PR rejeita lista e orgânica do Governo de Carlos Correia – Nota de Imprensa 

Bissau (GBissau, 6 de Outubro de 2015) – A Presidência da República da Guiné-Bissau enviou, esta terça-feira, uma carta ao Primeiro-Ministro Carlos Correia, na qual pede a reformulação das propostas “quer da estrutura orgânica do Governo, quer do elenco governamental” apresentadas a semana passada ao Chefe de Estado.

A nota assinada pelo porta-voz de José Mário exprime a sua estranheza quanto à inclusão do nome do ex-primeiro-ministro na proposta do novo elenco governamental. A Presidência da República chama atenção para a necessidade “de ter em conta os fundamentos da demissão do Governo” de Domingos Simões Pereira.

A mesma nota revela que “mais de 80% dos membros” do ex-governo de Simões Pereira estavam também incluídos no proposto elenco de Carlos Correira, sem ter levado em conta as “causas que estiveram na origem da grave crise política” no país.

A nota assinada por Fernando Mendonça, sem especificar os nomes, fala mesmo da existência dos casos possivelmente criminais ainda sob um inquérito parlamentar. “Em consequência, os princípios éticos mais elementares sugerem que esses titulares observassem um certo distanciamento a fim de facilitar o normal desenrolar do inquérito”, lê-se na nota.

Por outro lado, a Presidência da Republica diz estar convencida de que o país tem “um leque variado de quadros competentes em condições de conferir maior idoneidade e credibilidade” ao novo governo.

12 Responses to PR rejeita lista e orgânica do Governo de Carlos Correia – Nota de Imprensa 

  1. M. Abas diz:

    Brincadeira fógo

  2. Edna Lobo de Pina diz:

    Tudo que eu queria pedir au Chefe de Estado Mario Vaz et ao Ex primeiro ministro Simoes Pereira que se juntem e sejam realista de razao. Aqui o problema agora pra mim nao se trata de quem tem razao ou poderes mas trata-se de governaçao de uma naçao nao de uma casa domiciliar. Devem agir mais com sabedoria e ponderaçao pensando no amor a este pais.Si nao tempo sendo remedio de tudo vos julgara um dia pelo vosos actos.

  3. tio d bissau diz:

    Q comunicado? Entao no elenco d baciro dja n estavam alguns elementos do governo demitido d dsp, ou ja se sabe quem sao os culpados antes da divulgaçao do inquerito?

  4. Miche Correia diz:

    Os nossos Governantes são animais selvagens já não merecem governar-nos mais.

  5. Má N’fala onde estéve o Eg: Carlos Correia ?

  6. Agora já se vê onde está o problema! Isso já parece filme dos gaiatos, a teimosia e a manipulações do povo e da dita comunidade de interesses não vai levar a lado nenhum… Não podemos deixar ser enganados pelos politicos e blogues tendenciosos, temos que pensar por nós e tirar as nossas ilações sobre esta triste situação. Mas porquê teimar nos nomes dos ex ministros com suposto problemas com a justiça? Esqueçam os amigos, primos, cunhadas, irmãos, intriguista etc. Ser ministro não é profissão, mas pelos vistos na guiné é. Parem com isso….

    • cidadao diz:

      Sinhor este inpasse politico que asola o nosso pais nao e de primero ministro nem de pressidente e de todos nos,porque e que sinhor pressidente nao pede demicao,se na verdade ele nao quer trabalhar com engenhero domingos simoes,num estado de democrata,quando nao hove cintunia no funcionamento de estado ou outras funcionamento ou nao sta de acordo com instituicao e so pedir demicao,porke e que o sinhor presidente nao fasa o mesmo,pelumenos todos argumento que ja foi aprisentado pelo gabinete de presidente da republica ate agora nao nos convense,ele tens que parar de pensar na problemas pessouas,ele tem que pensar que todas este pertubacao quen paga e o povo,ele sta la e o povo,o povo tens que ser respeitado,e pensa na contrucao nacional,que e um caminho muito longo para decorer e para de acusacao cem fundamentos,muitos ja perderam confiansa nele,nos nao esperva isso de senhor presidente.

  7. Querem o quê? Limpar o resto do tesouro publico? O Camilo chamou nomes ao PR, ameaçando por este tirou a chupeta da boca do mano.
    Quem conhece Farim, onde DSP nasceu ou cresceu, na zona do estádio foi tudo confiscado e depois vedado por DSP, reclamando a posse das terras. Realmente o pai dele tinha um pequeno lambique na zona, mas não lhe o direito de tirar as terras as outras pessoas. Porquê fez isso só quando subiu ao poder? O pai era um sr caboverdiano badiu, muito boa pessoa, ajudava todos os vizinhos, que seu filho tirou hoje as terras.
    Caso para justiça…

  8. AFER diz:

    O problema do prolongar desta crise, parece-me estar a dar um grande gozo ao PR. O Sr. JOMAV esta a querer ou melhor, sente-se no direito de gozar com o povo guineense… Esta crise que paralisou o pais há 59 dias parece que não aquece e nem arrefece ao PR… Por outro lado, a prepotência que goza ter, faz dele um justiceiro. Estamos perante a utilização de poderes legítimos para uma justiça por mãos próprias… o Sr. presidente tem dificuldade em reconhecer os seu limites de intervenção. Falta o discernimento ou a capacidade de se sujeitar a aplicação de “SEPARAÇÃO DE PODERES”.
    Não lhe cabe ao papel de fazer julgamentos. Todas as suas suspeitas devem ser encaminhadas para o Ministério Publico, pelo que não deve basear na “JUSTIÇA POR MÃOS PRÓPRIAS”… a parte do povo sem cultura é que envereda por esses caminhos… por favor Sr. PR!!!

  9. AFER diz:

    O Sr. presidente não deve ter segredos com o governo… conhecendo os casos dos elementos que tem problema com a justiça, deve menciona-los, e, ou apresentar provas como esta a ser solicitado pelo CC, afim de excluir todo e qualquer um dos elementos de que propôs para trabalhar com ele… Sejamos adultos, maduros e claros nos objectivos. A maturidade faz de nos meninos adultos que já não fazem “BIRRAS” para serem satisfeitos os seus desejos… mas capazes de justificar as necessidades!!!

  10. AFER diz:

    O pais está a pagar um preço bastante elevado com esta crise que paralisou o pais, mais de que qualquer outra consequência que resultaria das pressupostas acusações feitas pelo nosso PR, aquando da demissão do ex-governo liderado por DSP…

  11. A da costa diz:

    Maior inimigo da Guiné-Bissau é José Mário Vaz e mais ninguém. Jomav tem algum interesse pessoal por isso ele não quer trabalhar com as pessoas que s!sabem quem ele é. Alguma coisa Jomav esconde por detrás mas saberemos. Eu queria que ele desse explicação sobre sumiço do dinheiro dado pela Angola .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.