PR José Mário Vaz demite o Governo de Domingos Simões Pereira

Bissau (GBissau, 12 de Agosto de 2015) – O Presidente da República da Guiné-Bissau demitiu, nesta quarta-feira, o Governo do Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

O decreto presidencial que exonera Simões Pereira foi tornado público depois das 23 horas, nas ondas da Rádio Difusão Nacional, um órgão do governo.

Esta tarde, durante o seu discurso à nação, José Mário Vaz teceu fortes críticas contra o executivo de Domingos Simões Pereira, assim como o Presidente da Aseembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá.

Durante esse discurso, José Mário Vaz fez uma longa exposiçāo sobre os diferendos com o Governo e a ANP.

Quanto à remodelação governamental que tinha sido ventilada, Mário Vaz foi peremptório: “Mesmo que todos os membros do Governo fossem substituídos, ainda assim, a grave crise política que põe em causa o regular funcionamento das instituições não seria provavelmente ultrapassada, na medida em que a questão substantiva é a quebra mútua da relação de confiança com o próprio Primeiro-Ministro.”

PR José Mário Vaz  (esq.) e PM Domingos Simões Pereira (dir.), Guiné-Bissau

PR José Mário Vaz (esq.) e PM Domingos Simões Pereira (dir.), Guiné-Bissau

No tocante à crise, o Presidente da República afirmou que “esta crise revelou que vivíamos numa hipocrisia institucional com a qual não consigo coabitar. Não é intelectualmente honesto fingir não existir uma crise política”.

O Chefe de Estado foi ainda mais duro ao afirmar que “…se o custo da estabilidade governativa é a chantagem da instabilidade, fazer vergar as instituições da República perante uma pessoa, saibam que considero esse preço demasiado elevado para ser pago.”

E com este aviso, José Mário Vaz assina o decreto que marca o final do mandato deste executive com 16 ministros e 15 secretários de Estado. O Governo agora demitido tinha tomado posse no dia 4 de Junho de 2014.

O Partido africano para a independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o vencedor das eleições legislativas de Abril de 2014, mas o executivo de Domingos Simões Pereira contava com outras figuras da oposição e independentes.

Domingos Simões Pereira é o actual Presidente do PAIGC, eleito no último Congresso deste partido realizado em Fevereiro de 2014, na cidade de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.

Mas, disputas aparentemente não-saneadas ao longo dos últimos 18 meses agravaram o relacionamento interpartidário com a demissão de Abel da Silva Gomes, o ex-secretário-geral desta formação política.

Outras “baixas políticas” registaram-se no seio do governo, com o pedido de demissão de Baciro Djá que era considerado o número dois do executivo de Domingos Simões Pereira. Djá era o ministro da presidência do conselho de ministros e assuntos parlamentares.

Mas, a questão mais agravante tinha sido o relacionamento entre o Presidente da República e o Primeiro-ministro.

Na última semana veio ao público a confirmação oficial do mau relacionamento entre José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira. As acusações vieram em forma de uma comunicação à nação proferida pelo Primeiro-ministro durante a qual acusava o Presidente de querer “provocar uma crise para justificar a decisão de destituição do Governo”.
A Presidência da República da Guiné-Bissau reagiu de imediato, classificando o discurso de Simões Pereira como “calunioso e ofensivo”.

Entre as reuniões do Conselho de Estado, consultas internas e uma viagem de urgência para Dacar onde a situação política guineense foi discutida com outros dois líderes da CEDEAO, José Mário Vaz optou por dissolver o actual Governo.

Os planos e as opções do Chefe de Estado guineense ainda não são totalmente conhecidos, mas alguns países e organizações internacionais já expressaram os seus receios sobre as consequências desta nova crise político-institucional.

A última grande crise na Guiné-Bissau aconteceu apenas três anos e quarto meses atrás, com o golpe de estado de 12 de Abril de 2012.

52 Responses to PR José Mário Vaz demite o Governo de Domingos Simões Pereira

  1. Juan Pereira diz:

    Assim dificilmente a Guiné chegará a algum lado, ao fim de 1 ano tudo outra vez parado e confusão à vista.
    Os guineenses e em especial os homens de poder tem que saber conviver e fazer andar o país para a frente, senão a Guiné nunca sairá da miséria.
    A corrupção e o mau funcionamento do país não desaparecer num ano, é preciso e educação e não será num clima permanente instabilidade e a falar logo em guerra que os
    Guineenses se libertam disto.
    É tempo de meterem na cabeça de uma vez por todas: ka tem guerra.

