PAIGC indica Domingos Simões Pereira para liderar novo Governo (actualizado)

Bissau (GBissau/ANG/France Press/RFI, 17 de Agosto de 2015) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) organizou, esta segunda-feira, aquilo que chamou de “Mega Manifestação contra o decreto presidencial de apoio e de solidariedade  ao governo deposto do primeiro-ministro”.

A referida “Mega Manifestação” teve lugar na cidade de Bissau e contou com milhares de participantes, includindo o próprio Primeiro-ministro deposto, Domingos Simões Pereira, para além doutros altos membros e militantes do PAIGC.

A manifestação inicial tinha sido marcada para este último sábado, mas por razões desconhecidas, ficou adiado para esta segunda-feira.

Entretanto, ainda no sábado passado, o PAIGC voltou a propor ao Presidente da República José Mário Vaz, no sábado, a figura do Primeiro-ministro demitido para liderar o Governo cuja formação se perspectiva.

A notícia foi avançada à Agência France Press pela segunda vice-presidente do PAIGC, Adja Satu Camará, que salienta que, caso o Presidente da República recuse a proposta, o PAIGC irá reconduzi-lo até a exaustão do procedimento.

Por outro lado, em declarações à RFI, o representante do Secretário-geral da Onu em Bissau, Miguel Trovoada, disse que o Presidente Mário Vaz deve dizer  o que pensa e voltará provavelmente ao Partido para pedir um outro candidato.

Trovoada sublinhou que caberá então ao PAIGC reconsiderar a situação ou insistir com o mesmo nome, ou então encontrar uma outra alternativa “, disse Miguel Trovoada.

“Neste momento, estamos em contacto com todas as partes, nomeadamente as instituições do Estado, da sociedade civil, partidos políticos e todos aqueles que realmente têm uma palavra a dizer no desenvolvimento da situação”, explicou.

Trovoada informou que o seu papel é tentar controlar a situação, para falar uns com os outros e apelar ao diálogo para que a crise seja resolvida neste âmbito e não evolua para uma situação de confronto que pode abrir portas para outras aventura”, disse. ANG/France Press/RFI

 

  •  PROGRAMA DA MEGA MANIFESTAÇÃO CONTRA O DECRETO PRESIDENCIAL DE APOIO E DE SOLIDARIEDADE  AO GOVERNO DEPOSTO DO PRIMEIRO-MINISTRO, ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

 Segunda-feira, dia 17 de agosto

07HOO – Concentração nos Círculos Eleitorais;

–      Marcha a partir da Chapa de Bissau;

–      Marcha a partir do Largo da Câmara de Bissau;

 

14H00 – Concentração de todos Círculos Eleitorais na PRAÇA DOS   HERÓIS NACIONAIS (Império);

– ATO CENTRAL DECORRE NA PRAÇA DOS HERÓIS NACIONAIS

 

As fotos que se seguem foram cedidas à GBissau e foram tiradas durante a manifestação desta segunda-feira:

 

 

14 Responses to PAIGC indica Domingos Simões Pereira para liderar novo Governo (actualizado)

  1. Cande diz:

    Éu éstou com a desisao d partido para dsp volta se a governar

  2. N'tori Palan diz:

    Bom, se o PAIGC nao possuir um candidato alternative a pessoa do nho Dimingo, A S.Exa Senhor Presidente da Republica pode, ao abrigo das prorogativas constitucionais, evocar jurisprudencia e nomear/empossar um candidato e assim, formar um governo por iniciativa presidencial. Ate porque nao seria um caso virgel na nossa curta mas requisima historia da democracia na Rep. da Guine-Bissau.

    Quanto a tal manifestacao, haja paciencia, nao deveria ser permetido que as pessoas que nao teem nada a fazer se dediquem a perturbar e ostuir as arterias da capital, impedindo-nos de meter “mao na lama”! Acho que se deve destar as nossas gloriosas FARP para encarregarem deste assunto, doa a quem duer…!

    Viva Camarada JOMAV!
    Viva a Guine-Bissau!

    Abaixo ao “mon moles”!
    E aos barigas di meias tambem!

    • Guilherme diz:

      N’tori Palan sabias de que a ignorância é coisa mais pior num ser Humano? e se tu es descontente o problema é seu!… A guine é de todos nÓs, e o interesse da naçao “O POVO da Gune-Bissau”!…..

      • N'tori Palan diz:

        Oh nhu Guilherme, a licao de ignorancia serve-te a ti melhor, polo visto! Mas meu mano, vamos deixar de tretas e vamos apoiar o nosso prisidente que, pela primeira vez na nossa historia haja alguem que ouse lutar contra os interesses obscuros instalados a muito na nossa pobre terra! O Dimingo, se quisesse verdade, nunca se fazia rodear de pessoas que andaram a delapidar e esbaratar a nosso orgulho: no governo dele, havia pessoas indiciadas na venda dos nossos sagrados passaportes as mafias chinesas e afins, gente mergulhada no esbaratamento dos nossos recursos e pessoas em tao curto espaso de tempo no governo ja ostentavam riquezas, para nao mensionar que, sobre a propria esposa do Dimingo pende suspeitas de desvios de fundos do tesouro publico, enfim, sao coisas inademissiveis em PAISES SERIOS.

