a fazer estas incitacoes todas apartir de Cabo Verde. Já está ansioso para voltar a Guiné -Bissau e directinho ao Palácio da Republica. Mas nao acontecer nunca. A nao seja nos matem a todos. Estamos vigilantes. Viva Guiné -Bissau. Vamos tontinuar a lutar pela paz e progresso. Volto já. JB

  5. bari diz:

    No cedo neutro hora ku nona analysa nao toma pa um parte pabia de amizade (Ki ku irans fala kila ku no na fassi)es ta mostra bu posicao claro para es Mussa.

  6. Fodè Dafè diz:

    o que eu gostaria de saber,è seguinete: sr presidente alega corruçao e nepotismo?serà que na Guinè Bissau tem um sò homem que passou na quela maquina de governaçao com historial bem limpinho como diz Jesus.os bens que possuiram se forem comparados com os salarios de vencimentos nao conresponderao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.