Guiné-Bissau aguarda decisão do Chefe de Estado terminada a reunião do Conselho de Estado

Bissau (GBissau, 11 de Agosto de 2015) – Mais uma reunião do Conselho de Estado da Guiné-Bissau decorreu esta terça-feira para fechar o ciclo de análises da situação política no país.

À saída do encontro, um dos membros do Conselho de Estado disse que o Presidente da República “recebeu de uma forma clara de todos os membros de que é preciso abrir a janela e fazer tudo para que haja paz e estabilidade na Guiné-Bissau”.

De acordo com Nado Mandinga, cabe a José Mário Vaz, como o “mais velho da casa” reflectir e tomar a melhor decisão para o país.

Por sua vez, Luís Oliveira Sanca reconheceu que o país “está paralisado devido à situação política bastante degradada” e que também cabe ao Presidente da República “assumir as suas responsabilidades” perante à nação. Oliveira Sanca disse que Mário Vaz “vai reflectir” sobre os aconselhamentos recebidos do seu órgão consultivo.

De recordar que a reunião do Conselho de Estado tinha sido interrompida na sexta-feira, quando o Presidente José Mário Vaz viajou de urgência para se reunir em Dacar com os homólogos do Senegal e da Guiné-Conacri para debater a tensão política vigente no país, no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Nos últimos dias tem-se falado muito sobre a possibilidade de José Mário Vaz demitir o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, mas até agora não houve nenhum pronunciamento oficial do Chefe de Estado guineense.

Fontes contactadas pela GBissau acreditam que haja ainda hoje, terça-feira, uma comunicação oficial do Presidente da República sobre a presente crise política e institucional na Guiné-Bissau.

24 Responses to Guiné-Bissau aguarda decisão do Chefe de Estado terminada a reunião do Conselho de Estado

  1. Eduardo F Monteiro diz:

    Disejamos PAZ e tranquilidade para todos

  2. thay diz:

    solo pido union
    tenemos que tener uniao assim frentamos nossa deficuldade e chegamos objectivo, a outra etapa de desenvolvimento

  3. Udé Fati diz:

    Eu, como aluna, nesta minha presente turma estou a aprender que a melhor forma de resolução de conflito não é evitá-la. Também estou a aprender que é preciso conhecer as raízes do conflito para depois pensar na gestão e transformação de conflito. Não há santos e nem diabos, a resolução eficaz deste problema deve envolver tanto o presidente como o primeiro ministro, ambos são responsaveis pelo dificil entendimento das instituições.

  4. Camaradas Compatriotas.

    Por via desta “crise” vejo uma implosão pessoal, não há explosão de qualquer obstáculo difícil de transpor/resolver, pois nós estamos a dramatizar num copo de água, e infelizmente não conseguimos por isso, neste momento, ser flexível, para partilharmos ideias e decisões a tomar, evitando o pior para o País…

    Deve-se evitar o discurso de dureza/matchundady, há um excesso de zelo que está a ser vivido neste momento, ajustado a actual crise/conflito de carácter inter-pessoal, que a meu ver, trata-se de uma crise psicológica grave (dum grupinho de influencia sobre o outro…), será mais isso do que, uma crise politica ou social de difícil resolução, penso!

    Mas o pior está para vir, receio ainda as decisões a tomar para breve no País, tudo isto por impulso e bloqueio de carácter cismático de individuos, tipo obsessivo, radical e frio quanto baste, o que pode estragar tudo rapidamente, podemos vir a assistir esta maldição da teimosa de “assombração”, que impede os indivíduos de racionalizar, seduzidos por terceiros a fazerem perdurar a cegueira em relação a lógica das coisas, situação idêntica a uma prisão de ventre (sem ofensa), pois enquanto durar isto, há nada para ninguém… vamos ter calma, e depois desta oportunidade serenar, sabemos com certeza, quem é quem, nesta complexa confusão do diz que diz desde o principio…

    GUINEENSES UNI-VOS!!!

    Djarama. Filomeno Pina.

