Carlos Correia nomeado e empossado primeiro-ministro da Guiné-Bissau

 

Bissau (GBissau, 17 de Setembro de 2015) – O Presidente da República da Guiné-Bissau dirigiu, esta quinta-feira, a tomada de posse de Carlos Correia, na qualidade do novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

A cerimónia aconteceu horas depois de José Mário Vaz ter nomeado, por decreto, o número dois do PAIGC como primeiro-ministro do país.

De acordo com o decreto presidencial, o chefe de Estado guineense cumpriu com as formalidades previstas na Constituição da República.

Na quarta-feira à noite, o Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), escolheu Carlos Correia, na qualidade do seu 1º vice-presidente para substituir Domingos Simões Pereira no cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Carlos Correia tem 81 anos de idade e é natural de Bissau. Ele já ocupou o cargo do primeiro-ministro por três vezes (1991-1994, 1997-1998 e 2008-2009), quando João Bernardo Vieira era o Presidente da República da Guiné-Bissau. Esta é a quarta-vez que este dirigente do PAIGC ocupa  a pasta do Chefe de Governo.

  • OUVIR AQUI: Discursos de PR José Mário Vaz e do novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia

 

 

3 Responses to Carlos Correia nomeado e empossado primeiro-ministro da Guiné-Bissau

  1. Não sei se estou errado, mas pelos vistos parece que em nenhum pais do mundo um primeiro ministro tem mais de 80 anos de idade, não quero dizer com isso que não é competente, porque a idade também nunca pode colocar em causa a capacidade intelectual de uma pessoa, alias costuma-se dizer que os velhos são as nossas bibliotecas.
    Mas com as exigências do desenvolvimento do novo seculo é preferível pessoas com um conhecimento ajustado e actualizado com a realidade do desenvolvimento que o mundo esta almejando em particular o povo da Guiné, que durante a sua historia nao sabe o que é o progresso, um logo que está vivendo no limiar da pobreza, que possui uma das piores índices do desenvolvimento humano do mundo.
    O nosso pais precisa de jovens com as idéias novas de mudança, para assim sairmos de vez nesta situação precária que o pais esta vivendo.

    Força pa Abos ku na tarbadja
    É terra i di nos
    Si i sabi i el, si i ka sabi i el só
    Nha dona padidu la
    Nha Mame padidu la
    Ami mpadidu la
    Na sedu guineense tio ndita murri.

  2. Augusto Keban Nhaga diz:

    Sr Ivan Pavlov não existe também o contrário, pais onde com 80 anos não se pode ser 1º ministro.
    Sr Carlos Correia tem motivos mais do que suficiente para aceitar esse cargo dado ser antigo combatente e sem dúvida viu morrer camaradas para que essa terra tivesse uma bandeira e um hino, que o grupo do DSP não respeitaram e em 7 meses de governação compraram casas a pronto pagamento em Portugal e noutros cantos do mundo. Portanto quando se opina deve-se ter informações seguras. Acabemos com o ouvi dizer, ou amiguismo ou parentesco na gestão da coisa pública. Acabemos com o aproveitar do analfabetismo do nosso POVO mas lhes dar cana, arroz e carne nas eleições mas ensemos no futuro desse povo. Temos a obrigação de melhorar a vida desse povo com Sr Carlso Correia e companhia deram a independencia com o suor e sangue.

  3. observador internacional diz:

    Caros, senhores e senhoras, venho por este meio afirmar que o Governo do Sr Domingos Simões Pereira, foi o governo que tinha tudo para tirar a Republica da Guine Bissau do marasmo em que vive a mais de 40 anos, lamento dizer isso, o Excº Srº Presidente da Guine Bissau, tem que reconhecer o erro da sua decisão, o dinheiro da mesa redonda infelizmente, nunca vai ser entregue devido a quebra de confiança e compromisso de estado que revelou a errada decisão do Excº Sr Presidente da Guine Bissau.

    É de lamentar que estejam a maltratar um povo e atrasar um pais com as potencialidades da Guine Bissau, a maior riqueza da Guine Bissau é o seu povo, respeitem o povo por favor.

    obrigado pela atenção.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48