Partidos políticos se divergem quanto à nomeação de Umaro Sissoco

ANG (Bissau, 21 de Novembro de 2016) – Os partidos políticos com e sem assento parlamentar estão divididos quanto a nomeação de Umaro Sissoco ao cargo do Primeiro-ministro.

Em declarações à RDP-África o porta-voz do Partido da Renovação Social (PRS), Victor Pereira aplaude a nomeação do Umaro Sissoco ao cargo do primeiro-ministro, sublinhando que a sua escolha revela o fim da crise política vivido no país nos últimos tempos.

A Presidente do Partido Unido Social Democrata (PUSD), Carmelita Pires acusou o chefe de Estado de ter violado a Constituíção da República com essa nomeação de Sissoco ao cargo do primeiro-ministro para liderar o governo inclusivo resultante do Acordo de Bissau e Conacri.

“Umaro Sissoco não reuniu as condições parar liderar um governo. Ele nunca deu provas do seu empenho na administração pública guineense”, afirmou Carmelita Pires.

Enquanto isso, o líder do partido Movimento Democrático Guineense (MDG) Silvestre Alves exige a devolução do poder ao PAIGC.

Segundo Alves, o partido vencedor das últimas eleições legislativas tem por direito governar na base da vontade do povo.

“Eu não pretendo integrar nenhum governo duvidoso que não vai resolver o problema da crise no país e que por cima tem dias contados”, refere Silvestre Alves.

O líder do partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djaló manifestou por seu lado, a disponibilidade total de integrar o governo do Umaro Sissoco caso vir a ser solicitado.

O PAIGC, na voz do seu líder, Domingos Simões pereira já fez saber que não participa no novo governo, posição igual foi assumida pela União para a Mudança,segundo declaracoes do seu líder, Agnelo Regala.

ANG/AALS/SG

 

5 Responses to Partidos políticos se divergem quanto à nomeação de Umaro Sissoco

  1. Kalijeh diz:

    Esta nomeacao revela o desespero, incompetencia e a derriva da presidencia da república. Este presidente consegue ainda ser pior que o presidente Kumba Yalah. É um factor de instabilidade e ilegalidade. É inconcebivel!!! A história o irá confirmar por certo.

  2. Antonio Kabunanar Gomes diz:

    sol ca mansi inda…

  3. Suleimane Balde diz:

    Por tudo que se falou,por tudo que se fala e por tudo que se falará, o Presidente, já o defendemos em comentários anteriores, tem dois caminhos e que escolha um, para sair ele próprio ileso desta crise e tirar essa grande névoa que colocou por cima do país:
    1o. Devolva ele o Poder Executivo ao PAIGC;
    2o. Dissolva o Parlamento e convoque eleições gerais antecipadas(pois nem ele está capacitado em prosseguir o seu mandato até o fim, creio).
    Se, se e se… vai criar ainda mais mal estar e a consequência poderá ser drástica e imprevisível, porque, verdade seja dita, a CEDEAO está a complicar ainda mais a situação e quererá irá ainda mais complicá-la a fim de tirar dela dividendos no futuro. Quer mas é que nunca haja estabilidade política no país, se isto alguns entendem não querem dizer, outros não o sabem e eu me prontifico a afirmá-lo.
    (Má palabra de magro kata obidu na kau di fola baca. Nó bai son!)

  4. Idrissa Gano diz:

    os guineenses devem sentir e amar o nosso proprio pais, e devemos saber todos os paises do mundo tao a desenvolver com a escola e amor dos seus paises, porque e que nao fomos assim? tamos a desenvolver com a problema, os politicos da GUINE-BISSAU nao tao pensando o futuro do pais, tao pensando o melhor futuro das suas cabecas e dos seu familiares, nao tao pensando do futuro da GUINE-BISSAU. Oh GUINEENSES PENSEM NO NOSSO PAIS, PREPAREM O FUTURO DO NOSSO PAIS, E DEIXEM O PRESIDENTE TRABALHAR COM A SUA EXPREENCIA E ATE FIM DO SEU MANDATO E DEPOIS QUEM TEM PALAVRA PODE FALAR, DEVEMOS TER VERGONHA PELO PAISES INTERNACIONAIS. SOU IDRISSA GANO, Um DOS ESTUDANTES GUINEESES NO IRAO.

  5. ivaldino pereira diz:

    Devemos apostar na quilo que é nosso, porque o nosso constituição da República é diferente com os países de sub-região como da Senegal e da Gâmbia o nosso é um pouco baseada com os de Portugues e de Senegal esta relacionada com os de Franceses e do Gâmbia com os de Ingleses e porque que nao seguimos com os nossos regra constituição e deixamos de pedir opiniões nos países com diferença constituição com nosso e aquele países que quer bem da Guiné-Bissau devemos abrir os olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48