  5. Já estamos cansados destas coisas. por favor, respeitam os eleitores que vos colocam nessa posição. Dantes vcs políticos acusam os Militares como mentores da instabilidade no País. hoje os militares mostram mais maturidade em relação aos políticos. Agora, o que vão nos dizer sobre essa crise política que se vive no País? PAIGC BO PUDI SKIRBI BO DITANDA. NUNKA MAS BO KANA ODJA NHA VOTO. MBE!!! NO KANSA DJA BOS.

  6. Jorge Heitor diz:

    Profundamente lamentável que, 15 meses depois de levado à chefia do Estado pela direcção do PAIGC, José Mário Vaz decida demitir o Governo, colocando assim uma grande incerteza sobre o que a médio prazo irá acontecer na Guiné-Bissau. Então, o Presidente da República não poderia ser mais flexível e dar outros sete ou oito meses ao Governo para corrigir o que estivesse errado? O país não tem meios para tão depressa voltar às urnas. Quando se forma um Executivo, ele deve ser para mais de ano e meio. A bem da estabilidade; e da tranquilidade dos espíritos.

  7. mbana diz:

    Todos sao traidores do povo, vamos rezar q Deus mande eles pra o inferno!
    Aproveitaram do povo pra ficarem ricos, e ainda enganaram o povo q iam trabalhar pra o bem do povo,aonde esta promesa? Falam uma coisa hj e amanha outra…….
    Vao todos pra inferno pq estao brincando com o sentimento do povo,como os outros moreram eles tbm vao do mesmo jeito,sao traidores, e ratos, nao preocupa com o povo……..
    Deixam eles se mataram. Sao diabos vestidos de caras de santos, no meio do povo

  8. josimar dos santos diz:

    Gostaria q o presidente da nossa assembleia seja um homem pasiguador em vez de um motivo de instabilidade pois podia não existir toda esta turbulencia se não for como reagiu ele….

  9. A. COSTA diz:

    Espero que JOMAV deve parar e pensar em consequencias que aqueda do governo pode causar ao Pais. Deve abondanar idea de “machudade” e abrir a porta para o dialgo só assim se pode resolver qualquer problema
    ainda de igual forma que se for possivel intentar a fastar o mais rápido dos conselheros cujo as suas tarefas é de generar problemas e instablidade para o Pais. Nao posso intender porque algumas pessoas nao vam a reforma na Guine!!

  10. Que Deus nos ajude,neste momento critico que o pais esta atravessar,respeite os regulos,partidos politicos,a comunidade internacional e a sociedade cinil em geral para o bem estar dos guineeses e a sua Patria Amada…Oremos.

  11. observador internacional diz:

    A minha humilde opinião é que o Excº sr Presidente da Republica da Guine Bissau, foi mal aconselhado, a Guine Bissau, não tem cumprido com os seus deveres internacionais a muitos anos, todos os empréstimos internacionais nunca se cumpriram os contratos estabelecidos, em 41 de independência.

    A Guine Bissau o que fez este governo do Excº sr Primeiro Ministro e o seu Staff Governamental, em ter um projecto real para a Guine Bissau e criar um clima positivo para a captação de investimento internacional é de louvar, a base desta positividade esta na pessoa do Excº sr Primeiro Ministro, o Excº sr Ministro das Finanças e do Excº sr Ministro dos Negócios Estrangeiros, este é a base e o pilar estratégico do Governo.
    Reparem que toda a África esta a precisar de investimento e investidores internacionais, a repercuçao internacional deste incidente politico, ja fizeram recuar potenciais investidores, que para uma frágil economia tem um efeito devastador, os mesmos doadores internacionais estão receosos, com todo este cenário politico causado pela mesma força politica o que traz uma estranheza e desconfiança ainda maior, “se os da mesma família politica não se entendem, como será com os outros partidos políticos???!!! “…

    Todos nos sabemos o fundo da questao, e em portugues claro e directo o Excº sr Presidente da Guine Bissau, quer ter acesso directo ao dinheiro internacional que vai ser entregue ao Governo dentro do quadro do Projecto do Governo “TERRA RANKA”, seja de doação e do dinheiro através de empréstimos com juros baixos!!!