    • N'tori Palan diz:

      Parabens ao Presidente da Republica e ao povo Guineense em geral!

      Este e’ um momento marcante na nossa historia: Pela primeira vez um presidente se coloca em defesa do real interesse do pais e falou em combate a impunidade prevalecente!

      Vava JOMAV!

  2. Buno da Silva diz:

    Conta bem: sao 3 (tres !) anos e 4 meses !!!!!

  3. Afinal, o problema da Guiné Bissau não era os militares…é nisto que resulta a inveja, o ciúmes e a busca de protagonismo…os guineenses agora devem unir, sair as ruas em massa e correr com esse bandido que colocaram na presidência. Tenho dito!

    • N'tori Palan diz:

      Se es Cabo-verdiano, entao estas for a do assunto Guineense e logo, nao percebes nadinha do que realmente esta’ em causa a ponto de chamar de bandido a um presidente eleito que, pela primeirissima vez na historia da Guine-Bissau, alguem ao mais alto nivel, falou no combate a impunidade reinate.

      Informa-te enquanto puderes!

    • Max diz:

      Tu és guineense, capanga de DSP. Vão pra inferno!

    • guineense diz:

      Acredito que o senhor deve se informou melhor,para poder se opinar de uma forma inteligente. Pois essa pessoa foi eleito democraticamente,porque venceu as eleições merecidamente, se em Cabo-Verde os bandidos são eleitos como presidente na Guiné-Bissau isso não é o caso. E você deve ainda chamar os governantes cabo-verdianos que não estão a fazer aquilo que prometem, para que eles possam mandar caminhões pipas para a população que esta sem água, quase em todas as ilhas.Penso que casa da gente é casa da gente ninguém tem nada que meter o bico, e quando a pessoa não sabe disso tem que saber o que vai tirar na sua boca. “De boca fechado não entra o mosca”

  4. manuel vitorino diz:

    Guiné-Bissau: o país continua adiado

    Em Abril do ano passado, escrevi um livro intitulado Guiné-Bissau, um País Adiado/Crónicas na Pátria de Cabral, resultado das minhas vivências naquele país africano. São 230 páginas, muitas delas contendo relatos verídicos de casos de corrupção, abuso de poder, atentados, violações do Estado de Direito, tráfico de droga, testemunhos sobre a exploração desenfreada dos recursos naturais, corte abusivo da floresta, recursos piscícolas, gastos de milhões para coisa nenhuma.
    Com as eleições democráticas e a vitória do PAIGC em 2014, a comunidade internacional respirou de alívio e deu o voto de confiança ao governo eleito presidido por Domingos Simões Pereira. Os doadores abriram a torneira dos milhões, o FMI e a EU voltaram a ser generosos, as instituições internacionais voltaram a acreditar nos caminhos da paz e desenvolvimento para o povo martirizado da Guiné-Bissau.
    Um ano depois, o Presidente da República, Mário
    Vaz faz uma alocução dramática ao país e critica abertamente o modelo de funcionamento do Governo e acusa-o de continuar a permitir a “continuação da exploração desenfreada dos recursos naturais e em particular, as areias de Varela, corte abusivo das árvores, delapidação dos recursos pesqueiros”. Para o PR o país continua com os vícios do costume: “Corrupção, peculato, nepotismo e outros crimes económicos no exercício de funções públicas”.

    Ao fim de vários anos de golpes e contragolpes, militares a tutelar o exercício do Poder e assassinatos políticos também pensei que, finalmente, a Guiné-Bissau podia caminhava para a tão desejada “normalização democrática”. Pura ilusão. Entre a publicação do livro em Abril de 2014 e Agosto de 2015, a crise política continua a alastrar no país entre os mais altos responsáveis do Estado, desta vez, tendo os militares como observadores.

    Talvez pelo facto do livro ser incómodo para muita gente – lá como cá existem pessoas que gostam muito de estar sempre de bem com quem está no Poder – a edição foi praticamente silenciada nos “media” da Guiné-Bissau e quem podia dar opinião refugiou-se num silêncio cúmplice e cinismo hipócrita.
    Para que conste: o livro teve o apoio da ONG Mundo a Sorrir, possui fotos do fotojornalista Hugo Delgado, prefácio de Frei Ventura e notas do biólogo Adriano Bordalo e Sá (porventura, um dos investigadores portugueses que melhor conhece a realidade social, cultural e política da Guiné-Bissau). A obra foi publicada pelas Edições Orfeu.

