ONU: Conselho de Segurança elege António Guterres para o cargo do secretário-geral

GBissau (06 de Outubro de 2016) – Numa reunião à porta fechada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução na qual recomenda à Assembleia-geral a nomeação de António Guterres para o cardo do próximo secretário-geral da ONU.

Embaixador Vitaly Churkin da Rússia nas Nações Unidas | Foto: UN

Embaixador Vitaly Churkin da Rússia nas Nações Unidas | Foto: UN

O representante permanente da Federação Russa junto da ONU Vitaly Churkin foi quem formalmente entregou a decisão do Conselho de Segurança a Peter Thomson, o Presidente da septuagésima primeira sessão da Assembleia-geral. Churkin também desempenha as funções de Presidente do Conselho de Segurança para este mês de Outubro.

Na sua declaração de “visão”, o ex-primeiro-ministro de Portugal e ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados escreveu sobre os desafios que o mundo enfrenta em termos de aumento da desigualdade, o terrorismo e o crime organizado, a mudança climática e a proliferação internacional de actores armados. Na opinião de António Guterres, a ONU está “numa posição única para ligar os pontos para superar esses desafios”, mas que mudanças e reformas são necessárias.

“As pessoas que necessitam de protecção não estão a receber o suficiente”, escreveu António Guterres. “Os mais vulneráveis, como as mulheres e as crianças, são uma prioridade absoluta. Devemos ter a certeza de que quando alguém vê a Bandeira Azul, ela ou ele pode dizer: ‘Eu estou protegido'”.

A recomendação de António Guterres para o cargo do secretário-geral da ONU segue agora para os 193 membros da Assembleia-geral da ONU, para ratificação final. O processo na Assembleia-geral poderá ter o seu início na proxima semana.

Guterres vai substituir Ban Ki-moon e entrará em funções a 01 de Janeiro de 2017.

One Response to ONU: Conselho de Segurança elege António Guterres para o cargo do secretário-geral

  1. ze lopes diz:

    essa soa disafio para o Antonio, terror, creme e mudança climateca, soa os preocupaçao do mundo, o prioridade por me é os pobre de rua em todo mundo, segundo terror, triseiro branqueamento dos capitais, força para agricultura em todo mundo soa um dos prioridade principalmente em continente africano e da europa asia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48