Nomeação do novo PM respeita a Constituição – constitucionalista

Bissau (Lusa, 21 de Agosto de 2015) – A nomeação do novo primeiro-ministro pelo Presidente da República respeita a Constituição do país, disse hoje à Lusa o constitucionalista guineense Carlos Vamaim, segundo quem pode haver dúvidas apenas quanto aos procedimentos.

“Um dos poderes do Presidente da República é o de nomear e exonerar o primeiro-ministro, tendo em conta os resultados eleitorais e ouvidas as forças políticas representadas na Assembleia Nacional Popular (ANP, o Parlamento guineense) “, referiu.

“Se isso for respeitado, não há lugar a inconstitucionalidade nenhuma”, sublinhou.

No caso, após consultas, o chefe de Estado, José Mário Vaz, convidou o terceiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), força que venceu as últimas eleições, para formar Governo – depois de na semana anterior ter demitido Domingos Simões Pereira, líder do partido e cabeça de lista na votação de 2014.

40 Responses to Nomeação do novo PM respeita a Constituição – constitucionalista

  1. Antonio Andrade Lopes Tavares diz:

    “DURA LEX SED LEX ” (LEI É DURA MAS É LEI). Acho triste o que se está a passar ma Guiné Bissau… Primeiramente verifica – se uma clara imaturidade Politico-partidária da parte de muitos attirés politicos; Em segundo lugar uma especie de “Analfabetismo e inconsciência Politica do povo, quanto aos seus direitos (à informação, à dignidade intégral de vida), longe das querelas partidaristas…

    A confiança na cohabitação entre os orgãos superior da soberania nacional é necessária, apesar de serem independentes…
    O que se passa na Guiné Bissau, como muitos afirmam é muito mais profunda…
    Existe um alicerce do “Estado Nação”soberano, independente e Democrático, que ainda não está consolidado. Desta forma nada adianta mudar as cupulas sem as bases solidas…
    Este é um momento crucial, para que Guiné Bissau se dote de um GOVERNO DE UNIDADE TRIBAL, para em fim, baseado em competências e sentido de Estado dar ao povo da Guiné Bissau o sonho ha muito desejado..
    O Presidente deveria ponderar a demissão, previlegiando a estabilidade e réforsando o mecanismo da transparência… Mas optou pela demissão…
    Por outro lado deveria dissolver o parlamento e convocar as eleições, apesar de falta de meios para tal…
    Mas decidiu escolher um novo Primeiro Ministro.
    Aqui, como diz e bem o constitucionalista guinense, não existe nada de incostitucionalidade…
    O povo deve ser informado.
    Cabe agora a clarificação das acusações que pensam sobre o Primeiro Ministro… Existem meios para tal ???

    A Guiné Bissau tem que fazer a Paz consigo mesmo…

    Pela paz e prosperidade. Podemos ajudar- vos http://www.madinter.cedeppe.com

  2. Jay diz:

    Esse Vamaim é um tolo qualquer. Nomeação desse novo PM não atende requisitos constitucionais, por isso é absolutamente ilegal. Não tinha menor interesse de isonerar um governo que veio das urnas pra nomear algo qualquer a vontade do dito presidente.
    Esse palhaço ultrapassou todos os limites.

  3. Salvador da CPLP diz:

    Do meu ponte de vista esta tua leitura não mi parece ser a mais correta, fico um pouco triste ouvir e ver pessoas a fazer semelhante comentário, mesmo um criança que esta no ensino secundário ia ter uma leitura, dizendo que esta nomeação e mais pura vingança do PR da Guine sobre um Homem que é referencia nacional e internacional do povo da Guine Domingos Simão.
    Mais triste fico ainda ver ainda o senhor o terceiro vice presidente aceita esta maluca proposta do PR, FICO INDIGNADO, COM ESTA VERGONHA NACIONAL E INTERNACIONAL DO Presidente DA Guine e do TERCEIRO V. Presidente do PAIGC, espero que a comunidade internacional anula e imediato esta nomeação e cancela toda ajuda que deu a guine por o que PR E v.presidente do PAIGC querem e de-lapidar os apoios oferecidos.