    • um novo livro diz:

      provavelmente precisamos de um novo livro, desta vez informando aos guineenses o cerne do problema que e’ o PAIGC! este partido continua a ser um obstaculo a tudo que e’ o desenvolvimento e bem estar dos cidadoes.

  5. Alfa Balde diz:

    PAIGC so problema pobis bo curda ki partido ika de da poder, emquanto paigc na existe so problema e burroooooooooooooooooooooooooooo

  6. Bobiry diz:

    Sim Sr PR, falar curto e claro, quem quiser, entenda. Ninguem e’ insubstituivel. Em Italiano (Patti chiari, amicizia lunga), CIAO TUTTI

  7. observador internacional diz:

    Muito lamentável e triste…os Guineenses não mereciam isto.

    O futuro a Deus pertence.

    Povo Guineense, força e coragem nesta hora.

    Obrigado pela atenção.

  8. David diz:

    Coitado sao pessoas que vão sofrer com esta crise política. Acho que aqui há um confusão que é difícil de explicar quem tem razao. Não sei como é que um país rico de produtos e matérias prima tem tanta gente no governo com pobreza e miséria mental. Primeiro a crise de 1999 a 2000, depois 2012 e agora 2015, isto não pode ser os nossos irmãos Guinienses tem que tomar decisões certas pra que a Guiné-Bissau segue em frente com o seu projeto de dinamizar a economia, construir Guiné fazendo com ela seja um país de referencia na África, no PALOP,, CEDEAO, fazendo também com que ela seja um dinâmica imparavel. Força Guiné sei que podem fazer isto e vocês são capazes mesmos, Guiné livre sem guerra, sem contar corrupção, sem crise, e sem burocracia

  9. Paulino diz:

    O presidente tens dois cara de dizer que este governo é corrupto , perguntando de dinheiro se ele a robado e tens processo em tribunal de financiamento de Angola que de explicação aos povos de este dinheiro.

  10. Casb António diz:

    Embora o governo tem as suas faltas não era o que nós esperávamos! Mesmo assim o povo ainda tem esperança que tudo andará no melhor caminho. O grade favor que merecemos é das pessoas que aproveitam dessas situações para desestabilizar o país ao seus bens, Bo tem pacensa es só djustano.

  11. Nelson Vieira diz:

    Isto está claro como a água:
    O Povo votou, escolheu um partido liderado por DSP para Governar o país, na expectativa e confiança a 100% de que DSP é o melhor PRIMEIRO MINISTRO possível para a Guiné-Bissau…
    Votou também em JOMAV para presidente só porque foi apoiado pelo PAIGC também na expectativa de que este Governo liderado por DSP, nunca seria demitido sem mais nem menos.
    Presidente da República mostra desrespeito e menosprezo para com a decisão popular.
    Falta saber se o Povo guineense tem consciência de que está a ser violado e desrespeitado e exige também a queda do presidente que também já era arguido num processo de desvio de fundos do Estado…O ppovo tem que paralisar o país e não deixar que o seu voto tenha sido em vão…

    • Max diz:

      Vai Nelson Vieira paralisar o país e não incita o povo a violência, pois ninguém vai a rua por interesse de grupinho formado por tu e outros bandidos de Bissau!

  12. ture baçiro diz:

    o presidente não está cumprir as suas palavras. Normalmente cuando comesamos junto temos que acabar junto tambêm. não é porque acujárão-te que vocé vai exonorar tambêm o djalogo é muito importanto. Vocé tem que currigir os teus erros para não deixar cair o governo. Qualquer fala de intindemento é o dialogo que vai resolver não é exonoracão pricipalmente o chefe de governo. Como vai ficar os contratos que fórão acinádo com o chefe do estado. É complicado e é lamentável

  13. joão correia diz:

    Infelizmente!

    Infelizmente a Guiné – Bissau mais uma vez tem um presidente doido, mal educado, mafioso, com contas a prestar a justiça e pensa que povo continua ignorante.

    Muita coisa coisa há de acontecer ainda.

  14. Sanha Embanhe diz:

    Agora qual sera a credibilidade da Guiné-Bissau perente os parceiros economicos?O que pensa fazer o PR em relação ao Parlamento, também vai pronunciar a dissolução deste orgão? Aonde teremos fundos para organizar novas eleições?
    Agora vai ser o periodo da reflexão, para a revisão constitucional, porque sem ela, podemos fazer tudo, o Pais nunca saira da instabilidade Politica.Sua constituição é velha de 30 anos, mas durante esses anos, o Mundo està em constante mutação ( economica, tecnologica, social e politica)Então acho oportuno que nossa constituição se adapte as exigencias da epoca.