        Pense nisso mo mano! Que Deus te ilumine!

        Viva JOMAV!
        Viva a Guine-Bissau!

  3. Roger diz:

    PAIGC. E PIOIOR PARTIDO NA MUNDU, ALI ENA RANDJA MAS EM VES DE E SINTA PAPIA KU SE LIDER ENA RANDJA CONFLITO, NA CUVIDA JUVENTUDE D GUINE PA NO BAI TUDE PA P.R.S PABIA ES DJINTES CHEIO D PURBLES KADA KIM NA PUSSA BRASA PA SI LADA.LA ENA BAI,MAS INA DJIGA TE PARLAMENTO SE PAPIA KA PAPIADO PA ES MALADOS D P.A.I.G.C.SE DJINTES TUDO EPA MITE NA UM CONTETOR GARANDE PA MITE NA MAR.

  4. Abdourahman sumare diz:

    Good information about guinea bissau still the party that are on power/PAIGC~steel then need the pr minister to continued post from there again the president point him again all about this is just miss understanding in there government so may/God continue to protect our countries Guinea Bissau”

  5. Paulo José Gomes diz:

    Haverá uma saida. Se hemos saido do mais dificil, podemos tambem sair dessa.Haja bom senso.o povo deve confiar nas instituiçoes porque resultam de eleiçoes gerais democráticas, recentemente feitas e, penso que de um ano para cá nao se justifica deitar tudo por terra algo que se há construido com paciencia de varios anos de intolerancia entre uns e outros que a final a cota partes de erros acumulados todos temos, se fomos ver bem, embora nao se pode generalizar.
    Há problemas.E quando é assim, todos de uma forma unánime devemos buscar uma saída daquelas que em última análise resulte beneficioso para todos, que afinal todos devemos dar nosso contributo “positivo” para que reine o ambiente de paz que deve nortear a convivencia para o qual se erguem as instutuiçoes.
    Ninguem penso eu, embuido de bom espírito, como para assumir um cargo público,deseja,ainda que com o grave dever pelas costas de responder perante o povo, que lhe conferiu o mandato, tomar alguma decisao de vulto com ânimo leve.
    É de todos portanto a responsabilidade de acompanhar com serenidade sem perturbar o evoluir da nova situaçao que temos entre as maos para ultrapassar. Todos queremos o bom andar de nossos haveres.Mais vale tarde que nunca.Estamos no bom caminho apesar dos percanses do momento.A bola agora está no telhado do partido do governo, que deve deixar de ignorar o problema e enveredar na busca de saida para normalizar o funcionamento de instituiçoes escolhendo a outra figura que chefie o executivo.As afinidades e antipatias internas a volta da figura do deposto primeiro ministro no podem contar agora.Creio que ele mesmo gozando de apoios internos como goza, poderia depositar essa mesma confiaça noutra figura do partido para tal fim.Afinal se trata deles.Com o mesmo programa de governo.Se nao, isso demonstra a falta de coesao interna do partido.
    Bem haja.

  6. mister estrategico diz:

    Pa i manda i kana sedo si tras, anos no custuma kume no badjique pom.
    Obrigado JOMAV…
    Viva JOMAV!!!!!!
    Abaixo ladroes.

  7. carfala sanha diz:

    jomav e pior presidente na historia de g Bissau porque.jomav baty governo e único soluson pa resolve bo problema de bos dos povo ta paga ponduntun coitade povo. ma jomav bu surprendino boby.

  8. Cirilo Nhaté diz:

    Oi N’tori Palan, tu deves perceber tão bem da corupção e dos Coruptos. E já agora diga me como o Jomav se Enriqueceu? E quém é cujo o filho está envolvido na corte e exportação de madeira?

    • N'tori Palan diz:

      Meu irmao do curacao nhu Cirilo Nhate, a Guine-Bissau nao pode precistir com a groceira delapidacao do escaso recurso que possui para suster a geracao futura. Isto tinhea que ter fim um dia.

      Neste momento poucos sao os que podem por dedo no ar I dizer nao contribui para o cao reinante. Mas se entre nos (os culpados) alguem se arrepende e decidir trazer a justissa e assim, por cobro aos abusos groceiros, vamos dizer que nao? Entao diz-me quando e’ que sim.