  4. Camnate diz:

    Na minha opinião o presidente não respeitou a constituição, porque se tinha respeitado a constituição não ía nomear um novo primeiro-ministro unilateralmente.

  5. Pascoal Jorge Sampa diz:

    Ah senhor “doutor” Vamaim vamos deixar dessas palhaçadas, porque a mim o doutorzinho não engana e muito menos o povo guineense, pois você é um velho conhecido nas praças de Bissau que só puxa os sacos dos políticos para encher o bolso. Como na época da transição, o senhor deve saber se o senhor presidente ouviu os parlamentar antes de falar essas bobeiras, e tentar ler também o estatuto do PAIGC que é o partido que venceu as ultimas eleições, onde tudo esta claro, que em caso do partido vencer as eleições o primeiro ministro será o presidente do partido e não terceiro vice-presidente. Antes de fazer uma analise dessa, afirmando uma coisa enquanto o senhor não tem certeza daquilo que esta a falar, tentar ler e saber das informações necessárias.
    Se cuida.

    Pascoal Jorge Sampa

    • roy diz:

      Olha pascoal, como vc consegui defender a sua teoria em colocar a constituição de um partido em cima da constituição do país, isso não em nenhum parte do mundo. o PR. deu tempo pra PAIGC escolher alguns nome mas como no PAIGC acreditaram que tem pessoas como vc para apoiar-los na sua teoria que as constituição, delas estão no topo do piramide constitucional da nação por isso nao mandaram nenhum nome por alem do DSP. E vc aceitou isso e isso é lamentável, só pra te lembrar o povo escolheu deputados do PAIGC não DSP. se PAIGC tem dificuldade em mandar outro nome não vamos ficar anos sem executivo esperando o partido definir nosso rumo com suas problemas internas.

    • N'tori Palan diz:

      Caros concidadaos, para quem nao conhece o Ilustre Dr Vamaim, queiram tomar nota:

      Ele e’ um dos mais conceituado magistrado na Guine-Bissau; um homem letrado e modern; um professor por exelencia de muitos magistrados hoje na nossa terra; um conhecedor profundo da nossa costituicao!

      Portanto, a vossa atencao ao seu ponto de vista, principalmente, no que diz respeito a constituicao num momento deste!

      Viva JOMAV!

      • Palan de N´Tori diz:

        N´Tori o Seu Ilustre Dr. Vamaim só pode ser Magistrado conceituado no país onde tu vives, onde existem muito analfabetos igual a ti que escreve moderno assim como to escreves “modern”

      • anonimo diz:

        N´tori Palan kkkk, não sei se é o teu nome verdadeiro, mas de uma coisa eu tenho certeza: Tu és muito Burro.. Burro de orelhas grandes. Dr. Vamaim é um dos melhores magistrados do nosso país kkkkkk? o que significa magistrado para te seu idiota? Burro de de ultima categoria.. analfabeto, paspalho.. Seu mané magistrado é o funcionário publico revestido de autoridade judicial, politica ou administrava? Burro, usas palavras que nem sabes o significado.. patético de merda.. seu caralho.. vamaim é funcionário publico? pessoas idiotas como você que fazem com que a nossa Guine não vai para frente… vá estudar e deixe de se burro.

      • Beto Betinho diz:

        Vao enganar burros igual a vocês, Carlos é um analfabeto, você nunca fez faculdade é por isso está dizendo que vamaim é um dos melhores magistrados.
        Analfabeto como tu pode dizer isto.