    O Excº presidente da Republica da Guine Bissau, cuja função é: representar a República, fiscalizar, unir, apaziguar, criar plataformas de entendimento, garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas é o comandante supremo das Forças Armadas.
    Esta a fazer tudo ao contrario…criar a guerra politica, para melhor servir a si próprio.

    Eu acredito na Guine Bissau, e no povo Guineense “TERRA RANKA”…mãos na lama, vamos trabalhar todos unidos e em paz.

    OBRIGADO PELA ATENÇAO

  12. Bruno diz:

    Perdoar, esquecer o passado, é a chave principal para ultrapassar esse crise politica unem- se a uniao dà força. Dexem de orgulhos e arogancias. Os démonios em pessoas estao a espera para abrir champanhe e festejar a séparaçao…

  13. Du nais diz:

    E lamentável há um ano de mandato de chefia de PAIGC no inicio era são irmão hj ja são indimigo espero que um bom entendimento entre eles para não nos cancelar o porceso confiança que tivemos recebido a nivel de internacional espero que haja um bom solução para nós podermos avançar frente não voltar mais a trás…

  14. sapo diz:

    Se houvesse a possibilidade de demitir Cipriano cassama em vez de DSP seria melhor. Mas acho que o presidente é suficientemente forte para não cair em tentações.

  15. carlos higino da silva TCHARLES PARIS diz:

    senhor presidente, o povo da guine tem muita confiança em ti não de ouvidos aos barriga de meia que só pensa neles que não tem amor a pátria eis os intriguistas são muitos mas só vou mencionar os mais perigosos primeiro BRAIMA CAMARA,BACIRO DJA SOARRES SAMBU Sr. presidente muito cuidado com estes gajos eles depois vão te fazer vida negra quem te avisa melhor amigo e. viva a paz viva a democracia viva o desenvolvimento viva unidade nacional abaixo intriguista

  16. NKANSA diz:

    Tam bém se houvesse um caminho de trocar o presidente da Asembleia da GB é melhor para o pais Ele é a chave de tudo isto. é lamentaval so témos que pedier o Presidente para salvar o povo guinnense.obrigado.

  17. Malam Na Dum diz:

    Atè aonde q nôs vão parar irmãos guineenses?

  18. olivio faty diz:

    Queremos a Pazzzzzzzzzzzzzz….

  19. Edson Pereira diz:

    na minha opinião o culpado é o presidente da ANP porque a liderança tem como bengala a maturidade. hoje ele não tem na consciencia as consequencias que ão de vir mas o tempo é que vai nos dar a resposta. os homens de estado ao pronunciarem tiram sempre o que é de bom para o povo e não da intenção de subir ao podio como o presidente da ANP desja.

  20. Augusto diz:

    Acho que governante guineense precisa de uma lavagem celebral, porque não é possível que eles ficam pisando na bola cada momento, é uma vergonha para povo guineense. Não entendi o motivo que levou as duas figuras, que nós escolhemos para representar país e estão levando briga de infantilidade?

  21. Estamos a perder tempo com bandos de ladrões do povo, Uma máfia que que usurpou a identidade do paigc para servir seus interesses.
    Portanto, proponho avançar com a solução mais rápida e eficaz para correr com escumalha, Com um golpe de Estado!.

    E assim limparmos toda merda

  22. ture baçiro diz:

    O presidente tem que saber o culpado e que não é culpado. Para não se meter com grande pillar que é o P M. O PM que está a ajitar o país se elle sai o país recua back tudo vai estragar. Eu declaro sempre a paz paz paz.

  23. seku sane diz:

    Devemos que pensar na paz porque guine bissau devia que ser um pais recolhiodor nao ê destributor agradeso um bom comprençao pra vos tdos.

  24. seku sane diz:

    Queremos pazzzzzzzzzzzzzzzzzz e stablidade no pais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.