      Quem diz a justissa, tambem se submetera a ela e, cabe a nos, povo martir em geral apoia-lo convista a construcao de uma sociedade mais justa, donde a maximizacao dos proveitos da justissa sera para todos, desde Unhcom, passando por Bissau ate bruntuma.

      Estamos a ser infantis, quando dizemos que este nao pode reclamar a justissa porque tambem cometeu.

      Por isso mesmo:
      Vava JOMAV!
      Viva a Guine Bissau!
      Viva mon na lama!

      Abaixo aos mon molis!
      Abaixo aos barigas de Meia!
      Abaixo aos bazofos de Bissau!

  9. Mona diz:

    Eu acho que as pessoas devem ler bem, todas as declarações feitas de ambas parte, antes que começamos a atirar as pedras por todo lado…
    Na minha opinão acho que os ambos lutaram para o bem do povo, era suposta continuarem a luta, mas infelismete isso não aconteceu!!! Mas temos que fazer analises com base nas suas declações, veremos que cada um, esta em auto defesa total e pessoal, em nome do povo.Pois ninguem quer ficar mal nos selfies, claro. Mas a verdade é que os senhores dos todos os conflitos da Guiné-Bissau (PAIGC), que devem minimizar os problemas que estão a sustentar para a verdadeira instabilidade do pais.
    Sera que o PAIGC não teem ninguem capaz de substituir o Sr. ex-Primeiro Ministro??? Claro que devem ter algumas pessoas no cartel com a cabeça e capaz para tal. Bem eu acho que renomeação do Governo, vai trazer outros constrangimento e desilusão para o povo. Porque o Sr. Presidente foi bem claro nas suas delarações em relação as suas relações, que não é saudadavél, porque tanta ensistencia para repor o Governo de Volta ao Poder. Isso ainda pode ser mais pior do que imaginamos que vai ser, porque a paz vai estar aleo entre ambos, e isso pode transbordar para outro patamar.
    Lamento bastante que não haja mais partidos com compotencias para substituir essa PENA CAPITAL, O PAIGC. Porem temos que sujeitar aqueles BAD BOYS E SMUDDLE DRUGS, (THE BUFFALO)THEY ARE EVERY WHERE AND EVERYTIME. Claro… PAIGC é cemitério para alguns. Em vez de irem cuidar dos netinhos ficam ai a rondar que nem uns abutres em nome dos heróis da colonia, em vez de deixar ou dar oportunity aos new generatios, não… Ficam ali até apanhar o alzheimer ou ter asido úrico nos joelhos dai é que desitem iiiii!!! Todos antigos combatentes da Guiné não passam de mercenários e terroristas do povo ainda pior do que o SR. SALAZAR. Eu pessoalmente nunca respeitei aqueles comunas, porque não se respeitam a si mesmo, NÃO MERECEM NUNHAMA CONSIDERAÇÃO DO POVO GUINEENSE, PORQUE NÃO NOS RESPEITAM. NÃO DEVO NADA AO PAIGC, NASCI EM 1978 NUNCA DEPENDI DE DELE, ELES É QUE ME TIRARAM TUDO, E O POVO DA GUINE, nunca nos retruiburam com nada em troco do que nos tira ( os votos ) alem de nos tirar o que é mais precioso num ser humano, A PAZ, ALEGRIA E A JUVENTUDE ROUBADA.
    fICO POR AQUI, PORQUE NÃO HÁ NINGUEM QUE CONSIGA ACABAR AS HISTORIAS DO PAIGC, SO DEUS SABE. ( JÁ QUE NÃO SÃO CAPAZES DE NÓS DAR UM BOM FUTURO, ELES QUE NOS DEIXA TENTER FAZE-LO PARA OS NOSSOS FILHOS E OS NETOS )
    GOD BLESS GUINÉ-BISSAU

  10. ture baçiro diz:

    Que bom. Eu não quéria falar mas vou vos fazer intender uma coisa. Ninguên diz que não tem que têm capaz na paigc. A gbissau tem pessoas inteletuais especialmente paigc tem muita. Mas infelizmente não podémos dizer que vamos subtituír uma que ganhou a eleicões legilatíva é apartir dai que evitámos as problemas meus senhores. Agóra durante o seu mandato quem diz que elle vai ser subtituido é a quela pessoa que está a brincar meus patriotas. E não é mumento de brincar meus quirridos. Não podémos dizer come todos são capaz então para comessar a subtituir a forma de conta lei sem acabar o seu mandato. Porque até o presidente da república votou pra elle. Come que elle vai ser sbtituido na brincadera. Vamos manifestar junto para que haja a paz. A paz é qual? É retorno de PM no chefe de governo ou saída de presidente da república no puder. elle já acabou de derrubar o governo titando o pilhares e diz que vai ficar mais com que estava nunca mais. Vai cair uma vez…a continuar

  11. ture baçiro diz:

    Desculpem-me errei no texto. Mas é a imocão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.