  15. Ba Mussa Sila diz:

    O PR nao esta certo nesta decisão que tomou, O Mandela perdova tudo, esse comportamento não a politica de Nelson Mandela.

  16. Bissau diz:

    E muito triste sim a história da guine eu já disidi nunca mais vou pra Bissau. Pq os dirigentes do país São iguistas filhos da patas começando no presidente da República. Que enganou todo os guineense mas dia dele Sta guase a chegar ele é um grande ladrão filho q não conhece o pai dele desgraçado

  17. mutaro diz:

    Falta povo fazer teus partis custo q custar Até jomav ficar fora. Quinqui jomav li sufri katen elel também ina sai ou i kai.nada de medu

  18. Quitan quinhare diz:

    Triste notícia, muito triste mesmo. Mais uma vez os nossos políticos não conseguem por o ego e o orgulho próprio em cima do bem estar de um país e de um povo que já estamos FARTOS destas palhaçadas políticas que não nos leva a lado nenhum. Nunca mais vamos sair desse buraco que é a instabilidade política. Parece que fomos amaldiçoados

  19. Proof diz:

    O meu presidente não a explicação que vale a tamanha palhaçada nem se quer pensaste em nós quando digo nos falo deste povo que levou 41 anos vivendo na tristeza,pobreza estrema.

  20. Augusto D.F Canção diz:

    Pena, para povo guineense, não sei quando e até que, os nossos políticos vão ter minimo respeito e consideração para seus eleitores ou para comunidade internacional. Eu me sinto vergonha de ter escolhido esses dois Babacas para governar o nosso país.

  21. Hilario Mendes Semedo diz:

    Assim e muito dificil o desenvolvimento de um PAIS, com crispacoes puliticas misturadas com objectivos pessoais.Nao se pode governar um Pais com olhos postos em questoes pessoais, senao o povo quem paga facturas mas se lembramos em nome sdeste mesmo povo que os politicos sobem ao poder e esquecam tudo.

  22. Fatima diz:

    Infelizmente temos sorte com presidentes burros mais uma vez o mundo vai falar da guine bissau pelas suas atitudes erradas

    • um novo livro diz:

      PAIGC e problema… e so ler dokainternacional e pronto esta tudo esplicado… enquanto guineenses continuam a proteger este partido draconiano, nunca iremos conseguir a tao almejada desenvolvimente… e preciso um basta de claase intelectual guineense… ate quando vamos esperar que a classe intelectual comecem a atacar e criticar o PAIGC e preciso dizer basta ao PAIGC!!

  23. Bailo Cande diz:

    O povo da guine-bissau,nao mereciam isto,por todo o esforço que fizemos para apoiar estes duas pedras do pais.
    Quem achava que isto ia acontecer hoje em dia,a finalmente eles estavam a enganar o povo, e finjiram do que sao do mesmo partido vao unir.trabalhar junto para poder
    desenvolver o pais.
    Vejam so publico,ja chegou a hora de cada qual abrir os seus olhos,por que,eles querem nos tratar como se escravos.
    Mas dessaremos eles com o Deus mais poderoso do mundo e outro mundo,Inssa Halla

  24. D. Neto diz:

    – O ódio é uma tendência a aproveitar todas as ocasiões para fazer mal aos outros. (Plutarco)
    – Quem se irrita com as críticas está a reconhecer que as merece. (Tácito)
    – Errar é próprio do homem. Persistir no erro é próprio dos loucos. (Cícero)
    – Pobre não é quem tem pouco, mas quem deseja muito. (Séneca)

  25. Pascoal Jorge Sampa diz:

    Ate quando vamos continuar nessa vai e vem, que não resulta em nada, nem para o meu povo e muito menos para a mamá Guiné-Bissau.
    I tchiga hora di no tchoma garandis di tabamkas pa é tira simola, pa é pui mufunnessa na lampran é manda fora di Terra.

  26. kobi diz:

    Seria melhor no Lugar do pr o N Nubian! Talvez a coabitacao em os dois seria e td essa maldade tb era evitado.

  27. Timenty diz:

    Como podem coabitar, se nunca chegaram acordo em nenhuma das coisas que o presidente da República mencionou?
    Este é o presidente que quero, ja basta clientelismo na governação do País.