  6. vanesio maniche sanca diz:

    o tempo nos leva a saber se constitucional ou não…rezamos a deus que tudo passa…

  7. Mamadú War diz:

    Para iniciar eu gostaria fazer lembrar aos aderrentes deste bloco, de que o nosso sistema é sime-presidencial, quer dizer meio presidencial e meio parlamentar. no entanto o Governo responde politicamente perante o Parlamento e perante o Presidente da República, respondendo perante estas duas órgãos da soberania, significa que o governo deve por razão maioria de se estabelecer o diálogo permanete para com os dois.
    O PR, umas das perogativas constituicionais que CRGB lhe confere no seu artigo 68º alinea g) é de nomear exonar o Primeiro Ministro tendo em conta os resultados eleitar e ouvindo as forças politicas com acento parlamentar, isso significa que nem sempre o partido com maior mandato deve apresentar a figura do PM, não! mas sim o partido com base parlamentar, isso por que se partido “A” tiver 30 mandatos e os restos são das outras formações políticas e se esses formaram uma aliança e com política convencional, o PM, sairá dessa aliança.
    O PR, tem a competencia de exonar o PM, tendo em conta o factor de grave situação da crise política e este preceito constituicional é uma claúsula invisivel para outros doutrinários, mas no entando a passivel da sua aplicação uma vez que é feita analise parcial, quer dizer a situação é que mesmo for perguntada uma pessoa com problema mental chegaria a mesma analise, mim perdoem se eu for muito durro ao utilizar este termo. Mas em caso concreco toda a Guiné tinha conhecimento que o PR e o PM, não podia cobitar. E eu me dúvido quem diria que era uma crise pessoal. Mas se nós levamos em conta a Perspectiva da tendencia Individualista, Racionalista, Funcionalist e Sistemica, que são método da Ciência Política, que segundo o primeiro método, o pensamento de um individuo acaba por dominar as decisões polícas e se estudamos os discuros de alguns titulares do órgãos da soberania viriamos que estaremos em crise futuramente. Por que o trabalho de um politolgo é de estudar instituição politicas, problemas que nele ocorrem, futuro e o possivel solução da mesma.
    No caso do decreto Prisidencial, o PR ouviu as forças politicas com acento parlamentar, se nós vejamos ele utilizou o principio da razoabilidade por que na racionalidade do PAIGC o nome do seu Presidente não é metolica “Provisorio” segundo método do René Decartes, filósofo Francês, mas sim é eterno “inreversivel” segundo a concepção filosofica dos Sofistas.
    Porque, afirmaram que as suas decisões de enviar o nome do seu líder é inreversival, dito isso, o PR tem a perrogativas de garante a estabilidade nacional e Guiné-Bissau, é um Estado Soberano (não tem poderes iguais a nível nacional e a nível internacional não tem poderes superiores) o PM, segundo uma maxima guineense não podia estar no Indulé Indulé com o PAIGC, por que afirmaram que só o seu presidente é que vão enviar. Se ele fazer voltar o nome que foi enviado vão voltar envia-ló novamente isso indica que estaremos perante uma situação em que chegaremos o proprio discurso do DSP que é caos social que muito dos nossos goverantes estão a esperar! Coitades não vai ter lugar por que nós somos conciênte!
    Este decreto foi na base da CRGB e o Sr. Baciro Dja é o terceiro vice presidente do PAIGC, tem a legitimidade de representar o seu Presidente no caso do Impidimento, segundo os preceitos estatutaria do PAIGC, este norma é asbrata por que as situações não forem conhecidas quando da sua criação. não se sabia que situação estaria o seu Presidente em campo politico. Mas que vergonha de ouvir que esta norma viza no caso da doença ou morte. É mesmo que acontece com dos preceito da CRGB no caso do impidimento do PR é substituido pelo Prsidente da ANP. só para vos fazer lembral, quando o Presidente foi substituido pelo Sr. Serifo Nhamadjo dizeram que não foi na base d CRGB, por que havia um golpe de estado, uma vez que esse Sr. é O Presidente da ANP, se vejamos o 7 de junho quando JBVN foi golpiado ele tinha a legalidade por que foi votado e foi substituido pelo Malogrado falecido Sr. Malam Bacai Sanha, não desseram que é uma repturam a ordem constituicional.
    Mas basta este tipo de analise de interesse por que mesmo que fosse a intrepertação doutrinar pessoal acaba por vincular na mente das maiorias das nossas populações inocentes.
    Eu mim dúvido se este governo não fará algun de bom por que a nível da política não se pode determinar as situações políticas absulatamente ao contrario que ouvi e li de que não será aprovada o programa deste governo eleito!
    Viva República da Guiné-Bissau.

