Guiné-Bissau: Nomeado Novo Governo de Baciro Djá

Bandeira da Guiné-Bissau
  • Executivo de Baciro Djá terá 32 membros, entre 20 ministérios e 12 secretarias de Estado

Bissau (GBissau, 2 de Junho de 2016) – O novo governo de Baciro Djá vai ter 32 membros, entre 20 ministérios e 12 secretarias de Estado. O Partido da Renovação Social (PRS) vai ocupar 13 pastas governamentais. Entre os novos governantes, três terão o estatuto de “ministros de Estado,” de acordo com o decreto presidencial tornado público esta quinta-feira em Bissau.

Estas três categorias serão preenchidas por Florentino Mendes Pereira, Aristides Ocante da Silva e Botche Candé. Florentino Mendes Pereira vai ocupar o cargo do ministro de Estado, da Energia e Indústria. Aristides Ocante da Silva é o novo ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.  Botche Candé é o ministro de Estado e do Interior. Mas, este último, já rejeitou publicamente a sua nomeação.

Da lista anunciada ainda não consta o nome do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades.

Membros do elenco governamental da Guiné-Bissau - Foto da Família - 2 de Junho de 2016

Membros do elenco governamental da Guiné-Bissau – Foto da Família – 2 de Junho de 2016

Neste novo governo, o PRS assume uma maior dimensão numérica como resultado de um acordo de incidência parlamentar firmado recentemente entre o segundo partido político da Guiné-Bissau e o grupo dos 15 deputados do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que, entretanto, foram expulsos desta maior formação política do país. Os mesmos deputados tinham sido expulsos da Assembleia Nacional Popular, o parlamento guineense, mas um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça acabou por lhes dar a razão.

A posse dos novos membros do governo teve lugar momentos após o anúncio dos mesmos. Entretanto, logo a seguir ao anúncio do elenco governamental, Botche Candé manifestou-se indisponível para integrar o governo de Baciro Djá, apesar de ter sido convidado pelo Chefe de Estado. Numas breves declarações na sede do PAIGC, Candé disse que jamais iria “trair” o seu partido. Ainda não há uma declaração oficial sobre as razões que poderão ter originado a desistência daquele que poderia ocupar o cargo do ministro de Estado e do Interior.

No passado dia 26 de Maio, Baciro Djá foi empossado pelo Chefe de Estado no cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O PAIGC e os seus aliados directos, nomeadamente alguns partidos políticos, assim como membros do governo demissionário, têm vindo a contestar a nomeação de Baciro Djá, considerando-a de ilegal e inconstitucional. Há dias que muitos membros do ex-governo de Carlos Correia encontram-se sediados no Palácio do Governo para contestar a decisão de José Mário Vaz.

14 Responses to Guiné-Bissau: Nomeado Novo Governo de Baciro Djá

  1. Melo fernandes da costa diz:

    Espero que possam recuperar pronto esse espirito de trabalhar para o nosso pais , de contrario a credibilidade de nosso pais esta no ar, VIVA NÔ TERRA

  2. David diz:

    Que Deus vos ilumina e bencoe a todos os guinienses, formados nao formados todos tem mesmo direito, e so saber respeito o povo,saude educacao energia desenvolvimento.e o nosso desejo. Parabens parabens parabens Guine Bissau viva povo de Guine Bissau

  3. Cutubo Batcha diz:

    Que a crise seja ultrapassada para o bem do pais.

  4. bo ten pasensa bo djubi pa interes di povo bo disa djubi pa bo interesis suma ki ta pasa ba dja sempri na kada gubernu ku kudjidu, bo kabanu ku “SUKUS DI BASS” pa no disenvolvi no terra.
    Ndisdja bos sorti!!! a la JOMAV ku LUPA na mon.

  5. Gilbert Pouho diz:

    No junta mão pa terra bai diante. Guiné kansa jà. No ta ultra passa no interesse pessoais e pui interesse nacionais no diante. Viva Guiné de paz, de consenco e de democracia. E preciso um forum nacional pa diskuti de problemas de fundo na Guiné.

  6. Meu Dias diz:

    O que está acontecer na Guiné, é uma autêntica palhaçada.

  7. DSPJOMAV diz:

    É Um crime contra o povo de GNB. Năo um governo. O presidente de GNB é um criminoso

  8. E falto de saber por isso k algumas pessoas conxederao o nosso lider como uma
    criminoso!!!!

  9. JOSE CACUM diz:

    Boua sorte o pais precisa de ter tipo de nomiacao sao todos Doutoures e Hengenhéiros é assim mesmo caqa um levanta o séu pesso e demostram os vosssos conhécimentos. VIVA PRESIDENTE DA GUINE GUINE BISSAU QUE DEUS TE PROTEJE.

  10. João Eusebio diz:

    qualquer das formas, vamos!!! mais uma vez, vamos renovar a nossa confiança e fé neste governo. pois não ha saídas se não este mal menor. Mas atenção! o nosso pais merece mais.

  11. Malam Gomes diz:

    PR da República JMV desta vez cumpriu todas as formalidades e o STJ deu-lhe a razão – Os restos são as meras conversas GOV deve continuar a trabalhar é legal disse alta instância superior da justiça do país RGB (STJ) O meu apoio é total e incondicional a esse governo dirigido pelo Dr. Baciro Djá O jovem político e formou EQUIPA inteligentes com provas dadas FORÇA.

  12. poise bissau ja esta muito cansativo pr deus ajudar nos td vai pr fente

  13. Ola
    espero com uma ideia de patriotismo tudo bem com qualquer pessoas de confianca de primeiro ministro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.