  28. fatima diz:

    Nta lamenta muito guine bissau cana avanssa nunca ku disenvolvimento.politicos de terra ka bali eka miste nunca odja es terra na estabilidade ma ika na sedo tras di ninguim, consiquencia de porbulema anos povo kuta bim sintil enquanto ku etatoma se familia tudo e manda pa estrangero e coitade povo ta fica na cansera.

  29. um novo livro diz:

    Alguns dizem que o povo guineense… eu diria que o povo guineense merece pois ainda nao perceberam que e’ preciso dizer basta ao PAIGC!!!

  30. Calidjeh diz:

    Meus caros compatriotas,
    Já é altura de por os egos a parte e deixar as instituicoes e os mecanismos democráticos funcionar porque senao este país nunca mais vai sair do pántano.
    Os governantes tem o dever de reserva e solidariedade que os destingue do cidadao comum o que parece os nossos líders nao tem.Estes Srs parecem mais celebridades do cinema do que governantes.
    Porque demitir o governo numa altura tao sensivel? Por amor de Deus! Vejam, de uma vez por todas, se tenham juízo!

  31. oustas diz:

    Bom dia irmaos,olhem nao quero ser pessimista. Mas etse governo tinha mesmo que cair,ja nao tinha bagagens suficientes para ficar ai! Caros compatriotas esse momento devemos ser idealistas,devemos aplaudir o jomav…………ai ia ia ai.
    Nunca tinha pensado que o jomav gosto de ser macho. A queda do governo nao é questao de instablidade politica mas sim de “matchundade”, eu nunca tinha imaginado que jomav seria infantil para dar ouvidos ao hipocrita deste CC. Hopsss Jomav hoje ganahste mas esse CC ganhou mais, nao ves que ele quer o seu lugar,ele quer se tornar num presidente. Jomav destitua este parlamento e nomeia o DSP primeiro ministro de novo, O problema é cipriano casama CC,que filhos tem a mae guiné? Filhos e homens como CC merecem toda nossa desatençao,desrespeito e abandono,porque ele é um prigo para e com a Guiné bissau!

  32. Pascoal Jorge Sampa diz:

    Ai nha terra, mandjuandade di nhama nhamal na moransa di nghapati nghalus ndjudjadu pa nturdja nha pubis, mas pauterus ki djambakucis odja badja ki se udju di lupa é tcholona di kuma es mandjuandadi i kafunbam i so pa tira mulu, mas tchintomns nega, kuma tudo sta bem.
    Pauterus ki djambakucis konta di kuma mufunessa ki dibidi botadu na lamparam i sukundidu.
    Gossi ali tchaga rebemta, mantchundadi di djitis pimpinhido na ronkado pa kansa nha pobre púbis .
    Waih, só pa tchoma yrans garandis pa é tcholonanu ate kal tempu ki no tchom na firia i sai na mon di es kontaduris di kafunbam.
    Bo Tene pena di es púbis sufridur ki kansa dja toma badadji kinti na mon. Kiredi bo sinti dja pena di kilis ki da se Sangui pa es tchom, bo dissa turmenta terra, bo para tafal tafal na tchom.
    DR Tchuda

  33. Lina Vaz diz:

    Fogo sempre é mesma coisa vocês ñ tenham vergonha disso já estamos fartas de vós verem sempre a fazerem á mesma coisa……

  34. baciro balde julho diz:

    Aí não To aguentar meu dor qui tenho qui trtristeza éramos porra merda deste disgaracados

  35. Albino diz:

    Formem outro governo mas cuidado com Cipriano Casama, ele é um falso incompetente e distraídos, filho da puta.

  36. ANONIMO diz:

    PAIGC, ERA PARA SER APENAS PARTIDO DOS MACACOS, DEVERIAM FICAR LA NAS MATAS DA GUINE-BISSAU COMO DISSE E BEM AMÍLCAR CABRAL: DEPOIS DE TOMARMOS INDEPENDÊNCIA TODO MUNDO VOLTARIA CADA MACACO NA SUA ARVORE: COMERCIANTE NO SEU COMERCIO, LAVRADOR NO SEU CAMPO, PESCADOR NA SUA PESCARIA, BANDIDO NO SEU LUGAR DE BANDIDO, PORQUE O PODER SERIA ENTREGUE AO POVO,MAS INFELIZMENTE ATÉ HOJE É O PROBLEMÁTICO PAIGC QUE MANDA. INFELIZMENTE. BOM DIA MEU POVO AVANTE, SÃO VOCÊS
    QUE ESCOLHERAM JOMAV E O GOVERNO AGORA AQUENTA O CORAÇÃO.