  8. Julio Mario Vaz diz:

    Meu ilustre constitucionalista, pelo que eu saiba, nao e o 1 de novembro para o TRICK OR TREAT. Entao e fundamental preservarmos sempre a nossa reputacao. Se tudo fosse respeitado nao estariamos hoje nesta caminhada de carranguejo.
    Obrigado.

  9. Querino da Silva diz:

    Pelo que eu saiba, nao e o 1 de novembro para o TRICK OR TREAT!
    Se tudo fosse respeitado nao estariamos hoje nesta caminhada de carranguejo.
    Obrigado.

  10. Timenty diz:

    A constituição da República é a mãe das todas as leis do País, portanto não á inconstitucionalidade nenhum.
    Como é possível que o PAIGC volte a propor o nome da mesma pessoa que foi exonerado por QUEBRA DE CONFIANÇA?
    Isto é uma bricandera de mau gosto.
    Toda essa desgraça que está acontecer ao povo da Guiné Bissau É CULPA DO PAIGC, o único culpado. Porque o não é un partido político, mas sim, UMA ORGANIZAÇÃO DE INTERESSADOS.

    • Seco Sori diz:

      Irmao Timenty, eu estou de acordo contigo. Este PAIGC deveria sair da vida politica do PAIS porque so faz asneiras que o povo que o elege sempre nem esta interessado em saber e ver.

    • Salvador do Mundo diz:

      Meu caro Timenty, vc não e guianenses de certo, pk se tu fosses da guina não ias ter esta opinião patética, burra opinião. pelo facto de estarmos a falar de um dos individous muito bem posicionado a nível internacional, não existe na guine individou com a posição e currículo de domingos simao, deverias da graça as Deus por ter ele como ministro e não esta ai com opiniao parva sem nexos para outros leitores verem,acho mesmo que vc e um dos que quer ver a guine de perna para uar. pravo

  11. Antonio Tavares diz:

    “DURA LEX SED LEX ” (LEI É DURA MAS É LEI).

    Acho triste o que se está a passar ma Guiné Bissau…

    Primeiramente verifica – se uma clara imaturidade politico-partidária da parte de muitos autores politicos;

    Em segundo lugar uma especie de “Analfabetismo e inconsciência, Politica do povo, quanto aos seus direitos (à informação, à dignidade intégral de vida), longe das querelas partidaristas…, infelizmente agindo na perversidade da maioria…

    A confiança na cohabitação, entre os orgãos superior da soberania nacional é necessária, apesar de serem Independentes mas o PR é sempre Arbitro da Nação e o Garante da Constituição…

    O que se passa na Guiné Bissau, como muitos afirmam é muito mais profunda…

    Existe um alicerce do “Estado Nação”soberano, independente e Democrático, que ainda não está consolidado.

    Desta forma nada adianta mudar as cupulas, sem se primar pela garantia das bases institucionais solidas…

    Este é um momento crucial, para que Guiné Bissau se dote de um GOVERNO DE UNIDADE TRIBAL, para em fim, baseado em competências e sentido de Estado dar ao povo da Guiné Bissau o sonho ha muito desejado…

    O Presidente deveria ponderar a demissão, previlegiando a estabilidade e réforsando o mecanismo da transparência…

    Mas optou-se pela demissão…

    Por outro, lado deveria dissolver o parlamento e convocar as eleições, apesar de falta de meios para tal…

    Mas decidiu escolher um novo Primeiro Ministro.

    Aqui, como diz e bem o constitucionalista guinense, não existe nada de incostitucionalidade…
    O povo deve ser informado.