  37. ture baçiro diz:

    Não é só óbito que dá péna. coitade do meu país não me dão vontade de nada nada na minha vida huuf

  38. oustas diz:

    O paigc e os seus seguidores é um erro mesmo. Ontem sao voces que dizeram que JMV é inocente e é homem certo para a guiné ,e hoje sao esses mesmo burros filhos da f#…….;;S que estao a dizer que o JMV roubou os 12 milhoes,este povo é a desinstablidade da guiné porque sao eles os atraidores da mae guiné. Nada acreditam se nao for os seus intereseses até da raiva de ser jovem. Tinham escondido esta bandidagem e hoje como ele nao suportou o vosso banditismo dizeram que ele é ladrao,inocentes voces sao mesmo um erro. VIVA JMV VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. E agora somos nos os que vao apoiar JMV,porque tinham dito que somos atraidores e que a transiçao é o pior que ocorreu na historia da guiné? porqué? Nos tinhamos alertados e nao escutaram e agora deu no que deu e estao a quer ajuda estao a querer justiça? PAIGC nos vos conhecemos MUITO MUITO bem por isso estamos cheio da vossa porcaria bandos de incompetentes! Se eu fosse magico vos teria espulsado desta planeta!

  39. VITÓRIO J. MENDES diz:

    o importante é o país que sempre o meu povo quer uma realidade na vivência ao meio biopsicossocial. não tou a julgar as decisões dispostas.
    porem, espero a razão de um profunda razão do sr presidente na evidencia da decisão que larma o meu país e o meu povo. quero a Guiné-Bissau em transparência, paz, justiça, igualdade e amor. “sinto muito” ( que não seja uma nefasta e longe da realidade consequenciais). em nome do pai filho e do espírito santo, amem!

  40. Monica diz:

    COITADINHA DE MAMA GUINÉ SEMPRE COM AS MAOS NA CABEÇA A CHORAR OS SEUS FILHOS.SEJAMOS MAIS MALIAVEL E OPTIMISTAS EM TUDO E TODO.FALAR MAL DELES NÃO VAI NÓS RESULTAR NADA. NADA DISSO ESTA FORA DA LEI MAGNA,MAS DEVEMOS REPENSAR E FAZER SER MELHOR. SÓ A VERDADE Q NÓS LEBERTARÁ. PROCURAMOS PAZ E DEUS CONNOSCO.

  41. Max diz:

    VIVA GUINÉ-BISAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  42. Tabe Cante diz:

    Nta pidi tudo mindjeris de guine Bissau pa no sai na rua,pa no pidi quim cu no dibidi pidi, pa no pudi sai na es situao:Pabia anos mames
    cu ta paga consecuencias.Bu ta foronta na terra de djinti, sim tene cau di riba.Bo disano Guine pa i pudi progredi.Pais proprio em si,i cansa na boca de mundo,cu fadi si povo.No tene mangas de cusas di bon cu no pudi pensa na el,pa novo geracao pudi siguil.A nos tudu i ermons no luta pa ben estar de no Terra.

    • genabu cante diz:

      Nta pidi tudo mindjeris de Guine Bissau pa no sai na rua,pa no pidi quim cu no dibidi pidi, pa no pudi sai na es situacao:Pabia anos mames
      cu ta paga consecuencias.Bu ta foronta na terra de djinti, sim tene cau di riba.Bo disano Guine pa i pudi progredi.Pais proprio em si,i cansa na boca de mundo,cu fadi si povo.No tene mangas de cusas di bon cu no pudi pensa na el,pa novo geracao pudi siguil.A nos tudu i ermons no luta pa ben estar de no Terra.

  43. genabu Cante diz:

    Nta pidi tudo mindjeris de guine Bissau pa no sai na rua,pa no pidi quim cu no dibidi pidi, pa no pudi sai na es situcao:Pabia anos mames
    cu ta paga consecuencias.Bu ta foronta na terra de djinti, sim tene cau di riba.Bo disano Guine pa i pudi progredi.Pais proprio em si,i cansa na boca de mundo,cu fadi si povo.No tene mangas de cusas di bon cu no pudi pensa na el,pa novo geracao pudi siguil.A nos tudu i ermons no luta pa ben estar de no Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.