    Cabe agora a clarificação das acusações que pensam sobre o Primeiro Ministro…

    Existem meios para tal ???

    A Guiné Bissau tem que fazer a Paz consigo mesmo…

    Pela paz e prosperidade porque o povo não pode ser refem das “ignorâncias atrevidas “.

  12. Daniel djata diz:

    O sr vamaim deve estar a procura de um tacho ;só pode ser porque caso contrario ,não estaria a engraxar tanto .nem parece um constucionalista como dizem por aí.até parece que compraste o canudo.

  13. paulino diz:

    O país n pode parar por causa de querelas infundadas, pois q os dirigentes do PAIGC pensam q alem deles ninguém mais pensa. N existe em parte nenhuma essa treta q esses senhores querem continuar a induzir na GB, basta!!! Já estamos perante a democracia multipartidaria, e não partido estado, pensar q o estatuto do partido é q deve prevalecer sobre a constituição??

  14. Dudu diz:

    Lamento ouvir baboseiras interpretativas como a que foi dita pelo Vamain. Se um Presidente tiver as prerrogativas que JOMAV evocou, então o Sistema é Presidencialista. Então não vale a pena concorrer para liderar Partido ou muito menos ser o primeiro entre os pares. A interpretação do Vamain é um insulto ao Direito.

  15. calido diz:

    kkkkk juventude guiniense esta na hora de disermos basta PAIGC afinal muitos constitucionalistas ate agora nao sabem se so ha verdade eque nos libertara

  16. calido diz:

    so sei diser analistas e constitucionalistas guinienses que qualquer temperatura alta tera que um dia baixar para tal devemos ser honestas claras em assuntos da naçao

  17. fidel diz:

    Obrigado sr vamaim

  18. joão correia diz:

    Que Professor?

    Todos viciados, desonestos, corruptos. Basta ser chamado para estar no governo, fazem festa. Precisas é de estudar muito mais.

    Basta de intrigas, guerras de poder, dinheiro. O povo está cansado de todos vocês.

    • Max diz:

      Ele é professor, sim. Mestre em Direito Constitucional numa da universidades mais conceituadas do mundo.
      Se João Correia é capanga de mentiroso e calculista Domingos Simões Pereira, que vão os dois pra inferno!

  19. umaru balde diz:

    O DR tem razao, quem nao entenda que va ler( estudar a nossa constituicao).
    abaixo abutres, corruptos, incompetentes.
    Um pais tao pequeno que nao chega a se comparar com uma comuna do reino unido
    nao se consegue a andar com seus proprios pes, tudo e limitado a vencimentos, luz agua,Para que o povo se contenta.
    E chegada a altura de exigirmos mais aos nossos governantes, basta de imcompetencias.
    Ainda continuam a pensar que trazer de volta para a guine, uma figura como Zamora induta, sem o conhecimento do PR, e dota-lo de segurancas e um mero incidente? que estaria por detraz disso?
    Ha muitas informacoes que merecem ser explicadas pelo ex PM.

  20. Vensam Gomes diz:

    O Domingos Simãos Pereira bem sebe que o PAIGC cometeu erros tão grave de enviar mais o seu nome para chefiar o exucutivo. A resposta foi bem e tão clara pelo o PR, de ter tomado a sua dicissão à nomear o PM para por fim à crisse politica, orquestrado pelo o presidente de ANP. Desejo que novo lenco governamental sera pessoas capazes de fazer o pais produzir qualquer algo para o pais! Que não séjà contituidas pelas pessoas evolvidas nas alégadas corrupçãos. E pondo os criminosso nas barras dos tribunais adiministrativos do pais, à responder as suas acussaçãos!

  21. julio sani lopes diz:

    Muita pena os guiguis nao entendem nada o nosso ex primeiro ministro fala uma coisa e faz outra coisa ele confunde ser presidente do PAIGC e ser primeiro ministro basta partido Africano de interesados guineenses covardes viva o presidente que quer justica abaixo DSP a justica é saude de um Pais.

  22. CidadaoCV diz:

    Pois é … da constitucionalidade do acto do PR, realmente não posso pronunciar, porque não conheço a Constituição da GB. Mas a lógica política/partidária “diz” que quem deve ser o PM é o Cabeça de Lista do partido que de venceu as eleições. Mas atenção, não tem que ser necessariamente. A minha preocupação é quem é que o Dr. Baciro Djá vai escolher, para com ele formar novo Governo. Com que base parlamentar? Se o parlamento votar a 100% uma moção de censura? Este parlamento pode não votar, por exemplo o plano de actividades e o Orçamento de Estado a ser apresentado pelo PM Baciro Djá. É muita confusão … Neste caso o ideal seria eleições antecipadas, inclusive para presidenciais. Assim ficaria tudo outra vez legitimado pelo voto popular.

  23. anonimo diz:

    O que este sujeito fala não tem credibilidade.. ele é muito mentiroso. nos mostre o seu diploma de especialista ou mestre em Direito Constitucional. Fez mestrado em direito internacional , na Universidade de São Paulo, e anda enganar o povo na Guine que é constitucionalista.. constitucionalista do caralho.. não sabe porcaria nenhuma de Direito Constitucional… os seus conhecimentos sobre ciência jurídica são obsoletos caralho.. atualize pilantra de merda… Constituionalista que acieta ser ministro no governo de golpe…

  24. sy diz:

    Agora o senhor vai ser ministro um bom negocio seu Dr de merda estudaste para isso e perdeste muito tempo em nada è melhor se traficante antes, agora viatura gratis renda pagada e todo luxo possivel seu filho da puta de Dr de merda

  25. Joe Bissil diz:

    Voces todos sois curandeiros molestos inclusive aqueles vossos doctorzitos. Nós todos conhecemos aqueles Doctores e Doctorizes ma Guiné -Bissau. Nao estamos em régime presidencialista em que o Presidente é como Deus, impoe e dispoe. O JOMAV fez erro grosseiro. Até ele mesmo grosso. Assim como seu laico Doka, que disse de si International. Deixou de fumar maconha em Manchesster e foi para a Guiné meter muita gente confusao na cabeca. Uma besta louca e panoleiro.Volto já com mais pormenores.

  26. Decio Mongane diz:

    Caros amigos,
    Na minha opinião, antes de tudo temos que pensar no povo guinense, este nao é o momento para intrigas, coloquem-se no lugar do presidente, como é possivel dirigir um país havendo mau relacionamento entre o presidente e o primeiro ministro? O melhor certamente seria analizar a constituição com muita calma e talvez alterar os estatutos do PAIGC, por exemplo adicionar um ponto que diz: uma vez exonerado, o partido tem a obrigação de nomear outro elemento para o cargo do primeiro ministro.

  27. Alberto jaura diz:

    O VAMAIM é um interesseiro oportunista que está por em causa mais uma vez anormalidade constitucional. Os jornalistas devem habituar ao chamar os constitucionalistas que não têm mínimo interesse, não como oportunistas. A interpretação constitucional não é um ato de leitura, mas sim técnica de interpretação analisando causas e efeitos. VAIM é um constitucionalista de interesse pessoal não de interesse do que está escrito. Ele é um dos hipócritas, oportunistas, otarios da Guiné-Bissau.

  28. Etu Sanó diz:

    caros camaradas, quem somos para julgar o Vamain enquanto constitucionalista? como homem deve ter os seus defeitos, mas na amteria da constituição, todos sabemos quem ele é. a constituição sim, dá ao PR o poder de exonorar ou nomear o PM e diz, hovido os partidos. nao que estes tenham influencia ou decisão no processo, esta parte cabe ao PR.
    uma ves dita, a exoneração do PM tem que ver com a quebra MUTUA de confiança, então nao há minimas possiblidades de haver uma corelação entre ambos. mas atenção, com tudom isso nao quero dizer que uma ou outra parte tem razão nesse processo, sou um cidadao a procura de solução para o meu país e nao para uma ou outra parte- MANTENHAS!

  29. Gabú Sara diz:

    Este senhor já conhecido na Praça de Bissau!Está quase sempre ao lado da ILEGALIDADE e MEMBRO PERMANENTE dos GOVERNOS ADVINDO DA ILEGALIDADE!

    O Problema que se coloca é que o PR, antes da nomeação dos membros do governo e passados 90 dias da governação, já tinha começado a atacar o governo (DSP) implícita e explicitamente! E isso a qualquer pessoa só cria uma certa reserva em relação a outra pessoa!… Exemplo disso é que o PR menospreza tudo de Positivo feito pelo Governo liderado por DSP, onde questionava se a vida de um país se resumia só em ter salários pagos, electricidade e água!

    Ora pergunto eu, que País consegue desenvolver-se sem estas coisas básicas? Porque é que o Governo em que o PR foi ministro das finanças, durante 2 (dois) anos, não conseguiu dar LUZ e Água durante 24 horas? Porque, se não era nada, utilizou o SLOGAN O HOMEM de 25 durante a campanha de eleições? Sejamos coerentes meus Compatriotas!

    Resumindo e concluindo, o PR só queria uma pessoa, como chefe do governo, que ele pudesse comandar a seu bel-prazer! Mais nada! Não venhamos com histórias disto ou daquilo! A vontade do PR, nota(va)-se desde cedo, era gerir o Governo, repito, a seu BEL-PRAZER!

    Agora cabe aos lesados (o Povo e o PAIGC) saberem defender os seus interesses! Pois um País nas mãos de uma única PESSOA e onde os políticos NÃO CUMPREM AS PROMESSAS ELEITORAIS é muito perigoso! Este país já foi DOMINADO por uma PESSOA quase 20 anos e o resultado foi o que todos nós OUVIMOS, VIMOS ou VIVEMOS! O final de tudo aquilo foi uma tragédia no ano 2009!

    Oxalá que a história não se repita!

    Como Cidadão, peço aos deputados que criassem uma lei que demitisse/destituísse qualquer titular de órgão de soberania que mentisse ao Povo e ou ao seu Eleitorado! Para isso, que bastasse só os registos sonoros e vídeos da campanha eleitoral!

  30. Augsto Keban Nhaga diz:

    Caros guineenses, chega de conversa, até parece que não estamos em 2015. Ficamos atrás do populismo com Nino, Kumba Yalá, e agora com Matcho. Os guineenses não discutem o essencial mas o supérfluo. O guineense nunca analisou nada, recebeu tudo feito e nunca pensou no amanhã. O guineense tipo, não quer pensar ou não consegue pensar por conta própria. O ex-PM podia fazer melhor do que fez. Não devia é desafiar o presidente na praça pública até pôr em dúvida a licenciatura. Eu fico triste com estas atitudes porque conheço muito os dois. PR é PR da Guiné Bissau que nomeou o ex-PM. Quis aproveitar a posição dele que ganhou como secretário Geral da CPLP para desrespeitar o PR em nome de quem ou do quê?
    Voltando a nós. papagaios, que se diz na giria, devemos começar a analisar os avisos que o PR deu logo após o empossamento do governo- O povo da Guiné não deu cheque em branco aos governantes`. Estes governantes fizeram da Guiné o que quiseram neste 8-9 meses. Começando pelo Presidente Assembleia. Fomos ao mundo pedir dinheiro para RANCAR A TERRA mas pelos vistos é para arrancar as raizes do futuro da terra. Não basta fazer burracos na cidade ou visitar as regiões. Não podemos viver num pais onde até hoje os nossos filhos são leccionados debaixo dos mangueiros, as mulheres morrem durante os partos e ter ministro a rodar com jeeps de milhões.

    • Gabú Sara diz:

      Sr. Augsto ou Augusto, Papagaio é o Sr. que está a defender o indefensável!

      O Jomav não foi Ministro durante 3 anos? E ele e o Governo em que participou, porque não acabaram com as escolas de barraca? Porque não mudaram a Guiné-Bissau em 3 anos? E o senhor quer que o Governo deposto faça tudo em 1 ano?

      Toda a gente sabe que o PR tem inveja do PM por este ter sido Secretário-geral da CPLP! O senhor deve ser um dos conselheiros Bacocos do PR!
      Eu não sou advogado do DSP, mas acho que este não é o momento oportuno para derrubar um governo eleito a pouco mais de 1 ano!

      Quem começou a desrespeitar a si mesmo foi o PR! Pois desde cedo começou com críticas públicas ao PM! Onde estava o senhor quando o PR faltou a respeito as Autoridades Tradicionais (Régulos e Imames) no Palácio da República?
      As pessoas dizem que o JOMAV é Trabalhador, fez isto e fez aquilo… É tudo treta! Como presidente da Câmara de Bissau, o que é que tinha mudado se as Ruas de Bissau anda(va)m todas esburacadas!? Falando em Ruas…A rua onde JOMAV mora(va) era uma das piores ruas de Bissau! Só foi reparada (com aterro!) depois da sua eleição como PR! E vocês chamam a essa pessoa de trabalhador? JOMAV é MAU e INVEJOSO!

      JOMAV fez obras na praça dos Heróis Nacionais porque recebeu milhões do Rei de Marrocos! E mesmo assim, até hoje, nem Portão conseguiu pôr na Entrada/Saída do quintal do Palácio! Com o Quintal cheio de ervas!

      Abra os olhos Senhor…

  31. Augsto Keban Nhaga diz:

    É a fotografia do 3ºmundo onde o luxo vive ao lado do lixo e da miseria do tão chamado povo. Povo esse que por desconhecimento da real situação brada apoiando mesmo os que deles não querem saber.
    Hoje estou a escrever essa minha mentira, mas tenho certeza que um dia os que hoje estão a querer o que não sabem ficarão no escuro para não serem vistos.
    Hoje estão todos a gritar que o PR fez mal ao demitir o governo de DSP.
    Alguém desses sábios foi dizer ao DSP que não devia estar a desrespeitar o PR na praça pública? Ate ramos Horta disse que Timor devia parar ajuda a Guiné, o que significa no meu entender que ajudava para impôr as suas leis na Guiné esquecendo que não é Timor. Que tipo de ajuda era?
    Agiora estão a falar mal de Vamain mas não esqueçam que nunca saiu da Guiné para viver em França ou em Portugal e sempre deu o que pide a Guiné.
    Não sejamos lentos no pensar e curtos de memória. Foi assim que bradamos ao Kumba mas depois todos se arrependeram. Com isso não é minha intenção comparar o Dr simões Pereira ao Dr Kumba Yalá mas sim no que respeita ao populismo que o outro teve e que hoje o DSP tem.
    Não está em questão as capacidades intelectuais dos dois mas sim o interesse para a solução do problema real da Guiné.
    É fácil governat a Guiné porque tudo isso assenta em 3 pilares.
    1º- agricultura, 2º- Ensino e 3º-Saúde. Devemos produzir a nossa comida porque temos condições para isso. os nosso filhos devem ter uma boa escolarização porque cm analfabetos nãopodemos ter democracia, porque votam naquele que lhes dá arroz e vinho no periodo de eleições. Podemos ter saúde qunado formos capazes de guardá-la, o que se faz quando se sabe como. a justiça é fácil fazê-la quando não preciso de cunha do outro, porque não dependo dele e sei muito bem quais são os meus direitos – ensino- o exercito como tutor de todos nós. Com tudo organizado o Ministério do Interior tem mais tempo para limpar o podre que pode estar a estragar a terra.
    façam exame de consciencia e pensem no que realmente precisamos hoje para o POVO e não para os nosso bolsos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.